You are on page 1of 25

SEROTONINA

PROFESSOR WILSON KRAEMER DE PAULA


1

A Serotonina um neurotransmissor que existe naturalmente em nosso crebro e, como tal, serve para conduzir a transmisso de uma clula nervosa (neurnio) para outra. Atualmente a Serotonina est intimamente relacionada aos transtornos do humor, ou transtornos afetivos e a maioria dos medicamentos chamados antidepressivos agem produzindo um aumento da disponibilidade dessa substncia (tornam ela mais disponvel) no espao entre um neurnio e outro.
2

A 5-hidroxitriptamina ou serotonina (5-HT) uma indolamina produto da hidroxilao e carboxilao do aminocido L-Triptofano na seguinte seqncia bioqumica: L-Triptofano- L-50H Triptofano - 5OHTriptamina ou Serotonina. A Serotonina tem um efeito inibidor da conduta juntamente com um efeito modulador geral da atividade psquica. Assim sendo, a 5-HT influi sobre quase todas as funes cerebrais, inibindo-a de forma direta ou estimulando o sistema GABA.

No Humor e Ansiedade Para se ter uma noo da influncia bioqumica sobre o estado afetivo das pessoas, basta lembrar dos efeitos da cocana, por exemplo. Trata-se de um produto qumico atuando sobre o crebro e capaz de produzir grande sensao de alegria, ou seja, proporciona um estado emocional atravs de uma alterao qumica. Outros produtos qumicos, ou a falta deles, tambm podem proporcionar alteraes emocionais.
4

Funes

No Humor e Ansiedade Para se ter uma noo da influncia bioqumica sobre o estado afetivo das pessoas, basta lembrar dos efeitos da cocana, por exemplo. Trata-se de um produto qumico atuando sobre o crebro e capaz de produzir grande sensao de alegria, ou seja, proporciona um estado emocional atravs de uma alterao qumica. Outros produtos qumicos, ou a falta deles, tambm podem proporcionar alteraes emocionais.

Algumas pesquisas que procuraram embasar a teoria da depresso como dependendo de baixos nveis de Serotonina, tomaram como ponto de partida o fato de uma dieta suficientemente livre de Triptofano, a ponto de produzir um pico plasmtico muito baixo deste aminocido, resultava num estado depressivo moderado (Charney). O Triptofano, como vimos, um precursor natural da Serotonina.

Testes realizados em pacientes gravemente deprimidos, bem como em pacientes suicidas constatam baixssimos nveis da Serotonina no lquido espinhal dessas pessoas. O teste Hamilton (entrevista) internacional para avaliao do grau de depresso mostra altas pontuaes (sugerindo maior depresso) em pessoas com dosagem menor de triptofano. Essas pesquisas abrem a possibilidade de se utilizar o triptofano como coadjuvante no tratamento de pacientes deprimidos, coisa que j vem sendo feita por muitos psiquiatras.
8

Os Transtornos da Ansiedade, principalmente o Transtorno Obsessivo-Compulsivo e o Transtorno do Pnico, estariam relacionados Serotonina, tanto assim que o tratamento para ambos tambm realizado s custas de antidepressivos que aumentam a disponibilidade de Serotonina. Nesses estados ansioso, tambm a noradrenalina, um outro neurotransmissor estaria diminudo.

MECANISMO DE AO A ao teraputica das drogas antidepressivas tem lugar no Sistema Lmbico, o principal centro cerebral das emoes. Este efeito teraputico conseqncia de um aumento funcional dos neurotransmissores na fenda sinptica (espao entre um neurnio e outro), principalmente da Norepinefrina (NE) e/ou da Serotonina (5HT) e/ou da dopamina (DO), bem como alterao no nmero e sensibilidade dos neuroreceptores.

10

O aumento de neurotransmissores na fenda sinptica pode se dar atravs do bloqueio da recaptao desses neurotransmissores no neurnio pr-sinptico (neurnio anterior) ou ainda, atravs da inibio da Monoaminaoxidase (MAO), a enzima responsvel pela inativao destes neurotransmissores. Ser, portanto, os sistemas noradrenrgico, serotoninrgico e dopaminrgico do Sistema Lmbico o local de ao das drogas antidepressivas empregadas na terapia dos transtornos da afetividade.

11

No Sono Os baixos nveis de Serotonina esto relacionados com alteraes do sono, to comuns em pacientes ansiosos e deprimidos. Essas alteraes do sono, normalmente atravs da insnia, deve-se ao desequilbrio entre a Serotonina e um outro neurotransmissor, a acetilcolina. O tratamento com antidepressivos pode melhorar o desempenho do sono, embora em alguns casos possa haver insnia. Outro efeito que pode ser muito til dos antidepressivos em relao ao tratamento de pessoas dependentes de medicamentos hipnticos (para dormir), j que estes proporcionam um certo desequilbrio na acetilcolina.
12

A Serotonina a mediadora responsvel pelas fases III e IV do sono. Origina-se nas clulas da rafe bulbo-pontino com via ascendente crtex. A diminuio da latncia da fase REM (rapid eyes moviment) do sono, indiscutvel ocorrncia da depresso unipolar e no transtorno obsesivocompulsivo se deve ao desequilbrio entre a Serotonina e acetilcolina. Os antidepressivos recaptadores de Serotonina servem para restabelecer a chamada arquitetura do sono dos pacientes depressivos, ansiosos e at dos dependentes de hipnticos (Lehkuniec).

13

Na Atividade Sexual A Serotonina atua na diminuio da liberao de estimulantes da produo de hormnios pela hipfise, ou seja, quanto mais serotonina menos hormnio sexual. Alguns antidepressivos que aumentam a Serotonina acabam por diminuir a atividade sexual. A Serotonina apresenta um efeito inibitrio sobre a liberao hipotlamica de gonadotrofinas com a conseqente diminuio da resposta sexual normal. A diminuio farmacolgica da 5-HT, seja diretamente atravs de medicamentos, ou por competitividade aminrgica, facilita a conduta sexual.

14

No Apetite A vontade de comer doces e a sensao de j estar satisfeito com o que comeu (saciedade) dependem de uma regio cerebral localizada no hipotlamo. Com taxas normais de Serotonina a pessoa sente-se satisfeita com mais facilidade e tem maior controle na vontade de comer doce. Havendo diminuio da Serotonina, como ocorre na depresso, a pessoa pode Ter uma tendncia ao ganho de peso. por isso que medicamentos que aumentam a Serotonina esto sendo cada vez mais utilizados nas dietas para perda de peso.
15

Um desses medicamentos a fluoxetina, a qual, alm de tratar a depresso, aumentando a Serotonina, tambm proporciona maior controle da fome (notadamente para doces). A Serotonina o principal mediador inibitrio do ncleo hipotlamico ventro-medial, o qual tem como uma das funes, regular a ingesto de comida e saciedade. Este efeito hipotlamico ventro-medial altamente especfico apenas para os hidratos de carbono, necessitando de outros co-fatores centrais e perifricos para agir sobre os outros alimentos, como as protenas e lpides.

16

Portanto, na presena de Serotonina a pessoa saciase mais facilmente e inibe mais facilmente a ingesto de acares. Assim, se por um lado a baixa de Serotonina resulta em ganho de peso, o excesso de Serotonina, por outro lado, produz anorexia (Blundell).

Os agonistas da Serotonina com ao direta sobre os receptores serotoninrgicos 5-HT1A (8-OH-DPAT) produzem hiperfagia por estmulo dos autoreceptores, diminuindo a liberao de Serotonina. Este pode ser o mecanismo responsvel pela anorexia que se observa em alguns casos de depresso ou da Anorexia Nervosa (Lpez-Mato).
17

Efeitos na Temperatura Corporal A temperatura corporal controlada que no Sistema Nervoso Central (SNC) recebe uma influncia muito grande dos nveis de Serotonina. Isso talvez possa explicar porque algumas pessoas tm febre de origem emocional, predominantmente as crianas. A Serotonina produz um efeito duplo sobre a temperatura corporal, de acordo com o tipo de receptor estimulado. O receptor 5-HT1 produz hipotermia e o receptor 5-HT2 hipertermia. No sono de ondas lentas se produz o pico mnimo da temperatura corporal.

18

Efeitos sobre a Dor A Serotonina um modulador das vias sensoperceptivas. A depresso diminui o limiar de recepo dor e a administrao de agonistas da Serotonina produz analgesia em animais de laboratrio. bem conhecido o efeito dos antidepressivos tricclicos, especialmente de a Amitriptilina, para controle dos casos de dor psicognica ou de outros tipos, como por exemplo, a enxaqueca e a lombalgia.

19

Algumas doenas caracterizadas por dores de tratamento difcil podem ser muito beneficiadas com medicamentos que aumentam a Serotonina. o caso, por exemplo, da enxaqueca, das lombalgias (dores nas costas) e outros quadros de dor inespecfica.

20

Efeitos

o Ritmo circadiano e Funes Neuroendcrinas A Serotonina um dos principais neurotransmissores do ncleo supraquiasmtico hipotalamico, regulador central de todos os ritmos endgenos circadianos. Influi assim, na regulao do eixo hipotlamo-perifrico. As provas especficas para avaliao destes eixos excedem o propsito desta seco.

sobre

21

Efeitos Antidepressivos O efeito da Serotonina nos quadros depressivos avaliado pela observao de respostas neuroendcrinas diminudas mediante a administrao de agonistas da transmisso serotoninrgica, por estudos de depleo de Triptofano na dieta e por diminuio dos receptores imipramnicos nas plaquetas.

22

Efeitos Atipsicticos Os antagonistas da Serotonina podem atuar como antipsicticos, como o caso da Ritanserina, ou como antidepressivos, como a Clorgilina, por exemplo. As principais indicaes desses antagonistas so: esquizofrenia, ansiedade, enxaqueca, hipertenso arterial, trombose e alteraes circulatrias. Alguns so ainda teis na drogadio, vmitos e enjo, arritmias cardacas e transtornos neurovegetativos (Fuller). As caractersticas bioqumicas mais importantes da depresso psictica so o aumento da atividade serotoninrgica e dopaminrgica, corroboradas pelo aumento do receptor A5H1A e do cido homovanlico (AHV). 23

Nos Transtornos obsessivo-compulsivos e outros quadros de ansiedade, a transmisso serotoninrgica se encontra diminuda, e isso tambm se relaciona com hipoglicemia e alteraes dos ritmos circadianos, podendo resultar ainda em condutas impulsivas, agressivas e disfricas (Yaryura-Tobas, Ciprian-Ollivier, Boullosa, Dominguez , Linnoila).

24

As alteraes serotoninrgicas qualitativas da esquizofrenia se traduzen pela produo de substncias resultantes da metilao anormal (Bufotenina, O-Metilbufotenina e NNDimetiltriptamina). O aumento da produo destas substncias, as quais em condies normais parecem atuar na funo onrica, postulado como causador das alteraes patolgicas da percepo nas esquizofrenias processuais, sintomticas ou reativas (Ciprian-Ollivier).
25

You might also like