You are on page 1of 26

Apresentao de Trabalho Cientfico

Prof. Heberth Paulo de Souza hp.souza@globo.com

Os vrios tipos de conhecimento (Cf. Luckesi et al.)


O conhecimento do aparente e do oculto

- Direto e imediato: no h exercitao metodolgica

para consegui-lo. Ele provm da acumulao da experincia diria introjetada e no refletida; - No revisto: os conhecimentos se acumulam sem que se procure perguntar pela sua validade e pelo seu significado. Vo sendo utilizados, sempre. Por isso, muitas vezes, se tornam dogmticos; - Superficial: no se dedica a ir buscar significados que esto para alm das aparncias.

O conhecimento filosfico

- A Filosofia como qualquer outra forma de conhecer tem por finalidade geral estabelecer uma forma de compreenso e transformao da realidade. Acompanha o ser humano desde o momento em que buscou um norte, uma orientao para a sua prtica. E isso, querendo ou no, sempre houve. (...) At mesmo, de forma inconsciente, somos orientados por algum encaminhamento filosfico.

O conhecimento cientfico

- A cincia tem por objetivo estudar e esclarecer as ocorrncias do universo enquanto acontecimentos factuais. O conhecimento cientfico ocupa-se dos fenmenos da natureza (fsicos, biolgicos, qumicos...), dos objetos ideais (lgicos e matemticos) e dos fenmenos culturais (relaes sociais, processos histricos, produo cultural etc.).

Caractersticas do conhecimento cientfico


apresenta racionalidade apresenta objetividade atm-se aos fatos transcende os fatos analtico ( sinttico) requer exatido requer clareza comunicvel verificvel depende de investigao sistemtico busca e aplica leis explicativo predicativo aberto til

A linguagem cientfica
A linguagem do trabalho cientfico deve

primar pela clareza, objetividade e preciso na formulao de conceitos e argumentos. Embora no seja possvel abrir mo do carter individual, autoral do estilo, devem ser evitados os excessos estilsticos que possam comprometer o carter cientfico do texto.

A normalizao cientfica
No meio acadmico, a norma tem uma importncia fundamental, pois ela uma das maiores responsveis por proporcionar que o conhecimento cientfico atinja a universalidade das idias. No Brasil, o rgo mximo de normalizao cientfica a ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Fundada em 1940, a representante brasileira exclusiva da ISO (International Organization for Standardization), da IEC (International Electrotechnical Comission) e das entidades de normalizao regional COPANT (Comisso Panamericana de Normas Tcnicas) e AMN (Associao Mercosul de Normalizao).

As normas para trabalhos cientficos em vigor pela ABNT


NBR 14724 Agosto/2002 NBR 6022 Maio/2003 NBR 6023 Agosto/2002 NBR 10520 Agosto/2002 Estabelece os princpios gerais para elaborao de dissertaes, teses e outros trabalhos acadmicos. Fixa as condies de apresentao de artigos de peridicos. Fixa as condies de elaborao de referncias bibliogrficas e outras. Fixa as condies de apresentao de citaes em trabalhos acadmicos.

Principais textos de produo acadmica


MONOGRAFIA

- Produto de leituras, observaes, investigaes, reflexes e crticas desenvolvidas nos cursos de graduao e ps-graduao. Sua principal caracterstica a abordagem de um tema nico (mono + grafia); - Sua estrutura assemelha-se das dissertaes e teses.

DISSERTAO e TESE

- Constituem o produto de pesquisas desenvolvidas em cursos no nvel de psgraduao stricto sensu. Abordam um tema nico, exigindo investigaes prprias rea de especializao e mtodos especficos; - A diferena entre dissertao e tese est no grau de profundidade e originalidade exigido na tese.

RESENHA - Trabalho de sntese, publicado aps a edio

de uma obra, tendo por objetivo servir como veculo de crtica e avaliao. Geralmente constitui seo especial de revistas, sendo tambm chamada de reviso, nota de livro ou recenso.

ENSAIO
- Trabalho que gira em torno de uma temtica

especfica, desenvolvido atravs da comparao de idias levantadas entre dois ou mais autores ou duas ou mais obras que tratam do assunto.

ARTIGO CIENTFICO

- Trabalho acadmico mais elaborado, apresentando, no mnimo, os seguintes elementos: - Cabealho (ttulo; nome(s) e titulao(es) do(s) autor(es)) - Resumo (introduo, metodologia, resultados e concluso) - Palavras-chave (3 a 5) da mais especfica para a menos especfica - Texto (introduo, desenvolvimento e concluso) - Referncias

Dicas prticas para apresentao de trabalhos cientficos


1) Lembre-se de que o que ser avaliado, em grande parte, o seu trabalho escrito, que os membros da banca examinadora j tero lido no ato de sua apresentao. A apresentao oral , portanto, nada mais que um pequeno resumo sobre o trabalho principal, que o texto escrito. No insista em querer apresentar todos os detalhes de uma monografia, por exemplo, em 10 ou 15 minutos.

2) Selecione os aspectos principais para serem apresentados banca, deixando de lado os secundrios. Sugesto de esquema:
INTRODUO 1 CAPTULO 2 CAPTULO 3 CAPTULO CONCLUSO Apresentao geral do tema (cerca de 2 minutos) Sntese das referncias tericas utilizadas (4 min.) Ideia principal do desenvolvimento do tema (3 min.) Apresentao da parte prtica do trabalho (3 min.) Fechamento do trabalho (cerca de 3 minutos)

3) No incio da apresentao do trabalho: - Cumprimente a banca (sem exageros); - Faa a sua apresentao pessoal (nome, curso); - Apresente o ttulo do trabalho e o professor orientador; - Comece a apresentao.

4) Durante a apresentao: - Mantenha um equilbrio no seja nem formal demais, nem relaxado demais em relao linguagem e a postura; - No tente falar difcil para impressionar a banca apenas seja claro; - Seja dinmico no fique totalmente esttico e use variaes de tonalidade na sua fala (tambm sem exageros);

- No se interponha entre a banca e o quadro

ou tela, se voc utilizar um desses recursos.


Quadro/tela

Banca

Apresentador

- No caso de fazer s apresentao oral, fique

de frente para a banca; - Em situaes especiais, pode-se fazer a apresentao sentado, mas essa postura desaconselhvel, pois restringe o dinamismo da exposio do trabalho; - Ateno com as mos: cuidado para no fazer gestos obscenos sem querer. No fique de braos cruzados e nem com as mos nos bolsos da cala o tempo todo. Seja natural.

5) Quanto ao material de apresentao: - No caso de utilizar somente um roteiro escrito durante a apresentao, faa uma cpia para os membros da banca. Elabore somente um esquema com as ideias principais, em uma ou duas folhas no mximo. - Evite apresentao toda lida; isso causa um enorme cansao em todos.

- No caso de usar slides para data-show, use

frases curtas, bem pontuais, s para orientao. - Cuidado na elaborao de slides: no exagere nas cores, formas, tipos de letras, sons e outros recursos. Quanto menos carnavalizao, melhor. Seja simples, objetivo e funcional, como a cincia deve ser.

6) Quanto linguagem: - No diga que est nervoso ou que no sabe determinada parte do trabalho. Deixe que a banca conclua isso, se for o caso mesmo; - No fique se desculpando o tempo todo por alguma falha; - No faa nenhuma referncia ao tempo; apenas cumpra-o. No pergunte se falta tempo, se j acabou etc.

Consideraes finais
Em TODA situao de avaliao

(principalmente quando se envolve uma banca) normal o nervosismo, seja em nvel de graduao, mestrado, doutorado etc. Portanto, natural que haja um pouco de expectativa e tenso por parte do aluno/candidato. A banca sabe disso, e voc no o nico a passar por essa experincia. No entanto, uma atividade acadmica que deve ser aproveitada ao mximo. Curta o momento. a oportunidade de expor suas ideias.

Lembrete: Lexotan, Rivotril e outros do

gnero no so recursos de metodologia cientfica. Evite a dependncia qumica. H situaes que simplesmente no temos condies de resolver. No se martirize por isso. No se culpe, por exemplo, se um recurso de data-show falhar, se o computador no processar um arquivo etc. Tenha sempre cartas na manga.

E, finalmente: seja criativo!

FIM

You might also like