You are on page 1of 21

SISTEMA EXCRETOR

Professora: Ayesa Aseff

Excretas

resduos das clulas (txicos) que devem ser eliminados

pelo nosso organismo.


Desse

modo mantido o equilbrio no corpo, chamado de

homeostase.
Ao

contrrio do que muita gente pensa, as fezes no so excretas,

so apenas restos no aproveitveis da digesto. Dentro do grupo

das excretas temos basicamente o suor e a urina.


Os

resduos das reaes qumicas que ocorrem no interior das sistema respiratrio (ar expirado) pele (suor) sistema urinrio (urina)

clulas podem ser eliminados de trs formas:


Pelo Pela Pelo

Funo do sistema excretor

Eliminar metablicos
Controle da quantidade da gua e concentrao de substncia no organismo.

As glndulas sudorparas
As glndulas sudorparas so responsveis por produzir o suor. O suor tambm possui substncias txicas, mas no to concentradas quanto na urina. Ele contm principalmente gua, alm de outras substncias, como uria, cido rico e cloreto de sdio.

Por meio de canais excretores os ductos sudorparos -, o suor chega superfcie da pele e sai para o meio externo atravs dos poros. Esto localizadas principalmente na fronte, nas axilas, na palma das mos e na planta dos ps. Alm disto as glndulas sudorparas possuem outra funo: elas ajudam a regular a temperatura de nosso corpo. Quando est muito calor ou fizemos muitos exerccios fsicos uma considervel quantidade de suor pode ser eliminada na superfcie da pele. A gua existente no suor evapora, refrescando o corpo e contribuindo para evitar a elevao da temperatura.

O sistema Urinrio
O sistema urinrio compreende os rgos responsveis pela formao da urina, os rins e as vias urinrias: ureteres, bexiga, e uretra.

adrenal Veia cava inferior rim

aorta ureter

bexiga uretra

Rins

Ns temos dois rins, com aparncia de feijes. Eles vo filtrar o sangue e produzir a urina, um composto rico em cido rico e uria, alm de outras substncias diludas em gua, claro.

O sangue entra nele pela artria renal e sai pela veia renal.

O sangue entra no rim pela artria renal, o rim produz a urina e o sangue purificado sai do rim pela veia renal.

Reabsoro Filtrao Secreo

Ureteres

25-30cm Funo: -Conduzir a urina do rim bexiga urinria

Bexiga Urinria
250ml
Localizao: Cavidade plvica -No homem: frente do reto -Na mulher: entre o tero e o reto Funo: - Armazenar a urina que flui continuamente dos ureteres

18-20cm 4cm Funo: - Conduzir a urina da bexiga ao meio externo

Uretra

bexiga uretra

Como se forma a urina??


A urina se forma dentro dos rins. Cada um dos rins recebe diversas ramificaes da artria renal. Ramificaes muito finas da artria renal capilares que trazem sangue arterial formal pequenos emaranhados, parecidos com novelos de l, que recebem o nome de glomrulos.

Cada glomrulo envolvido por uma estrutura arredondada, chamada cpsula glomerular (ou cpsula de Bowman) O conjunto formado por glomrulo, cpsula glomerular e tbulo renal chama-se nfron. A unidade bsica de filtragem do sangue. Cada rim possui mais de um milho de nfrons.

Cpsula de Bowman
Glomrulo

Tbulo renal

Ramo da artria renal

Ducto coletor

Ala de Henle capilares para o ureter

E como todo esse conjunto trabalha?

Forado pela presso sangunea, parte do plasma (gua e partculas pequenas nela Cpsula de Bowman dissolvidas, como sais Glomrulo minerais, uria, glicose) sai dos capilares que formam os glomrulos e cai na cpsula glomerular. Da, passa para o tbulo Ramo da artria renal renal. Substncias teis contidas nesse lquido filtrado (gua, glicose e sais minerais) atravessam a parede do tbulo renal e retornam Ala de circulao sangunea. Henle
capilares

Ducto coleto

Portanto, o que resta nos tbulos apenas uma pequena quantidade de gua e resduos, como uria, cido rico e amnia: a urina.
Cpsula de Bowman Glomrulo

Ramo da artria renal

Ducto coletor
Ala de Henle capilares

PRINCIPAIS DISTRBIO SIST URINRIO HUMANO


CLCULO RENAL O depsito organizado de sais minerais nos rins ou em qualquer parte do aparelho urinrio. Clculos constitudos por clcio so os mais comuns. Outros minerais encontrados so: oxalato, fsforo, cido rico. Deficincia gentica excreo desses sais para

Dieta rica nessas sais: ex.: leite e derivados. Tratamento cirrgico ou no invasivo: ultra-som / laser

PRINCIPAIS DISTRBIO SIST URINRIO HUMANO


GOTA Gota uma doena caracterizada pela elevao de cido rico no sangue e surtos de artrite aguda secundrios ao depsito de cristais do sal deste cido (uratos).

O cido rico um resduo nitrogenado do metabolismo de purinas (lembrar das bases nitrogenadas). Mariscos, sardinha, salmo, bacon, fgado devem ser evitados por aqueles que sofrem de gota.

PRINCIPAIS DISTRBIO SIST URINRIO HUMANO


HEMODILISE O tratamento mais utilizado por aqueles pacientes que, por qualquer motivo, perderam a funo renal e irreparavelmente atingiram a fase terminal da doena renal. No dialisador, o sangue exposto soluo de dilise (tambm conhecida como dialisato) atravs de uma membrana semipermevel, permitindo assim, as trocas de substncias entre o sangue e o dialisato. Aps ser retirado do paciente e passado atravs do dialisador, o sangue filtrado ento devolvido ao paciente pelo acesso vascular. importante ressaltar que a gua usada durante a dilise deve ser tratada e sua qualidade monitorada regularmente.

You might also like