You are on page 1of 14

PLANO DE AULA DO FUTURO: EXPLORANDO POTENCIAL DA WEB 2.0 PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS NMEROS COMPLEXOS.

Autoria: Anderson V N Soares

UTILIZANDO RECURSOS DA WEB PARA AUXILIAR NO ESTUDO DOS NMEROS COMPLEXOS.


1. Disciplina e anos envolvidos: Disciplina lgebra II. O projeto se destina a alunos do 3 ano do ensino mdio (faixa etria de 17 a 19 anos).

2. Tema central : Operaes bsicas com nmeros complexos.


3. Temas de apoio: Como pr-requisitos, a fim de obterem um melhor entendimento na estrutura dos complexos e suas operaes bsicas, os alunos devero ter domnio nas noes de plano cartesiano, relaes trigonomtricas do tringulo retngulo, equao do 2 grau, teorema de Pitgoras e potncias.

4. JUSTIFICATIVA:
Diante das dificuldades da compreenso e associao com o cotidiano dos alunos no ensino mdio, o conceito de nmeros complexos muitas vezes no apresentado de forma satisfatria. Diante desta triste realidade foi desenvolvido o objeto de aprendizagem de um plano de aula, do qual so utilizados os potenciais das tecnologias de informao para desempenhar um papel estimulante e facilitador, para o ensinoaprendizagem deste conceito. Nele sero utilizados os vdeos do Youtube; apresentao de slides do Slideshare; o software Complexospara verificao de resultados; Blog para discutir e comentar sobre o tema e o Wikipdia para aprofundar os conhecimentos.

5. OBJETIVOS GERAIS E ESPECFICOS:

Utilizando a tecnologia como instrumento de apoio, mostrando a histria do surgimento e a importncia do seu estudo para aplicaes em diversas reas. Fazer-los perceber com sua histria que tais nmeros no vieram para resolver especificamente a equao do 2 grau e sim para resolver equaes de 3 e 4 graus e outras pendncias matemticas da poca. Levar os alunos a aprender as operaes bsicas dos complexos (adio, subtrao, diviso, multiplicao e potncias) com auxlio do software Complexos. Levar aos alunos a aprender a resoluo de equaes do 2 grau com raiz negativa.

6. ETAPAS E SUAS ESTRATGIAS DE REALIZAO:


1 dia de aula. 1 Etapa : Introduo conceito e da histria dos nmeros complexos. (1 hora/aula). O professor contar a histria do surgimento dos nmeros complexos e em seguida explicar o contedo da matria no quadro. 2 Etapa : Seo de vdeo (1 hora/aula). Utilizando o computador com acesso a internet e o datashow passar aos alunos o vdeo do Youtube para reforar o que foi ensinado. Aps o vdeo perguntar e esclarecer sobre possveis dvidas. 3 Etapa : Laboratrio de informtica (1 hora/aula) Cada aluno em seu computador ir assistir a apresentao de Slides no slideshare. Em seguida os professores vo discutir sobre a apresentao visualizada.

4 ETAPA : TAREFA PARA CASA.

Pesquisar na Web sobre os nmeros complexos: histria,utilidades, curiosidades e aplicaes. Rever o vdeo do Youtube e a apresentao dos slides no Slide Share, visitar o blog de objetos de aprendizagens para relatarem suas descobertas e dificuldades; e o Wikipdia para os que quiserem ampliar seus conhecimentos sobre o assunto. Os alunos tambm devem buscar informaes em outros sites. Aps a atividade investigativa, os educandos devem elaborar um texto com as caractersticas ou as informaes que julgarem mais interessantes Obs: Os sites so acima sugeridos esto disponveis em: Sites e bibliografia de apoio.

5 ETAPA : RESOLUO DE EXERCCIOS (2 HORAS/AULA).

2 dia de aula.
1) Resolva em as seguintes equaes:

2) Indique a parte real e a parte imaginria de cada um dos seguintes complexos:

3) Efetue:
Agora vamos realizar os exerccios!

6 ETAPA: VERIFICAO DE RESULTADOS

Ser apresentado o software Complexos e uma introduo para a sua utilizao. Em seguida ser proposto aos alunos que verifiquem o resultado dos exerccios com auxlio do software. Os exerccios incorretos devero ser refeitos a fim de aprender a fazer de maneira correta e evitar possveis erros como os ocorridos.

9. DEFINIO DE PAPIS:

O professor ir estimular o aluno a experimentar o potencial da tecnologia de comunicao propondo caminhos e estratgias na busca para que os objetivos educacionais sejam alcanados.

Os alunos iro assumir o papel central no projeto, onde eles participaro ativamente de todas as etapas do mesmo. Eles devero registrar os resultados de suas experimentaes e observaes em todas as etapas proposta pelo projeto com a finalidade de alcanar total aprendizado do tema abordado

10. SITES E BIBLIOGRAFIA DE APOIO:


Site do Wikipdia que apresenta os estudos dos nmeros complexos. http://pt.wikipedia.org/wiki/Numeros_complexos Link do site que contm o filme do Youtube. http://www.youtube.com/watch?v=oZHb6AOt2o&feature=PlayList&p=4B55BDEBDD8658B7&index=0 O software Complexos, que um software gratuito e est disponvel no site http://josefleal.no.sapo.pt/numeroscomplexos.htm Blog que contm objetos de aprendizagem. http://complexibilidadedoscomplexos.blogspot.com/ Site que apresenta a histria do surgimento dos nmeros complexos. http://www.igm.mat.br/cursos/fvc/complexos.pdf

11. MEIOS PARA A EXECUO:

E conveniente que a escola possua um laboratrio de informtica com acesso a internet e possua um projetor de imagens (data show). O software Complexos gratuito podendo ser baixado pelo site: http://josefleal.no.sapo.pt/numeroscomplexos.htm Ele compatvel com os sistemas operacionais Linux, windonws e Macintosh e outras plataformas. Para ter acesso a visualizao dos plug's dos site do Youtube, os computadores devem ter instalados os programas de plugins para flash e possuir um navegador que comporte Java script (programa livre).

12. AVALIAO:

Durante a realizao das atividades os alunos sero avaliados conforme o modelo de Van Hiele, onde tero que mostrar que os cinco nveis de compreenso relacionados ao processo de pensamento (reconhecimento (visualizao), anlise, deduo, abstrao e rigor) foi alcanado. Tambm ter peso na avaliao o nvel de participao, o interesse pelo assunto, o comportamento durante as atividades e o entrosamento com os colegas.

AUTOR DO PROJETO:
Anderson V N Soares Email: avns82@gmail.com

You might also like