You are on page 1of 12

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC RIO-UNIDADE MADUREIRA CURSO TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO

Grupo 43

Componentes Flvio Accio da Silva Pablo Quintino Ricardo Duarte Robson da Silva Vagner Reis Roberto

Unidade Curricular: Tecnologia e Processo Industrial Professor Orientador: Wellington Ribeiro

5/2/12

INTRODUO
O desenvolvimento do nosso

Natural Body

produto at ele aparecer na prateleira de venda nos Supermercados, deve obedecer uma seguinte ordem de fatores pr-estabelecidos por ns, onde adotamos em todas as plantas de fabricao da Natural Body, e assim obtermos um produto igual em todos os lugares aonde quer que seja produzido.
5/2/12

UTILIDADES

Temos a produo de Ar Comprimido,por meio de Compressores de Ar para ser utilizado para o funcionamento mquinas de fabricao para gerao de presses manomtricas. produo de vapor, gua quente e gelada, pois em certas partes da fabricao necessrio termos a temperatura da gua no ponto ideal. O uso da amnia interessante, pois ela armazenada para ser usada nos trocadores de calor para uso de temperaturas baixas, pois na fabricao do produto tambm necessitamos da gua a certa temperatura.

quadros para bombas d guas, compressores de ar; para caldeiras, ...

Temos o uso de Caldeiras para

5/2/12

UTILIDADES

Gerao de Energia amplamente necessria, pois na nossa companhia no necessitamos apenas de energia da rede (Light), temos vrios geradores de energia para nos auxiliar com nossos maquinrios e em caso de segurana principalmente caso haja falha na rede a nossa cogerao ou energia ira nos suprir de um apago.

5/2/12

PROCEDIMENTOS
Todas as atividades de nossos funcionrios

devem seguir os padres internacionais de segurana e eles ser registrados numa planilha chamada de lio de um ponto,nessa OPL como conhecida ela descreve tudo de forma rpida segura e com qualidade. Na OPL devem ter todos os padres de segurana. Body em nossa fabrica e como agimos em relao a segurana em todos os seguimentos:

A seguir mostraremos todos os setores da Natural

FABRICAO : Onde toda qumica do produto misturada, por meio de sacarias de p em tanques de estocagem , manifolds (conjuntos de vlvulas). Na fabricao colocada todas as receitas e seguimos a risco a todas de forma padronizada. EMBALAGEM : Na embalagem temos o envase do produtos com nossas linhas de produo e mquinas de envase, desde o recolhimento do frasco, o envase, a rotulagem e o estoque de pallets, toda essa parte envolvendo a embalagem do produto est contida no Packing.

5/2/12

FABRICAO
Making: Temos de ter segurana,

pois l so manipulados produtos qumicos que podem oferecer reaes qumicas, ou seja, todas as pessoas que entram nessas reas devem respeitar as normas de segurana estipuladas pela companhia. Quando uma receita colocada errada um alarme dever soar para alertar o operador para no haver uma reao.

5/2/12

EMBALAGEM
Packing: Na embalagem a segurana existe pois operado mquinas de

grande porte,onde todas as mquinas quando h alguma interferncia humana elas devem desenergizar, as portas quando abertas da mesma forma devem parar o maquinrio imediatamente. caso de acidentes.

Em certos locais estratgicos devem haver botes de emergncias para No packing se faz necessrio o uso de alarmes padronizados, com cores e

animaes e sirenes.

5/2/12

EQUIPAMENTO PROTEO
Os EPIs e EPCs devem ser

utilizados em todas as reas fabris e todos os setores da companhia, e nenhum risco deve ser ignorado, pois todo acidente deve e pode ser evitado. Por isso a natural Body fornece a todos os colaboradores equipamentos de proteo para ser utilizado de acordo com a necessidade.

EPIS.
Protetor auditivo Botas Macaco tyvec culos Toucas

5/2/12

RISCOS OCUPACIONAIS
Caldeiras :

Queimaduras, desitratao . rudos.

Utilidades : exposio a Fabricao: Reaes

alrgicas(Qumica), Problemas respiratrios devido a p em suspenso . Esmagamento, Rudos, Quedas. gua): Risco qumico, doenas sanitrias (hepatite, leptospirose).

Embalagem:

ETA(Tratamento de

5/2/12

BRIGADA DE INCNDIO

A Companhia composta por todos os equipamento s necessrios para uma preveno de combate a incndio:

5/2/12

TRATAMENTO DE GUA E EFLUENTES


ETA/ETE (estao de tratamento de gua e esgoto).

necessrio na companhia receber o tratamento de gua,pois lei ou seja, a gua que ela utiliza deve ser retratada para ser devolvida para o meio ambiente,deve existir um tratamento especfico para esta gua na sua purificao e tambm tem uma canalizao para devolver esta gua na rede de tratamento(CEDAE). rgo competente, (Ph, Cloro, Silcio e etc.)

A gua devolvida deve ter rigorosamente os padres especificados pelo A operao deve sinalizar a estao de tratamento quando despacham

shampoo fora da especificao para saber qual tipo de tratamento ser incorporado.

5/2/12

CONCLUSO

5/2/12

You might also like