You are on page 1of 55

Contexto histrico e cultural

Enquanto a Europa se prepara para a Primeira Guerra Mundial, o Brasil comea a viver, a partir de 1894, um novo perodo de sua histria republicana: com a posse do paulista Prudente de Morais, primeiro presidente civil, inicia-se a "Repblica do caf-com-leite", dos grandes proprietrios rurais, em substituio a "Repblica da Espada" (governos do marechal Deodoro e do marechal Floriano). a urea da economia cafeeira no Sudeste; o movimento de entrada de grandes levas de imigrantes, notadamente os italianos; o esplendor da Amaznia com o ciclo da borracha; o surto de urbanizao de So Paulo.

Mais histria...

Mas toda esta prosperidade vem deixar cada vez mais claros os fortes contrastes da realidade brasileira. , tambm, o tempo de agitaes sociais. Do abandono do Nordeste partem os primeiros gritos da revolta. Em fins do sculo XIX, na Bahia, ocorre a Revolta de Canudos, tema de Os sertes, de Euclides da Cunha; nos primeiros anos do sculo XX, o Cear o palco de conflitos, tendo como figura central o padre Ccero, o famoso "Padim Cio"; em todo o serto vive-se o tempo do cangao, com a figura lendria de Lampio.

...

O Rio de Janeiro assiste, em 1904, a uma rpida, mais intensa revolta popular, sob o pretexto aparente de lutar contra a vacinao obrigatria idealizada por Oswaldo Cruz; na realidade, tratava-se de uma revolta contra o alto custo de vida, o desemprego e os rumos da Repblica. Em 1910, h outra importante rebelio, desta vez dos marinheiros liderados por Joo Cndido, o "almirante negro", contra o castigo corporal, conhecida como a "Revolta de Chibata". Ao mesmo tempo, em So Paulo, as classes trabalhadoras sob a orientao anarquista, iniciam os movimentos grevistas por melhores condies de trabalho. Essas agitaes so sintomas de crise na "Repblica do cafcom-leite", que se tornaria mais evidente na dcada de 1920, servindo de cenrio ideal para os questionamentos da Semana da Arte Moderna.

Cangao

Construir uma Literatura em sintonia com os acontecimentos


As primeiras dcadas do Sc. XX, trouxeram ao pblico obras de grande valor literrio e social. Difcil traar um panorama esttico que englobe todos os autores que escreveram nesta poca. Outra caracterstica importante: Nas obras possvel reconhecer traos de algumas escolas literrias do final do Sc. XIX. Essa poca no constitui nenhuma escola literria e sim um perodo de transio!

Pr Modernismo

Autores: Euclides da Cunha Monteiro Lobato Lima Barreto Graa Aranha Augusto dos Anjos

Incio 1902 Publicao de Os sertes de Euclides da Cunha. Trmino 1922 Semana de Arte Moderna

Estilos e Objetivos distintos

O primeiro trao de unio que surge, entre os pr modernos, o de procurar criar um Brasil literrio que corresponda ao pas real, abandonando as vises particularizadas da elite e dos grandes centros urbanos. Aproximam o momento histrico vivido e a trama desenvolvida nos romances. Linguagem se modifica, torna-se mais direta, mais objetiva, mais prxima da linguagem caracterstica do texto jornalstico.

Das Primeiras obras Publicadas surgem:


Tendncias que sero como bandeiras para os Modernistas: A dessacralizao do texto literrio Utilizao de um portugus mais brasileiro Crtica realidade social e econmica contempornea Enfim, a constituio de uma literatura que retrata verdadeiramente o Brasil.

Euclides da Cunha

Publicou os Sertes, em que retrata o conflito entre os seguidores do lder messinico Antnio Conselheiro e as foras do exrcito brasileiro. Naturalismo, Determinismo; Mais tarde carter aprofundado pela segunda gerao Regionalismo; A terra O homem A luta.

Primeiras impresses
uma paragem impressionadora. As condies estruturais da terra l se vincularam violncia mxima dos agentes exteriores para o desenho de relevos estupendos. O regime torrencial dos climas excessivos, sobrevindo, de sbito, depois das insolaes demoradas, e embatendo naqueles pendores, exps h muito, arrebatando-lhes para longe todos os elementos degradados, as sries mais antigas daqueles ltimos rebentos das montanhas: todas as variedades cristalinas, e os quartzitos speros, e as flades e calcrios, revezando-se ou entrelaando-se, repontando duramente a cada passo, mal cobertos por uma flora tolhia dispondo-se em cenrios em que ressalta predominante, o aspecto atormentado das paisagens. Porque o que estas denunciam no enterroado do cho, no desmantelo dos cerros quase desnudos, no contorcido dos leitos secos dos ribeires efmeros, no constrito das gargantas e no quase convulsivo de uma flora decdua embaralhada em esgalhos de algum modo o martrio da terra, brutalmente golpeada pelos elementos variveis, distribudos por todas as modalidades climticas

Lima Barreto

A inovao se dar por sua preocupao de traar, de forma bastante fiel, quadros que retratem a vida cotidiana nos subrbios do Rio de Janeiro. Em seus romances acompanharemos: O dia-a-dia do funcionrio pblico Moas que esperam pacientemente a hora do casamento Mulatos perseguidos pelo preconceito social

Triste fim de Policarpo Quaresma

Embate entre o real e o ideal. Amar a ptria no significa apenas mant-la como objeto de adorao. Ser patriota conhecer as condies do pas e tentar melhor-lo. Apostila pg. 21-22

Monteiro Lobato

Denunciar a decadncia do povo do interior, principalmente com o declnio do cultivo de caf na regio do Vale da Paraba. Jeca Tatu, personagem marginalizada, caboclo ignorante, medocre; O Brasil est cheio de Jecas Tatus. Depois o autor chega a concluso que o sistema que remete o povo a esse modo de existncia.

Augusto dos Anjos

Desde 1900 aparecem poemas de Augusto dos Anjos publicados em jornais e almanaques. De definio literria complexa, pode-se notar forte influncia simbolista. Seus poemas sero, mais tarde, publicados em seu nico livro, denominado Eu.

Tendncia pr modernista

Gosto pelas imagens fortes e pela construo formal deixam claro sua ligao com o simbolismo; O que o diferencia de qualquer outra escola literria e que o faz ser associado s novas tendncias :

Objeto dos poemas; Divagaes metafsicas; Vocabulrio cientificamente calculado;

Augusto dos Anjos

Juno de todas as tendncias e de outras mais vindas da cincia que tanto o apaixonava.

Versos ntimos

Vs! Ningum assistiu ao formidvel Enterro de tua ltima quimera. Somente a Ingratido - esta pantera Foi tua companheira inseparvel! Acostuma-te lama que te espera! O Homem, que, nesta terra miservel, Mora, entre feras, sente inevitvel Necessidade de tambm ser fera. Toma um fsforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, a vspera do escarro, A mo que afaga a mesma que apedreja. Se a algum causa inda pena a tua chaga, Apedreja essa mo vil que te afaga, Escarra nessa boca que te beija!

Olhar pessimista Desiluso e abandono acompanham o eu lrico O ser humano est fadado solido

Contexto Histrico

A primeira fase do Modernismo no Brasil estende-se de 1922 a 1930. Perodo em que o Brasil vive o fim da chamada Repblica velha, quando as oligarquias ligadas aos grandes proprietrios rurais detinham o poder.

Em termos econmicos, o mundo encaminhava-se para um colapso, concretizado pela quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929. O Brasil, que dependia em grande parte das exportaes de caf, sofreu um duro golpe com a quebra da bolsa e passou a vivenciar um perodo de grande instabilidade econmica.

A semana de Arte Moderna

Em 1917, Anita Malfatti realizou uma exposio de quadros. Monteiro Lobato, que assistiu a exposio, publicou um polmico texto: Parania ou mistificao? No Estado de So Paulo

H duas espcies de artistas. Uma composta dos que vem normalmente as coisas e em consequncia disso fazem arte pura, guardando os eternos ritmos da vida, e adotados para a concretizao das emoes estticas, os processos clssicos dos grandes mestres. Quem trilha por esta senda, se tem gnio, Praxteles na Grcia, Rafael na Itlia, Rembrandt na Holanda, Rubens na Flandres, Reynolds na Inglaterra, Leubach na Alemanha, Iorn na Sucia, Rodin na Frana, Zuloaga na Espanha. Se tem apenas talento, vai engrossar a pliade de satlites que gravitam em torno daqueles sis imorredouros. A outra espcie formada pelos que vem anormalmente a natureza, e interpretam-na luz de teorias efmeras, sob a sugesto estrbica de escolas rebeldes, surgidas c e l como furnculos da cultura excessiva. So produtos do cansao e do sadismo de todos os perodos de decadncia: so frutos de fins de estao, bichados ao nascedouro. Estrelas cadentes, brilham um instante, as mais das vezes com a luz do escndalo, e somem-se logo nas trevas do esquecimento. Embora eles se dem como novos precursores duma arte a vir, nada mais velho do que a arte anormal ou teratolgica: nasceu com a parania e com a mistificao. De h muito j que a estudam os psiquiatras em seus tratados, documentando-se nos inmeros desenhos que ornam as paredes internas dos manicmios. A nica diferena reside em que nos manicmios esta arte sincera, produto ilgico de crebros transtornados pelas mais estranhas psicoses; e fora deles, nas exposies pblicas, zabumbadas pela imprensa e absorvidas por americanos malucos, no h sinceridade nenhuma, nem nenhuma lgica, sendo mistificao pura.

Contra-ataque!

O grupo modernista decide, em razo do ataque sofrido, unir-se em torno de objetivos comuns, em uma tentativa de tornar mais visvel para a opinio pblica as novas tendncias artsticas europias.

Ano de 1922 dias 13, 15 e 17 de fevereiro

No Teatro municipal de So Paulo, em noite de gala, seriam realizados os eventos da Semana de Arte Moderna!!

Os sapos Manoel Bandeira

Enfunando os sapos, saem da penumbra, Aos pulos, os sapos A luz os deslumbra. Em ronco que aterra, Borra o sapo-boi: Meu pai foi guerra! No foi! - Foi! - No Foi! O sapo-tanoeiro Parnasiano aguado, Diz: -Meu cancioneiro bem martelado. O meu verso bom Frumento sem joio Fao rimas com Consoantes de apoio. Vai por cinqenta anos Que lhes dei a forma: Reduzi sem danos A formas e a forma. Clame a saparia Em crticas cticas: No h mais poesia, Mas h artes poticas...

Urra o sapo-boi: - Meu pai foi rei! - Foi! - No foi! - Foi! - No foi! Brada era um assomo O sapo tanoeiro A grande arte como lavor de joalheiro Outros, sapos-pipas (Um mal cabe em si) Falam pelas tripas - Sei! - No sabe! - Sabe! Longe dessa grita, L onde mais densa A noite infinita Verte a sombra imensa L, fugido ao mundo, Sem glria, sem f, No perau profundo E solitrio, Que soluas tu, Transido de frio Sapo-cururu Da beira do rio..."

Resultado Positivo!!!

Embora causassem escndalo, os modernistas se fizeram notar! Deixaram claro que no tinham apenas intenes artsticas, mas um conjunto de obras em que as novas propostas eram concretizadas, demonstrando a viabilidade dos novos rumos estticos.

Revistas e Manifestos

Revistas: era criado espao para as divulgaes das produes literrias inspiradas pela nova viso artstica.

Manifestos: funcionavam como espao de definio e divulgao dos prprios princpios modernistas.

Klaxon

O primeiro nmero da revista foi aberto por um editorial manifesto: A busca do atual O culto ao progresso Afirmao de que arte no cpia da realidade Incorporao de novas formas artsticas, como o cinema.

Revista de Antropofagia

Como conciliar o direito inovao esttica com o peso da tradio? Como estabelecer o limite entre o regional, o nacional e o universal? O objetivo dos antropfagos era de promover uma nova agitao cultural, de modo a manter acesas as inquietaes estticas e culturais que deram origem ao Modernismo Brasileiro, que nos ltimos anos assumira uma face bem acomodada.

Outras Revistas
Esttica, 1924. A revista, 1925-1926. Terra Roxa e Outras Terras, 1926. Verde, 1927.

Manifesto Pau-Brasil Oswald de Andrade

No manifesto, Oswald ironiza e critica a viso oficial da histria brasileira. Contrapondo a uma viso partica e bem humorada. Princpios do primeiro momento da literatura modernista: Ver com olhos livres.

Fazer uso da lngua sem preconceitos, tal qual se manifesta na fala popular a contribuio milionria de todos os erros. Recuperao do passado histrico sob uma perspectiva crtica.

Manifesto Antropfago

Oswald de Andrade, lana esse manifesto como resposta ao nacionalismo do Grupo da Anta, movimento conservador, associado ao fascismo.

Valendo da antropofagia como metfora do que deveria ser culturalmente repudiado, assimilado e superado para que alcanssemos uma verdadeira independncia cultural. O escritor sintetiza as conquistas do movimento modernista ao mesmo tempo que lana um lema para os tempos futuros:

Tupy or not Tupy that is the question.

Assumindo um tom contestador e anarquista, Oswald prope, no Manifesto Antropfago, o caminho contrrio ao das correntes nacionalistas que defendiam a idealizao de um estado forte.

Postura Nacionalista apresenta duas vertentes distintas:

de um lado, um nacionalismo crtico, consciente, de denncia da realidade brasileira, politicamente identificado com as esquerdas;

de outro, um nacionalismo ufanista, utpico, exagerado, identificado com as correntes polticas de extrema direita.

Caractersticas Literrias

A primeira fase do modernismo, marcada pelo signo de transformao, ficou conhecida como fase herica ou de destruio. Tal designao deveu-se, em grande parte, opo pelo rompimento com o passado, postura vista por muitos como anrquica e destruidora.

Negao do passado; Eleio do moderno como um valor em si mesmo; Valorizao do cotidiano; Nacionalismo; Redescoberta da realidade brasileira; Desejo de liberdade no uso das estruturas da lngua; Predominncia da poesia sobre a prosa;

Poemas-piadas e pardias
Canto de regresso ptria

Cano do exlio
Gonalves Dias

Oswald de Andrade Minha terra tem palmares Onde gorjeia o mar Os passarinhos daqui No cantam como os de l Minha terra tem mais rosas E quase que mais amores Minha terra tem mais ouro Minha terra tem mais terra Ouro terra amor e rosas Eu quero tudo de l No permita Deus que eu morra Sem que volte para l No permita Deus que eu morra Sem que volte pra So Paulo Sem que veja a Rua 15 E o progresso de So Paulo

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi; As aves, que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l. Nosso cu tem mais estrelas, Nossas vrzeas tm mais flores, Nossos bosques tm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, noite, Mais prazer eu encontro l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi. Minha terra tem primores, Que tais no encontro eu c; Em cismar sozinho, noite Mais prazer eu encontro l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi. No permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para l; Sem que disfrute os primores Que no encontro por c; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabi.

Oswald de Andrade

A obra de Oswald de Andrade talvez seja a nica a reunir todas as caractersticas que marcaram a primeira fase do Modernismo. Ele escreveu poesia, romance, teatro, crtica e, em todos os gneros, deixou patente sua vocao para transgredir, quebrar expectativas, polemizar.

Revolucionou!

Transformao de textos do perodo colonial em poemas que assumem uma conotao crtica da histria oficial do Brasil.

Pero Vaz de Caminha A DESCOBERTA Seguimos nosso caminho por este mar de longo At a oitava da Pscoa Topamos aves E houvemos vista de terra OS SELVAGENS Mostraram-lhes uma galinha Quase haviam medo dela E no queriam pr a mo E depois a tomaram como espantados

Prosa

Os romances escritos por Oswald de Andrade trouxeram para a Literatura Brasileira uma estrutura inovadora. Os captulos curtos emprestam narrativa caractersticas da linguagem cinematogrfica, como uma sequncia de cenas encadeadas de um imenso mosaico em que a realidade nacional flagrada em flashes rpidos.

Mrio de Andrade

Escreveu poesia, prosa e contos. Foi o primeiro que escreveu um texto terico, no Brasil, sobre a natureza da arte contempornea No prefcio de Paulicia Desvairada.

Poesia

Encontramos em suas poesias um fluxo de lirismo, muitas vezes associado ao cotidiano. Alm de uma viso crtica da elite, e a afirmao da possibilidade de uma existncia multifacetada (pessoal e cultural).

Ode ao Burgus

Eu insulto o burgus! O burgus-nquel o burgus-burgus! A digesto bem-feita de So Paulo! O homem-curva! O homem-ndegas! O homem que sendo francs, brasileiro, italiano, sempre um cauteloso pouco-a-pouco!

Eu insulto o burgus-funesto[cruel]! O indigesto feijo com toucinho, dono das tradies! Fora os que algarismam os amanhs! Olha a vida dos nossos setembros! Far Sol? Chover? Arlequinal[Arlequim palhao]! Mas chuva dos rosais o xtase far sempre Sol!

Eu insulto as aristocracias cautelosas! Os bares lampies! Os condes Joes! Os duques zurros! Que vivem dentro de muros sem pulos, e gemem sangue de alguns mil-ris fracos para dizerem que as filhas da senhora falam o francs e tocam os "Printemps[primavera] com as unhas!

Morte gordura! Morte s adiposidades cerebrais! Morte ao burgus-mensal! Ao burgus-cinema! Ao burgus-tiburi! Padaria Sussa! Morte viva ao Adriano! " Ai, filha, que te darei pelos teus anos? Um colar... Conto e quinhentos!!! Ms ns morremos de fome!"

(...)

Prosa

Assim como na prosa de Oswald, Mrio apresenta um questionamento das estruturas tpicas do romance do sculo XIX. O autor experimenta diferentes organizaes para a prosa: ora eliminando a marcao de captulos, ora criando um narrador, que embora onisciente, atua quase como uma personagem do livro, numa linguagem que explicitava a busca do portugus brasileiro.

Macunama
Texto responsvel pela redefinio do heri brasileiro. A personagem, a cada instante, se transforma assumindo as feies das diferentes raas que originaram o povo brasileiro (ndio, negro e europeu).

Manuel Bandeira

A solido, as frustraes provocadas por uma vida limitada pela tuberculose, uma ternura imensa e a capacidade de perceber o lirismo nas pequenas coisas da vida, sero as marcas caractersticas da poesia de Manuel Bandeira.

Poesias

Inovao modernista uso de formas livres, tanto no que diz respeito a mtrica, quanto a rima. Capacidade de ver as cenas mais banais do diaa-dia filtradas por lentes crticas e de recri-las poeticamente em uma linguagem simples.

Sua histria pessoal empresta aos poemas que escreve uma forte conscincia da precariedade da vida.

Potica pg. 25

Estou farto do lirismo comedido Do lirismo bem comportado Do lirismo funcionrio pblico com livro de ponto expediente protocolo e manifestaes de apreo ao Sr. diretor. Estou farto do lirismo que pra e vai averiguar no dicionrio o cunho vernculo de um vocbulo. Abaixo os puristas Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais Todas as construes sobretudo as sintaxes de exceo Todos os ritmos sobretudo os inumerveis Estou farto do lirismo namorador Poltico Raqutico Sifiltico

De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo De resto no lirismo Ser contabilidade tabela de cosenos secretrio do amante exemplar com cem modelos de cartas e as diferentes maneiras de agradar s mulheres, etc Quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bbedos O lirismo difcil e pungente dos bbedos O lirismo dos clowns de Shakespeare No quero mais saber do lirismo que no libertao.

Momento num caf

Quando o enterro passou Os homens que se achavam no caf Tiraram o chapu maquinalmente Saudavam o morto distrados Estavam todos voltados para a vida Absortos na vida Confiantes na vida. Um no entanto se descobriu num gesto largo e demorado Olhando o esquife longamente Este sabia que a vida uma agitao feroz e sem finalidade Que a vida traio E saudava a matria que passava Liberta para sempre da alma extinta

Novo caminho a ser trilhado

Manuel Bandeira foi o nico que conseguiu produzir uma poesia que, embora refletindo as transformaes estticas do momento, transcendeu seus limites histricos e refletiu sobre angstias e conflitos de natureza universal, como o amor, a paixo pela vida, a saudade de uma infncia idealizada e o medo da morte.

You might also like