You are on page 1of 21

Clarissa Martins Christiano Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ Instituto de Biologia

O que ?
O eletrocardiograma o registro grfico da atividade

eltrica do corao. So os impulsos eltricos que estimulam a contrao e disteno do msculo cardaco. de grande utilidade mdica no ramo da cardiologia,pois pode auxiliar no diagnstico e preveno de algumas doenas,como:sopro,arritmias e infartos ocorridos,ou que ainda possam ocorrer.

Histrico
Foi desenvolvido no final do sculo XIX pelo mdico

holands Willeim Einthoven que desenvolveu o galvanmetro de corda, permitindo o registro de atividade eltrica a partir de eletrodos colocados nos membros.

Galvanmetro de corda

Autores como Sir Thomas Lewis(Inglaterra),FrankWilson e E. Goldberger(EUA), Odi-Pallares (Mxico) entre outros, aprimoram os registros eletrocardiogrficos e sua interpretao,baseados na teoria vetorial de Wilson, a qual ainda usada na prtica mdica.

Os eletrodos,que so pequenas placas de metal afixadas em determinadas regies do trax,capazes de registrar o potencial eltrico,comearam a ser utilizados em meados do sculo XIX. Em 1856 Kollicker e Muller realizam um experimento,no qual comprovam a existncia de correntes de ao em preparaes nervo-musculares de rs estimuladas por fios eltricos.

Em 1887 Waller usa um eletrmetro capilar,criado anteriormente por Lipmann, para fazer a mensurao da quantidade de corrente eltrica circulante no

corpo humano,associada contrao do corao.

Experimento
Tubo capilar de vidro (amplificado), demonstrando o princpio bsico do eletrmetro capilar de Lippman (1872): os eletrodos so colocados nas superfcies do mercrio (em negro) e do cido sulfrico (em pontilhado). A passagem da corrente eltrica altera a tenso superficial do mercrio que se move em ondas que so registradas.

Como surge a atividade eltrica no corao?


O movimento de ons

atravs da membrana celular,gera a atividade eltrica cardaca. As alteraes eltricas registradas dentro de uma nica clula resultam no como o potencial de ao cardaco.

Trajetria do impulso eltrico


Nodo Sinoartrial(S.A.)- Conhecido como o

marcapasso primrio do corao. Os impulsos eltricos por ele gerados,provocam estimulao eltrica e com isso,a contrao dos trios. Nodo atrioventricular(A.V.)-Consiste em outro grupo de clulas musculares especializadas semelhantes porm secundrias quelas do ndulo S.A. Retransmitem os impulsos eltricos aos ventrculos.

Corao

Esquema
.
Ndulo sinoatrial Ndulo atrioventricular Feixe de His

Fibras de purkinje

Entendendo as ondas do ECG


A morfologia das ondas geradas no eletrocardiograma

ECG), podem ser divididos em ondas e intervalos.

Onda P: Corresponde a despolarizao dos trios, e sua

amplitude mxima de 0,25 mV. Intervalo PR: o intervalo entre o incio da onda P e incio do complexo QRS. Indica a velocidade de conduo entre os trios e os ventrculos .Corresponde ao tempo de conduo do impulso elctrico desde o ndo atrio-ventricular at aos ventrculos.Como o tecido que est localizado entre trios e ventrculos fibroso, a passagem por este impede que o impulso seja captado devidamente, pois o tecido fibroso no um bom condutor de eletricidade. Complexo QRS:Corresponde a despolarizao ventricular. maior que a onda P pois a massa muscular dos ventrculos maior que a dos trios. Anormalidades no sistema de conduo geram complexos QRS alargados.Geralmente no ultrapassam 0,12 seg de durao.

Segmento S-T: Intervalo entre o complexo QRS e a

onda T. Onda T:Corresponde a repolarizao ventricular.Normalmente perpendicular e arredondada.A inverso da onda T indica processo isqumico.Onda T de configurao anormal indica hipercalemia.(distrbio causado pelo nvel de potssio mais alto que o normal na corrente sangnea). Intervalo Q-T:Representa a despolarizao e repolarizao ventricular, ou seja, um intervalo que representa a durao total da sstole (movimento pelo qual o corao contrai)

Perodo PP: o intervalo entre o incio de duas ondas

P. Corresponde a freqncia de despolarizao atrial.


Perodo RR: o intervalo entre duas ondas R.

Corresponde a freqncia de despolarizao ventricular.

A alterao ou ausncia de cada uma destas ondas ou

intervalos,leva a cardiopatias distintas.

Funo dos eletrodos


Medir a intensidade e a direo das correntes eltricas

do corao durante cada batimento . O tipo de eletrodo atualmente utilizado revestido de prata ou nquel descartvel, centrado em um crculo de papel adesivo ou espuma de borracha. Se no aplicados adequadamente, podem levar a alarmes falsos .

ECG em repouso

Holter de 24 horas

Teste ergomtrico

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletrocardiograma Consultado em 16/06/2010 http://www.scribd.com/doc/28648619/BIOFISICAENFERMAGEM-ELETROCARDIOGRAMA-2008 Consultado em 16/06/10

You might also like