You are on page 1of 13

* Discentes: Matheus Oliveira;

Mayana Lima;

Docente: Enock Oliveira Disciplina: Meio Ambiente Turma:4 am Veterinaria

Introduo
A sociedade de hoje, em sua grande maioria, compreende a importncia da preservao ambiental e percebe que o Meio Ambiente no pode mais atuar exclusivamente como provedor. E mais, a sociedade no s percebe a importncia da preservao como constata que essa preservao no bice conquista de propriedades, construo, urbanizao, execuo de atividades, enfim, cuidar e preservar o meio ambiente pode andar de mos dadas com o desenvolvimento econmico e social, e isso nada mais do que hodiernamente se denomina de Desenvolvimento Sustentvel.

Desde simples aes ecologicamente corretas, como, por exemplo, a reciclagem do lixo domstico, at aes muito maiores como a busca da despoluio de grandes rios, a exemplo do rio Tiet, na cidade de So Paulo, todas elas tm grande influncia no meio ambiente como um todo e, por sua vez, no prprio homem. A Licena Ambiental justamente uma dessas aes preventivas, no caso adotada pelo Poder Pblico, e o Licenciamento Ambiental considerado ,se no o nico, um dos mais importante instrumentos preservacionistas.

A principal caracterstica que pesa sobre a matria ambiental a sua interdisciplinaridade, caracterstica que acaba por lhe conferir uma relativa inexatido conceitual. No se pode falar em conceito absoluto de meio ambiente, pois diferentes reas de conhecimento o contextualizam, ao mesmo tempo em que se inter-relacionam, tais como a filosofia, a biologia (ecologia), a geografia, o direito, a sociologia e a economia, entre outras. O conceito legal de Meio Ambiente encontrado na Lei n 6.938 de 31 de agosto de 1981, em seu art. 3, inciso I, onde se l que: meio ambiente: o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

A Licena Ambiental uma fase do Licenciamento,


possuindo, como ser a seguir demonstrado, alguns requisitos que devem ser cumpridos para sua obteno.

A Licena Ambiental regulada principalmente pela

Resoluo do CONAMA n 237/97, existindo um rol, no Anexo I da norma em questo, que elenca as atividades e os empreendimentos sujeitos a prvio licenciamento do rgo ambiental competente.

O resumo do procedimento para obteno do Licenciamento est disposto

no art.10 da Resoluo n 237/97, e constitudo de oito etapas, como coloca Daniel Roberto Finki I Definio pelo rgo ambiental competente dos documentos, projetos e estudo ambientais necessrios ao inicio do processo de licenciamento II Requerimento da Licena Ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais exigidos, dando a devida publicidade III anlise pelo rgo ambiental competente dos documentos, projetos e estudos apresentados, realizando-se vistoria tcnica, quando necessrio IV Solicitao de esclarecimentos pelo rgo ambiental competente V Realizao de audincia pblica, quando couber VI Solicitao de esclarecimentos pelo rgo ambiental competente, em decorrncia de audincia publica, quando couber VII Emisso de parecer tcnico-conclusivo e, quando couber, jurdico; VIII Deferimento ou no do pedido de Licena, com a devida publicidade. * Nota-se, portanto, que se trata de um procedimento mltiplo e, sem dvidas, complexo que culmina na obteno da pretendida Licena.

A Licena, por sua vez, como afirmam Daniel Roberto Fink e Andr Camargo
de Macedo, no una e genrica (...); cada etapa do empreendimento requer uma licena especfica.

Assim que existem trs modalidades de Licena Ambiental, de acordo com


o art. 8 da citada Resoluo:

Art. 8 - O Poder Pblico, no exerccio de sua competncia de controle,


expedir as seguintes licenas: I Licena Prvia (LP) - Permisso para instalar, concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade e estabelecendo os requisitos bsicos e condicionantes a serem atendidos nas prximas fases de sua implementao. II Licena de Instalao (LI) - Incio da Implantao, verificando se est de acordo com a Licena anterior. III Licena de Operao (LO) Autoriza a operao da atividade ou empreendimento ainda de acordo com as Licenas anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operao.

O pargrafo nico desse artigo afirma que todas as Licenas podem

ser expedidas isoladas ou sucessivamente, de acordo com a natureza e caractersticas da atividade ou empreendimento que demandam tal consentimento. empreendimento que demandam a obteno dessa Licena mas, exclusivamente, aquelas que tenham potencial para causar poluio, destruio e / ou degradao ao Meio Ambiente, e aquelas que utilizam de recursos naturais para operar. fcil perceber o porqu da Licena ser considerada, no presente artigo, como um instrumento preservacionista e limitador da iniciativa privada.

importante ressaltar que no toda e qualquer atividade ou

Como o prprio nome diz, refere-se ao objetivo maior de ser da

licena, a preservao do Meio ambiente, preservao essa que no aleatria, mas, como tratado anteriormente, que visa o Desenvolvimento Sustentvel. preservao ambiental e desenvolvimento sustentvel sem, por sua vez, limitar o prprio ser humano. Sem instrumentos, como a Licena Ambiental, que esto pautados num objetivo social, no haveria maneiras de controlar o mpeto humano por desenvolvimento econmico, desenvolvimento esse que muitas vezes tem como preo o prprio Meio Ambiente.

Limitador da iniciativa privada, porque seria impossvel falar em

Trata-se do exerccio do poder de policiados entre


estatais e como tal se manifesta por meio de proibies, restries e obrigaes impostas aos indivduos e organizaes, sempre autorizadas por meios legais.

Mais conhecida so aqueles que estabelecem


padres ou nveis de concentrao mximos aceitveis de poluentes. - Podem ser de trs tipos: Padro de qualidade ambiental; Padro de emisso; Padro ou estgio tecnolgico.

1. 2. 3.

* Referencias * ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito * www.sielo.com.br

Ambiental. 7 ed, Rio de Janeiro: Lmen Juris, 2004.

You might also like