You are on page 1of 42

ARH

CONCEITO ramo especializado da cincia da Administrao que envolve todas as aes que tem como objetivo a interao do trabalhador no contexto da organizao e o aumento de sua produtividade

ARH
o conjunto de polticas e prticas necessrias para conduzir os aspectos da posio gerencial relacionadas com as pessoas, incluindo: Recrutamento, seleo, treinamento, recompensas e avaliao desempenho. (I.Chiavenato)

ARH- Surgimento
Surgiu com a Revoluo Industrial; Maior valor mquina inovao do momento; Pessoas eram recursos de produo; Pessoas com medo da mquinas substituio; Conflitos no ambiente de trabalho.

Gesto de R.H. - Objetivos


Administrar com as pessoas conhecimentos e habilidades; Otimizar a capacidade das pessoas; Criar um diferencial para a organizao atravs das pessoas que a compem.

Gesto de Pessoas - Caractersticas


Gesto participativa empowerment Maior investimento em treinamento e desenvolvimento; Maior investimento em carreira e remunerao

Subsistemas de RH
Proviso de Recursos Humanos Recrutamento e Seleo Aplicao de Recursos humanos posicionamento dos colaboradores e avaliao de seu desempenho Manuteno de Recursos Humanos benefcios sociais e medicina e segurana do trabalho Desenvolvimento de Recursos Humanos treinamento e desenvolvimento (T&D) Monitorao de Recursos humanos - banco de dados e sistema de informao e auditoria de R.H.

Subsistema Proviso de Recursos Humanos Recrutamento e Seleo


Este subsistema refere-se captao e triagem de profissionais no mercado e, em seguida, a seleo e encaminhamento dos mesmos para a empresa. Recrutamento Interno entre os colaboradores que trabalham na organizao. Recrutamento externo agncias de empregos, anncios em jornais contatos com escolas. Recrutamento misto aborda tanto fontes internas com externas de R.H.

Seleo de Colaboradores

Entrevista de seleo
Coletar informaes e conhecer o estilo de cada indivduo.

Testes de seleo
Mede os aspectos intelectuais, de personalidade ou tcnicos.

Testes de Conhecimento
Podem ser: gerais (cultura geral e lnguas) ou especficos (de cultura profissional e conhecimentos tcnicos)

Testes Psicolgicos
Comportamento pessoal, social ou cognitivo.

Seleo de Colaboradores
Tcnicas de simulao ou dinmica de grupo.
Visam simular situaes ou casos especficos, onde os candidatos participam com suas opinies e visam pessoal. A capacidade de trabalhar em equipe tem sido valorizada no momento atual.

Subsistema de Manuteno de R.H. Benefcios Sociais


Benefcios Legais - exigidos pela legislao trabalhista, estatutria ou previdenciria, ou ainda, por norma coletiva entre sindicatos. Benefcios espontneos concedidos por liberalidade das organizaes. Ex. transporte, gratificaes, etc.

Benefcios Monetrios concedidos em pecnia, geralmente atravs da folha pagamento e gerando encargos sociais deles decorrente. Benefcios no-monetrios oferecidos na forma de servios ou vantagens, ou facilidade para os usurios, dentre outros, assistncia mdico-hospitalar e odontologia.

Objetivos dos Benefcios Sociais


1. Melhoria de qualidade de vida dos colaboradores; 2. Melhoria do clima organizacional; 3. Reduo da rotao de pessoal e absentesmo; 4. Facilidade na atrao e na manuteno de recursos humanos; 5. Aumento de produtividade em geral.

Subsistema de Desenvolvimento de R.H. -Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas


Definies e Conceitos Treinamento Educao profissional que visa adaptar o homem ao trabalho em determinada empresa, preparando-o adequadamente para o exerccio do cargo. Desenvolvimento aperfeioamento das capacidades e motivaes dos empregados a fim de torn-los futuros membros valiosos da organizao.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO T&D


Treinamento Programa de curto prazo Imediatismo nos resultados Preparao para o cargo Desenvolvimento Programa de mdio prazo Resultados mediatos Preparao para a carreira

T&D
Treinamento: voltado para o condicionamento da pessoa para a execuo de tarefas Desenvolvimento: voltado ao crescimento da pessoa em nvel de conhecimento, habilidade e atitudes.

T&D Vantagens na aplicao


Ganho em competitividade e em qualidade; Identifica os pontos fortes e fracos da pessoas e da organizao como um todo; Capacita as pessoas da organizao; Aumenta a lucratividade da empresa; Racionaliza procedimentos e desenvolve pessoas; Aumenta produtividade; Reduz o desperdcio e o retrabalho; Propicia um clima organizacional saudvel.

T&D Implica 4 fases:

Diagnstico da Situao; Programao; Implementao; Avaliao;

Motivos para propor um treinamento


Identificao de metas; Identificao de gargalos; Falhas na comunicao Informalidade pode gerar problemas nas comunicaes; Inexatido nas mensagens; Problemas interpessoais.

Motivos para propor um treinamento


Remanejamento de pessoas; Modernizao da organizao; Natureza das atividades desenvolvidas pela organizao;

Meios de Treinamento e Desenvolvimento


Workshop Reunio de pessoas com objetivos semelhantes; Coaching (treinando) Uma espcie de aconselhamento. No se trata de delegar o que se deve fazer, mas de orientar um processo. Mentoring (mentor)

Meios de Treinamento e Desenvolvimento


Estabelece uma cumplicidade para o desenvolvimento, um compromisso com a verdade, potencializando o humano e o profissional. Videoconferncias; Intranet/internet; Universidade Corporativa;

Treinamento e Desenvolvimento
As pessoas passaro a ensinar e disseminar os princpios organizacionais e as diretrizes estratgicas. Desenvolver estratgias competncia dos gestores de R.H. Capacitar pessoas funo de T & D.

ORGANIZAO - Conceito
Conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas de forma coordenada e controlada, com vista a atingir um objetivo pr-determinado atravs da aplicao eficaz de diversos meios e recursos disponveis.

Organizao
Toda empresa possui dois tipos de estrutura: Formal e Informal. a) Formal : planejada e representada formalmente pelo organograma. Todas as relaes so formais. b) Informal: surge espontaneamente da interao social das pessoas, ela pode ajudar a empresa facilitando o trabalho, mas pode, tambm, atrapalhar realizando procedimentos errados.

TIPOS DE ESTRUTURAS FORMAIS


ORGANIZAO LINEAR baseada no princpio da unidade de comando, cada superior tem autoridade nica e absoluta sobre seus subordinados; entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e nicas de autoridade.

Caractersticas da Organizao Linear


Autoridade linear ou nica; Linhas formais de comunicao; Centralizao das decises; Aspecto piramidal

Vantagens
Estrutura simples e de fcil compreenso; Clara delimitao das responsabilidades; bastante estvel; o tipo de organizao indicado para pequenas empresas.

Desvantagens
No responde a mudanas rpidas; Autoridade linear baseada no comando nico e direto dificulta a cooperao e a iniciativa das pessoas, podendo torna-se autocrtica; O chefe um generalista; As comunicaes por serem lineares, tornam-se demoradas.

TIPOS DE ESTRUTURA FORMAL


ORGANIZAO FUNCIONAL : aplica o princpio funcional ou da especializao das funes. Estruturada por funo da empresa. Ex.: Departamento de Produo, Departamento Financeiro, Departamento de Marketing, etc.

Caracterstica da Organizao Funcional


Autoridade Funcional ou Dividida : autoridade do conhecimento, nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados. Linhas diretas de comunicao: busca maior rapidez possvel nas comunicaes. Descentralizaes das decises : no hierarquia, mas a especialidade quem promove as decises. nfase na especializao : baseia-se no primado da especializao de todos os rgos e cargos.

Vantagens
Permite a cada rgo ou cargo concentrar-se total e unicamente no seu trabalho e sua funo. Permite a melhor superviso tcnica possvel, pois cada rgo se reporta a experts em seu campo de especializao. Desenvolve comunicaes diretas, sem intermediao, mais rpidas e menos sujeita a distores de transmisso. Separa funes de planejamento e de controle das funes de execuo.

Desvantagens
Diluio e conseqente perda de autoridade de comando. Subordinao mltipla. Tendncias concorrncia entre os especialistas. Tendncia tenso e conflito dentro da organizao.

TIPO DE ESTRUTURA FORMAL


ORGANIZAO LINHA-STAFF: a combinao dos tipos de organizao linear e funcional, buscando incrementar as vantagens e reduzir as desvantagens. um tipo de organizao mais completo e complexo. Na organizao linha-staff coexistem rgos de linha (rgos de execuo) e de assessoria (rgos de apoio e de consultoria) mantendo relaes entre si.

TIPOS DE ESTRUTURA FORMAL


ORGANIZAO LINHA-STAFF Os rgos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princpio escalar, enquanto os rgos de staff prestam assessoria e servios especializados.

Caracterstica
Fuso da estrutura linear com a estrutura funcional, com predomnio da primeira. Cada rgo se reporta a um e apenas um rgo superior tpica da organizao linear. Porm, cada rgo recebe tambm assessoria e servios de diversos rgos de staff. Existem linhas formais de comunicao entre superiores e subordinados e que representam a hierarquia. Existem tambm linhas diretas de comunicao que ligam os rgos e o staff e que representam a oferta de assessoria.

Caracterstica
Separao entre rgos operacionais (executivos) e rgo de apoio e suporte (assessores) A autoridade e responsabilidade dos membros do staff so de natureza aconselhadora. No entanto, so os chefes de linha que detm a completa autoridade e responsabilidade pela execuo dos planos.

Caractersticas
Hierarquia versus especializao. A organizao linha-staff mantm o princpio da hierarquia (cadeia escalar). A hierarquia (linha) assegura o comando e a disciplina, enquanto a especializao (staff) fornece os servios de consultoria e de assessoria. Assegura assessoria especializada e inovadora mantendo o princpio de autoridade nica.

Caracterstica
Atividade conjunta e coordenada dos rgos de linha e rgos de staff. Os rgos de linha responsabilizam-se pela execuo das atividades bsicas, enquanto os rgos de staff pelos servios especializados.

Desvantagens
Existncia de conflito entre rgos de linha e de staff caracterizam-se por: O assessor da staff um tcnico com preparo profissional. Enquanto o homem de linha um homem de prtica que subiu na hierarquia. Ao planejar e recomendar, o assessor no assume responsabilidade pelos resultados.

Desvantagens
Dificuldade de equilbrio entre linha e staff. Os especialistas tendem a forar suas sugestes e tentar impor suas idias. Isto provoca um enfraquecimento da linha ou a linha dividida de autoridade.

TIPOS DE ORGANIZAO FORMAL


TERRITORIAL estruturada por regio ou localizao geogrfica; geralmente usada quando a empresa dispersa. Ex. Regio Norte, Regio Sul, etc. PRODUTOS OU SERVIOS estruturada por tipo de produto. Ex. txtil, farmacutico, qumico, etc.

TIPOS DE ORGANIZAO FORMAL


CLIENTES - estruturada por tipo de cliente. Ex. infantil, feminino, etc. PROCESSOS estruturada segundo as etapas do processo da organizao. Ex. departamento de corte, montagem, estamparia, etc. PROJETOS a alocao de pessoas e recursos temporria. Ex. obras de uma construo, projetos de consultoria, etc.

TIPOS DE ORGANIZAO FORMAL


MATRICIAL combina dois tipos dos critrios anteriores de modo que cada equipe trabalha com dois comandos simultaneamente. Ex. em uma fbrica a equipe de manuteno recebe ordens da gerncia de manuteno e da gerncia de produo.

You might also like