You are on page 1of 18

1 PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

1.1 Caractersticas
a Tcnica de Administrao mais relevante. um processo que estabelece os objetivos e as linhas de ao que devero ser alcanados no futuro.

1.2 Conceito de Planejamento


Planejamento a funo administrativa que busca determinar, preventivamente, o que um grupo deve fazer e quais as metas a serem atingidas.

1.3 Objetivos do Planejamento


Proporcionar um senso de direo: evitar o desperdcio de esforos e auxiliar nas correes de rumo dos perodos de incerteza;
Focalizar os esforos: minimizar os recursos escassos e facilitar a coordenao dos diversos indivduos de uma organizao; Guiar os planos de ao e decises: promover aes que conduzam a algo almejado pela organizao; Avaliar o progresso: servir de controle do processo, ou seja, garantir que as aes correspondam aos planos criados.

1.4 Tipos de planejamento

1.4.1 Caractersticas dos Tipos


de Planejamento Organizacional a) Nvel Institucional ou Planejamento Estratgico
Elaborado pela Alta Administrao com objetivos de longo prazo e envolvendo a instituio como um todo. Sua caracterstica bsica deve ser a flexibilidade. Na sua elaborao o gestor deve ter a capacidade de abstrao, isto : sair de dentro da empresa para encarar o mercado. a administrao das incertezas.

1.4.1 Caractersticas dos Tipos de Planejamento Organizacional

a) Nvel Institucional ou Planejamento Estratgico


So etapas do planejamento estratgico:
1-Determinao dos objetivos;
2-Formulao das alternativas estratgicas; 3-Anlise ambiental externa;

4-Anlise organizacional interna;


5-Elaborao do planejamento estratgico.

1.4.1 Caractersticas dos Tipos de Planejamento Organizacional

b) Nvel Intermedirio ou Ttico


Planejamento Ttico o conjunto de tomadas de deciso em empreendimentos mais limitados, com prazos mais curtos, reas menos amplas e nveis mais baixos de hierarquia na organizao. Sua amplitude departamental e um processo permanente e contnuo. E, os objetivos so de mdio prazo. Caracteriza-se por ser o desdobramento do Planejamento Estratgico, ou seja, faz a traduo, a interpretao e a transmisso de delegaes de responsabilidade do entre o Estratgico e o Operacional.

1.4.1 Caractersticas dos Tipos de Planejamento Organizacional c) Nvel Operacional


So planos heterogneos

e diversificados, onde se realiza a parte tcnica, detalhista e executa os planos traados de curto prazo.
Podem ser classificados em:

Procedimentos: relacionados com os mtodos, so as etapas a serem seguidas para a execuo dos planos, o como fazer;

1.4.1 Caractersticas dos Tipos de Planejamento Organizacional c) Nvel Operacional


Podem ser classificados em (continuao): Oramentos: planos operacionais relacionados com dinheiro em determinado perodo de tempo; Programaes: relacionadas com o tempo e as atividades; Regulamentos: relacionados com os comportamentos das pessoas para determinadas situaes.

1.4.2 As Etapas de um Planejamento Organizacional a) Passo 1 - Formulao da Misso e dos Objetivos


Definio ou reviso do conceito de Misso da Organizao e o conseqente estabelecimento dos Objetivos que transformam essa misso em realidade. influenciado diretamente pelos valores dos Dirigentes e por responsabilidades sociais.
Misso a definio do propsito da Organizao, ou seja, aquilo que deseja realizar no ambiente ou no mercado na qual est inserida. Objetivos so os resultados desejados pela Organizao e que devem ser alcanados para que possa atingir o propsito da Misso.

1.4.2 As Etapas de um Planejamento Organizacional b) Passo 2 - Identificao das Metas e Estratgias


Estabelecimento das Metas relacionadas aos Objetivos, quantificando-os para que se possa mensur-los e control-los. As Estratgias devem proporcionar atitudes dentro do mercado para que os objetivos e as metas possam ser atingidas.
Metas so as regras que habilitam a administrao a orientar e medir o desempenho da Organizao no sentido da consecuo de seus propsitos. Estratgias so as atitudes que exploram as condies favorveis com o fim de alcanar os objetivos e metas definidos.

1.4.2 As Etapas de um Planejamento Organizacional c) Passo 3 - Anlise ambiental


Identificar as influncias do ambiente: Direta: competidores, fornecedores, clientes, rgos governamentais, etc. Indireta: aspectos econmicos, tecnolgicos, scio-culturais, etc.

1.4.2 As Etapas de um Planejamento Organizacional

d) Passo 4 - Anlise de Recursos


Identificar as Vantagens e Desvantagens Competitivas da organizao, ou seja, as Foras e Fraquezas da Organizao em relao aos seus competidores atuais e futuros. Desvantagem Competitiva: "O que que
estamos fazendo pior do que qualquer outro?". Vantagem Competitiva: "O que que estamos fazendo melhor do que qualquer outro?".

1.4.2 As Etapas de um Planejamento Organizacional

e) Passo 5 - Identificao de Oportunidades e Ameaas Externas.


Identificar as tendncias do mercado ou de outras reas que podero influir nos rumos do mercado em que atuamos. Oportunidades: so os fatores externos que representam chances de aumentar a participao da empresa no mercado. Ameaas: so os fatores externos negativos que no futuro podem prejudicar os objetivos da Organizao.

1.4.2 As Etapas de um Planejamento Organizacional

f) Passo 6 - Implementao da estratgia


a implantao da Estratgia e o devido desdobramento nos nveis Ttico e Operacional.

g) Passo 7 - Medida e controle do Planejamento


Avaliar se a estratgia est sendo implementada como o previsto e se os resultados pretendidos esto sendo alcanados.

Considere as seguintes situaes para informar os tipos de planejamentos necessrios e a resoluo/enfrentamento da problemtica

Mdulo II - Planejamento Organizacional

1. Um HPS apresenta problemas referentes ao processo de humanizao nos servios de sade. Qual a melhor interveno?

2. Uma ILP mostra seus colaboradores sem preparo para trabalhar com a populao idosa residente. Que tipo de projeto social pode ser feito?
Mdulo II - Planejamento Organizacional

3. Um CRAS da zona norte da cidade atende 5.000 famlias atravs de cursos e da incluso no PBF. Contudo menos de 10% dos usurios participam de qualquer curso de capacitao e/ou treinamento para o mercado de trabalho. O que poder ser feito?

Mdulo II - Planejamento Organizacional

empresa X tem 3.000 colaboradores no plo duas rodas e nenhum tipo de projeto social desenvolvido. Um dos problemas mais evidentes o alcoolismo entre os homens, o que gera as vrias faces da violncia domstica. Que projeto pode ser idealizado e que tipo de planejamento pode ser efetivado? Com a participao de que setores?
Mdulo II - Planejamento Organizacional

You might also like