You are on page 1of 47

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO CEAR DEPARTAMENTO DE INDSTRIA

Aula Ensaio de Partculas Magnticas em Materiais


Divanira Ferreira Maia Fortaleza

1.0 INTRODUO

Ensaios No Destrutivos
So ensaios realizados em materiais, acabados ou semi acabados, para verificar a existncia ou no de descontinuidades ou defeitos, atravs de princpios fsicos definidos, sem alterar suas caractersticas fsicas, qumicas, mecnicas ou dimensionais e sem interferir em seu uso posterior. Constituem uma das principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos, contribuindo para garantir a qualidade, reduzir os custos e aumentar a confiabilidade da inspeo.

1.0 INTRODUO

Elementos fundamentais para obter resultados satisfatrios e vlidos: Pessoal treinado e qualificado; Procedimento de execuo de ensaios qualificados com base nas normas e critrios de aceitao perfeitamente definidos; Equipamentos devidamente calibrados;

1.0 INTRODUO

Os mtodos mais usuais de Ensaios no Destrutivos: lquido penetrante, partculas magnticas, ultra-som, radiografia (Raios X e Gama), termografia, Estanqueidade.

Ensaio de Fluxo Magntico em Materiais

O ensaio por partculas magnticas utilizado na localizao de descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais ferromagnticos;

Pode ser empregado tanto para peas acabadas, semiacabadas e/ou em processo de fabricao.

Ensaio de Fluxo Magntico em Materiais

Magnetizao de Materiais Quando colocamos um material qualquer num campo magntico de induo ou fora magnetizante temos:

a) b) c)

Fora magnetizante (H) Campo magntico induzido (B) Permeabilidade magntica ()

Ensaio de Fluxo Magntico em Materiais

Permeabilidade magntica : facilidade com que o material

pode ser magnetizado A permeabilidade magntica de um material a relao entre o magnetismo adquirido pelo material (B) na presena de uma fora de magnetizao externa (H).

B= H

De acordo com a permeabilidade magntica os materiais so classificados em:

Ferromagnticos ( > 1) (Fe, Co e quase todos os tipos de ao) Paramagnticos ( = 1) (Pt, Al, Cr, Sn, K) Diamagntico ( < 1) (Ag , Zn, Pb, Cu, Hg)

Partculas Magnticas

Baseado no princpio de que as linhas de campo magntico em um material ferromagntico so distorcidas por uma interrupo na continuidade do material. Se estas descontinuidades encontram-se na superfcie ou esto suficientemente prximas mesma, as linhas de fluxo distorcidas nesta regio daro origem aos chamados campos de fuga .

2.0 Ensaio de Fluxo Magntico em Materiais

Campo de Fuga : As linhas de fora que passam por um material submetido a um campo magntico so alteradas por descontinuidades existentes no material, na descontinuidade h nova polarizao de m , repelindo as linhas de fluxo, a esta repulso denomina-se campo de fuga

Ensaio de Fluxo Magntico em Materiais

Ensaio com Partculas Magnticas Uso de partculas ferromagnticas que se acumulam nos contornos do campo de fuga delineando as descontinuidades superficiais da pea

S para materiais ferromagnticos (Fe, Ni, Co etc)

Ensaio de Fluxo Magntico em Materiais


Campo de Fuga

Partculas Magnticas

Principais equipamentos: Principais equipamentos: (2)Barras de contato eltrico (3)Eletroms, conhecidos como yokes que podem ter pernas fixas ou articuladas, (4)Bobinas de magnetizao e desmagnetizao, (5)Fontes de luz ultra-violeta

Partculas Magnticas

As partculas mageticas so compostas por uma combinao de finas partculas de ferro e xido de ferro. Seu tamanho varia entre 0,2 m e 0,4 mm, com distribuio granulomtrica bem controlada. Podem ser coloridas (tambm chamadas de visveis) ou fluorescentes.

Partculas Magnticas

As partculas magnticas podem ser fornecidas na forma de p, em pasta ou dispersas em lquidos

Partculas Magnticas
Via Seca: Usa-se aplicadores manuais ou bombas aspersoras que pulverizam as partculas na regio do ensaio O veculo que sustenta as partculas o ar.

Partculas Magnticas
Principais caractersticas das partculas secas:

aplicadas diretamente na superfcie a ser examinada; em geral no so reutilizadas; podem ser utilizadas sob condies ambientais adversas; o exame realizado sob luz branca natural ou artificial.

Partculas Magnticas
Via mida As partculas encontram-se em disperso em um lquido.

Ensaio de Fluxo Magntico em Materiais


1. Mtodos de Magnetizao

Magnetizao longitudinal

Magnetizao circular

Magnetizao multidirecional

Ensaio de Fluxo Magntico em Materiais

2. Tcnicas de Magnetizao

induo de corrente eltrica

induo de Campo magntico

Ensaio de Fluxo Magntico em Materiais

2.1 Tcnica de M agnetizao por induo de corrente eltrica na pea ( a corrente circula pela pea)

A Tcnica por Eletrodos

Uso da tcnica de eletrodos para inspeo de uma solda de conexo

Ensaio de Fluxo Magntico em Materiais

Tcnica do contato direto

Fotos mostrando a tcnica de magnetizao circular por contato direto. Na foto esquerda o tcnico pulveriza o p magntico seco num eixo magnetizado por passagem de corrente eltrica. Na foto direita o tcnico posiciona uma barra para a tcnica de contato direto.

Ensaio de Fluxo Magntico em Materiais


2.2 Tcnica de Magnetizao por induo de campo magntico
Tcnica da Bobina

Conjunto da Bobina e sistema de spray de gua contendo p magntico.

Ensaio de um virabrequim pela tcnica da bobina

Foto mostrando a tcnica de magnetizao longitudinal de um eixo , por bobinas

2.0 Ensaio de Fluxo Magntico em Materiais

Tcnica de Yoque ou Yoke

2.0 Ensaio de Fluxo Magntico em Materiais

2.0 Ensaio de Fluxo Magntico em Materiais

Tcnica do condutor central

2.0 Ensaio de Fluxo Magntico em Materiais

Mquina para ensaio por partculas magnticas de uma pea fundida para indstria hidroeltrica, usando a tcnica multidirecional.

Ensaio de Fluxo Magntico em Materiais

Aplicao

Alguns exemplos tpicos de aplicaes so fundidos de ao ferrtico, forjados, laminados, extrudados, soldas, peas que sofreram usinagem ou tratamento trmico (porcas e parafusos), trincas por retfica e muitas outras aplicaes em materiais ferrosos.

Ensaio de Fluxo Magntico em Materiais

Desmagnetizao feita em materiais que retm parte do magnetismo depois que se interrompe a fora magnetizante A desmagnetizao evita problemas como: Interferncia na usinagem (magnetizando as ferramentas de corte -> os cavacos grudam nas ferramentas, cegando-as) Interferncia na soldagem (desvia o arco eltrico) Limpeza, pintura eletrosttica etc

Medidor tpico de campo magntico utilizando a sonda de Hall. Pode medir de 10 at 30.000 Gauss , muito til para verificao do valor do campo magntico efetivo na pea a ser inspecionada por partculas magnticas ou ainda campos residuais. ( foto extrada do catlogo da Magnaflux e website Tema Flux )

Aparelho tpico para magnetizao por passagem de corrente eltrica denominada tcnica de eletrodos. Estes equipamentos so portteis, permitindo atingir at 1500 Ampres utilizando corrente contnua ou alternada. Cuidados devem ser tomados quanto ao meio ambiente de operao destes equipamentos pois estes produzem fascas eltricas que podem causar exploses na presena de gases ou produtos inflamveis.

Ensaio de Fluxo Magntico em Materiais

Vantagens
um mtodo relativamente fcil de avaliar o resultado, pode ser usado para detectar pequenas descontinuidades, basta adequar o processo de magnetizao

Limitaes
s pode ser usado para determinar defeitos em materiais ferromagnticos algumas vezes pode ocorrer magnetismo residual na pea inspecionada e isto pode prejudicar etapas seguintes.

Partculas Magnticas
Principais vantagens do ensaio:

capaz de detectar descontinuidades superficiais e sub-superficiais; sua realizao relativamente simples e rpida; o tamanho e a forma da pea inspecionada tem pouca influncia no resultado.

Trinca entre dois furos detectada com partculas magnticas via seca,

Foto da esquerda mostrando a pea antes da inspeo por partculas e a foto da direita mostrando a trinca originada do furo. Indicaes de trincas produzidas por partculas magnticas fluorescentes

Indicaes de trincas sobre a solda, detectadas com p magntico via seca

Indicaes de trincas produzidas por partculas magnticas fluorescentes

INDICAES

Avaliao das indicaes: Uma indicao uma evidncia de uma imperfeio mecnica. Somente indicaes com dimenses maiores que 1/16 pol. ( 1,5 mm) deve ser considerada como relevante. (a) Uma indicao linear aquela tendo um comprimento maior que trs vezes a largura. (b) Uma indicao arredondada aquela na forma circular ou elptica com comprimento igual ou menor que trs vezes a largura. (c) Qualquer indicao questionvel ou duvidosa , deve ser reinspecionada para determinar se indicaes relevantes esto ou no presentes.

Aceitao: Toda as superfcies devem estar livres de : (a) indicaes relevantes lineares ; (b) indicaes relevantes arredondadas maiores que 3/16 pol. (5,0 mm) ; (c) quatro ou mais indicaes relevantes arredondadas em linha separadas por 1/16 pol. (1,5 mm) ou menos (de borda a borda) ; (d) uma indicao de uma imperfeio pode ser maior que a imperfeio , entretanto , o tamanho da indicao a base para a avaliao da aceitao .

Critrio de Aceitao de Soldas

You might also like