You are on page 1of 10

HISTRICO DO PACIENTE

J., 56 anos. 2003 internao psiquitrica. 2004 poli traumatismos

Diagnstico: Delrium

O que : Sndrome caracterizada pela alterao global das funes psquicas, cujo sintoma fundamental consiste de um comprometimento da conscincia, geralmente em associao com comprometimentos das funes cognitivas, que ocorre de forma aguda, com curso breve e flutuante.
Etiologia: Multifatorial

Principais etiologias do Delrium:

infeces, neoplasias, trauma crnio-enceflico, hematoma, epilepsia, acidente vascular cerebral, hipoglicemia, hipxia, transtornos endcrinos, metablicos, hidroeletrolticos, transtornos cardiovasculares, intoxicaes e abstinncia de drogas.

O DELRIUM POR INTOXICAO COM SUBSTNCIA Pode ocorrer com as seguintes classes de substncias: lcool; anfetaminas e substncias relacionadas; canabinides; cocana; alucingenos; inalantes; opiides, fenciclidina e substncias relacionadas; sedativos, hipnticos e ansiolticos, e outras substncias desconhecidas. O DELRIUM POR ABSTINNCIA DE SUBSTNCIA Pode ocorrer com as seguintes classes de substncias: lcool (freqentemente chamado "delirium tremens"); sedativos, hipnticos e ansiolticos, e outras substncias ou substncias desconhecidas. OS MEDICAMENTOS QUE PODEM CAUSAR DELRIUM: anestsicos, analgsicos, agentes antiasmticos,anticonvulsivantes, anti-histamnicos, anti-hipertensivos e medicamentos cardiovasculares, antimicrobianos, drogas antiparkinsonianas, corticosterides, medicamentos gastrintestinais, relaxantes musculares e medicamentos psicotrpicos com efeitos colaterais anticolinrgicos. .

CARACTERSTICAS:

Distrbios da conscincia: reduo da clareza conscincia quanto ao ambiente, com diminuio capacidade de focar, mudar ou manter a ateno.

da da

Distrbios da percepo: desorientao quanto ao tempo e espao, porm raramente ocorre perda do reconhecimento de si. H a tendncia de confundir o novo com o familiar, por exemplo, o quarto do hospital com o prprio quarto. Iluses, ou seja, erro de interpretao de estmulos sensoriais, por exemplo, a cortina balanando pode ser confundida com um ladro. Alucinaes, ou seja, percepes sem estmulo sensrio relevante (desde simples formas geomtricas at padres visuais e sonoros complexos).

Distrbios do pensamento: a capacidade para registrar, reter e evocar informaes pode estar afetada, bem como a capacidade de aprender. Distrbios do humor: anormalidades na regulao do humor, como raiva, irritao e medo infundados, bem como apatia, depresso e euforia. Distrbios da atividade psicomotora: asterixia, que a incapacidade para manter uma postura fixa, tremor, falta de coordenao, incontinncia urinria.

TRANSTORNOS ASSOCIADOS:

O Delrium frequentemente est associado a uma perturbao no ciclo sono-viglia, a qual pode incluir sonolncia diurna ou agitao noturna e dificuldade para conciliar o sono. Muitos indivduos com Delrium so inquietos ou hiperativos. As manifestaes de aumento da atividade psicomotora podem incluir tatear ou manusear as roupas de cama, tentar sair da cama quando isto seguro ou inoportuno e movimentos sbitos. Outros podem, apresentar reduo psicomotora, com lentido e letargia. da atividade

A atividade psicomotora pode oscilar de um extremo a outro, no decorrer de um dia.

Podem ocorrer rpidas e imprevisveis mudanas de um estado emocional para outro. O indivduo pode apresentar perturbaes emocionais tais como ansiedade, medo, depresso, irritabilidade, raiva, euforia e apatia.

O estado emocional perturbado tambm pode manifestar-se por chamados, gritos, palavres, gemidos, resmungos ou outros sons. Esses comportamentos so especialmente prevalentes noite e sob condies nas quais a estimulao e os indicadores ambientais esto ausentes.
Pode haver ferimentos por quedas do leito ou por tentativas de escapar quando conectado a equipamento intravenoso, tubos respiratrios, cateteres urinrios ou outros equipamentos mdicos.

Obs.: O delrium caracterizado por alucinaes vvidas, delrios, perturbaes na linguagem e agitao, deve ser diferenciado de Transtorno Psictico Breve, Esquizofrenia, Transtorno Esquizofreniforme e outros Transtornos Psicticos, bem como de Transtornos do Humor com Aspectos Psicticos.

GENERALIDADES:

Trata-se, o Delrium, de uma emergncia mdica verdadeira, comumente interpretado erroneamente como demncia ou como psicose funcional, erro este capaz de obscurecer o diagnstico de um srio distrbio fsico ou txico subjacente. O Delrium, por se tratar de um srio problema de sade de conseqncia significativa e freqentemente experimentado por muitos pacientes idosos, principalmente quando hospitalizados, deve merecer sempre uma especial ateno dos mdicos generalistas. Aps intervenes cirrgicas o Delrium pode ocorrer como uma complicao letal sria em aproximadamente 515% dos pacientes. Adicionalmente, os fatores de risco tais como doenas, idade avanada, poli medicao e transtornos psiquitricos prvios contribuem para aumentar o risco e a incidncia. Aps cirurgias do corao e ortopdicas, mais da metade dos pacientes afetada.

TRATAMENTO

O principio bsico no tratamento do delrim, consiste identificar e tratar sua causa ao mesmo tempo em que cuida das condies gerais do doente. Reorientao reasseguramento so frequentemente necessrios eficazes.

em se e e

O melhor tratamento para o Delrium a preveno, j que uma porcentagem expressiva desses pacientes ou evoluem para o bito ou desenvolvem um quadro definitivamente demencial. A profilaxia se faz partir da deteco dos pacientes de risco e investindo em atitudes preventivas.

REFERNCIAS:

Holmes, David S. Psicologia dos Transtornos Mentais. Artes Mdicas. Porto Alegre, 2001. http://gballone.sites.uol.com.br/psicossomatica/delirium .html

http://www.psiqweb.med.br/dsm/delirium.html
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010160832005000300001&script=sci_arttext

You might also like