You are on page 1of 45

Prof.

Gabriela Novaes

Conhecer e distinguir os aspectos das doenas importante no desenvolvimento dos cuidados de enfermagem. medida que se tem conhecimento, possvel tratar a doena e resgatar os aspectos de sade.

Psicose

um estado psquico no qual se verifica "perda de contato com a realidade". Caracteriza-se por sintomas como alucinaes e delrio, pensamento desorganizado e bizarro.

Principais caractersticas da psicose


Existe uma intensa desorganizao da personalidade; O pensamento e o comportamento so alterados; Ocorre um afastamento da realidade, criandose outra, prpria do individuo, as concepes so fantasiosas; Ocorre a presena de atividade delirante; As emoes podem apresentar-se inadequadas; O individuo geralmente no reconhece que esta doente.

Psicoses mais freqentes

Esquizofrenia

Depresso

Esquizofrenia
Foi inicialmente definida como demncia precoce, sendo que em 1911 a conceituaram como esquizofrenia. No se sabe a causa da esquizofrenia. Acreditase que possa ser o resultado da interao de vrios fatores como genticos, psicolgicos, biolgicos, culturais e ambientais.

Sintomatologia
Sintomas fundamentais: distrbios do pensamento; perturbao da afetividade, autismo, ambivalncia, distrbios da vontade e do comportamento; Sintomas acessrios: delrios, alucinaes e distrbios catatnicos.

Sintomas fundamentais

Os distrbios do pensamento so mais freqentes, ou seja, existe uma dificuldade de o individuo pensar estruturadamente; manifesta-se inicialmente, como desconexo e sem lgica, chegando confuso mental. A confuso, s vezes, no constante e pode ter significado no mundo psictico;

As perturbaes da afetividade so de grande variedade, chamando a ateno a ambivalncia e os duplos sentimentos inconciliveis, como por exemplo, amor e dio ao mesmo tempo para com a mesma pessoa; O autismo pode ser entendido como o fechamento em si, constituindo-se outro sintoma.

Sintomas assessrios ou complementares

O delrio visto como juzos patologicamente falseados. O delrio um erro do ajuizar, que tem origem no transtorno mental. Podemos citar como exemplo o individuo que acredita que um amigo esta controlando sua conduta com ondas magnticas ou que as pessoas de um determinado programa de televiso esto enviando mensagens dirigidas a ele, ou que seus prprios pensamentos so ouvidos por outras pessoas.

A alucinao esta presente quando o sujeito percebe estmulos ou objetos que na realidade no existem. As alucinaes auditivas so as mais frequentes, aparecem sob forma de zumbidos, rudos, passos e vozes e raramente so de contedo amigveis. As alucinaes visuais em que o paciente v objetos, figuras ou cenas inteiras so mais raras.

Alucinaes olfativa e gustativa, sentese um sabor diferente nas comidas e bebidas, que geralmente tem um gosto desagradvel. Nas alucinaes do tipo ttil, os pacientes sentem pequenos animais andando sobre a pele: baratas, pulgas, formigas, e outros.

Os sintomas catatnicos so perturbaes da motricidade e do impulso e podem variar da seguinte forma: estupor, em que o individuo encontra-se imvel e totalmente calado, embora seja lcido e bastante sensvel, e inquietao psicomotora, quando os pacientes no param de andar ou de se movimentar, tornando-se as vezes agressivo.

Sintomas Positivos e Negativos

A diviso dos sintomas psicticos em positivos e negativos tem por finalidade dizer de maneira objetiva o estado do paciente. Tendo como ponto de referncia a normalidade, os sintomas positivos so aqueles que no deveriam estar presentes como as alucinaes, e os negativos aqueles que deveriam estar presentes mas esto ausentes, como o estado de nimo, a capacidade de planejamento e execuo, por exemplo. Portanto sintomas positivos no so bons sinais, nem os sintomas negativos so piores que os positivos.

Sintomas positivos

Alucinaes - as mais comuns nos esquizofrnicos so as auditivas. O paciente geralmente ouve vozes depreciativas que o humilham, xingam, ordenam atos que os pacientes reprovam, ameaam, conversam entre si falando mal do prprio paciente. Pode ser sempre a mesma voz, podem ser de vrias pessoas podem ser vozes de pessoas conhecidas ou desconhecidas, podem ser murmrios e incompreensveis, ou claras e compreensveis. Da mesma maneira que qualquer pessoa se aborrece em ouvir tais coisas, os pacientes tambm se afligem com o contedo do que ouvem, ainda mais por no conseguirem fugir das vozes. Alucinaes visuais so raras na esquizofrenia, sempre que surgem devem pr em dvida o diagnstico, favorecendo perturbaes orgnicas do crebro.

Delrios - Os delrios de longe mais comuns na esquizofrenia so os persecutrios. So as idias falsas que os pacientes tm de que esto sendo perseguidos, que querem mat-lo ou fazer-lhe algum mal. Os delrios podem tambm ser bizarros como achar que est sendo controlado por extraterrestres que enviam ondas de rdio para o seu crebro. O delrio de identidade (achar que outra pessoa) a marca tpica do doente mental que se considera Napoleo. No Brasil o mais comum considerar-se Deus ou Jesus Cristo.

Perturbaes do Pensamento - Estes sintomas so difceis para o leigo identificar: mesmos os mdicos no psiquiatras no conseguem perceb-los, no porque sejam discretos, mas porque a confuso tamanha que nem se consegue denominar o que se v. H vrios tipos de perturbaes do pensamento, o diagnstico tem que ser preciso porque a conduta distinta entre o esquizofrnico que apresenta esse sintoma e um paciente com confuso mental, que pode ser uma emergncia neurolgica.

Alterao da sensao do eu - Assim como os delrios, esses sintomas so diferentes de qualquer coisa que possamos experimentar, exceto em estados mentais patolgicos. Os pacientes com essas alteraes dizem que no so elas mesmas, que uma outra entidade apoderou-se de seu corpo e que j no ela mesma, ou simplesmente que no existe, que seu corpo no existe.

Sintomas negativos

Falta de motivao e apatia - Esse estado muito comum, praticamente uma unanimidade nos pacientes depois que as crises com sintomas positivos cessaram. O paciente no tem vontade de fazer nada, fica deitado ou vendo TV o tempo todo, freqentemente a nica coisa que faz fumar, comer e dormir. Descuida-se da higiene e aparncia pessoal. Os pacientes apticos no se interessam por nada, nem pelo que costumavam gostar.

Embotamento afetivo - As emoes no so sentidas como antes. Normalmente uma pessoa se alegra ou se entristece com coisas boas ou ruins respectivamente. Esses pacientes so incapazes de sentir como antes. Podem at perceber isso racionalmente e relatar aos outros, mas de forma alguma podem mudar essa situao. A indiferena dos pacientes pode gerar raiva pela apatia conseqente, mas os pacientes no tm culpa disso e muitas vezes so incompreendidos.

Isolamento social - O isolamento praticamente uma conseqncia dos sintomas acima. Uma pessoa que no consegue sentir nem se interessar por nada, cujos pensamentos esto prejudicados e no consegue diferenciar bem o mundo real do irreal no consegue viver normalmente na sociedade.

Cuidados de enfermagem
O paciente no pode ser tratado como um doente, mais como individuo, ao cuidados de enfermagem precisam atender s necessidades especificas. Proporcionar confiana, vincular-se a ele e ajud-lo a desenvolver o relacionamento com outras pessoas.

Os dados da realidade quando distorcidos, devem ser pontuados. O profissional deve ajudar o paciente a corrigi-los, porem ter cuidado para no impor. Estimular a participao em grupos e nas teraputicas oferecidas.

Em casos de agitao psicomotora, necessrio proteger o paciente, os outros e os profissionais. Primeiro fazse uma interveno junto ao paciente, solicitando que ele se tranquilize; s vezes entender os motivos e,se possvel, resolv-los suficiente para a volta da tranquilidade.

A conteno fsica o ultimo recurso a ser utilizado, quando extremamente necessrio, no funciona como castigo, mais como proteo. Quando necessrio a conteno, solicitar a ajuda de outros profissionais e evitar gestos violentos como a gravatada.

Os movimentos do paciente devem ser restringidos no local onde se encontra; posteriormente, levado ao leito, amarrando-se os braos e as pernas, com faixas nas grades da cama, certificando-se que os membros no se encontram garroteados. O tempo de conteno o mnimo suficiente para limitar a agitao.

A enfermagem deve atender as necessidades fsicas do paciente, como alimentao, higiene, vestimentas e estimular o auto cuidado.

Depresso

A depresso atualmente conhecida como um grave problema de sade publica. De acordo com a Organizao Mundial de Sade, ela afeta mais de cinqenta milhes de pessoas em todo mundo e a primeira causa de incapacidade entre todos os problemas no mbito da sade. A depresso vivenciada pela alterao do humor, tendo como elemento central o humor triste.

A pessoa deprimida ou com predisposio, s vezes com uma chateao corriqueira, pode ser nocauteada e cair num abismo sem fim. Por que assim que se sente um deprimido. Uma pessoa sem perspectiva de vida, sem amor prprio, pessimista, desanimada que no v graa em nada a no ser no seu isolamento e luto em vida. Este desnimo perante a vida no falta de atitude e sim um mau funcionamento cerebral. Porque embora muitas pessoas acham a depresso uma frescura, ela uma doena, um desequilbrio bioqumico dos neurotransmissores (mensageiros qumicos do impulso nervoso) responsveis pelo controle do estado de humor.

A dopamina e serotonina so neurotransmissores que esto muito associados ao estado afetivo das pessoas. A serotonina est ligada a sentimentos de bem estar ou mal estar. Ela regula o humor, o sono, a atividade sexual, o apetite, o ritmo cardaco, as funes neuroendcrinas, temperatura corporal, sensibilidade dor, atividade motora e funes cognitivas. A dopamina est associada sensao de euforia, entusiasmo e prazer. Esta regula o controle do movimento, da percepo e da motivao. Na depresso a dopamina, serotonina e outras substncias qumicas como a noradrenalina, cido gamaaminobutrico e acetilcolina ficam alterados, desorganizando o estado de humor, as emoes, capacidade mental e o bem estar geral do organismo.

Causas

Acredita-se que a depresso um fator gentico, pois aparecem em algumas famlias e em gmeos tambm. A depresso tambm pode ocorrer depois de uma situao estressante ou de perda. comum sentirse triste, desesperado numa crise financeira, separao ou morte de um ente querido. Tambm normal se sentir fragilizado aps uma situao estressante como um assalto, estupro ou seqestro. Esta tristeza e medo tende a passar depois de um perodo de duas semanas a seis meses. S que s vezes a pessoa no consegue reagir e esta tristeza se transforma em depresso, principalmente nas pessoas com predisposio doena.

Algumas doenas fsicas que tambm podem causar depresso: esclerose mltipla, derrame, hepatite, hipotireoidismo, apnia do sono, hipertenso, insuficincia cardaca, diabetes. Alm das doenas terminais como cncer e Aids. Alguns medicamentos e drogas tambm levam depresso como: cortisona, anfetaminas, plulas anticoncepcionais, quimioterapia, lcool, crack, ecstasy, maconha entre outros.

Sintomatologia
Tristeza vital: a tristeza muito intensa, vem acompanhada de mal-estar, diferente de uma tristeza comum; Angstia: uma queixa constante dos pacientes, sem que eles tenham definio para essa sensao; Desesperana: existe um sentimento frequentemente pessimista;

Inibio: os movimentos tornam-se lentos e limitados. O pensamento tambm lento, arrastado e penoso, assim como a linguagem; Risco de suicdio: essa idia s vezes frequente ou passa despercebida; Manifestaes fsicas: mos frias e cianticas, aumento ou diminuio da presso arterial, rosto plido, diminuio dos reflexos, cefalia e insnia.

Cuidados de enfermagem
A idia de desistir da vida pode ser manifestada por isolamento, por interrupo da ingesta espontnea de alimentos, por descuido da aparncia fsica. A enfermagem deve fazer isso por ele, de inicio, pode ser necessrio colocar alimentos na boca do paciente e lhe dar banho. O estimulo constante fundamental para que o paciente volte a assumir esses cuidados bsicos.

Eliminar objetos de risco; Deve estar junto ao paciente para atendelo e demonstrar que ele tem uma importncia na vida. Conversar, ouvir, convid-lo a fazer uma atividade que antes lhe dava prazer, no acusar de fingimento, nem chamar de preguioso. A enfermagem pode e deve funcionar como um elo de ligao entre o deprimido e a famlia, esclarecendo a importncia dos familiares no processo de tratamento.

Alcoolismo

um problema comum que afeta milhares de pessoas no mundo inteiro. O lcool considerado pela OMS como uma das 5 doenas mais incapacitantes.

Fatores predisponentes
Conflitos emocionais ou pessoais; Dificuldades escolares, sociais e/ou profissionais; Perdas; Crises familiares, ausncia dos pais, filhos de alcoolista, presso social.

Os chamados fatores protetores podem evitar a continuidade do habito ou recadas, como: boas oportunidades de emprego, educao, envolvimento em trabalhos sociais, grupos de auto-ajuda, tratamento clinico e psicolgico.

Causas do alcoolismo
1) Fatores Genticos - 50% dos alcoolistas tem pais com o mesmo problema. Estudos com filhos de alcoolistas adotados por famlias abstemias reforam o carter gentico. 2) Doenas Mentais - H freqentes associaes entre algumas doenas mentais e alcoolismo (depresso, transtorno do pnico, fobia social, transtorno de personalidade, etc). Essa associao pode ser mera coincidncia como pode ser reflexo de uma chance maior de desenvolver estas doenas conjuntamente devido a anormalidades etiolgicas semelhantes, ou pode ainda ser conseqncia do uso inicial do lcool como agente aliviador de sintomas.

3) Personalidade - No h evidencias de um tipo especifico de personalidade para os alcoolistas, embora o uso patolgico do lcool possa ser reflexo da mesma. Alguns traos so comuns como dependncia, hostilidade, egocentrismo, tendncia auto-agressiva. 4) Fatores Metablicos - Sem duvida, o lcool participa de mudanas metablicas nos alcoolistas. difcil saber se elas j ocorriam antes ou so conseqncia do uso excessivo de lcool. Talvez os alcoolistas tenham uma sensibilidade maior ao lcool devido a algum transtorno metablico de forma que aps o contato maior com o lcool, sua presena se torne fundamental para o metabolismo.

5) Fatores culturais-comportamentais O uso do lcool muito difundido e estimulado em nossa sociedade. Em alguns grupos, o beber pode ser fator decisivo para ser aceito ou no. Algumas famlias tambm tm no lcool a resposta para alegrias e problemas. Todas essas situaes podem levar indivduos ao abuso e conseqente dependncia.

Problemas clnicos e complicaes psiquitricas no alcoolista

Problemas clnicos: hepatomegalia, hipertenso arterial, tremores, arritmias, perda de pelos, ginecomastia, pelagra. Complicaes psiquitricas: podem ser decorrentes da crise de abstinncia, provocando tremores, sudorese intensa, insnia, pesadelos, nuseas e vmitos

A crise de abstinncia pode evoluir para Delirium tremens(DT), um quadro dramtico, que requer internao. Os sintomas so desorientao de tempo e espao; alucinaes visuais; tremores, principalmente de mos e braos; idias de perseguio. Sintomas fsicos: desidratao, hipertenso, hipertermia, taquicardia e sudorese.

Cuidados de enfermagem
Respeitar e compreender o paciente; Ajudar nas necessidades bsicas de alimentao, hidratao, repouso e segurana; Orientar a procurar grupos de ajuda (AA)

You might also like