You are on page 1of 28

ESCREVENDO E PONTUANDO

Por que importante pontuar?

O uso correto da pontuao essencial para passar para o texto todas as ideias e emoes que seriam transmitidas na linguagem oral por meio da entonao. Um texto sem pontuao pode tornar-se sem sentido, e uma pontuao mal feita pode deturpar seu significado real.

Como utilizar a pontuao?

Muitas pessoas no do o devido valor acentuao, acham que no h problemas em se esquecer uma vrgula, um ponto final ou um parnteses ou simplesmente ignoram os sinais. No entanto, uma vrgula ou um ponto pode mudar todo o sentido de uma nica orao. Observe: Eu ir l claro que no. Agora veja: Eu, ir l? Claro que no! !

Como se pode observar na ltima orao, a acentuao acompanha nossa fala, nossa entonao. Dessa forma, fica possvel perceber as pausas feitas pelo falante, a fim de demonstrar com clareza o que e como quer dizer algo. Por exemplo: voc d parabns a uma pessoa dessa forma: Parabns. Desejo felicidades. , com o uso de ponto final na entonao, igual um rob?

Creio que no, pois queremos transmitir alegria nas felicitaes, e o mais certo nessa ocasio abusar do sinal grfico que representa esse sentimento de euforia: o ponto de exclamao (!). Assim: Parabns! Muitas felicidades! Fica bem melhor, no ? Logo, a acentuao faz parte da nossa linguagem falada e escrita, e imprescindvel saber como us-la corretamente.

Usam-se aspas quando?

Usam-se aspas: a) Quando h palavras ou expresses populares, grias, neologismos, estrangeirismos ou arcasmos. Exemplos: H trombadinhas nas cidades grandes batendo carteira o tempo todo, mas no h providncias. Por favor, antes de sair, faa um backup! Ele mora l nos cafund do Judas!

b) Antes ou depois de citaes. (*) Exemplos: Neste sbado, 31/01/09, o ministro do Trabalho disse o seguinte a respeito do aumento no salrio mnimo para R$ 460,00: "Esse aumento representa beneficiar mais de 45 milhes de pessoas, entre aposentados e pensionistas". c) Para assinalar palavras ou expresses irnicas. Exemplos: Eles se comportaram super bem. Sim, porque so uns anjinhos.

Dois pontos:

Em enumeraes Exemplo: A mulher foi feira e levou: dinheiro, uma sacola, carto de crdito e uma luva. Antes de uma citao Exemplos: A respeito de fazer o bem aos outros, Confcio disse certa vez: O ver o bem e no faz-lo sinal de covardia.

Quando se quer esclarecer algo Exemplos: Ele conquistou o que tanto desejava: uma vaga no TRT de Braslia. Abriu mo do que mais gostava: acordar tarde. Mas foi recompensado por isso.

Aps as palavras: exemplo, observao, nota, importante, etc. Exemplos: a) Importante: No se esquea de colocar hfen na palavra ponto-e-vrgula. b) Observao: o ponto de interrogao pode indicar surpresa:

Parnteses

1. Fazer um comentrio ou explicao a respeito do que se escreve: a) O Joo (aquele que fez aniversrio nesta semana) perguntou sobre voc hoje! b) Eu, voc e ele contaremos as boas novas. (pronomes)

2. Indicar informaes bibliogrficas, como: o autor, o nome da obra, o ano de publicao, a cidade, a pgina, etc.:
a) O texto ser incoerente se seu produtor no souber adequ-lo situao, levando em conta inteno comunicativa, objetivos, destinatrio, regras socioculturais, outros elementos da situao, uso dos recursos lingsticos, etc. Caso contrrio, ser coerente. (Ingedore G. Vilhaa Koch e Luiz Carlos Travaglia. A coerncia textual. So Paulo: Contexto, 1993. p. 50.)

Os parnteses podem surgir, ainda, nas peas teatrais, quando o autor quer explicitar a ao tomada pela personagem.

Joo Onde voc estava? Maria Na padaria. Fui comprar um sonho para voc. Joo Hum...que delcia...mas meu maior sonho eu j tenho: voc!
(Saem abraados pela direita)

Ponto e vrgula

usado: Para separar itens em uma enumerao (comuns em leis): Art. 1 A locao de imvel urbano regula-se pelo disposto nesta Lei. Pargrafo nico. Continuam regulados pelo Cdigo Civil e pelas leis especiais: a) as locaes: 1. de imveis de propriedade da Unio, dos Estados dos Municpios, de suas autarquias e fundaes pblicas; 2. de vagas autnomas de garagem ou de espaos para estacionamento de veculos; 3. de espaos destinados publicidade.

Para apartar oraes coordenadas muito extensas ou que j possuam vrgula: s vezes, tambm a gente tem o consolo de saber que alguma coisa que se disse por acaso ajudou algum a se reconciliar consigo mesmo ou com a sua vida; sonhar um pouco, a sentir uma vontade de fazer coisa boa. (Rubem Braga)

Pode vir ainda substituindo a vrgula, a fim de se ter uma pausa um pouco mais longa. Isso acontece antes das conjunes adversativas (contudo, mas, porm, entretanto, todavia): 1. Quero sair mais com voc; pois um casal precisa ter boas amizades. 2. Amanh dia de prova; porm no comecei a estudar ainda.

Pontos

Ponto-Final (.) Empregamos o ponto-final quando pretendemos encerrar uma frase declarativa: No quero saber de conversa.

Ponto de exclamao (!) Nas frases exclamativas: Isso muito interessante! No podemos continuar assim!

Ponto de interrogao (?) Logo, sempre quando h uma indagao, um questionamento, h um ponto de interrogao. Observe: Voc no quer jantar? Eu?! Tem certeza?

Reticncias

As reticncias so usadas nos seguintes casos: 1. Para interromper um pensamento de forma que o leitor subentenda o que seria enunciado ou imagine:

a) Ele disse que no queria, mas... b) Nada disso teria acontecido se... voc sabe.

2. Para indicar hesitaes comuns na oralidade: a) Da ele pegou...ele pegou...como se diz mesmo...uma boina. b) No sei se voc vai, mas...mas...no sei...penso que ser muito bom! 3. Em trechos suprimidos de um texto: a) (...) no existe texto incoerente em si, mas texto que pode ser incoerente em/para determinada situao comunicativa. (...) (Ingedore Villaa A coerncia textual)

4. Para transmitir mais emoo e subjetividade para quem l: a) (...) 'Stamos em pleno mar... Dois infinitos Ali se estreitam num abrao insano, Azuis, dourados, plcidos, sublimes... Qual dos dous o cu? qual o oceano?... 'Stamos em pleno mar. . . Abrindo as velas Ao quente arfar das viraes marinhas, Veleiro brigue corre flor dos mares, Como roam na vaga as andorinhas... (...) (Navio Negreiro Castro Alves)

Travesso

1. Iniciar a fala de uma personagem: Exemplo: A menina enfim disse: - No vamos nos preocupar com o porvir porque vamos dar nosso melhor hoje! 2. Indicar mudana de interlocutor em um dilogo: - Vou fazer exerccios e preocupar mais com minha sade. - Farei o mesmo.

3. Para enfatizar alguma palavra ou expresso em um texto ou em substituio vrgula: a) O grupo teatral super elogiado pela imprensa estava deixando o hotel esta manh. b) Luiz Incio presidente da repblica no pode se candidatar para uma nova eleio!

O uso da vrgula

Usa-se a vrgula: Para marcar intercalao: a) do adjunto adverbial: O caf, em razo da sua abundncia, vem caindo de preo.

b) da conjuno: Os cerrados so secos e ridos. Esto produzindo, todavia, altas quantidades de alimentos.
c) das expresses explicativas ou corretivas: As indstrias no querem abrir mo de suas vantagens, isto , no querem abrir mo dos lucros altos.

Para marcar inverso: a) do adjunto adverbial (colocado no incio da orao): Depois das sete horas, todo o comrcio est de portas fechadas.

b) dos objetos pleonsticos antepostos ao verbo: Aos pesquisadores, no lhes destinaram verba alguma.
c) do nome de lugar anteposto s datas: Recife, 15 de maio de 1982.

Usa-se vrgula para separar entre si elementos coordenados (dispostos em enumerao): Era um garoto de 15 anos, alto, magro. A ventania levou rvores, e telhados, e pontes, e animais. Usa-se a vrgula para marcar elipse (omisso) do verbo: Ns queremos comer pizza; e vocs, churrasco.

Usa-se a vrgula para isolar: - o aposto: So Paulo, considerada a metrpole brasileira, possui um trnsito catico. - o vocativo: Ora, Thiago, no diga bobagem.

FIM

You might also like