You are on page 1of 42

CURSO DE ANLISE DE VIBRAES MECNICAS

Programa de transferncia de tecnologia

Anlise espectral
Tcnico: Damio

FORA DE DESBALANCEAMENTO
1X rpm do rotor

mm/s

RADIAL

A fora de desbalanceamento estar estvel e em fase. A amplitude do desbalanceamento ganhar um incremento igual ao quadrado da rotao (3X a rotao = 9X a amplitude de vibrao). A frequncia de rotao do eixo estar sempre presente e normalmente dominar o espectro. Pode ser corrigido pela colocao de apenas uma massa de correo em apenas um plano do centro de gravidade do rotor.

DESBALANCEAMENTO ACOPLADO
1X rpm do rotor

mm/s

RADIAL

O desbalanceamento acoplado tende a estar 180 fora de fase ao longo do eixo. 1x rpm sempre presente e normalmente dominando o espectro. A amplitude do desbalanceamento ganhar um incremento igual ao quadrado da rotao (3X a rotao = 9X a amplitude de vibrao). Pode causar grandes vibraes tanto radiais como axiais. A correo requer balanceamento em dois planos de correo. Note que existir uma diferena de fase de aproximadamente 180 nos mancais tanto na direo horizontal quanto na vertical.

DESBALANCEAMENTO DE ROTOR EM BALANO


mm/s 1X rpm do rotor

RADIAL & AXIAL

O desbalanceamento de rotores em balano causa altas amplitudes na rotao do eixo do rotor tanto na direo axial como na direo radial. As leituras axiais tendem a estar em fase enquanto que as radiais tendem a estar instveis. Rotores em balano podem apresentar desbalanceamento forado e acoplado. A correo se far de acordo com o tipo de desbalanceamento.

ROTOR EXCNTRICO
e
mm/s 1X rpm do rotor RADIAL 2X rpm do motor

A excentricidade ocorre quando o centro de rotao est deslocado do centro geomtrico de rotores, polias, engrenagens, mancais, etc. Grandes amplitudes de vibrao ocorrem em 1X rpm do componente excentrico na direo entre os centros dos dois rotores pertencentes ao sistema. A leitura comparativa das fases nas direes horizontal e vertical usualmente diferem de 0 ou 180 (ambas indicaro a linha de centro do movimento). A tentativa de balanceamento de rotores excntricos resultar em uma diminuio das amplitudes de vibrao em uma direo, porm aumentar em outra (depende da dimenso da excentricidade).

EIXO EMPENADO

mm/s

1X rpm do rotor AXIAL 2X rpm do rotor

O empenamento do eixo causa grandes vibraes na direo axial com diferena de fase de 180 ao longo do eixo da mquina. 1X rpm dominar o espectro se o empenamento estiver prximo ao centro do eixo e 2X rpm aparecer se o empenamento estiver prximo aos acoplamentos (tome cuidado para que a orientao do transdutor no esteja na direo invertida no momento da medio).

DESALINHAMENTO ANGULAR

mm/s

1X rpm 2X rpm AXIAL 3X rpm

O desalinhamento angular causa grandes vibraes na direo axial com diferena de fase de 180 ao longo do acoplamento. 1X rpm e 2X rpm dominar o espectro, contudo 3X rpm poder aparecer. Estes sistemas podem tambm indicar problemas no acoplamento.

DESALINHAMENTO PARALELO

mm/s

1X rpm

2X rpm

RADIAL 3X rpm

O desalinhamento paralelo causa sintomas similares ao angular mas mostra grandes amplitudes de vibrao na direo radial com aproximadamente 180 de defasagem ao longo do acoplamento. Dependendo do tipo de acoplamento 2X rpm se apresenta com maior amplitude do que 1X rpm. Quando o desalinhamento severo e composto (angular + paralelo) aparecero grandes amplitudes de vibrao em harmnicos mais altos (4X, 8X) ou vrios harmnicos com caractersticas de folgas mecnicas. O tipo de acoplamento influencia sobremaneira o espectro quando o desalinhamento severo.

DESALINHAMENTO ENTRE ROLAMENTO E EIXO


mm/s 1X rpm 2X rpm AXIAL 3X rpm

O desalinhamento entre rolamento e eixo geralmente causa grandes vibraes na direo axial. Causar toro com fase aproximada de 180 entre o lado de cima do eixo e o assento do rolamento ou em medies axiais defasadas de 90 ao redor do eixo. Alinhar ou balancear o equipamento no resolver o problema, o rolamento dever ser retirado e montado novamente.

RESSONNCIA

mm/s

FASE 90 180 2 CRTICA AMPLITUDE

Ressonncia ocorre quando a frequncia da fora de excitao muito prxima ou igual a frequncia natural do sistema. Causa dramticos ganhos de amplitude que podem causar danos prematuros ou mesmo levar o sistema ao colapso total. As foras de excitao em mquinas normalmente so provenientes do motor de acionamento, porm podem advir de bases, fundaes, engrenamentos, correias de transmisso, etc. Se um rotor est em ou prximo da ressonncia, ser quase impossvel balance-lo devido a grande variao de fase (90 na ressonncia e perto de 180 quando passar por ela), Normalmente necessita mudanas na localizao da frequncia natural. A frequncia natural de um sistema no muda com a rotao, o que facilita sua localizao.

FOLGAS MECNICAS FALTA DE RIGIDEZ

mm/s

1X rpm BASE METLICA RADIAL BASE DE CONCRETO

Folgas mecnicas por falta de rigidez so causadas por folgas estruturais, fragilidade dos ps da mquina, toro da base metlica ou problemas estruturais da base de concreto. Haver inverso de fase de 180 entre as medies verticais do p e da base metlica em comparao com as medies da base de concreto.

FOLGAS MECNICAS FALHA DE FIXAO


2X mm/s 1,5X 1X 0,5X RADIAL PARAFUSO DE FIXAO SOLTO

BASE METLICA BASE DE CONCRETO

Folgas mecnicas por falha de fixao geralmente so ocasionadas por parafuso de fixao solto, folgas nos chumbadores, trincas no p, mancal ou em uma das bases. usualmente chamado de p manco.

mm/s

2X 0,5X 1X 1,5X

FOLGAS MECNICAS ENTRE COMPONENTES


RADIAL 3X 4X 5X 6X 7X 8X

2,5X

Forma de onda truncada

So causadas por ajuste imprprio entre componentes. Causaro vrios harmnicos devido a no linearidade entre os componentes com folga e as foras dinmicas do eixo. Sua forma de onda no tempo ser truncada. Geralmente reflete ajuste imprprio entre anel externo do rolamento e caixa do mancal ou anel interno e eixo. A fase geralmente instvel e pode variar bastante de uma medio para outra. As folgas so freqentemente dimensionais e causam grande diferena de leitura se comparados os nveis com acrscimo de 30 na direo radial ao redor da caixa do mancal. Em geral causam sub-harmnicos de mltiplos exatos de 1/2 e 1/3 rpm (0,5, 1,5, 2,5, etc.)

mm/s

ROAMENTO DE ROTOR
2X 0,5X 1X 1,5X RADIAL 3X 4X 5X 4,5X 2,5X 3,5X Ressonncia 7X

Forma de onda truncada O roamento de rotor produz espectro similar ao de folgas mecnicas onde as partes rotativas entram em contato com as estacionrias. O roamento pode ser parcial ou em toda a revoluo. Normalmente gera uma srie de frequncias que excitam uma ou mais ressonncias. Freqentemente excitam sub-harmnicos da frequncia de rotao de fraes inteiras (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, ... 1/n) dependendo das frequncias naturais do rotor. Roamento do rotor pode excitar vrias altas frequncias. Isto pode ser muito srio e de curta durao se causada pelo contato do eixo com o metal patente do mancal, mas menos srio quando o eixo roa com a selagem, uma p de agitador com a parede do tanque, ou a capa de um acoplamento pressionando o eixo.

MANCAL DE ESCORREGAMENTO DESGASTE / FOLGAS

mm/s

1X

2X

RADIAL 3X 4X 5X

No ltimo estgio de desgaste de mancais de escorregamento normalmente aparecem evidncias de presena de uma srie de harmnicos da frequncia de rotao (acima de 10 ou 20). Mancais desgastados normalmente tem predominncia de vibraes na direo vertical em relao a horizontal. Mancais de deslizamento com folga excessiva podem permitir um menor desbalanceamento e/ou desalinhamento causando altas vibraes em relao as das folgas nominais dos mancais.

MANCAL DE ESCORREGAMENTO OIL WHIRL - INSTABILIDADE

0,42 ~ 0,48 x rpm mm/s

1X RADIAL

A instabilidade (oil-whirl) ocorre a 0,42 ~ 0,48 x rpm) e normalmente muito severa quando as amplitudes ultrapassam 50% das folgas nominais do mancal. Oil -Whirl uma excitao do filme de leo, onde um desvio da condio normal de trabalho (ngulo de atitude e relao de excentricidade) gerada pela cunha de leo empurrando o eixo ao redor do mancal. A fora desestabilizadora na direo de rotao resulta em uma precesso (whirl). Pode ser causada pela coincidncia entre a frequncia de precesso e a frequncia natural do eixo. Mudanas na viscosidade do leo, presso do lubrificante e pr cargas externas podem causar Oil-Whirl

MANCAL DE ESCORREGAMENTO OIL WHIP - INSTABILIDADE


Oil-Whirl Oil-Whip Desbalanceamento

Velocidade do rotor

Velocidade crtica

Frequncia

A instabilidade (oil-whip) ocorre quando a mquina opera acima de 2x a frequncia critica do rotor. Quando o rotor ultrapassa 2x sua velocidade critica a precesso ou instabilidade pode estar muito prxima da critica do rotor e causar grandes vibraes que o filme de leo pode no suportar. A frequncia da instabilidade ir sintonizar com a velocidade critica gerando um pico que no desaparecer mesmo com o aumento da velocidade de rotao.

FORAS HIDRULICAS E AERODINMICAS PASSAGEM DE PS OU PALHETAS


BPF = Blade Pass Freqente mm/s 2x BPF 1X 2X BPF Frequncia de passagem das ps

Frequncia de passagem de ps (ou palhetas) igual ao n de ps (ou palhetas) vezes a rotao do eixo. Est presente em bombas, ventiladores, sopradores e normalmente no representam problemas, porm grandes amplitudes da BPF e seus harmnicos podem ser gerados se a folga entre as ps e o corpo do difusor estacionrio no estiverem iguais em seu contorno. Tambm BPF (ou harmnicos) podem coincidir com alguma frequncia natural do sistema e causar grandes amplitudes de vibrao. Uma alta BPF pode ser gerada se o impelidor est desgastado pelos anis laterais ou por soldas rpidas em difusores quebrados, mudanas abruptas de direo em tubulaes, distrbios de fluxo ou se o rotor da bomba ou ventilador estiver excntrico em relao ao seu alojamento.

FORAS HIDRULICAS E AERODINMICAS TURBULNCIA DE FLUXO


BPF = Blade Pass Freqente mm/s Randnica Frequncia de passagem das ps

BPF 1x rpm

Turbulncia de fluxo ocorre freqentemente em sopradores devido a variao de presso ou velocidade do ar passando atravs do ventilador ou junta de expanso conectada. Esta ruptura do fluxo causa turbulncia que gera rudo aleatrio (randnica) de baixa frequncia na faixa de 50 a 2KHz.

FORAS HIDRULICAS E AERODINMICAS CAVITAO


BPF = Blade Pass Freqente mm/s Frequncia de passagem das ps Vibrao randnica de alta frequncia

BPF 1x rpm

Normalmente cavitao gera rudo aleatrio, energia em larga faixa de alta frequncia que as vezes superpe com harmnicos da frequncia de passagem das ps. Normalmente indica presso insuficiente na suco. A cavitao pode rapidamente destruir as partes internas da bomba se no for corrigida. Isto pode principalmente causar a eroso das ps do impelidor. Quando presente freqente haver rudo como pedras passando pela bomba.

TRANSMISSO POR CORREIA


CORREIA GASTA OU FROUXA

mm/s Frequncia da correia e harmnicos

RADIAL EM LINHA C/ AS CORREIAS 1X rpm movida 1X rpm motora

Sempre a frequncia fundamental da correia menor que a frequncia de rotao da polia mais lenta. Correias gastas ou frouxas normalmente causam 3 a 4 mltiplos de sua fundamental. Normalmente dominam o espectro picos nas frequncias fundamentais tanto da polia movida como da polia motora. As amplitudes so normalmente variveis pulsando ora na rotao da polia movida ora na motora. Na maioria dos casos os altos nveis so na frequncia fundamental vezes o n de polias que a correia passa.

TRANSMISSO POR CORREIA


POLIA EXCNTRICA

RADIAL

Polias excntricas ou desbalanceadas causam grandes vibraes em 1 X a sua rotao. A amplitude normalmente grande e varia de um mancal p/ outro, sendo maior no mancal da polia com problemas. Normalmente polias so balanceadas com a retirada de massa atravs de perfuraes.

1X rpm da polia excntrica

mm/s

TRANSMISSO POR CORREIA


RESSONNCIA

mm/s

1X rpm

Ressonncia da correia RADIAL

Ressonncia de correia pode causar grandes amplitudes se a frequncia natural da correia se aproximar ou igualar a frequncia da polia motora ou movida. A frequncia natural da correia pode ser alterada pela tenso ou comprimento da correia. Pode ser detectada soltando-se a correia e observando-se a resposta da medio.

TRANSMISSO POR CORREIA


DESALINHAMENTO / ROAMENTO
Pontas p/ dentro

1x rpm motora ou movida

Paralelo

AXIAL

O desalinhamento entre polias produz grandes vibraes em 1 X rpm da polia motora ou movida e predominantemente na direo axial. O aparecimento das frequncias das polias motora ou movida depender do ponto em que as medies forem tomadas. Aps o alinhamento das polias comum a rotao do eixo acionado dominar o espectro.

Angular

mm/s

PROBLEMAS ELTRICOS
ESTATOR EXCNTRICO, LAMINAS QUEBRADAS E FOLGAS NO PACOTE DE CHAPAS
mm/s

Problemas de estator geram grandes amplitudes em 2 X a frequncia da rede de alimentao (2 FL). Excentricidade do estator causa desbalanceamento no campo magntico entre rotor e estator por variao do air-gap, o que produz vibrao bastante direcional. A diferena no entreferro no pode exceder 5% em motores de induo e 10% em motores sncronos. Folga no pacote de chapas devido a suporte do estator fraco ou folgado. Curtos nas lminas do estator podem causar aquecimento desigual e localizado que podem causar o empenamento do eixo do motor. Produz vibrao termicamente induzida com aumento significativo com o tempo de operao.

2 x rpm

1x rpm

2 x FL

PROBLEMAS ELTRICOS
EXCNTRICIDADE DO ROTOR (ENTREFERRO VARIVEL)
mm/s 2 x FL 1 x rpm

FP

Bandas laterais de FP ao redor de 2 FL

A excentricidade do rotor produz um entreferro rotativo varivel entre o rotor e o estator que induz vibrao (normalmente o 2FL prxima do harmnico da frequncia de rotao). Em geral requer zoom no espectro para separar 2FL do harmnico da frequncia de rotao. A excentricidade do rotor gera 2FL rodeada por bandas laterais da frequncia de passagem dos plos (FP), bem como, FP rodeia a frequncia de rotao. A componente FP aparece em baixa frequncia. (Frequncia de passagem dos plos = Frequncia de escorregamento X nmero de plos). Normalmente os valores de FP esto na faixa de 20 a 120 COM (0,30 - 2.0 Hz).

PROBLEMAS ELTRICOS
PROBLEMAS DE FASE (CONECTOR SOLTO)
1/3 mm/s 2 x FL 1 x rpm

FL

Bandas laterais de 1/3 de FL ao redor de 2 FL

O problema de fase devido a folga ou quebra de conectores pode causar vibrao elevada com componente de 2x a frequncia da rede de alimentao (2FL) com bandas laterais de 1/3 da frequncia da rede (1/3FL). A amplitude de 2FL pode ultrapassar 25mm/s. Esse problema em particular pode ser espordico.

PROBLEMAS ELTRICOS
MOTOR SNCRONO (FOLGAS NAS BOBINAS DO ESTATOR)
1 x rpm mm/s Frequncia de passagem da bobina do estator

Bandas laterais em 1 x rpm 1 x rpm

Folgas nas bobinas do estator em motores sncronos geram vibrao na frequncia de passagem das bobinas (CPF) que igual ao n de bobinas X rpm. A frequncia de passagem das bobinas tero bandas laterais da frequncia de rotao.

PROBLEMAS ELTRICOS
MOTOR DE CORRENTE CONTNUA
mm/s 6FL = SCR = Frequncia de disparo

Os problemas em motores de corrente contnua podem ser detectados pela alta amplitude da frequncia de disparo SCR (6 x FL) e seus harmnicos. Esses problemas incluem SCRs danificados, folgas nos conectores e indutor de campo quebrado. Outros problemas incluem folgas ou carto de controle em curto e podem causar altas amplitudes de 1 a 5x FL (60 a 300 Hz)

1 x rpm

2 x rpm

PROBLEMAS ELTRICOS
PROBLEMAS DE ROTOR
Estator
Bandas laterais de FP ao redor de mm/s 1x, 2x, 3x... 1 x rpm 2 x rpm 3 x rpm

Air-Gap Condutores Rotor

FP

Campo magntico

Barras do rotor

Barras do rotor ou anel de curto circuito quebrados ou trincados, contato danificado entre barras do rotor e anis de curto circuito, ou curto nas lminas do rotor, produzem vibraes com altas componentes em 1 x rpm com bandas laterais da frequncia de passagem dos plos (FP). Alm disso, barras do rotor quebradas freqentemente geram bandas laterais ao redor do terceiro, quarto e quinto harmnicos da frequncia de rotao.

PROBLEMAS ELTRICOS
FOLGAS NAS BARRAS
Estator
Bandas laterais de FP ao redor de mm/s RBPF 1 x rpm 2 x rpm RBPF

Air-Gap Condutores Rotor

Campo magntico

Barras do rotor

Folga nas barras do rotor so indicadas por 2 x a frequncia da linha de alimentao (2xFL) com bandas laterais da frequncia de passagem das barras (RBPF) e/ou seus harmnicos (RBPF = n de barras X rpm). Normalmente causam altos nveis na componente 2xRBPF e baixos nveis em 1xRBPF.

ENGRENAMENTOS
1 x rpm da engrenagem

ESPECTRO NORMAL
Coroa c/ 72 dentes 1 x rpm Radial a engrenagem 1 x Pinho 2 x rpm GMF

mm/s

8,33 Hz
GMF = 600 Hz 30 Hz

Redutor

Pinho c/ 20 dentes

Um espectro normal mostra 1x e 2x rpm, juntamente com a frequncia de engrenamento (GMF). GMF normalmente tem bandas laterais na frequncia de rotao. Todos os picos so de baixa amplitude e nenhuma frequncia natural das engrenagens so excitadas.

ENGRENAMENTOS
Freq. Natural da engrenagem

1 x rpm da engrenagem

DESGASTE DOS DENTES


1 x rpm Coroa c/ 72 dentes

mm/s

8,33 Hz
GMF GMF = 600 Hz 30 Hz

2 x rpm

Redutor

Pinho c/ 20 dentes

A indicao chave de desgaste nos dentes a excitao da frequncia natural da engrenagem juntamente com bandas laterais espaadas com a frequncia de rotao da engrenagem danificada. A frequncia de engrenamento (GMF) pode ou no mudar em amplitude, porm altas amplitudes das bandas laterais ao redor da GMF acorrem normalmente quando o desgaste visvel. Bandas laterais podem ser um melhor indicador de desgaste do que a prpria GMF.

ENGRENAMENTOS
1 x rpm da engrenagem

SOBRECARGA NOS DENTES


1 x rpm Coroa c/ 72 dentes

mm/s

8,33 Hz
2 x rpm GMF GMF = 600 Hz 30 Hz

Redutor

Pinho c/ 20 dentes

A GMF freqentemente muito sensvel a carga. Altas amplitudes de GMF no indicam necessariamente problemas, particularmente se as frequncias das bandas laterais ficarem em nveis baixos e no excitarem as frequncias naturais das engrenagens. Cada anlise deve ser executada com o sistema operando em sua mxima carga de trabalho.

ENGRENAMENTOS
1 x rpm da engrenagem
Freq. Natural da engrenagem

EXCENTRICIDADE DA ENGRENAGEM E FOLGA (Backlash)


1 x rpm Coroa c/ 72 dentes

mm/s

8,33 Hz
GMF GMF = 600 Hz 30 Hz

2 x rpm

Redutor

Pinho c/ 20 dentes

Altas amplitudes de bandas laterais ao redor da GMF freqentemente sugerem excentricidade, folgas ou eixos no paralelos que admitem a rotao de uma engrenagem modular na frequncia de rotao da outra. A engrenagem com problemas indicada por espaamento das frequncias de bandas laterais. Backlash incorreto normalmente excita a |GMF e a frequncia natural da engrenagem, ambas com bandas laterais de 1 x rpm. A amplitude da GMF decair com o aumento da carga se o backlash estiver com problemas.

ENGRENAMENTOS
1 x rpm da engrenagem

DESALINHAMENTO DAS ENGRENAGENS


1 x rpm Coroa c/ 72 dentes

mm/s

8,33 Hz
2 x rpm 1 x GMF 2 x GMF GMF = 600 Hz 30 Hz

Redutor

Pinho c/ 20 dentes

O desalinhamento das engrenagens quase sempre excita a segunda ordem ou altos harmnicos da GMF com bandas laterais da freqncia de rotao. Freqentemente apresentar somente amplitude 1 x GMF, mas altos nveis a 2x ou 3x GMF. importante determinar a Fmax para registrar pelo menos o segundo harmnico da GMF se o transdutor e o sistema tiverem capacidade.

ENGRENAMENTOS
TRINCA OU QUEBRA DO DENTE
Forma de onda no tempo Coroa c/ 72 dentes

8,33 Hz
1x engrenagem

30 Hz

GMF = 600 Hz

mm/s

Redutor

Pinho c/ 20 dentes

Uma trinca ou quebra do dente ir gerar uma amplitude a 1Xrpm da engrenagem alm de excitar a frequncia natural da engrenagem com bandas laterais na frequncia de rotao. Isto melhor detectado na forma de onda que ir apresentar um pronunciado pico toda vez que o dente quebrado tenta engrenar. O tempo entre impactos corresponder a 1/rpm da engrenagem com problema. A amplitude dos picos na forma de onda normalmente ser muito maior que a frequncia 1Xrpm na FFT.

ROLAMENTOS Frequncias dos componentes


Pista externa
BPFO = n/2 fr (1-BD/PD Cos)

Pista interna
BPFI = n/2 fr (1+BD/PD Cos)

Gaiola
FTF = fr/2(1-BD/PD Cos

Elemento rolante
BSF = PD/BD fr [1-(BD/PD Cos)]

ROLAMENTOS 1 estgio de falha


Zona A
mm/s

Zona B

Zona C

1 x rpm 2 x rpm 3 x rpm

5KHz

20KHz

A primeira indicao de falha em um rolamento aparece em frequncias ultrasnicas (20KHz ~ 60KHz), portanto fora do range de frequncia do coletor analisador de dados (20KHz). O espectro ser dominado pela frequncia de rotao do eixo e harmnicos e no necessrio sugerir uma interveno.

ROLAMENTOS 2 estgio de falha


Zona A
mm/s Fn

Zona B

Zona C

2x
3x 1KHz

1x

Pequeno defeito no rolamento comea excitando as frequncias naturais dos componentes do rolamento (Fn) que predominantemente ocorre na faixa de 1 a 5KHz. Frequncias de bandas laterais aparecem acima e abaixo do pico de frequncia natural no fim do 2 estgio de falha.

5KHz

10KHz

ROLAMENTOS 3 estgio de falha


Zona A
mm/s

Zona B
Fn

Zona C

1x

BPFO

2x

3x

BPFI

2 BPFO

500Hz

5KHz

Frequncias de defeitos do rolamento e seus harmnicos comeam a aparecer. Quando o desgaste progride, aparecem mais harmnicos das frequncias de defeito e o n de bandas laterais tambm aumenta, tanto ao redor destas frequncias quanto das frequncias naturais do rolamento. O desgaste agora visvel e pode se estender na periferia do rolamento, particularmente quando as bandas laterais esto bem formadas e acompanhadas pelas frequncias de defeito e seus harmnicos. recomendvel a interveno para troca do rolamento.

ROLAMENTOS 4 estgio de falha


Zona A
mm/s 1x

Zona B
Fn

Zona C

2x
3x

10KHz

Prximo do final da vida a componente 1 x rpm evidente. A piora normalmente causa o aumento dos harmnicos da frequncia de rotao. As frequncias de defeito do rolamento e frequncias naturais desaparecem e em lugar fica um rudo de banda larga em alta frequncia (tapete ou carpete de rudo). Os nveis de vibrao tendem a diminuir pouco antes da falha.

You might also like