You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CINCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITRIA E DO MEIO AMBIENTE SEGURANA

E HIGIENE DO TRABALHO

Segurana em Plataformas de Petrleo e Acidentes Ampliados

Prof. Karoline Pinheiro

Plataformas
As plataformas de petrleo podem ser definidas como unidades de perfurao ou de produo martimas. Ligam-se aos poos atravs de tubulaes que podem possuir diferentes comprimentos dependendo da lmina dgua, (profundidade entre o fundo do mar e a superfcie). Esta caracterstica inclusive, uma determinante no tipo de plataforma a ser utilizada.

Plataformas Fixas
So unidades utilizadas em reas que possuem profundidade de at 300 metros. So fixas no fundo do mar, e por isso no podem ser utilizadas em locais com profundidades muito grandes.

Plataformas Auto elevveis


So balsas que possuem pernas autoelevveis mecnica ou hidraulicamente. Aps serem levadas (por rebocadores ou por propulso prpria) ao local da perfurao, acionam as pernas, que se movem para baixo at atingir o fundo do mar. A balsa ento elevada at uma altura em que no fique suscetvel a ao das ondas do mar.

Plataformas Submersveis
So unidades compostas de uma parte que fica submersa e conjugada a uma estrutura emersa (topsize). Este tipo de unidade se restringe a lminas dgua muito pequenas, no sendo de grande aplicao de uma maneira geral.

Plataformas Flutuantes
Este tipo de unidade se divide em dois tipos, plataformas semisubmersveis e navios. Em ambos os casos as unidades sofrem movimentao devido a ao das ondas.

Plataformas
Qualquer pequena falha nos procedimentos de segurana de uma plataforma podem gerar eventos irreversveis de alta gravidade;

Todas as atividades devem ser precedidas de uma avaliao dos riscos completa que gere uma Permisso de Trabalho (PT);
Simulados de emergencia devem ser feitos de forma frequente para garantir a melhor condio em casos de emergencia.

Acidentes Industriais Ampliados


Uma ocorrncia tal como uma emisso, incndio ou exploso envolvendo uma ou mais substncias qumicas perigosas, resultando de um desenvolvimento incontrolvel no curso da atividade industrial, conduzindo a srios perigos para o homem e para o meio ambiente, imediatos ou a longo prazo, internamente e externamente ao estabelecimento (EC, 1982). Existe a capacidade das consequencias deste acidente se ampliarem (no espao e no tempo), sobre a sociedade, a sade (fsica e mental) e meio ambiente expostos. Seus efeitos ultrapassam os limites espaciais (bairros, cidades, pases) e temporais (danos futuros).

Acidentes Industriais Ampliados


Segundo Beck (1992), o acelerado desenvolvimento da modernidade levou formao de um novo tipo de sociedade, a sociedade de risco. Esa sociedade produzida por um mundo de riscos de grandes consequencias. Alguns autores apoiam a idia que paises em desenvolvimento sofrem maiores nneis de risco relativo em comparao aos desenvolvidos por causa da transferencia de tecnologia perigosa. De acordo com Dwyer, 2000, essa hiptese parece se verificar j que os acidentes ampliados em paises desenvolvidos gera uma mdia de 9 mortes por acidente enquanto que em paises em desenvolvimento esse nmero sobe para 190. Exemplos de acidentes:Bhopal, Chernobyl, Vila Soco, ect.

You might also like