You are on page 1of 16

BARBITRICOS

Como surgiram?
Os barbitricos foram descobertos por Adolf Von Baeyer em 1864. Segundo a histria, aps fazer a sntese dessas substncias, o cientista foi comemorar seu novo feito em um bar, e como a garonete se chamava Brbara, ele resolveu dar o nome de barbitrico, sua nova experincia.

Do que so compostos?
Essas substncias resultam da unio do cido malnico com a uria, de onde se podem derivar substncias com uso teraputico.

Como atuam?
Os barbitricos atuam como substncias depressoras do Sistema Nervoso Central, so usados como antiepilpticos, sedativos, hipnticos e anestsicos. Essas drogas foram grandemente utilizadas como hipnticas na dcada de 60, at o aparecimento das benzodiazepinas.

Efeitos fsicos e psquicos


Os barbitricos atuam no sentido de deprimir diversas reas do crebro, causando sonolncia, dificuldades de concentrao, raciocnio prejudicado, relaxamento e sensao de calma. Devido a essas propriedades, essas substncias so utilizadas em remdios para dor de cabea, epilepsia, controle de lceras ppticas, presso sangunea alta e para dormir.

Efeitos indesejveis
Falta de coordenao motora, grande reduo da presso sangunea, vertigens, reduo da urina, espasmo da laringe e crise de soluo. Essas substncias so consideradas drogas, pois provocam a dependncia fsica e psicolgica. Sua abstinncia pode provocar transpirao excessiva, nuseas, vmitos, ansiedade, taquicardia, tremor corporal.

Nomes comerciais
Hipnticos: Nembutal (substncia ativa - pentobarbital); tiopental - substncia ativa (utilizado por via endovenosa, exclusivamente por anestesistas para provocar anestesia em cirurgia). Antiepilpticos: Gardenal, Comital, Bromosedan (substncia ativa - fenobarbital). Nomes populares: sonferos, bola, bolinha.

Curiosidades
O primeiro barbitrico lanado no mercado foi o Veronal, em 1903, embora os barbitricos j tivessem sido sintetizados na Blgica em 1684. De 1912 aos nossos dias, mais de 2500 derivados do cido barbitrico foram desenvolvidos. Inicialmente, acreditava-se que essa droga representava a cura para a insnia e a ansiedade, transformando-se, assim, no sedativo-hipntico ideal.

Na dcada de 30, comearam a acumular-se evidncias de que os barbitricos produziam srios efeitos colaterais, principalmente quando misturados ao lcool. Os alertas das autoridades de sade, entretanto, tiveram resultado oposto ao esperado - a droga popularizou-se nos anos 40 justamente por provocar exaltao quando ingerida com bebidas alcolicas. Nos anos 70, muitos ainda encaravam os barbitricos como remdio inofensivo. Hoje, sabe-se que, quando usados correctamente, sob superviso mdica, os barbitricos so eficazes em alguns casos, mas os perigos representados por seu abuso so inegveis

Existem trs categorias de barbitricos:


Drogas de longa aco (de oito a 16 horas): so usadas no tratamento de epilepsia, no controle de lceras ppticas e presso sangunea alta. Esto nesse grupo o Veronal (barbital), Luminal (phenobarbital), Mebaral (nefobarbital), e Gemonil (metabarbital).

Drogas de aco mdia (quatro a seis horas): so usadas como plulas para dormir, e so os barbitricos mais comumente abusados: Alurate (aprobarbital), Amytal (amobarbital), Butisol Sodium (butabarbital), Nembutal (pentobarbital), Seconal (seccobarbital) e Tuinal (amobarbital e secobarbital). Barbitricos de curta aco (imediata mas breve): so usados como anestsico ou sedativo junto com inalantes, e incluem Penthotal Sodium (thiopental), Brevital (sodium methohexital) e Surital (sodium thiamylal).

Dependncia
De acordo com os pesquisadores norte-americanos, os barbitricos afectam pessoas diferentes de formas diferentes, podendo ainda provocar, numa mesma pessoa, uma variedade de efeitos diversos. Com o uso repetido por um certo perodo de tempo, o organismo adquire tolerncia droga, e maiores quantidades passam a ser necessrias para produzir os mesmos efeitos, resultando na dependncia fsica e psicolgica. A dose letal, entretanto, permanece a mesma, e pode acabar sendo atingida pelos usurios que precisam ir sempre aumentando a dosagem. Para a maioria das pessoas, a dose letal calculada como sendo dez vezes maior do que a dose prescrita

Normalmente, a dosagem teraputica, entre 100 e 200 miligramas ao dia, no produz dependncia se usada por um breve perodo de tempo. Quando ingerida habitualmente, por dois meses, em dosagens superiores a 600 miligramas ao dia (ou 800 miligramas ao dia por um ms), a droga passa a causar tolerncia. Ao contrrio dos opiceos, entretanto, a tolerncia desenvolve-se gradualmente, e pode desaparecer depois de uma ou duas semanas de abstinncia da droga. Caso dosagens elevadas sejam ingeridas por trs meses ou mais, o usurio tornar-se- um dependente, experimentando sintomas de privao se o uso do barbitrico for suspenso.

Sndrome da privao
No caso de usurios crnicos, pode durar at duas semanas, uma eternidade para a vtima, que sofre sintomas cada vez mais violentos medida que passa o tempo sem a droga. Entre os sintomas esto a perda de apetite, ansiedade, insnia, transpirao, agitao, nusea, hiperactividade, tremores, cibras, acelerao cardaca, alucinaes, delrios, parania, febre, convulses e relaes semelhantes epilepsia. Em casos extremos ocorrem delirium tremens, tal como nas crises alcolicas, resultando em estados psicticos, exausto, colapso cardiovascular, falha dos rins e, finalmente, morte.

Perigos dos barbitricos


Quando misturados a outras substncias, os perigos dos barbituratos so multiplicados. A combinao lcool-barbitrico considerada especificamente mortfera, j que as bebidas potencializam os efeitos dos barbitricos, reduzidos a quantidade necessria para se chegar dose letal. A mistura de barbitricos com anfetamina, por exemplo, considerada uma das formas mais perigosas de abusos de drogas. Combinadas, essas duas substncias geram um grau de euforia muito maior do que quando tomadas separadamente. Os viciados em anfetaminas costumam utilizar barbitricos para conseguir relaxar depois de dias e noites movidos por anfetamina.

Eduardo A. Machado Azevedo 2 ano Profa Ninfa

You might also like