You are on page 1of 28

INTRODUO ADMINISTRAO

Prof. Elaine de Ftima Moreira Souza


1

Unidade 1 - Introduo administrao e atividades gerenciais do Nutricionista


Bibliografia:
TEIXEIRA, Suzana Maria Ferreira Gomes; OLIVEIRA, Zlia Milet Cavalcanti; REGO, Josedira Carvalho;BISCONTINI, Telma Maria Barreto. Administrao aplicada s unidades de alimentao e nutrio. Captulos: 1 - Fundamentos necessrios administrao de Unidades de Alimentao e Nutrio. 2 - A Unidade de Alimentao e Nutrio na Empresa. 5 - Funcionamento das Unidades de Alimentao e Nutrio.

ABREU, Edeli Simioni; SPINELLI, Mnica Glria Neumann; ZANARDI, Ana Maria Pinto. Gesto de unidades de alimentao e nutrio: Um modo de fazer. Captulos: 1 Introduo administrao. 2 A Unidade de Alimentao. 3 O Processo Administrativo. 4 Estruturas Organizacionais das UANs.

MEZOMO, Iracema F. Barros. Os servios de alimentao: Planejamento e administrao. Captulo: 3 Administrao.

As instituies da sociedade moderna so chamadas de ORGANIZAES.


Constitudas: Recursos Humanos, Fsicos, Materiais, Financeiros,

Tecnolgicos.
EMPRESAS:
So

tipos especficos de organizaes, criadas para atender s necessidades de bens e servios da sociedade.

A administrao moderna surgiu aps a REVOLUO INDUSTRIAL.


Crescimento acelerado e desorganizado das empresas

Necessidade de maior EFICINCIA e PRODUTIVIDADE

ADMINISTRAO
4

Conceitos e Objetivos da Administrao


Administrao a organizao do trabalho objetivando atingir interesses comuns. O administrador s alcanar resultados se contar com a colaborao de seus subordinados. Aplicados a todos os tamanhos de organizaes e tipos.

Consiste

em orientar, dirigir e controlar os esforos de um grupo de indivduos para um objetivo comum.

(Coordenao

de atividades grupais)
5

Objetivo de estudo da ADM a Organizao.

Objetivos da ADM:

Proporcionar eficincia e eficcia s empresas; Interpretar os objetivos propostos pela empresa;

Estabelecer maneiras de alcan-los por meio das funes administrativas (Planejar / Organizar/ Dirigir / Controlar)

A Administrao realizada atravs de atividades:


Administrativas: funes de planejamento, organizao, direo e controle; Tcnicas: so aqueles cujo desempenho requer conhecimentos especficos; Operacionais: so aquelas referente a realizao das operaes.
7

FUNES ADMINISTRATIVAS:
1 - PLANEJAMENTO => a forma de relacionar os objetivos com as condies disponveis e determinar a melhor forma de execuo das operaes. ( O que fazer/ Como fazer/ Quando fazer) 2- ORGANIZAO => a etapa consecutiva ao planejamento, fundamental para que os objetivos possam ser atingidos. 3- DIREO => basicamente uma atividade de liderana, motivao e comunicao. (Direo de Comando dirigir pessoal - Chefia) 4- CONTROLE => Interligada as demais funes. Controlar o trabalho para certificar que est sendo feito conforme planejado.

Atividades do Nutricionista na UAN:


Administrativas: Comandar seu pessoal; Coordenar as aes da UAN dar o direcionamento; Supervisionar as atividades nas reas, etc.

Tcnicas: Definir as necessidades nutricionais; Estabelecer padres de servios e padres operacionais; Planejar cardpios, dietas e atendimentos nutricionais etc.
Operacionais: Elaborar requisies para fornecedor; Fazer registros em formulrios; Calcular indicadores (Custo, qualidade, etc).

Principais Insumos de Trabalho


- Recursos Humanos;
(conhecimentos, habilidades, atitudes, salrio, condies ambientais)

- Matria-prima;
(qualidade, quantidade, sem desperdcio)

- Equipamentos;
(instrumental ou mquina que auxilie o ser humano)

- Instalaes;
(instalaes fsicas onde se desenvolve o trabalho => lay-out, rudo, temperatura, iluminao, condies de higiene, etc)

- Prazo;
(Tempo recurso escasso, elaborao de cronograma)
10

CONCEITOS, HISTRICO E OBJETIVOS DE UANs


Meados do sculo XX Alimentao Coletiva no Brasil comeou a se desenvolver (Mudana da estrutura econmica) AUMENTO DAS DESPESAS COM ALIMENTAO FORA DE CASA

A partir de 1976 com o advento da lei 6321 ; decreto 78676 permitindo a deduo no imposto de renda de um percentual sobre o lucro das empresas participantes do PAT (grande expanso).
11

UANs:
Setor responsvel pela produo de refeies coletivas de forma balanceada, higinica e adequada Clientela atendida. Ao mesmo tempo se desenvolve atividades educacionais, assistncia nutricional e pesquisa na rea de alimentao e nutrio. A UAN pode ser um rgo-fim (diretamente relacionada ao propsito final da Organizao) ou rgo-meio (desempenha atividade de suporte, imprescindveis ao desenvolvimento das atividades-fins)

12

Setor Hospitalar: Fornecimento de refeies adequadas aos pacientes com vista nutrio, recuperao e manuteno da sade. Setor Escolar: Fornecimento de refeies adequadas, visando a nutrio e disseminao de hbitos alimentares adequados atravs da merenda escolar. Setor Industrial: Propor alimentao racional ao trabalhador (PAT) e corrigir os possveis distrbios nutricionais atravs de uma alimentao adequada e educao nutricional.
13

Tendncias Atuais da UANs


Servios de distribuio mais rpidos (fast food), com maior flexibilidade de horrios e preparao (selfservice).

Utilizao de gneros pr-elaborados, deixando apenas a finalizao do preparo das refeies para a UAN.
Anlise de Viabilidade: Custo x Benefcios

14

TEORIAS DA ADMINISTRAO
Existem diversas teorias que foram surgindo em resposta aos problemas empresariais mais relevantes da poca.

TODAS SO VLIDAS
(Buscam otimizar a produo)
15

TEORIA CLSSICA ou TRADICIONAL

Taylor
(Aumentar a eficincia das Industrias atravs da racionalizao do trabalho operrio - Escola de Administrao Cientfica) E

Fayol
(Aumentar a eficincia das Industrias atravs de sua organizao e da aplicao dos princpios gerais da ADM com bases cientficas)

16

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO (segundo Taylor) 1- Descrio objetiva e clara do trabalho a ser realizado, prevendo o rendimento mximo do funcionrio; 2- Treinamento do trabalhador para executar dentro dos padres estabelecidos; 3- Distino ntida das fases de preparo e execuo do trabalho; 4- Determinao das responsabilidades do gerente (planejamento, direo e coordenao), cabendo a execuo aos supervisores e operrios. Preocupou-se somente com aumentar a velocidade de produo.

nfase nas tarefas: robotizao do operrio

17

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO (segundo Fayol) Em qualquer EMPRESA encontram-se as funes: 1) Funo Administrativa 2) Funo Tcnica 3) Funo Comercial 4) Funo Contbil (balano patrimonial receita e lucro) 5) Funo Financeira (contas a pagar e receber) 6) Funo de Segurana

Tambm chamada de Teoria da Organizao.

nfase na Estrutura / Definies de Funes na empresa (DEPARTAMENTALIZAO)

18

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO (segundo Fayol)

Para Fayol existe uma proporcionalidade da funo administrativa que se reparte proporcionalmente por todos os nveis da empresa. Diviso do trabalho conforme suas especializaes. A diviso do trabalho pode se dar verticalmente (nvel de autoridade) e horizontalmente (nvel de departamentalizao). Definiu o conceito de ADMINISTRAO: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar)
19

TEORIA CLSSICA (cont)


Transportando as 6 atividades descritas por Fayol para o servio de Alimentao: 1- Atividades administrativas planejar (ou prever) organizar comanda coordenar controlar

O Servio de Alimentao

2- Atividades tcnicas: prestar assistncia em nutrio aos pacientes (internados e de ambulatrio) e funcionrios.

20

TEORIA CLSSICA (cont)


3- Atividades comerciais:

- previso - requisio - seleo - compra - conferncia - recebimento -Distribuio e Venda

de gneros alim, utens. e equip

4- Atividades Contbeis: - Levantamentos Inventrio / Patrimnio - mapas (mensais, anuais) - relatrios - determinao do custo operacional

21

TEORIA CLSSICA (cont)


5- Atividades financeiras:

- controle do material de consumo e contas a pagar - racionalizao do trabalho - aumento da produtividade 6- Atividades de segurana
- segurana dos comensais (pacientes, funcionrios, acompanhantes e visitantes) - segurana dos colaboradores do Servio de Alimentao) - segurana dos equipamentos, utenslios e material.

22

TEORIA HUMANSTICA
uma oposio Teoria Clssica Elton Mayo e seus colaboradores Nasceu da necessidade de corrigir a forte tendncia desumanizao do trabalho surgida com aplicao de mtodos rigorosos, cientficos e precisos, aos quais os trabalhadores deveriam se submeter.

Acredita-se que a melhoria do grau de satisfao dos funcionrios diminui a resistncia autoridade formal da organizao, eliminando conflitos. a valorizao do trabalhador como ser humano. nfase nas Pessoas homem e grupo social
23

TEORIA HUMANSTICA

A quantidade de trabalho executado por um trabalhador no determinado por sua capacidade fsica, mas por sua capacidade social; As recompensas no econmicas desempenham um papel central na determinao da motivao e felicidade do trabalhador Benefcios; Os trabalhadores no reagem administrao e suas normas e recompensas como indivduos, mas como membros de um grupo; A maior especializao no a forma mais eficiente de diviso de trabalho trabalho em equipe grupos informais.

24

TEORIA NEOCLSSICA

So diversos autores.

Diversas linhas de pensamento, mas sempre baseadas nos princpios da TEORIA CLSSICA.
a teoria clssica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizaes de hoje. Enfatiza: Funes do Administrador : PLANEJAMENTO; ORGANIZAO; DIREO; CONTROLE.

25

TEORIA ESTRUTURALISTA
TEORIA ESTRUTURALISTA: A organizao como uma unidade social grande e complexa, onde interagem muitos grupos sociais.

Aliam a distribuio de poder numa estrutura hierrquica definida (teoria clssica) ao tratamento dos conflitos de interesses dos diferentes grupos (teoria das relaes humanas)

26

TEORIA ESTRUTURALISTA

(cont)

TEORIA BUROCRTICA: (Max Weber) As organizaes so burocracias, que estabelecem normas que so impostas. Regras e regulamentos do ordens que devem ser obedecidas para que a organizao funcione de forma eficaz. Utilizam do PODER (Autoridade burocrtica como instrumento da administrao)

27

TEORIA SISTEMTICA
At agora as teorias da ADM trataram das organizaes isoladas de seu meio ambiente, dando nfase nas condies gerais de funcionamento interno. A viso sistmica revela a empresa como um sistema aberto que se interage com o meio recebendo PROVISES (capital, mo-de obra, recursos naturais) e lanam PRODUTOS (bens e servios). Recebem tambm RETROINFORMAO (feedback) A organizao formada de partes inter-relacionadas. O homem produto do meio em que vive A UAN relaciona-se e adequa-se conforme o meio: mercado, o cliente, os concorrentes, etc.
28

You might also like