You are on page 1of 35

Farmacologia

Ensaios Clnicos
Antnio Pedro Martinho

Ensaios Clnicos
Antes de se iniciar um ensaio clnico tm de ser feitos estudos em laboratrio. Seguese a experimentao animal ("ensaios prclnicos") e se os estudos preliminares oferecerem confiana passa-se fase de ensaio no ser humano ("ensaios clnicos").

Ensaios clnicos
Os ensaios clnicos so divididos em quatro fases:

Fase I
So os primeiros ensaios realizados num pequeno nmero de voluntrios (sos) adultos normais, excluindo mulheres grvidas, para uma avaliao previa da segurana e toxicidade.

Ensaios Clnicos - Fase I


So ensaios de farmacologia clnica e toxicidade no homem, primariamente relacionados segurana e no eficcia, e geralmente realizados em voluntrios normais Avaliao clnica aos voluntrios, antes e aps a administrao do frmaco.

Ensaios Clnicos - Fase I


O principal objectivo determinar uma dose aceitvel sem causar efeitos colaterais srios O voluntrio submetido a doses crescentes da droga Envolve estudos do metabolismo e da biodisponibilidade da droga

Ensaios Clnicos Fase I


Normalmente os voluntrios que so seleccionados, permanecem no local onde a pesquisa realizada, efectuando-se: a) Testes de associao a frmacos conhecidos; b) Novas indicaes clnicas; c) Novas formas farmacuticas; d) Frmacos de uso local. Nos casos a e b, a fase I poder ser ultrapassada, procedendo-se imediatamente fase II.

Ensaios Clnicos Fase II


So ensaios iniciais de investigao clnica do efeito do tratamento investigaes ainda em pequena escala da efectividade e segurana da droga monitorizao cuidadosa de cada paciente

Ensaios Clnicos Fase II


Fase II
So os primeiros ensaios realizados num nmero reduzido de pacientes O objectivo desta fase determinar a dose teraputica e a formulao ptima do frmaco. So realizados os mesmos exames clnicos e laboratoriais da fase I.

Ensaios Clnicos Fase III


Fase III
Avaliao em larga escala do tratamento Comparao com o(s) tratamento(s) padro disponvel para a mesma condio mdica considerada a fase final da pesquisa clnica, onde a eficcia e a segurana do frmaco avaliada.

Ensaios Clnicos Fase IV


Fase IV
Fase de vigilncia ps-comercializao monitorizao de efeitos adversos a longo prazo, principalmente de morbilidade e mortalidade Costuma ser includa esta fase aos ensaios clnicos, com o fim de obter informaes adicionais que reflectem a realidade do mdico frente doena no seu consultrio/ hospital.

Ensaios Clnicos Fase IV


Tambm tem por finalidade estabelecer novas indicaes e esquemas posolgicos. Os ensaios clnicos no tm protocolos rgidos, para obter a curto prazo, as suas impresses sobre o novo frmaco prestes a ser lanado no mercado farmacutico

Ensaios Clnicos Randomizao


O ensaio clnico randomizado trata-se de um estudo prospectivo que compara o efeito e valor de uma interveno (profiltica ou teraputica) com controles em seres humanos, no qual o investigador distribui o factor de interveno a ser analisado de forma aleatria atravs da tcnica da randomizao; dessa forma, os grupos experimental e de controle so formados por um processo aleatrio de deciso.

Ensaios Clnicos
Tipos de ensaios clnicos:
Os ensaios clnicos poder ser divididos em 2 tipos Controlados No - Controlados

Ensaios Clnicos No Controlado


O tipo mais simples, consistindo na administrao do frmaco a um pequeno nmero de pacientes, sem grande rigor de seleco de diagnsticos e sem grupo controle.

Ensaios Clnicos - Controlado

Os ensaios clnicos controlados podem ser:

Abertos

Cegos

Ensaios Clnicos - Controlado Aberto


Tanto o mdico como o paciente sabem o medicamento que est a ser administrado.
A sua finalidade identificar as caractersticas do frmaco e os seus resultados devero ser depois confirmados atravs do ensaio controlado cego.

Ensaios Clnicos Controlado Cego

O ensaio do tipo cego, subdividido em

Simples Cego

Duplo Cego

Ensaio Clnico - Controlado - Cego


No Ensaio Simples Cego apenas os pacientes desconhecem a medicao administrada.
No Ensaio Duplo Cego, tanto o mdico como o paciente no sabem qual o frmaco (ou placebo) que est a ser administrado

Ensaio Clnico duplo cego randomizado


o ensaio clnico randomizado e com duplo ocultamento o mtodo padro de avaliao das intervenes teraputicas. este o mtodo que confere a melhor evidncia de eficcia de um determinado tratamento e , hoje, obrigatrio ter este tipo de estudos como base para justificar a utilizao de qualquer tratamento

Ensaio Clnico - Controlado - Cego


Ensaios Clnicos Controlados Cegos so a melhor forma de corrigir eventuais influncias (tanto do medico como do paciente) nos resultados No caso do uso de placebo, a observao reflecte a eficcia do frmaco em estudo e avalia ainda a incidncia real dos efeitos colaterais

Ensaios Clnicos - Controlado


A comprovao do planeamento de pesquisa pode ser feita por comparao de resultados observados do placebo e aqueles obtidos com frmaco padro (eficcia e segurana bem conhecidos), obtendo-se o valor do frmaco em estudo (Figura 1).

Ensaios Clnicos - Controlado


Desta forma, os estudos clnicos so mais completos quando se utilizam grupos que recebem o frmaco em estudo, frmaco padro e placebo.
Figura 1: Avaliao de frmaco em ensaios controlados com placebo (Zanini, 1977)

Ensaios Clnicos - Protocolo de Pesquisa


O protocolo de pesquisa baseia-se nos objectivos que pretendem avaliar durante a execuo de ensaios clnicos e na anlise dos resultados. Ento, o protocolo varia mediante o tipo de avaliao clnica, mas de um modo geral contm os seguintes passos:

Ensaios Clnicos - Protocolo de Pesquisa


Identificao do investigador Objectivo: Natureza do estudo (teraputico, profiltico, diagnstico) Propsito do estudo Tipo de ensaio clnico (aberto, duplo cego) Mtodo de avaliao: Procedimento do estudo Durao da avaliao Pacientes seleccionados Pacientes excludos Frmaco e dose Critrios de resposta Efeitos colaterais Avaliao dos resultados - anlise estatstica

Ensaios Clnicos - Ficha clnica


Compreende um conjunto de formulrios utilizados para anotar os dados observados. Acompanha o protocolo e o seu nmero igual ao de pacientes previstos para o ensaio clnico.

Ensaios Clnicos - Factores que influenciam os ensaios clnicos


Na realizao de ensaios clnicos, vrios factores podem influir nos resultados da avaliao do frmaco em estudo. Os factores podem ser agrupados em

Farmacolgicos

No Farmacolgicos

Ensaios Clnicos - Factores que influenciam os ensaios clnicos


Farmacolgicos: Aqueles que dependem das propriedades intrnsecas do frmaco: a)dose e esquema posolgico; b) cor do medicamento. No Farmacolgicos: Aqueles que no dependem das propriedades intrnsecas do frmaco e esto relacionados com os pacientes seleccionados: a)idade, b)sexo; c) grau scio cultural.

Placebo
"A questo do placebo um dos assuntos que mais fascinam e, ao mesmo tempo, mais causam controvrsias entre a classe cientfica. Com todo o conhecimento que a cincia hoje possui, o placebo ainda permanece como um mistrio e todos os artigos sobre ele ainda so bastante incompletos. O seu bom ou mau uso pode significar uma vida, principalmente enquanto os seus efeitos so pouco conhecidos a fundo e o seu funcionamento, isto , como realmente agem os placebos, ainda alvo de muitas teorias, inclusive a abordagem psicolgica. Para a classe cientfica, conhecer o placebo, suas possibilidades e seus efeitos fundamental. E para um leigo, at que ponto interessante saber que um remdio ao qual ele atribui a sua cura no passava, por exemplo, de simples composio de amido com acar? Estas e outras questes so apresentadas aqui para pura reflexo (...) Dr. Ben Z. Krentzman

Ensaios Clnicos - Critrios de incluso e excluso de pacientes em investigao clnica


Depois de estabelecida a finalidade, efectua-se a seleco das caractersticas dos pacientes (excludos ou includos) para que a amostragem seja a mais homognea possvel.

Ensaios Clnicos - Critrios de incluso de pacientes em investigao clnica

Em relao aos critrios de incluso de pacientes, destacam-se: a)diagnstico da doena; b)peso, idade, sexo, raa; c) grau de severidade da doena; d) tempo em que o paciente tem a doena; e) nmero de crises anteriores; f) cooperao do paciente

Ensaios Clnicos - Critrios de excluso de pacientes em investigao clnica


Em relao aos critrios de excluso de pacientes, destacam-se: a) pacientes grvidas ou que desejem engravidar; b) lactao; c) pacientes dependentes de frmacos; d) pacientes com problemas hepticos, de rins e corao; e) paciente com outras doenas que possam influenciar a resposta do frmaco em estudo.

Ensaios Clnicos - tica da investigao clnica


Uma das maiores barreiras realizao dos ensaios clnicos relaciona-se com a tica dos ensaios clnicos em seres humanos. Em 1964, uma srie de normas foram impostas, denominando o conjunto de Declarao de Helsnquia, onde se destacam os seguintes princpios:

Ensaios Clnicos - tica da investigao clnica


Existncia de dados prvios em animais de laboratrio; Protocolo a ser examinado pela comit; Qualificao cientfica do investigador; Relao risco-benefcio; Respeito ao direito e privacidade do paciente; Segurana sobre os riscos; Fidelidade dos resultados obtidos; Consentimento consciente, de preferncia por escrito; Declarao de obedincia s normas ticas.

Ensaios Clnicos - Legislao sobre o controle do uso de medicamento em Portugal


O Governo Portugus decreta, baseando-se na Organizao Mundial de Sade e na Sociedade Europeia, nas recomendaes internacionais de tica de Helsnquia e Tquio e a nvel nacional, no Conselho de tica para as Cincias da Vida, na Ordem dos Mdicos e na Ordem dos Farmacuticos, um decreto lei ( n 97/94 e n 97/95) onde so estabelecidas com rigor as normas a que devem obedecer os ensaios clnicos.

Ensaios Clnicos - Bibliografia


DELUCIA, Roberto, OLIVEIRA- FILHO, Ricardo Martins de, Farmacologia integrada, 2 Edio, Editora Revinter, Rio de Janeiro; WWW.Infarmed.pt http://ponciano.ibilli.uc.pt.uip.web/psifarmac/etica/mini.html#5 Aspectos humanisticos e metodolgicos de estudos humansticos e Psicofarmacolgicos (Princpios de investigao experimental em seres humanos; Tratado de Helsnquia, etc.). http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi ?db=PubMed Pocock SJ - Clinical Trials. A Pratical Approach. Brisbane: John Wiley & Sons, 1989. www.google.com

You might also like