You are on page 1of 64

Cerimonialista Alessandra Ali

Origem do Cerimonial
O cerimonial sempre existiu desde os mais remotos

tempos quando o homem passou a se reunir em bandos e organizava rituais de agradecimentos e sacrifcios a deuses e entidades. Tudo isso exigia programao, organizao e a estava formada a origem do Cerimonial.

Cerimonial no Brasil
As atividades do Cerimonial Pblico existem no Brasil

desde os remotos tempos da sua formao colonialista. A funo tornou-se sumamente importante no contexto da administrao dos Municpios, dos Estados e da Federao, envolvendo tambm outras instituies como universidades, corporaes militares, associaes desportivas e mais recentemente empresas privadas que assimilaram a prtica do Cerimonial em seus eventos. A rea Diplomtica sempre teve um grande envolvimento com o Cerimonial por ser este uma funo inerente arte da Diplomacia.

O que preciso para ser Cerimonialista?


Antes de mais nada, o Cerimonialista tem que ser

socivel, educado, gostar de trabalhar com pessoas e para pessoas. de extrema necessidade que o Cerimonialista saiba o protocolo e a etiqueta de cada evento, que conhea a entidade ou empresa para a qual vai trabalhar e a hierarquia da mesma. Apresentao pessoal, cortesia, responsabilidade, dinamismo, iniciativa, discrio, concentrao, organizao e senso crtico so valores fundamentais para o Cerimonialista.

Para executar um cerimonial deve se saber:


Exemplo: se tem hino prprio, qual a maior

autoridade da casa, ordem de precedncia das autoridades, quem ir compor a mesa, onde deve se sentar cada autoridade (afetos e desafetos), hierarquia dentro da instituio. Quando tem evento da CDL a ordem das bandeiras Brasil ao centro, Minas direita, Uberaba esquerda, CNDL direita, FCDL esquerda, CDL direita.

Organizar = cerimonial
Organizar uma cerimnia definir atribuies s

pessoas envolvidas; definir, ainda, disponibilidade de local, data, horrio, recursos audiovisuais, instalaes, mesa de trabalhos, entre outros. Dentre outras atribuies de organizao de eventos encontra-se a de coordenao do cerimonial.

Cerimonial
Primeiramente bom esclarecer o significado da

palavra cerimonial: cerimonial no organizao de eventos ou de festas ou banquetes nem etiqueta, que mais uma correta postura social e profissional. Cerimonial o conjunto de formalidades, regras e normas, a serem seguidas na organizao de uma cerimnia oficial, em especial, definindo a sua seqncia lgica e regulando os diversos atos que compe. o conjunto de procedimentos a serem observados em atos solenes ou festas pblicas.

Tipos de cerimonial
Essas normas ou regras orientam e disciplinam o

comportamento e a postura das autoridades, personalidades ou participantes em geral dos eventos ou acontecimentos, de ordem oficial ou no. Desde a antiguidade at os dias atuais podemos classificar como modalidades: cerimonial diplomtico, militar (castrense), religioso, esportivo, empresarial, etc., que derivam e so disciplinados rigorosamente por disposies legais, oficiais ou tradicionais.

Protocolo
a ordem hierrquica que determina as regras de conduta

aos governos e seus representantes em ocasies oficiais ou particulares. A hierarquia existe em todas as sociedades organizadas. O protocolo tambm implanta mtodo, controle, porte e decoro para, alm de regular a conduta nas cerimnias pblicas e privadas, estabelecer as leis para trocas de correspondncias oficiais e privadas, o modo de vestir, sendo de fato para assegurar que cada um receba a posio e o respeito ao qual seu cargo faz jus e que so reconhecidos por outras autoridades polticas e administrativas e pela prpria sociedade. o conjunto de usos e formalidades que se deve respeitar.

Precedncia
o conceito ou ordem pela qual se estabelece a

estrutura mxima do Estado, na medida em que determina a ordem hierrquica de disposio das autoridades do Estado, de um organismo ou de um grupo social.

Representantes
Quando se tratar do representante do presidente da

Federao Nacional ou do Estado em solenidades federais ou estaduais, respectivamente, ele ocupar o lugar de honra, ou seja, ficar direita da autoridade que a preside.

Cerimonialista
Cerimonialista a pessoa encarregada da conduo da

solenidade, ou seja, o responsvel pelo cumprimento das normas protocolares.

Mestre de Cerimnias
Mestre-de-cerimnias a pessoa encarregada de fazer

a locuo da solenidade, no devendo ser confundida com o cerimonialista. A participao do mestre-de-cerimnias imprescindvel numa solenidade que se queira dar um tom oficial (clssico) ao evento. O mestre-de-cerimnias dever ter boa voz, boa dico e boa leitura.

Mestre de Cerimnias
Faz-se necessrio familiarizar-se com o que ir acontecer

no evento, redigir com os coordenadores o script e a relao das autoridades, pela ordem de precedncia. Do seu bom desempenho depender o sucesso do evento. Ter conhecimento do cerimonial pblico e iniciativa so requisitos do mestre-de-cerimnias. necessrio cuidar da aparncia: roupas bem alinhadas, asseio corporal, cabelos bem cuidados, postura correta. Ser discreto na apresentao, pois alguns eventos sempre exigem sobriedade e muita segurana. Limitar-se no ato de apresentar a seqncia do evento e no procurar fazer o show. O mestre-de-cerimnias no um show-man, mas um mediador, controlador da cerimnia.

Tipos de eventos empresariais


Congressos Treinamentos Recepes Homenagens Confraternizaes Convenes Exposies Visitas tcnicas Assinaturas de contrato/acordo Vistorias Coffee break Seminrios Culturais Workshop Churrascos Jantares

Composio da mesa, palanque e local de honra


As autoridades relacionadas para a composio

devero ser nominadas conforme a ordem geral de precedncia, ou seja, da maior para a menor. recomendado compor a mesa com nmero mpar de participantes, evitando ultrapassar 7 pessoas.

Pronunciamentos
As autoridades relacionadas para o pronunciamento

devero ser chamadas na ordem inversa de precedncia, ou seja, do menor para o maior. Para conceder a fala inicia-se do menos importante para o mais importante, ou seja, o mais importante fala por ltimo, encerrando a solenidade de abertura. No caso de a autoridade ser representada por outra pessoa, esta no tem direito de fala. Somente se solicitada oficialmente pela autoridade que a enviou. No caso dos auto-defensores, somente fala um, e no o casal.

Ordem Geral da Precedncia


Decreto n 70.274 de 09 de maro de 1.972 Aprova as

normas do cerimonial pblico e a ordem geral de precedncia.

Ordem geral da Precedncia


Procedimento adotado no cerimonial pblico a

precedncia estabelece a ordem de colocao em que devem ser dispostas as autoridades e/ou personalidades durante as solenidades. Isso significa que a precedncia fundada no grau hierrquico da autoridade. A autoridade de maior hierarquia precede a de menor, o mais graduado precede sempre o menos graduado. E o mais antigo, o mais novo, quando ambos tm igual graduao.

Ordem geral da Precedncia


A precedncia, portanto, define critrios para:

colocao de autoridades e/ou personalidades; composio e planos de mesas; citaes de discursos; fila de cumprimentos protocolares ou no; assinaturas; banquetes; congressos; cerimnias (sentadas ou em p); etc. Nos Municpios o prefeito presidir sempre as cerimnias a que comparecer. Exceto as do Poder Legislativo, que sero presididas pelo presidente da Cmara. Nos eventos de carter exclusivamente militar, ser presidida pela maior autoridade militar do Municpio.

Ordem geral da Precedncia


A ordem da precedncia nas cerimnias oficiais de

carter nacional, estadual e municipal ser: Dono da casa, Presidente da Repblica, vice, presidente do rgo de classe, vice, ministros, senadores, deputados federais, juzes federais, miltares de alta patente, bispos, governadores, vice, deputados estaduais, juzes estaduais, secretrios estaduais, padres, militares de patente, prefeito, vereadores.

Smbolos Nacionais
Lei n. 5.700 de 01 de setembro de 1971 dispe sobre a

forma e a apresentao dos Smbolos Nacionais e d outras providncias.


Art . 1 So Smbolos Nacionais:

I - a Bandeira Nacional; II - o Hino Nacional; III - as Armas Nacionais; e IV - o Selo Nacional. (Redao dada pela Lei n 8.421 de 11/05/1992)

O uso dos smbolos nacionais e estaduais


Os smbolos nacionais, as mais caras representaes da

ptria, que expressam o esprito cvico da nao brasileira, so regulamentados por diplomas legais que estabelecem normas a respeito.

A Bandeira Nacional
A Bandeira Nacional pode ser usada em todas as

manifestaes do sentido patritico dos brasileiros em carter oficial ou particular, e em funerais. A Bandeira Nacional poder ser apresentada de diversas formas, mas sempre respeitosamente.

A Bandeira Nacional
A Bandeira Nacional, em todas as apresentaes no

territrio nacional, ocupa lugar de honra, compreendido como uma posio: Central ou a mais prxima do centro e direita deste, quando com outras bandeiras, pavilhes ou estandartes, em linha de mastros, panplias, escudos ou peas semelhantes; Destacada frente de outras bandeiras quando conduzida em formaturas ou desfiles; direita das tribunas, plpitos, mesas de reunio ou de trabalho.

A Bandeira Nacional
Quando utilizada com outras bandeiras de estados,

municpios, outros pases ou empresas, segue-se: Bandeira Nacional e do estado: Nacional direita e estado esquerda; Nacional, estado e municpio: Nacional no centro, estado direita e municpio esquerda; Nacional, estado e instituio: Nacional no centro, estado direita e instituio esquerda. Nacional, estado, municpio e instituio: Nacional no centro-direita, estado esquerda da Nacional, dividindo as duas o centro, municpio direita e instituio esquerda, ao lado da bandeira do estado.

A Bandeira Nacional
Vrias bandeiras de estados seguem a ordem de

fundao dos estados, exceto o estado anfitrio que fica direita da Bandeira Nacional, caso o nmero de bandeiras seja mpar. Se for par, ela divide o centro com a Bandeira Nacional, ficando sua esquerda. Quando composta com bandeiras de outros pases, segue a ordem alfabtica dos pases visitantes, pelo idioma do pas anfitrio. Exceto se for em organismos internacionais, que segue o idioma oficial.

A Bandeira Nacional
Quando composta com a bandeira do estado anfitrio

e de outros pases, sobe a bandeira do pas visitante de primeira letra alfabtica (exemplo: ustria), que fica direita da do Brasil; em segundo lugar sobe a do estado anfitrio, esquerda, se for nmero mpar de bandeiras. Os outros pases seguem a ordem alfabtica. Considera-se direita de um dispositivo de bandeiras a direita de uma pessoa colocada junto a ele e voltada para a rua, para a platia ou, de modo geral, para o pblico que observa o dispositivo.

A Bandeira Nacional
Quando distendida e sem mastro, coloca-se a bandeira

de modo que o lado maior fique na horizontal e a estrela isolada em cima, no podendo ser ocultada, mesmo parcialmente, por pessoas sentadas em suas imediaes. Quando distendida sobre atades, no podem ser distendidas outras bandeiras ou estandartes. Para estas deve ser montado outro dispositivo. livre a escolha de autoridades, personalidades ou pessoas para hastearem as bandeiras.

A Bandeira Nacional
A legislao no obriga que o mastro da Bandeira

Nacional seja mais alto que o das demais bandeiras, mas no deve ser mais baixo. Precedncia entre os estados brasileiros: 1- Bahia; 2- Rio de Janeiro 3- Maranho 4- Par 5- Pernambuco 6- So Paulo 7- Minas Gerais

A Bandeira Nacional
8- Gois

9- Mato Grosso 10- Rio Grande do Sul 11- Cear 12- Paraba 13- Esprito Santo 14- Piau 15- Rio Grande do Norte 16- Santa Catarina 17- Alagoas

A Bandeira Nacional
18- Sergipe

19- Amazonas 20- Paran 21- Acre 22- Mato grosso do sul 23- Rondnia 24- Distrito federal 25- Amap 26- Roraima 27- Tocantins

Posicionamento das Bandeiras

O Hino Nacional
O Hino Nacional pode ser executado em todas as

manifestaes do sentido patritico dos brasileiros em carter. O Hino Nacional composto da msica de Francisco Manoel da Silva e do poema de Joaquim Osrio Duque Estrada. Ao ser executado numa solenidade, o pblico deve estar de p, em silncio, mantendo uma postura formal em sinal de respeito;

O Hino Nacional
Antigamente, os aplausos eram reservados apenas para

quando o hino fosse tocado por orquestra sinfnica em concerto; hoje, com as gravaes, h quem justifique esse hbito como sinal de amor ptria. Art. 1 - O pargrafo nico do artigo 30 da Lei n 5.700, de 1 de setembro de 1971, passa a vigorar com a seguinte redao: pargrafo nico. permitida a saudao em palmas como forma de homenagear os smbolos nacionais, aps o final da execuo do hino.

Condies para execuo do Hino Nacional


A execuo do Hino Nacional s ter incio depois que o

Presidente da Repblica houver ocupado o lugar que lhe estiver reservado, salvo nas cerimnias sujeitas a regulamentos especiais.Essa regra serve para qualquer autoridade que estiver presidindo o evento; obrigatria a tonalidade de si bemol para execuo instrumental simples; Far-se- o canto sempre em unssono; vedada a execuo de quaisquer arranjos vocais do Hino Nacional, a no ser o do maestro Alberto Nepomuceno; igualmente no ser permitida a execuo de arranjos artsticos e instrumentais do Hino Nacional que no sejam autorizados pelo Presidente da Repblica, ouvido o Ministrio da Educao ( art. 34, Lei 5.700, de 01/09/1971);

Condies para execuo do Hino Nacional


Nos casos de simples execuo instrumental, tocar-se- a msica

integralmente, mas sem repetio; Nos casos de execuo vocal, sero sempre cantadas as duas partes; A execuo ser instrumental ou vocal de acordo com o cerimonial previsto em cada caso; Geralmente, utiliza-se o Hino Nacional cantado quando a cerimnia ao ar livre, ou em grandes espaos, para poder soltar a voz. O hino ser instrumentado em solenidades fechadas; Em solenidades fechadas, se houver dispositivo de bandeiras, o pblico no se volta para as bandeiras durante a execuo do Hino Nacional, pois o smbolo cultuado o evento em si; Durante a execuo do Hino Nacional permitido projetar imagens em teles, que expressam o esprito cvico da nao brasileira.

Cores Nacionais
As cores nacionais so o verde e o amarelo, podendo

ser usadas sem quaisquer restries, inclusive associadas ao azul e ao branco.

Consideraes Doutrinrias
Entre os smbolos nacionais no h precedncia e muito

menos hierarquia. Cada smbolo, a seu modo, expressa o esprito cvico da nao brasileira. Entre os smbolos, a Bandeira Nacional, por ser o mais visualizado, tambm o mais conhecido e de mais fcil identificao, mas nem por isso o smbolo mais importante. O Hino Nacional, por ser udio, tem a identificao mais subjetiva. Nas cerimnias de hasteamento da Bandeira Nacional, por ser uma espcie de coadjuvante no cerimonial, deve-se ter o cuidado de no repassar ao pblico a falsa impresso de que a Bandeira Nacional mais importante que o Hino Nacional.

Consideraes Doutrinrias
Nas cerimnias de hasteamento da Bandeira Nacional o smbolo

cultuado a Bandeira Nacional, e no o Hino Nacional, razo pela qual todos voltam-se para a Bandeira Nacional. Nas cerimnias em que executado o Hino Nacional (no havendo portanto hasteamento da Bandeira Nacional e/ou a Bandeira Nacional j devidamente colocada no dispositivo), o smbolo nacional a ser cultuado o Hino Nacional; ningum se volta para a Bandeira Nacional, o destaque dado ao Hino Nacional. Em caso de haver outros hinos para serem cantados, estes sero executados aps o Hino Nacional, de acordo com a ordem de precedncia. Exemplo: Hino Nacional Hino da Federao Nacional Hino da Federao Estadual Hino da Entidade.

Inaugurao
A ordem de precedncia e de pronunciamento a

mesma para composio de mesas. Porm, as autoridades estaro de p. Neste tipo de solenidade, o habitual usar fita na entrada principal do local a ser inaugurado, que dever ser cortada pela pessoa, mais importante presente, conforme regras de precedncia.

Abertura (eventos, Olimpadas, etc)


A ordem de precedncia e de pronunciamento a

mesma para composio de mesas. Nesse tipo de solenidade habitual haver um palanque para as autoridades e convidados. Podendo ter cadeiras ou no.

Premiao/homenagem
A ordem de precedncia e de pronunciamento a

mesma para composio de mesas. Nesse tipo de solenidade habitual haver entrega de placas, trofus ou similares. A pessoa que ir entregar o prmio, ou a lembrana, poder ser escolhida de acordo com a natureza da homenagem ou premiao, ou segue-se a regra de precedncia para escolha de quem far a entrega.

Trajes em eventos

Esporte O que : apesar do nome, no significa ir para a ocasio de jeans e tnis. O traje esporte, o correspondente roupa que voc esperaria um convidado em casa, algo descontrado, de bom gosto e confortvel. o mais simples e informal dos trajes, mas requer alguns cuidados, dependendo da ocasio. Jamais usar brilhos(tecidos brilhantes e bordados) durante o dia. Use: jeans e camiseta, so permitidos. As mulheres podem usar calas e camisas ou calas e blusas, terninhos descontrados em gabardine, saias ou vestidos estampados leves ou lisos. Bolsas grandes ou mochilas, calados confortveis (tnis, mocassins e sapatilhas so permitidos), bijouterias ou jias discretas, maquiagem leve.

Na meia-estao, calas em veludo cotel, um cardig, um suter em cashmere, uma parka, uma jaqueta de couro ou camura sero bem-vindos, tanto para ela como para ele.
So boas opes masculinas: calas de gabardine,brim, veludo cotel ou jeans com camisas esportivas em puro algodo (lisas, listradas ou com estampas discretssimas) ou do tipo plo. Jamais usar camisa social. Mocassins, dock sider, sapatnis ou botas de camura, podem complementar o visual. Acessrios: no mximo um relgio com pulseira de couro, emborrachada ou de metal prateado, cinto de couro combinando com os sapatos. A ocasio dispensa o uso de palet e gravata.

Eventos: almoos, batizados, churrascos, aniversrios de crianas, exposies, encontros com os amigos e festas familiares.

Trajes em eventos

Esporte Fino (Passeio ou Esporte Completo) O que : o traje esportivo usado com um pouco de formalidade. um traje de simplicidade elaborada. o tipo de produo que tanto pode frequentar um shopping, um escritrio ou assistir uma pea de teatro. Use: vestidos de algodo, malha, linho, panam e outros tecidos sem brilho at s 18h. Pantalonas e tnicas, terninho ou tailleur. Bolsa esportiva permitida e tambm as bolsas mdias. O vestido bsico escuro para a noite, com um sapato de salto alto e uma bolsa pequena so boas opes.Nada de muito brilho nos acessrios, seja discreta. Prefira usar metais na cor prata como acessrios ou prolas. Maquiagem leve. Para ele: at s 18h as calas esportivas so admitidas, desde que acompanhadas de blazer. De preferncia, camisas lisas de algodo puro. Combinao para o inverno: jeans ou calas de veludo com blazer de tweed. Admitem-se sapatos com sola emborrachada. Outras composies para ele: terno claro com gravata ou cala cinza ou bege com blazer azul-marinho, com ou sem gravata tambm at s 18h.Terno escuro partir das 18h, camisa social branca em algodo puro e gravata so indispensveis noite. Os sapatos devem ser pretos com solado em couro (meias sempre da cor dos sapatos). Acessrios : leno branco em algodo puro, relgio com pulseira em couro, cinto de couro combinando com os sapatos e uma boa caneta no bolso. Eventos: almoos em ambientes descontrados, cafs-da-manh, conferncias, festas no escritrio, casamentos durante o dia (tambm exigem o uso de gravata), vernissages, festas de aniversrios informais.

Trajes em eventos

Fashion O que : uma categoria nova, que permite turma dos moderninhos a produo que melhor se adapte aos lanamentos da moda. Use: street fashion, roupas de brechs, vintage e tudo o que estiver sendo lanado de novo nas passarelas do mundo. Eventos: encontros jovens, shows, eventos de moda e festas animadas. Passeio (Tenue de Ville)

O que : o nome significa traje da cidade. comum em eventos que comeam logo depois do trabalho ( partir das 18h) e que acabam cedo (entre s 20h e 21h),impossibilitando aos convidados de passar em casa para trocar de roupa.
Use: tailleurs, terninhos (cala comprida e blazer ou pantalona e spencer), saia e blusa (sempre bom levar um xale de seda ou pashmina para cobrir-se noite), conjunto de camisa e cala em shantung de seda, sapatos ou sandlias de salto mdio ou alto, bolsa pequena ou do tipo carteira. O terno de trabalho j o suficiente para os homens, mas o ideal um de cor escura. Never brown after seven !(nunca use marron aps s sete da noite). Por isso, quem sai pela manh e planeja esticar depois do expediente, no deve escolher um terno bege nem marron, prefira um de cor escura. O uso de gravata aconselhado. Camisa sem botes no colarinho.Sapatos pretos com solado em couro. Acessrios: um bonito relgio social (todo em metal prateado ou em ouro com pulseira de couro preta), levar sempre um leno branco de puro algodo,uma boa caneta e carteira de couro lisa. Eventos: vernissages, estrias teatrais, inauguraes, coquetis.

Trajes em eventos

Passeio Completo (Alto Esporte, Recepo ou Social) O que : um pouco mais que o tenue de ville, mas pode incluir chapu em casamentos matinais, a bolsa deve ser menor, sapatos mais elegantes ou sandlias. A formalidade comea aqui. Qualquer falha pode comprometer o visual. Use: conjunto de tecido nobre como o shantung, tailleur de seda, vestidos curtos,vestido de comprimento Chanel (na altura dos joelhos) ou longuettes (acima dos calcanhares)em tecidos finos, bordados, com decotes e fendas discretos, vestidos de ala com xale de seda, bordados sutis, bolsas pequenas(de mo), sapatos ou sandlias de salto e meias de seda com transparncia. Complementos: jias, mas nada de exagero.Use poucas e boas. Um bom relgio de ouro. Caso tenha bijouteria fina, use um elegante par de brincos com anel no mesmo metal ou na mesma pedra. Evite combinaes exageradas como usar brincos, colar, pulseira, broche e anel. Lembre-se: menos mais ! Para os homens, um terno escuro (marinho ou grafite, risca-de-giz), camisa social de algodo puro (branca sempre chic), gravata em seda pura(com estamparia discreta). O uso de abotoaduras muito elegante e a camisa social deve ser apropriada para o uso delas. Elas caem muito bem em eventos solenes , como casamentos. Usar sapatos pretos (cromo ou couro) com solado em couro. Eventos: jantares, coquetis, pera, ballets, formaturas, casamentos, grandes comemoraes.

Trajes em eventos

Rigor (Gala, Black-Tie, Habill, Tenue de Soire) O que : o mais sofisticado e chique de todas as classificaes de trajes. Use: vestidos longos, clssicos ou sofisticados confeccionados com tecidos nobres. O traje Rigor (o mesmo que Gala, Black-Tie, Habill, Tenue de Soire) no aceita vestidos curtos e minissaias. As saias longas, no cho e chemises, para mulheres, tambm podem ser usadas, desde que exuberantes (golas grandes, babados, punhos compridos, botes em cristais, saias encorpadas, com pregas e etc) e confeccionadas com tecidos de primeira qualidade.

Os detalhes costumam ser mais ousados, o visual bem elaborado, com maquiagem e cabelos perfeitos. Jias so um importante complemento, mas valem tambm as bijouterias super finas(as semi-jias).
Quando decidir usar ouro amarelo, s ouro do brinco ao anel, fivela do cinto, detalhe em metal da bolsa e sapato combinando com a cor do metal escolhido. Se for ouro branco ou prata vale o mesmo, nada de mistura de metais. Os sapatos devem ser sofisticados, forrados com o tecido do vestido, bordados ou em couro metalizado, com saltos altos. Para os homens, vale smente o smoking, com camisa branca de preguinhas, uso de abotoaduras d muita classe ao traje, gravata borboleta e faixa preta. O sapato masculino ideal o liso preto de verniz ou o de couro de cromo preto, de amarrar. Acessrios: relgio em ouro branco ou amarelo com pulseira de couro preta e as abotoaduras so indispensveis. Eventos: bailes, entrega de prmios, festas em embaixadas, grandes festas com banquete, ballets.

Trajes dos Cerimonialistas


A cor mais utilizada o preto, bsico. Profissionais de eventos devem ser discretos sem brilhos e acessrios extravagantes que venham roubar a cena da noiva e ou convidados, eles tem que passar despercebido.

Formas de tratamento
Quando se fala da prpria mulher, errado aplicar as expresses

"Minha Senhora" e "Minha Esposa". pretencioso e sem cabimento algum. A mulher diz - Meu Marido - e o Marido diz - Minha mulher. As expresses "Senhora e Dona" so perfeitamente definidas. No se diz a Senhora Ftima da Silva Leite, e sim, Dona Ftima da Silva Leite. Mas diz-se a Senhora Silva Leite ou a Senhora Joo da Silva Leite, isto , "Dona" quando se usa o nome de batismo e "Senhora" quando s se emprega o nome integral do marido ou o sobrenome comum a ambos. Nunca se pode dizer: Bom dia Dona, ou obrigada "Dona" - As expresses Dona obriga o nome de nascimento. Pode-se dizer: "Bom dia Senhora" ou "Bom dia minha Senhora". No se pode dizer os Joo da Silva Leite e, sim, o Senhor e a Senhora Joo da Silva Leite, ou os Silva Leite.

Formas de tratamento
Quanto as formas de tratamento, o "Ilustrssimo Senhor" ou

"Excelentssimo Senhor", cabem para a maioria dos casos em que haja cerimnia. "Eminncia" - tratamento para Cardeal "Monsenhor" - tratamento para Reverendssimo Senhor ou Monsenhor Bispo "Meritssimo" - tratamento para Juiz "Vossa Excelncia" - tratamento para Parlamentares, governadores e prefeitos "Magnfico Reitor" - tratamento para Reitor da Universidade "Vossa Senhoria" - tratamento de uso comercial "Excelncia" - tratamento para Diplomatas (no necessariamente, pouco usual)

Formas de tratamento
Nas classes Armadas:

- Excelentssimo Senhor Marechal (*) - Excelentssimo Senhor General - Excelentssimo Senhor Almirante - Excelentssimo Senhor Brigadeiro - Senhor Tenente (*) O Exrcito Brasileiro no utiliza mais o posto de Marechal. O ltimo foi o ex-presidente da Repblica, Joo Baptista Figueiredo. Este posto era concedido a generais que iam a batalhas e regressavam vitoriosos e, tambm, como prmio a promoo. (**) Nunca se chama um militar de comando - caso dos oficiais generais (almirante, general e brigadeiro) - apenas de senhor, pois estes tem a prerrogativa de chefe de estado.

Tipos de eventos
Dentro dos eventos empresariais temos diversos tipos, entre eles citaremos os mais usuais.

Seminrio
Semelhante ao congresso, mas de menor porte
Uso turstico oferecido pela cidade limitado ao

transporte e hospedagem

Simpsio
Evento destinado divulgao e ao debate de

experincias, pesquisa ou inovao tecnolgica


Evento de pequeno porte e durao

Conveno
Reunio fechada, promovida por entidades sociais,

empresariais ou polticas
Periodicidade definida pelas normas que regem as

entidades promotoras
Os custos so cobertos pelos prprios convencionais

Feira de Moda
Normalmente com fim comercial
necessrio mapa para comercializao dos espaos

ou montada em hotis

Exposio
Divulga e informa sobre produtos
Difere da feira por ser de menor porte

Salo
Difere da feira por no possuir finalidades comerciais

imediatas
Seu principal objetivo a promoo institucional

Conferncia
Objetiva o aprofundamento de um tema especfico
Normalmente faz parte de seminrios e congressos,

mas pode ser promovida isoladamente

Frum
Promovidos por grupos representativos da

comunidade
Destinado reflexo sobre assunto de interesse

coletivo

Colquio
Reunio fechada a credenciados de instituies,

categorias ou grupos de interesse comum, agendada previamente

Desfile de Moda
Grandes compradores, representantes comerciais,

imprensa especializada e convidados de honra so dispostos junto a passarela

Convites
Todo evento por menor que seja deve ter um convite ou

comunicado por escrito. Este deve ser entregue com pelo menos 15 dias de antecedncia. Todo convite deve ter: data do evento, local (se possvel com mapa de localizao), traje, motivo, se individual ou no, se exige apresentao ou no, se exige confirmao de comparecimento e o telefone ou email de contato.

You might also like