You are on page 1of 20

O sistema urinrio constitudo pelos rgos uropoticos, incumbidos de elaborar a urina e armazen-la temporariamente at a oportunidade de ser eliminada.

. Na urina encontramos cido rico, ureia, sdio, potssio, bicarbonato, etc. Este aparelho pode ser dividido em rgos secretores - que produzem a urina - e rgos excretores - que so encarregados de processar a drenagem da urina para fora do corpo.

RIM
Os rins so rgos pares, em forma de gro de feijo,

localizados logo acima da cintura, entre o peritnio e a parede posterior do abdome. Sua colorao vermelhoparda.

Na margem medial cncava de cada rim encontra-se

uma fenda vertical o HILO RENAL onde a artria renal entra e a veia e a pelve renal deixam o seio renal. No hilo, a veia renal est anterior artria renal, que est anterior pelve renal. O seio renal, que ocupado pela pelve renal, clices, nervos, vasos sanguneos e linfticos e uma varivel quantidade de gordura.

Anatomia Interna dos Rins


Em um corte frontal atravs do rim, so reveladas duas

regies distintas: uma rea avermelhada de textura lisa, chamada crtex renal e uma rea marromavermelhada profunda, denominada medula renal. A medula consiste em 8-18 estruturas cuneiformes, as pirmides renais. A base (extremidade mais larga) de cada pirmide olha o crtex, e seu pice (extremidade mais estreita), chamada papila renal, aponta para o hilo do rim. As partes do crtex renal que se estendem entre as pirmides renais so chamadas colunas renais.

Juntos, o crtex e as pirmides renais da medula renal

constituem a parte funcional, ou parnquima do rim. No parnquima esto as unidades funcionais dos rins cerca de 1 milho de estruturas microscpicas chamadas NFRONS. A urina, formada pelos nfrons, drena para os grandes ductos papilares, que se estendem ao longo das papilas renais das pirmides.

Os ductos drenam para estruturas chamadas clices renais menor e maior. Cada rim tem 8-18 clices menores e 2-3 clices maiores. O clice renal menor recebe urina dos ductos papilares de uma papila renal e a transporta at um clice renal maior. Do clice renal maior, a urina drena para a grande cavidade chamada pelve renal e depois para fora, pelo ureter, at a bexiga urinria.

Nfrons
O nfron a unidade morfofuncional, Cada rim contm cerca de

1 milho de nfrons. A forma do nfron peculiar, inconfundvel, e admiravelmente adequada para sua funo de produzir urina. O nfron formado por dois componentes principais: 1. Corpsculo Renal: Cpsula Glomerular (de Bowman); Glomrulo rede de capilares sangneos enovelados dentro da cpsula glomerular 2. Tbulo Renal: Tbulo contorcido proximal; Ala do Nfron (de Henle); Tbulo contorcido distal; Tbulo coletor.

Funes dos Rins


Com a filtrao do sangue e a formao da urina, os

rins contribuem para a homeostasia dos lquidos do corpo de vrias maneiras. As funes dos rins incluem: Regulao da composio inica do sangue; Manuteno da osmolaridade do sangue; Regulao do volume sangneo; Regulao da presso arterial; Regulao do pH do sangue; Liberao de hormnios; Regulao do nvel de glicose no sangue; Excreo de resduos e substncias estranhas.

Glndulas Supra-renais
As glndulas suprarrenais (adrenais) esto localizadas

entre as faces supero-mediais dos rins e o diafragma. Cada glndula suprarrenal, envolvida por uma cpsula fibrosa e um coxim de gordura, possui duas partes: o crtex e a medula supra-renal, ambas produzindo diferentes hormnios. O crtex secreta hormnios essenciais vida, enquanto que os hormnios medulares no so essenciais para a vida. A medula da suprarrenal pode ser removida, sem causar efeitos que comprometem a vida. A medula suprarrenal secreta dois hormnios: epinefrina (adrenalina) e norepinefrina. J o crtex suprarrenal secreta os esterides.

URETER
So dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. rgos pouco calibrosos, os ureteres tm menos de 6mm de

dimetro e 25 a 30cm de comprimento. Pelve renal a extremidade superior do ureter, localizada no interior do rim. Descendo obliquamente para baixo e medialmente, o ureter percorre por diante da parede posterior do abdome, penetrando em seguida na cavidade plvica, abrindo-se no stio do ureter situado no assoalho da bexiga urinria. Em virtude desse seu trajeto, distinguem-se duas partes do ureter: abdominal e plvica. Os ureteres so capazes de realizar contraes rtmicas denominadas peristaltismo. A urina se move ao longo dos ureteres em resposta gravidade e ao peristaltismo.

BEXIGA
A bexiga urinria funciona como um reservatrio temporrio

para o armazenamento da urina. Quando vazia, a bexiga est localizada inferiormente ao peritnio e posteriormente snfise pbica: quando cheia, ela se eleva para a cavidade abdominal. um rgo muscular oco, elstico que, nos homens situa-se diretamente anterior ao reto e, nas mulheres est frente da vagina e abaixo do tero. Quando a bexiga est cheia, sua superfcie interna fica lisa. Uma rea triangular na superfcie posterior da bexiga no exibe rugas. Esta rea chamada trgono da bexiga e sempre lisa. Este trgono limitado por trs vrtices: os pontos de entrada dos dois ureteres e o ponto de sada da uretra. O trgono importante clinicamente, pois as infeces tendem a persistir nessa rea.

A sada da bexiga urinria contm o msculo esfncter

chamada esfncter interno(involuntario),Inferiormente ao msculo esfncter, envolvendo a parte superior da uretra, est o esfncter externo(Voluntario). A capacidade mdia da bexiga urinria de 700 800ml;

URETRA
A uretra um tubo que conduz a urina da bexiga para

o meio externo, sendo revestida por mucosa que contm grande quantidade de glndulas secretoras de muco. A uretra se abre para o exterior atravs do stio externo da uretra. A uretra diferente entre os dois sexos.

Uretra Masculina
A uretra masculina estende-se do orifcio uretral

interno na bexiga urinria at o orifcio uretral externa na extremidade do pnis. Apresenta dupla curvatura no estado comum de relaxamento do pnis. dividida em trs pores: a prosttica, a membrancea e a esponjosa, cujas estruturas e relaes so essencialmente diferentes. Na uretra masculina existe uma abertura diminuta em forma de fenda, um ducto ejaculatrio.

Uretra Feminina
um canal membranoso estreito estendendo-se da bexiga

ao orifcio externa no vestbulo. Est colocada dorsalmente snfise pbica, includa na parede anterior da vagina, e de direo oblqua para baixo e para frente; levemente curva, com a concavidade dirigida para frente. Seu dimetro, quando no dilatada, de cerca de 6mm. Seu orifcio externo fica imediatamente na frente da abertura vaginal e cerca de 2,5cm dorsalmente glande do clitris. Muitas e pequenas glndulas uretrais abrem-se na uretra. As maiores destas so as glndulas parauretrais, cujos ductos desembocam exatamente dentro do stio uretral.

As uretras masculinas e a femininas se diferem em seu trajeto. Na mulher, a uretra curta (3,8cm) e faz parte exclusivamente do sistema urinrio. Seu stio externo localiza-se anteriormente vagina e entre os lbios menores. J no homem, a uretra faz parte dos sistemas urinrio e reprodutor. Medindo cerca de 20cm, muito mais longa que a uretra feminina. Quando a uretra masculina deixa a bexiga, ela passa atravs da prstata e se estende ao longo do comprimento do pnis. Assim, a uretra masculina atua com duas finalidades: conduz a urina e o esperma.

FIM

You might also like