You are on page 1of 11

Prof. MSc.

Marcos Macdo

As idias de Aristteles de Estagira (384-322 a.C.) acerca do movimento so de uma beleza mpar. Para Aristteles havia dois tipos de movimento:
O movimento natural Cada um dos 4 elementos possui um lugar bem definido no universo. O movimento natural de um corpo consiste em uma busca pelo seu lugar natural. O movimento de queda de uma pedra ou da gua, por exemplo, um movimento natural, pois visa retornar aos seus lugares naturais. O movimento forado Deve estar associado presena constante de uma fora. Para ele o meio tambm desempenha um papel fundamental no movimento, oferecendo resistncia e sustentao ao movimento.

Apesar de nunca ter analisado matematicamente suas idias, podemos concluir que para ele:

A velocidade diretamente proporcional fora aplicada no corpo. Quanto maior a fora maior a velocidade. Ao cessar a fora cessa o movimento.

A velocidade inversamente proporcional resistncia oferecida pelo meio. De acordo com suas idias, um corpo abandonado longe de seu lugar natural retorna a ele tanto mais rpido quanto o meio permitir. Vale frisar que a idia de um vcuo hipottico implicaria em uma velocidade infinita o que era (e continua sendo) uma idia absurda.

para ele, a existncia de uma fora propulsora contnua era uma condio para o movimento. Para explicar o movimento forado de um projtil, que ocorre sem a presena aparente de uma fora propulsora, argumentava:

Para

Aristteles, a idia de um movimento retilneo eterno totalmente inaceitvel. A justificativa de que o meio fornecia ao projtil a fora necessria para manter o movimento foi denominada de Antiperistasis. meio no apenas oferecia resistncia como tambm sustentava o movimento.

A fora impressa de Hiparco e Filoponos


Hiparco de Nicia (130 a.C.) discorda da Antiperistasis de Aristteles,

argumentando que o lanador transmite uma fora ao projtil que a absorve. A fora absorvida pelo corpo consumida medida que o corpo se move.

Queda livre segundo a teoria da fora impressa

A superfcie sustenta o corpo imprimindo nele uma fora para cima que equilibra o peso e que absorvida pelo corpo. H tambm uma tendncia do corpo para baixo, o peso. Como o peso e a fora impressa se equilibram, o corpo permanece em repouso.

Ao se retirar a superfcie que sustenta o corpo, a fora impressa que foi absorvida por ele comea a ser gasta. Alterando o equilbrio inicial. Desfeito o equilbrio inicial, o corpo tende a se mover para baixo cada vez mais rpido, pois a fora impressa vai sendo gasta.

Quando a fora impressa no corpo finalmente se extingue, o corpo passa a cair com velocidade constante at cair no cho (ou onde quer que seja!).

Lanamento vertical segundo a teoria da fora impressa


A fora impressa pelo arremessador maior que o peso. O corpo comea a se deslocar para cima com velocidade tanto maior quanto maior for o desequilbrio entre as foras. A fora impressa vai sendo consumida a medida que o corpo se move, conseqentemente a velocidade de subida cada vez menor. O corpo pra de subir quando a fora impressa e o peso momentaneamente se igualam. Pois o equilbrio de foras tem como conseqncia imediata o repouso. Aps o equilbrio momentneo, a fora impressa finalmente se torna menor que o peso e o corpo inicia seu movimento de queda que j foi descrito acima.

No trabalho de Hiparco j vemos a idia rudimentar de queda acelerada, subida retardada e velocidade limite de queda. No entanto, ainda no se cogita o movimento sem a presena de foras. Filoponos tambm rejeita a antiperistasis de Aristteles, para ele a nica funo do meio oferecer resistncia ao movimento.

O mpetus de Jean Buridan


o mpetus adquirido pelo corpo atravs do agente movedor (mo, canho, etc.) e o corpo fica impregnado dele. Sobre o mpetus, Buridan afirmava que: Tinha carter eterno e s podia ser dissipado por influncias externas (gravidade, resistncia do meio, etc.). Era proporcional quantidade de matria e velocidade do corpo. Um misto entre o que chamamos de fora e o que chamamos de quantidade de movimento ou momento linear.

Avicena
A noo de fora impressa reaparece no trabalho do filsofo rabe Avicena (980 - 1037). Para ele, a fora que um projtil adquire algo anlogo ao que o fogo fornece gua. Avicena explica o movimento de um projtil arremessado horizontalmente da seguinte forma: inicialmente o projtil move-se em linha reta na direo em que foi lanado at que a fora horizontal que lhe foi impressa seja totalmente gasta. Quando isso acontece, o projtil para momentaneamente, e logo passa a se mover pra baixo sob a ao de seu peso natural. Para o filsofo Avicena, a trajetria de um projtil lanado horizontalmente deveria ser um L invertido.

Veio enfim Galileu


Galileu descreveu a inrcia de um corpo como uma propriedade intrnseca da matria. Com outras palavras, a matria tem a propriedade de resistir s aceleraes. A massa uma medida dessa inrcia. Ao contrrio do que muitos pensam, quando medimos a massa de um corpo no estamos medindo a quantidade de matria que h no corpo. Quantidade de matria se mede em mol. A principal consequncia disso que no h a necessidade de uma fora para manter um movimento, ele se mantm por si s. Foras servem para alterar esse movimento.

Alm de inaugurar a dinmica com essa lei que mais tarde foi utilizada por Newton para descrever sua mecnica, Galileu tambm descreveu o movimento pendular, a proporcionalidade entre o deslocamento e o quadrado do tempo entre outras sacadas geniais!

You might also like