You are on page 1of 21

Faculdade de Engenharia Mecnica (FEMEC) Sistemas de Controle Hidrulico e Pneumtico Professor: Joo Ccero

A8 A8-Qualidade,Estabilidade, Compatibilidade dos Fludos e Materiais


Integrantes Luiz Flvio Melo Tanns 1051163-1 Alan Ferreira Boaventura 1051172-x Joo Batista Ferrarez Fincoti 1011160-9

Objetivos
Apresentar qualidade, estabilidade e compatibilidade dos fluidos com os materiais.

Fluidos

Fluido um termo genrico empregado para traduzir a caracterstica "das substncias lquidas ou gasosas", ou de substncia que corre ou se expande maneira de um liquido ou gs. Por isso, popularmente falando, designamo-lo como sendo a fase no slida da matria. Tem como caracterstica se deformar continuamente quando submetida a uma tenso de cisalhamento, no importando o quo pequena possa ser essa tenso. Devido incapacidade dos fluidos de suportar uma tenso de cisalhamento em equilbrio esttico, estes tm a propriedade de no resistir a deformao e apresentam a capacidade de fluir (tambm descrita como a habilidade de tomar a forma de seus recipientes).

Fluidos
Classificao Newtonianos: so aqueles que obedecem a lei de Newton da viscosidade; No-Newtonianos: so aqueles que no obedecem lei de Newton da viscosidade.

Tipos de fluidos
Os diversos tipos de fluidos existentes j foram bastante explanados em trabalhos anteriores, como fluidos hidrulicos e pneumticos. Na sequncia alguns destes fluidos sero resumidamente comentados e na sequncia, iniciaremos uma anlise sobre compatibilidade, qualidade e estabilidade dos fluidos em contato com outros materiais.

Tipos de fluidos
gua: A gua o mais barato e disponvel dos fluidos hidrulicos. um excelente fluido quanto transmisso de energia (elevado coeficiente volumtrico), com um alto poder refrigerante. inerte quimicamente compatvel com quase todos os materiais dos retentores, alm se ser absolutamente no inflvel. Porm: No possui caractersticas lubrificantes. Provoca a corroso dos componentes e das tubulaes. Tem uma viscosidade muito baixa, dificultando a estanque idade e reduzindo o rendimento do sistema. Possui um ponto de congelamento elevado (0C), podendo causar danos considerveis no caso de congelamento, devido a dilatao do fluido no sistema. Possui baixo ponto de ebulio, limitando a faixa de operao.

Tipos de fluidos
Emulses de leo em gua: So usados em sistemas que normalmente so projetados para usar gua como fluido hidrulico. A adio de leo solvel na gua, normalmente na proporo de 1 a 5% de leo em volume, serve para melhorar as propriedades lubrificantes e proteger os componentes do sistema contra ferrugem.

Tipos de fluidos
leos minerais: so os mais utilizados em circuitos hidrulicos. Normalmente so leos fabricados a partir de bsicos selecionados, que passam por processos de refinao e tratamento, podendo ser utilizados nos mais diversos tipos de sistemas e nas mais exigentes condies operacionais, com as seguintes caractersticas principais:

So compatveis com a maioria dos materiais comumente utilizados nos sistemas; So utilizados em amplas faixa de temperatura; Tem boas caractersticas lubrificantes, suportando altas cargas e evitando o desgaste das partes mveis; Protegem as superfcies metlicas contra a corroso e ferrugem;

Tipos de fluidos
Fluidos Sintticos: Os fluidos sintticos, normalmente base de steres de fosfato, steres complexos, aromticos de alto peso molecular, cloridratos de hidrocarbonos, etc., possuem estruturas qumicas que oferecem resistncia propagao do fogo. Possuem boas propriedades de lubrificao, sendo comparveis aos leos minerais quanto s caractersticas de desempenho hidrulico.

Tipos de fluidos
Fluidos sintticos, aplicaes (continuao): Os fluidos sintticos so empregados principalmente em sistemas hidrulicos de aviao, onde o custo adicional do produto secundrio frente resistncia ao fogo no caso de vazamentos ou avarias do sistema. Normalmente so indicados para sistemas hidrulicos que trabalham em condies severas ou de grande preciso, pois o custo elevado do fluido requer um sistema absolutamente livre de vazamentos em condies normais de funcionamento.

Tipos de fluidos
Fluidos de silicone: Os fluidos exclusivamente base de silicones apresentam grandes limitaes quanto as propriedades lubrificantes e resistncia ao desgaste, assim como certo grau de incompatibilidade com alguns metais em altas temperaturas. Para trabalhar em temperaturas superiores a 150C, so os nicos fluidos disponveis no mercado. Todos os fluidos de silicones so resistentes ao fogo, porm, por seu custo ser maior que o dos fluidos sintticos, sua escolha no deve ser baseada exclusivamente nesta propriedade.

Tipos de fluidos
Fluidos de silicone, aplicaes (continuao): So adequados para trabalhos em altssimas temperaturas (at 360C), alm de possurem um ndice de viscosidade muito elevado, que mantm sua viscosidade a nveis aceitveis nas temperaturas mais altas. So fluidos bastante caros, quase proibitivos para aplicaes que no so muito especficas.

Escolha do tipo de fluido


Ao se escolher um fluido em determinada aplicao, deve-se ter alguns conhecimentos anteriores como: a bomba e suas condies de operao, o que geralmente especificado pelo fabricante do fluido (as condies ideais de utilizao do mesmo); manuteno; rendimento global do sistema; entre outros fatores.

Escolha do tipo de fluido


O fluido deve possuir algumas caractersticas genricas para a maioria das aplicaes. Seguem as mesmas: No ser txico ou poluente; No se inflamar em altas temperaturas.; Ter a mnima variao de viscosidade com a temperatura; Proteger as superfcies metlicas contra a corroso e ferrugem; Ser quimicamente estvel; Boa fluidez a baixas temperaturas; Lubrificar e proteger, contra o desgaste, as partes em movimento. Ser compatvel com os materiais componentes do sistema. Alto coeficiente de transferncia de calor. Custo acessvel.

Escolha do tipo de fluido


Algumas consideraes alm das citadas, devem ser levadas em conta na escolha do fluido, so elas: o mesmo deve manter-se por um longo perodo em servio e possuir caractersticas que reduzam a manuteno e aumentem a performance do sistema. A qualidade do fluido fundamental nas instalaes crticas e de alta confiabilidade; em instalaes menos crticas e onde existam grandes perdas, a utilizao de um fluido mais econmico ou com caractersticas intermedirias, pode ser a escolha mais adequada. Em muitos casos, a escolha pode ser em funo dos fluidos j existentes no estoque da empresa ou de um outro, de maior qualidade, que possa substituir os existentes ou que possa ser utilizado em outras aplicaes.

Caractersticas dos fluidos


Seguem algumas caractersticas fsico/qumicas mais importantes na escolha de um fluido hidrulico: Viscosidade: a propriedade mais relevante na escolha do fluido e a medida da resistncia que ele oferece ao escoamento, numa determinada temperatura. Os leos minerais e sintticos so disponveis em vrias viscosidades. A viscosidade de um leo varia com a temperatura, sendo inversamente proporcional mesma. Isto significa que medida que a temperatura do leo aumenta, ele se torna menos viscoso (mais fino). O fluido deve ter uma viscosidade alta o suficiente para prover uma lubrificao adequada em temperaturas elevadas, sem causar funcionamento irregular do sistema pela perda de carga excessiva atravs dos componentes. Deve ter uma viscosidade baixa o suficiente para permitir um fluxo adequado nas partidas a baixas temperaturas e penetrar entre as folgas dos componentes para lubrific-los, sem causar perdas por vazamentos ou cavitao na aspirao da bomba.

Caractersticas dos fluidos


Demulsibilidade: a capacidade que um fluido tem de separa-se rapidamente da gua. Um fluido hidrulico deve possuir boa demulsibilidade, para que a gua livre presente no sistema possa ser drenada. gua no sistema hidrulico provoca ferrugem e corroso dos componentes, alm de causar a separao dos aditivos, diminuindo a vida til do fluido. Os fluidos hidrulicos integrais (de base no aquosa, como as emulses) so contaminados pela gua atravs da condensao, vazamentos nos trocadores de calor ou pelo ar umedecido proveniente do respiro do reservatrio.

Caractersticas dos fluidos


Proteo contra desgaste: O fluido hidrulico deve lubrificar as partes em movimento dos componentes dos sistema e reduzir o seu desgaste, particularmente nas bombas hidrulicas. Os fluidos aditivados com agentes antidesgaste (tricresil fosfato, dialquil ditiofosfato de zinco, compostos inativos de cloro, enxofre e fsforo, etc.) so indicados para o uso em unidades compactas, que funcionam com altas presses e grandes velocidades nas bombas e nos sistemas que operam em condies adversas e de sobrecarga. Um leo com aditivo antidesgaste pode reduzir em at 95% o desgaste das bombas de palhetas, em comparao com um leo convencional sem esse aditivo.

Caractersticas dos fluidos


Baixo ponto de fluidez: a menor temperatura na qual um fluido escoa denominada Ponto de Fluidez. Em condies de operao em baixas temperaturas, um fluido hidrulico deve manter satisfatoriamente sua fluidez, a fim de no congelar-se ou causar restries circulao da bomba aos componentes de trabalho. Para se garantir o incio de operao e funcionamento normal do sistema, deve-se escolher um fluido que possua um ponto de fluidez abaixo da menor temperatura em que os sistema ir operar. Existem muitas variaes do ponto de fluidez entre os fluidos hidrulicos. Aditivos abaixadores do ponto de fluidez base de fenis, steres polimerizados e glicol, melhoram muito esta caracterstica.

Caractersticas dos fluidos


Proteo contra a corroso e a ferrugem: a maioria dos sistemas possuem componentes feitos de materiais ferrosos, que tm tendncia oxidao e aos ataques corrosivos sob certas condies, ocasionando muitos problemas ao funcionamento do sistema. Alm de poderem causar o travamento das superfcies em movimento, a ferrugem e a corroso podem obstruir as tubulaes e danificar as passagens das vlvulas e dos componentes de trabalho. Para isso aditivos anti corroso so utilizados afim de inibir a corroso e ferrugem.

Caractersticas dos fluidos


Compatibilidade: Capacidade dos fluidos de
resistir reao com os materiais normalmente utilizados em sistemas hidrulicos. Alguns fluidos tendem a amolecer pinturas e elementos de vedao. leos minerais so compatveis com grande variedade de borrachas sintticas, mas pode causar deformao, deteriorao excessiva e eventualmente o rompimento de borrachas naturais.

You might also like