You are on page 1of 30

DISSERTAO

FIQUE ATENTO
Regras

da Gramtica Cuidado com palavras ambguas Linguagem adequada Clareza, objetividade e preciso Reler e reescrever o texto

REDAO
Requisitos bsicos para produo de um texto: - ter domnio do idioma;
- conhecer o assunto a ser tratado; - conhecer as tcnicas.

DISSERTAO a exposio de um determinado assunto. a respeito de

Dissertar discutir idias, analis-las e apresentar provas que justifiquem e convenam o leitor da validade do ponto de vista de quem as defende.

A dissertao, por isso, pressupe:

- exame crtico do assunto sobre o qual se vai escrever;


- raciocnio lgico; - clareza, coerncia e objetividade na exposio.

ESTRUTURA DA DISSERTAO

INTRODUO

DESENVOLVIMENTO

CONCLUSO

INTRODUO a apresentao do assunto. O pargrafo introdutrio caracteriza-se por apresentar uma idia-ncleo por meio de uma afirmao, interrogao, definio, citao, etc., combinados ou no entre si.

DESENVOLVIMENTO

a anlise crtica da idia central.


Pode ocupar vrios pargrafos em que se expem juzos, raciocnios, provas, exemplos, testemunhos histricos e justificativas que argumentem a idia central proposta no primeiro pargrafo.

Para desenvolver o assunto de uma dissertao, podemos utilizar os seguintes recursos: a) citaes b) dados estatsticos c) justificativas d) exemplos e) comparaes

CONCLUSO
o ponto de chegada da discusso, a parte final do texto em que se condensa o contedo desenvolvido, reafirma-se o posicionamento exposto na tese ou lanase perspectiva sobre o assunto. Um meio adequado de bem concluir aquele em que sintetizamos o assunto nos termos em que foi proposto ou questionado na etapa introdutria.

Caractersticas de um boa dissertao: Um texto no um mero aglomerado de frases ou pargrafos avulsos. Um bom texto constitui-se de uma seqncia de idias argumentadas e harmonizadas entre si destinadas a um interlocutor real ou virtual.

Para se redigir um texto dissertativo, so indispensveis:


UNIDADE: O texto deve desenvolver-se em torno de um assunto.

As idias que lhe so pertinentes devem suceder-se em ordem seqente e lgica, completando e enriquecendo a idiancleo expressa na tese.
No deve haver redundncia pormenores desnecessrios. nem

COERNCIA:
Deve haver associao e correlao das idias na construo dos perodos e na passagem de um pargrafo a outro. Os elementos de ligao so indispensveis para entrosar oraes, perodos e pargrafos.

CLAREZA DE IDIAS:

Vocabulrio preciso e coerente s idias expostas.


O aprimoramento da linguagem e a diversidade so fundamentais para adequar idias e palavras. obrigatrio o uso da lngua padro culta.

CRITICIDADE: Exame e discusso crtica do assunto, por meio de argumentos convincentes, gerados pelo acervo de conhecimento pessoais. um processo de anlise e sntese.

COESO:

Distribuio organizada do contedo pelos pargrafos e uma clara articulao entre as partes por meio do uso apropriado de recursos coesivos como a pronominalizao, a elipse, a sinonmia, os conectivos.

ORIGINALIDADE:
Consiste em apresentar os aspectos, fatos ou opinies de modo pessoal, sem imitao de processos ou particularidades alheios. Na originalidade, est a criatividade. Pode revelar-se tanto nas idias como nas expresses.

Idias originais so idias prprias.

TTULO A redao s deve ser intitulada depois de concluda. No h necessidade de sublinhar o ttulo ou de coloc-lo entre aspas.
S coloque pontuao, se houver verbo.

TCNICAS PARA ELABORAR UMA DISSERTAO


Esquema bsico da dissertao Tema: No vero, os habitantes de Florianpolis passam por diversos problemas. POR QU?
1. O trnsito para as praias fica congestionado. 2. H constante falta dgua. 3. Muitos turistas comportam-se de maneira inadequada.

Tema: Constatamos que, no municpio de Florianpolis, existe um grande movimento migratrio que se desloca de diversos locais do Brasil.

POR QU?
Causa: Muitas cidades no oferecem mais qualidade de vida para seus moradores, dificultando, desse modo o sua permanncia nelas.

O QUE ACONTECE EM RAZO DISSO? Conseqncia: Florianpolis encontra-se despreparada para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condies de vida esperada por eles.

Tema: Existem discusses que divergem com relao legalizao dos cassinos no pas.

Aspecto favorvel: Com a legalizao haver pagamento de impostos.


Aspecto contrrio: O jogo uma ameaa estrutura familiar.

Tema: Vivemos atualmente a era da comunicao e recebemos todos os dias informaes sobre os mais diferentes pontos da Terra, que nos chegam com a rapidez e eficincia dos veculos eletrnicos do mundo contemporneo.

Retrospectiva:

poca mais distante. poca mais prxima. poca atual.

Tema: No raro tomamos conhecimento, pelos meios de comunicao, do desejo de promover o dilogo Norte-Sul, para tentar buscar uma nova ordem nas relaes econmicas entre os pases desses dois hemisfrios.

REGIO GEOGRFICA 1

REGIO GEOGRFICA 2

Tema: O ser humano, no decorrer de milnios de sua Histria, tem provado possuir uma natureza destrutiva que persiste independentemente do desenvolvimento cientfico e cultural da humanidade.

Introduo:
A perplexidade diante da situao.

Desenvolvimento:

Concluso:
Observao crtica seguida de uma expectativa.

Argumentar convencer ou tentar convencer algum a respeito da veracidade das idias que estamos veiculando.

o procedimento usado para convencer o leitor de que nossa posio a correta e para lev-lo a dar sua adeso s teses defendidas pelo texto.

Como se faz uma boa argumentao?


1o preciso ter bem claro o que queremos dizer delimitar bem o assunto; 2o formular idias tambm claras sobre o assunto delimitado;

3o estruturar essas idias com frases bem formuladas;


4o tentar provar cada idia argumento por meio da evidncia do raciocnio e das provas.

RECURSOS LINGSTICOS USADOS PARA CONFIRMAR A VALIDADE DAS IDIAS:


Argumentos de autoridade: citar autores renomados d credibilidade sobre um ponto de vista. Argumentos baseados no consenso: citar proposies aceitas como verdadeiras, numa certa poca.

Argumentos baseados em provas concretas: apoiar as posies pessoais em fatos. Comprov-las por dados pertinentes e adequados. Argumentos com base nas relaes de causa e conseqncia. Argumentos baseados em exemplos.
Argumentos baseados em oposio: apontar oposies entre idias e fatos.

Argumentos baseados em semelhanas; aproximar dois elementos com base na semelhana entre eles.

You might also like