You are on page 1of 25

CNCER DE MAMA

Rafaela Oliveira e Sheyliene Tomaz

CNCER DE MAMAESTATSTICAS

Segundo tipo mais frequente no mundo, o cncer de mama o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognstico relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por cncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doena ainda diagnosticada em estgios avanados. Na populao mundial, a sobrevida mdia aps cinco anos de 61%.

CNCER DE MAMAESTATSTICAS

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etria sua incidncia cresce rpida e progressivamente. Estatsticas indicam aumento de sua incidncia tanto nos pases desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS), nas dcadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidncia ajustadas por idade nos Registros de Cncer de Base Populacional de diversos continentes.

CNCER DE MAMAESTATSTICAS

Estimativa de novos casos: 49.240 (2010) Nmero de mortes: 11.860, sendo 11.735 mulheres e 125 homens (2008) Segundo dados do Instituto Nacional do Cncer (INCA), so esperados de 49.400 novos casos de cncer de mama em 2010, com um risco de 49 casos a cada 100 mil mulheres, principalmente nas regies Sul e Sudeste, onde j existe uma concentrao maior de diagnsticos da doena. O mapa abaixo mostra dados do INCA para 2010 de acordo com os estados do Brasil:

DEFINIO

Cncer o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenas que tm em comum o crescimento desordenado (maligno) de clulas que invadem os tecidos e rgos, podendo espalhar-se (metstase) para outras regies do corpo. O Cncer de mama um tumor que se origina quando as clulas da mama comeam a se dividir e multiplicar de maneira desordenada, originando uma neoplasia. Eles podem ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, sendo que nas mulheres muito mais freqente.

TIPOS

Carcinoma ductal: quando as clulas envolvidas so os ductos mamrios. Podem ser in situ, quando no ultrapassam as primeiras camadas de clulas, ou invasor, quando acomete tecidos vizinhos; - Carcinoma lobular: quando as clulas so lbulos (ou bulbos) que produzem o leite. Esse tipo de tumor tambm pode ser in situou invasor e normalmente acomete as duas mamas; - Carcinoma inflamatrio: um tipo raro de cncer de mama que compromete toda a mama por ser altamente invasor, deixando-a quente, inchada e vermelha,

TIPOS

Sarcoma de mama: so tumores originados dos tecidos conjuntivos (msculo ou gordura) da mama. Podem ser: fibro-histiossarcoma maligno, fibrossarcoma, leiomiossarcoma; - Tumores raros de mama, como a doena de Paget, que se inicia no mamilo; linfomas, que acometem o sistema linftico da mama; carcinoma mucinoso, carcinoma medular, carcinoma tubular, carcinoma papilfero, tumor filide maligno, dentre outros.

CAUSAS

O cncer de mama no tem uma causa nica. Diversos fatores, tanto genticos quanto ambientais, podem influenciar o aparecimento e o desenvolvimento desse tipo. A idade constitui outro fator de risco para a doena, uma vez que h um aumento rpido na incidncia do cncer de mama medida que se envelhece (principalmente aps os 50 anos). Embora a hereditariedade seja responsvel por apenas 10% do total de casos, mulheres com histria familiar de cncer de mama, especialmente se uma ou mais

CAUSAS

As mudanas provocadas no meio ambiente pelo prprio homem, os 'hbitos' e o 'estilo de vida' adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de cncer. tabagismo, Hbitos alimentares, Alcoolismo, Medicamentos, Fatores ocupacionais, Radiao solar, Hbitos sexuais.

SINAIS E SINTOMAS

Ndulo mamrio ou um espessamento de parte da mama que a deixe diferente do tecido em volta; - Secreo de sangue ou algum outro lquido pelo mamilo; - Mudana no formato ou tamanho da mama; - Mudana na pele da mama, como aparecimento de ondulaes ou covas; - Inverso do mamilo para dentro da mama; - Descamao da pele dos mamilos; - Vermelhido.

SINAIS E SINTOMAS

Mudanas de cor, reentrncias ou enrugamentos em uma determinada rea da mama; - Presena de um ou mais ndulos nas axilas; - Sensao de calor, rubor ou inchao na mama. importante ressaltar que nem todo ndulo mamrio um cncer de mama. Cerca de 4 dentre 5 casos de ndulos mamrios que so diagnosticados so benignos. Entretanto, sempre importante que um mdico faa o diagnstico correto. Os sintomas de cncer de mama masculino so bem semelhantes ao feminino e na suspeita, um mdico

Outros fatores de risco que os cientistas acreditam estar relacionado ao cncer de mama so:

- Exposio radiao ionizante em idade inferior a 35 anos; - Obesidade; - Menarca precoce (idade da primeira menstruao); - Menopausa tardia (idade da ltima menstruao); - Ocorrncia da primeira gravidez aps os 30 anos; - Nuliparidade (no ter filhos); - Fazer terapia de reposio hormonal ps-menopausa; - Ingesto regular de lcool, mesmo em quantidades moderadas; - Ocorrncia anterior de cncer de mama, sendo esse um dos principais fatores de risco para desenvolvimento

PREVENO

Ainda no h certeza da associao do uso de plulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o cncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doena mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrognio, que fizeram uso da medicao por longo perodo e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez. A preveno primria dessa neoplasia ainda no totalmente possvel devido variao dos fatores de risco e as caractersticas genticas

AUTOEXAME DAS MAMAS

O INCA no estimula o autoexame das mamas como mtodo isolado de deteco precoce do cncer de mama. A recomendao que o exame das mamas pela prpria mulher faa parte das aes de educao para a sade que contemplem o conhecimento do prprio corpo.

Evidncias cientficas sugerem que o autoexame das mamas no eficiente para a deteco precoce e no contribui para a reduo da mortalidade por cncer de mama. Alm disso, traz consequncias negativas, como aumento do nmero de bipsias de leses benignas, falsa sensao de segurana nos exames falsamente negativos e impacto psicolgico negativo nos exames falsamente positivos.
Portanto, o exame das mamas feito pela prpria mulher no substitui o exame fsico realizado por profissional de sade (mdico ou enfermeiro) qualificado para essa atividade.

Uma vez detectado o cncer de mama, o mdico pode solicitar mais exames para saber qual o estgio de evoluo do tumor. Esses exames incluem:

- Testes de sangue; - Mamografia da outra mama; - Raio-X do trax; - Tomografia computadorizada; - Tomografia de emisso de psitrons. Esses exames ajudam a detectar em qual nvel o tumor est e qual o grau de comprometimento de tecidos e rgos vizinhos. O cncer de mama tem estgios de 0 a IV dependendo da sua gravidade e grau de invaso. No estgio 0, o cncer considerado carcinoma in situ, ou seja, ainda no invasivo.

DIAGNSTICO CLNICO

Exame Clnico das Mamas (ECM) Quando realizado por um mdico ou enfermeira treinados, pode detectar tumor de at 1 (um) centmetro, se superficial. Deve ser feito uma vez por ano pelas mulheres entre 40 e 49 anos. Mamografia (radiografia da mama) permite a deteco precoce do cncer, ao mostrar leses em fase inicial, muito pequenas (medindo milmetros). Deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou segundo recomendao mdica. realizada em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamgrafo. Nele, a mama comprimida de forma a fornecer

DIAGNSTICO CLNICO

-Ultrassom das mamas: nesse exame, ondas sonoras so usadas para produzir imagens do interior da mama. - Ressonncia Magntica: tem por funo mostrar imagem do interior da mama. Antes do exame, o paciente recebe uma injeo de corante. - Bipsia: remove uma parte das clulas suspeitas e ajuda a determinar se so realmente malignas ou no. Uma amostra de bipsia tambm analisa qual o tipo de clula envolvida no cncer de mama, qual o seu estgio de evoluo, o grau de agressividade e

LEI 11.664 DE 2008

Ao estabelecer que todas as mulheres tm direito mamografia a partir dos 40 anos, a Lei 11.664/2008 que entrou em vigor em 29 de abril de 2009 reafirma o que j estabelecido pelos princpios do Sistema nico de Sade. Embora tenha suscitado interpretaes divergentes, o texto no altera as recomendaes de faixa etria para rastreamento de mulheres saudveis: dos 50 aos 69 anos.

Os procedimentos cirrgicos para o cncer de mama incluem:


Lumpectomia: nessa cirurgia, removido o tumor e parte do tecido ao redor da massa tumoral - Mastectomia parcial e quadrantectomia: esta cirurgia remove mais tecido ao redor do tumor que a lumpectomia. Na quadranctomia, remove-se da mama. - Mastectomia total: nessa cirurgia, remove-se todo o tecido da mama com o tumor. A mastectomia pode envolver a retirada de todo o tecido da mama (tecido gorduroso, ductos, pele, arola e mamilos) ou tambm retirada do tecido muscular sob a mama, juntamente com linfonodos axilares. - Remoo de linfonodos: o cncer de mama pode, por vezes, se espalhar para os linfonodos. O cirurgio determinar se um ou mais linfonodos axilares para evitar que o cncer se espalhe para outros rgos. As cirurgias podem ter complicaes inerentes tcnica, como sangramentos e infeces. No caso da remoo total da mama, as mulheres podem optar por reconstruo aps a cirurgia. As opes incluem

Os procedimentos cirrgicos para o cncer de mama incluem:

A radioterapia usa raios altamente energticos para matar as clulas do cncer. Normalmente, empregase grandes mquinas para lanar radiao na regio afetada, entretanto, a radiao pode ser administrada colocando-se um material radioativo dentro do corpo do paciente (braquiterapia). Radiao externa normalmente usada aps a lumpectomia para cnceres que esto em estgio inicial. Mdicos tambm podem recomendar a radioterapia para a mastectomia total de cnceres que esto em estgio avanado.

Os procedimentos cirrgicos para o cncer de mama incluem:

Na quimioterapia, utilizam-se medicamentos para matar as clulas tumorais. Se o cncer tem alta chance de recidiva ou de se espalhar para outras partes do corpo, o mdico pode indicar a quimioterapia aps a cirurgia de remoo do tumor para diminuir as chances de complicao. A quimioterapia tambm indicada para pacientes com metstase. - Hormonioterapia: esse tipo de tratamento indicado para tumores que so sensveis a hormnios femininos: estrgeno e progesterona. cirurgia ou medicamentos que interrompem a produo de hormnios pelos ovrios.

COMPLICAES

Uma grave complicao do cncer de mama a sua capacidade de invadir outros rgos, ocasionando crescimento tumoral em diversas partes do corpo, como pulmes, rins, fgado, crebro e ossos. A hipercalcemia a maior complicao metablica do cncer de mama, estando normalmente relacionada presena de metstase ssea (cerca de 80% das pacientes evoluem para metstase ssea). No quadro de hipercalcemia, o paciente apresenta fadiga, nusea, vmitos, constipao, cefalia, poliria (necessidade de urinar muitas vezes ao dia) e desidratao. Quando no tratada, o paciente pode ainda apresentar: confuso mental, sonolncia e coma.

COMPLICAES

Metstase cerebral tambm uma das complicaes do cncer de mama, que atinge de 5,9 a 39% dos casos. Nesse caso, o paciente pode apresentar aumento da presso intracraniana e cefalia. A compresso medular tambm pode ser decorrente da metstase cerebral do cncer de mama. Nesse caso, os principais sintomas so dor, fraqueza, disfuno autnoma e diminuio da sensibilidade. A metstase leptomenngea (que atinge as meninges) mais freqente no carcinoma lobular e os pacientes podem reclamar de cefalia, diplopia (viso dupla), deficincia auditiva, fraqueza de membros etc. Outras complicaes das metstases do cncer de mama incluem derrame pleural neoplsico, linfagite carcinomatosa (quando a metstase torcica) e linfedema de brao

Fontes de referncia: Site: inca.com.br // Hcp.com.br

OBRIGADA!!!!

You might also like