You are on page 1of 185

Previdncia Social

um sistema de proteo social que assegura o sustento do trabalhador e de sua famlia, quando ele no pode trabalhar por causa de doena, acidente, gravidez, priso, morte ou velhice. A Previdncia Social mantm dez benefcios diferentes.

4 tipos de APOSENTADORIA Idade Invalidez Tempo de contribuio Especial SERVIOS Percia Mdica Reabilitao Profissional Servio Social

3 tipos de AUXLIO Doena Acidente Recluso 2 tipos de SALRIO Maternidade Famlia Penso por morte

Condies essenciais para ter direito aos benefcios da Previdncia Social:


QUALIDADE SEGURADO DEPENDENTE

QUALIDADE SEGURADO
QUALIDADE

D-se com a filiao ao RGPS

 sem limite de prazo, para segurado em gozo de benefcio


MANUTENO

 at 12 meses aps cessar o benefcio por incapacidade ou a cessao das contribuies

Bonus

 + 12 meses se j tiver pago 120 contribuies mensais sem interrupo que acarrete a perda da qualidade;

OU / E
 + 12 meses se comprovado a condio de desempregado, mediante registros em rgo prprio do Ministrio do Trabalho e Emprego MTE.: - Seguro Desemprego - SINE
Cumulando-se : 24 ou 36 meses de manuteno da qualidade

Mantm a qualidade de segurado: segurado:


at 12 meses aps cessar a segregao, para o segurado acometido de doena de segregao compulsria; at 12 meses aps o livramento do segurado detido ou recluso; at 3 meses aps o licenciamento do segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar; e at 6 meses aps a cessao das contribuies do segurado facultativo.

IMPORTANTE:
O reconhecimento da perda da qualidade de segurado ocorrer no dia seguinte ao do trmino do prazo fixado para recolhimento da contribuio referente ao ms seguinte ao final do prazo previsto.

LTIMA CONTRIBUIO Competncia Julho/2009 Recolhida em Agosto/2009

O ltimo ms em que ser considerado segurado: Julho/2010 Julho/2010

A contribuio dever ser recolhida at o dia 15/Setembro/2010

Para manter sua Qualidade dever recolher a competncia do ms seguinte => Agosto/2010

DEIXA DE SER SEGURADO A PARTIR DE 01/Agosto/2010

QUALIDADE DEPENDENTE
Antes de falarmos quem sobre so a os

Qualidade de Dependente vamos conhecer dependentes do segurado para fins de Previdncia Social.

DEPENDENTES
Dependncia Econmica Presumida

Classe I: - Cnjuge, - Companheiro(a) (Comprovar Uniao estavel), - Filhos menores de 21 anos (no emancipados) ou invlidos (invalidez ocorrida antes dos 21).

DEPENDENTES
Mediante Comprovao de Dependncia Econmica

Classe II

Pais

Classe III Irmos menores de 21 anos (no emancipados) ou invlidos (invalidez ocorrida antes dos 21).

DEPENDENTES
A inscrio dos dependentes ser feita quando do requerimento do benefcio a que tiver direito. (DECRETO 4.079 de 09.01.2002)

OBS.: A existncia de dependentes de qualquer classe exclui o direito ao da classe seguinte.

DEPENDENTES
A qualidade de dependente do maior invlido deve atender, cumulativamente, as seguintes condies: Incapacidade total trabalho (invalidez); e permanente para o

Invalidez anterior emancipao civil anterior data em que completou 21 anos;

ou

Invalidez ininterrupta at o preenchimento de todos os requisitos para ter direito ao benefcio.

DEPENDENTES O companheiro ou a companheira homossexual passa a integrar o rol de dependentes, conforme Ao Civil Pblica n n 2000.71.00.0093472000.71.00.009347-0, para bitos ocorridos a partir de 05.04.1991.

DEPENDENTES
Equiparam-se a filhos, mediante declarao escrita do segurado e desde que comprovada a dependncia econmica: o enteado;

o menor sob tutela que no possua bens para o prprio sustento.

DEPENDENTES
COMPROVAO DO VNCULO (Casos Especiais)
A

comprovao de dependncia dever ser feita pelo dependente no ato do requerimento do benefcio, quando devero ser apresentados os documentos comprobatrios. INSCRIO DO ENTEADO: indispensvel a existncia do casamento civil ou unio estvel do segurado com o pai ou a me do menor.

INSCRIO DO COMPANHEIRO: para ser considerado companheiro, a pessoa deve provar que mantm unio estvel com o segurado.

UNIO ESTVEL
Assim dispe a Constituio Federal, em seu artigo 226, 3:

Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento .

Documentos para Comprovao do Vnculo e Dependncia Econmica


Certido de nascimento de filho havido em comum; Certido de casamento religioso; Declarao de imposto de renda do segurado, onde conste o interessado como seu dependente; Disposies testamentrias; Anotao em CP ou CTPS, feita pelo rgo competente; Declarao especial feita perante tabelio; Prova do mesmo domiclio; Prova de encargos domsticos evidentes e existncia de sociedade ou comunho nos atos da vida civil;

APRESENTAR 3 DOCUMENTOS NO MNIMO

Documentos para Comprovao do Vnculo e Dependncia Econmica


Procurao ou fiana reciprocamente outorgada; Conta bancria conjunta; Registro em associao de qualquer natureza, onde conste o interessado como dependente do segurado; Anotao constante de ficha ou livro de registro de empregados; Aplice de seguro na qual conste o segurado como instituidor do seguro e a pessoa interessada como sua beneficiria;

APRESENTAR 3 DOCUMENTOS NO MNIMO

Documentos para Comprovao do Vnculo e Dependncia Econmica


Ficha de tratamento em instituio de assistncia mdica, da qual conste o segurado como responsvel; Escritura de compra e venda de imvel pelo segurado em nome do dependente; Declarao de no emancipao do dependente menor de vinte um anos; Quaisquer outros documentos que possam levar convico do fato:  cartas pessoais reciprocamente trocadas;  notcias ou reportagens na imprensa;  compras, pagamentos de contas;  custeio de aluguel, condomnio, estudos.

APRESENTAR 3 DOCUMENTOS NO MNIMO

PERDA DA QUALIDADE DE DEPENDENTE

CNJUGE pela separao judicial ou divrcio sem prestao de alimentos, pela anulao do casamento, pelo bito ou por sentena judicial transitada em julgado. COMPANHEIRO(A) pela cessao da unio estvel sem prestao de alimentos.

PERDA DA QUALIDADE DE DEPENDENTE

FILHO e IRMO ao completar 21 anos de idade, salvo se invlido, ou pela emancipao, ainda que invlido, exceto, neste caso, se a emancipao for decorrente de colao de grau cientfico em curso de ensino superior.

DEPENDENTES EM GERAL Pela cessao da invalidez ou pelo falecimento.

CARENCIA

O QUE CARNCIA?

A carncia para fins previdencirios, o nmero carncia, mnimo de contribuio que o trabalhador precisa comprovar para ter direito a um benefcio previdencirio. Para o trabalhador rural (segurado especial), a carncia medida pelo tempo em que o trabalhador exerce atividade na rea rural. exigida a rural comprovao de atividade durante o tempo mnimo necessrio para a concesso do benefcio.

O QUE CARNCIA?
IMPORTANTE
Para efeito de contagem do perodo de carncia, considera-se presumido o recolhimento das contribuies do segurado empregado, do trabalhador avulso e, relativamente ao contribuinte individual (PRESTADOR DE SERVICO), a partir da competncia abril de 2003, as contribuies dele descontadas pela empresa. Para o segurado contribuinte individual e o segurado facultativo cabe a ele a comprovao do recolhimento das contribuies.

Contagem da Carncia

computado como carncia: carncia:


 o tempo de contribuio ao RGPS efetuado por servidor pblico ocupante de cargo em comisso;  o perodo de recebimento do salrio-maternidade;  o perodo de 15 dias, conta do empregador, que antecede os benefcios por incapacidade;  o perodo de contribuies vertidas a regime prprio de previdncia social, certificado na forma da contagem recproca, observada a legislao de regncia.

No computado como carncia: carncia:


 o tempo de servio militar;  o perodo de recebimento de benefcio por incapacidade, ainda que decorrente de acidente do trabalho, a includos o auxlio-acidente e o auxlio-suplementar;  o perodo de anistia (16-03-90 a 30-09-92) concedido pela Lei n 8.878/94 (servidores pblicos e empregados de estatais);  o tempo de atividade rural anterior a 11/91;  o perodo de retroao da Data de Incio de Contribuio;  o perodo referente a indenizao.

Antes de entrarmos propriamente no assunto dos Benefcios oferecidos aos Segurados e Dependentes da Previdncia Social, Social, vamos conhecer como so calculados e reajustados os benefcios, a benefcios, partir das contribuies efetivadas pelo segurado. segurado.

RENDA MENSAL DE BENEFICIO

RENDA MENSAL DE BENEFICIO

A Renda Mensal do benefcio o valor mensal que o segurado ir receber da Previdncia Social. Social A renda mensal no ter valor inferior ao do salrio mnimo*, nem superior ao limite mximo do salrio-decontribuio**.
* exceto se o segurado estiver recebendo auxlio-acidente ** exceto no caso da aposentadoria por invalidez em que o beneficirio necessitar da assistncia permanente de outra pessoa.

O Salrio-de-Benefcio o valor bsico utilizado para o clculo da Renda Mensal Inicial dos benefcios, exceto o salrio-famlia, o salrio-maternidade e os demais benefcios de legislao especial. a base para o clculo do que o trabalhador receber mensalmente a ttulo de benefcio da previdncia.

Salrio-de-Benefcio Corresponde mdia dos 80% maiores salriosde-contribuio (valor sobre o qual incide a contribuio do segurado), contados a partir de julho de 1994 at o ms anterior ao ms do desligamento do trabalho ou data de entrada do requerimento, corrigidos por ndice da inflao.

O salrio de benefcio dos trabalhadores inscritos at 28 de novembro de 1999 corresponder mdia dos 80% maiores salrios de contribuio corrigidos monetariamente, desde julho contribuio, de 1994 1994. Para os inscritos a partir de 29 de novembro de 1999, o salrio de benefcio ser a mdia dos 80% maiores salrios de contribuio de todo o perodo contributivo contributivo.

O Clculo do Fator Previdencirio


O fator previdencirio aplicado obrigatoriamente na aposentadoria por tempo de contribuio e, se mais vantajoso, vantajoso na aposentadoria por idade. calculado considerando-se a idade a expectativa de idade, vida e o tempo de contribuio do segurado ao se aposentar, mediante a seguinte frmula:

Tc x a f= Es x 1+

(Id+Tc x a) (Id+Tc 100

O Clculo do Fator Previdencirio Explicando a frmula:


F = fator previdencirio; Tc = tempo de contribuio ao INSS; a = alquota de contribuio (0,31); Es = expectativa de sobrevida no momento da aposentadoria; Id = idade do segurado na data da aposentadoria.

Expectativa de Sobrevida
Considerada pelo IBGE a partir de 03/12/2007 Idade 45 46 47 48 49 50 51 52 53
ES = Expectativa de Sobrevida Tabela obtida a partir da tbua do IBGE, para o total da populao brasileira; Mdia nacional nica para ambos os sexos;

ES 32,9 32,1 31,2 30,4 29,6 28,8 27,9 27,1 26,3

Idade 54 55 56 57 58 59 60 61 62

ES 25,6 24,8 24,0 23,3 22,5 21,8 21,1 20,3 19,6

Idade 63 64 65 66 67 68 69 70 _

ES 18,9 18,3 17,6 16,9 16,3 15,6 15,0 14,4 _

O Clculo do Fator Previdencirio


Para efeito de aplicao do Fator Previdencirio ser adicionado ao tempo de contribuio: => 5 anos, se mulher; => 5 anos, se professor; => 10 anos, se professora.

Uma mulher com 55 anos de idade e 30 de contribuio, ter o mesmo fator que um homem com 55 anos de idade e 35 de contribuio.

O Clculo do Fator Previdencirio Exemplo de um segurado nas seguintes condies: 35 anos de contribuio 55 anos de idade Expectativa de vida = 24,8 anos (tabela do IBGE) Mdia de 80% dos maiores salrios-decontribuio: R$ 1.000,00

O Clculo do Fator Previdencirio


Introduo de critrios atuariais.

SB = Y x f

onde f = Tc x a Es

1 + Id + (Tc x a) 100

Alongamento do perodo de clculo.

Prmio pela permanncia em atividade.

O Clculo do Fator Previdencirio


LEVA EM CONSIDERAO

(Tc)

35

- 0,31 (constante, que corresponde a 20% das contribuies


patronais, mais at 11% das contribuies do segurado)

(Es) - 24,8 (Id) 55

FATOR PREVIDENCIRIO

APLICANDO A FRMULA f =
35 x 0,31 24,8 X 1 + (55 + (35 x 0,31)) 31) 100

f = 0,4375 X 1,6585 = f = 0,726

FATOR PREVIDENCIRIO

Aplicao do Fator Previdencirio


Mdia de Salrio (M) = R$ 1.000,00 Fator Previdencirio (f) = 0,726 Salrio de Benefcio (SB) = 1.000,00 x 0,726 = R$ 726,00 Renda Mensal Inicial (RMI) = 725,50 x 100% = R$ 726,00

Renda Mensal Inicial = R$ 726,00

REAJUSTE DA RENDA MENSAL DO BENEFCIO O valor dos benefcios em manuteno ser reajustado, anualmente, na mesma data do reajuste do salrio mnimo, pro rata, de acordo com suas respectivas datas de incio ou do ltimo reajustamento, com base no ndice Nacional de Preos ao Consumidor - INPC, apurado pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE.
(Art.41-A Lei n 8.213/91)

FATOR DE REAJUSTE DOS BENEFCIOS (de acordo com as respectivas Datas de Incio) A PARTIR DE 01/02/2009
DATA DE INCIO DO BENEFCIO At maro de 2008 em abril de 2008 em maio de 2008 em junho de 2008 em julho de 2008 em agosto de 2008 em setembro de 2008 em outubro de 2008 em novembro de 2008 em dezembro de 2008 em janeiro de 2009
Fonte: Portaria Interministerial N 48, de 12 de fevereiro de 2009.

REAJUSTE (%) 5,92 5,38 4,71 3,72 2,78 2,19 1,97 1,82 1,32 0,93 0,64

BENEFICIOS

BENEFCIOS DA PREVIDNCIA SOCIAL


BENEFCIOS PREVIDENCIRIOS so os benefcios concedidos em razo de incapacidade proveniente de causa comum.

BENEFCIOS ACIDENTRIOS so os benefcios concedidos nos casos de incapacidade decorrente de acidente do trabalho (inclui doena ocupacional).

ACIDENTE DE TRABALHO

ACIDENTE DO TRABALHO

Quando o trabalhador ou trabalhadora est a servio da empresa ou em sua atividade e atingido por algo que provoque leso externa ou interna de seu corpo, ou perturbao em sua mente, interferindo em sua capacidade de desenvolver suas funes profissionais, estamos diante de um Acidente de Trabalho. Trabalho.

ACIDENTE DO TRABALHO
De

acordo com a legislao tem direito

a acidente do trabalho: trabalho:


-

o trabalhador empregado, o trabalhador avulso e o segurado especial.

ACIDENTE DO TRABALHO No tem direito a acidente do trabalho: trabalho: - o empregado domstico, - o contribuinte individual e - o segurado facultativo.

ACIDENTE DO TRABALHO
Trs situaes so levadas em considerao no caso de Acidentes de Trabalho: - Acidente tpico: aquele que ocorre pelo exerccio de atividade a servio da empresa; - Doenas profissionais ou do trabalho: diz respeito s doenas que se adquirem no trabalho; e - Acidente de Trajeto: aquele que ocorre no percurso do local de residncia para o trabalho ou vice-versa, qualquer que seja o meio de locomoo, inclusive veculo de propriedade do segurado, desde que no haja desvio nesse percurso, para tratar de outra coisa alheia ao servio.

ACIDENTE DO TRABALHO Doena ocupacional como a prpria palavra quer sugerir, as doenas ocupacionais referemse aos males contrados nas atividades que o trabalhador exerce. Podem de ser de dois tipos: - as doenas profissionais e - as doenas do trabalho.

ACIDENTE DO TRABALHO
Doena Profissional - So doenas especficas de determinadas atividades. As mais comuns so os problemas respiratrios, tpicos de quem trabalha em minas de carvo, pedreiras e olarias, cujas poeiras provocam a obstruo das vias pulmonares dos profissionais que ali trabalham.

ACIDENTE DO TRABALHO
Doena do Trabalho - So os males relacionados ao ambiente onde a pessoa trabalha. Por exemplo: a surdez adquirida por pessoas que trabalham com exposio ao rudo, a contaminao com substncia qumica ou materiais infecto-contagiosos de hospitais ou mesmo alguma leso gerada por esforo repetitivo.

EquiparamEquiparam-se a Acidente do Trabalho


 o acidente ligado ao trabalho que tenha contribudo diretamente para a morte do segurado, perda ou reduo de sua capacidade para o trabalho, mesmo que no tenha sido a causa nica;  a doena originria de contaminao acidental do empregado no exerccio de sua atividade;

EquiparamEquiparam-se a Acidente do Trabalho


 o acidente sofrido pelo segurado, ainda que fora do local e horrio de trabalho: - na execuo de ordem ou na realizao de servio sob a autoridade da empresa; - na prestao espontnea de qualquer servio empresa para lhe evitar prejuzo ou proporcionar proveito; - em viagem a servio da empresa, inclusive para estudo, quando financiada por esta, dentro de seus planos para melhor capacitao de mo-de-obra, independentemente do meio de locomoo utilizado, inclusive veculo de propriedade do segurado; - em atividade desportiva, representando oficialmente a empresa

EquiparamEquiparam-se a Acidente do Trabalho


 o acidente sofrido pelo segurado no local e horrio de trabalho em consequncia de: - ato de agresso, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho; - ofensa fsica intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionado com o trabalho; - ato de imprudncia, negligncia ou impercia de terceiro ou de companheiro de trabalho; - ato de pessoa privada do uso da razo; - desabamento, inundao, incndio e outros casos fortuitos decorrentes de fora maior.

EquiparamEquiparam-se a Acidente do Trabalho


 o acidente sofrido no percurso de ida ou volta ao local de refeio, em intervalo de trabalho;  no percurso da residncia para o sindicato da classe e deste para aquela, tratando-se de trabalhador avulso OBS: Nos perodos destinados refeio ou descanso, ou por ocasio da satisfao de outras necessidades fisiolgicas, no local de trabalho ou durante este, o empregado considerado no exerccio do trabalho.

No so consideradas doena do trabalho:


o ato de agresso por motivos pessoais; o acidente de trajeto sofrido pelo segurado que, por interesse pessoal, tiver interrompido ou alterado o percurso habitual; a doena degenerativa; a inerente a grupo etrio; a que no produza incapacidade laborativa; a doena endmica adquirida por habitante de regio em que ela se desenvolva.

COMUNICAO DO ACIDENTE DO TRABALHO - CAT


A Comunicao de Acidente do Trabalho de obrigao e responsabilidade da empresa. - A empresa poder efetuar o cadastramento via Internet, ou - Entregar o formulrio diretamente em uma Agncia da Previdncia Social. Na falta da comunicao por parte da empresa, podem formaliz-la prprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o mdico que o atendeu ou qualquer autoridade pblica.

Comunicao de Acidente do Trabalho


A CAT dever ser preenchida com todos os dados informados nos seus respectivos campos, em quatro vias, com a seguinte destinao: 1 2 3 4 via: via: via: via: ao INSS; ao segurado ou dependente; ao sindicato dos trabalhadores; empresa.

Ocorrncias das CAT's:  CAT inicial: acidente do trabalho tpico, trajeto, inicial: doena ocupacional ou bito imediato;  CAT reabertura: afastamento por agravamento reabertura: de leso de acidente do trabalho ou de doena profissional ou do trabalho;  CAT comunicao de bito: falecimento bito: decorrente de acidente ou doena profissional ou do trabalho.

Importncia da Comunicao de Acidente do Trabalho Garantia pelo prazo mnimo de 12 meses de manuteno de seu contrato de trabalho na empresa, aps a cessao do auxlio-doena acidentrio, independentemente do recebimento do auxlio-acidente; Garante tambm o depsito do FGTS pela FGTS, empresa, no perodo de recebimento do benefcio

NEXO TCNICO EPIDEMIOLGICO - NTEP


o reconhecimento automtico da relao entre a doena e o trabalho. uma metodologia que consiste em identificar quais doenas e acidentes esto relacionados com a prtica de uma determinada atividade profissional. Esse mecanismo permite que o mdico perito do INSS estabelea relao entre determinadas doenas e a atividade do trabalhador, mesmo que a empresa no admita a ocorrncia do acidente.

NEXO TCNICO EPIDEMIOLGICO - NTEP


Por meio do NTEP, quando o trabalhador contrair uma enfermidade diretamente relacionada atividade profissional, fica caracterizado o acidente de trabalho; Com a adoo dessa metodologia, a empresa dever provar que as doenas e os acidentes do trabalho no foram causados pela atividade desenvolvida pelo trabalhador, ou seja, o nus da prova passou a ser do empregador e empregador, no mais do empregado. O NTEP entrou em vigor em abril/2007.

NEXO TCNICO EPIDEMIOLGICO - NTEP Essa metodologia no desobriga a empresa da emisso da CAT - Comunicao de Acidente do Trabalho. Trabalho No caber multa, por no emisso da CAT, quando o enquadramento decorrer de aplicao do NTEP.

AuxlioAuxlio-Doena
o benefcio que todo segurado tm direito a receber mensalmente quando ficar incapacitado temporariamente para exercer suas atividades por motivo de doena ou acidente. A incapacidade temporria deve ser atestada pela Percia Mdica do INSS. Incapacidade laborativa / Acidente EMPREGADO Individuais Domsticos Avulsos Especiais Facultativos 15 dia Pagamento

Empresa paga o salrio integral ao empregado

Compete Percia Mdica do INSS a execuo e o controle dos atos mdico-periciais, no mbito da Previdncia Social. A execuo da Percia Mdica est a cargo de profissional pertencente categoria funcional da rea mdico-pericial do quadro de pessoal do INSS. O mdico-perito o profissional com a atribuio de se pronunciar conclusivamente sobre condies de sade e capacidade laborativa do examinado, para fins de enquadramento em situao legal pertinente.

Qual a finalidade do exame mdico-pericial? Avaliar as condies de sade e da capacidade laborativa do segurado, para fins de enquadramento na situao legal do benefcio requerido.

Onde realizado o exame mdico-pericial? O exame mdico-pericial realizado nas Agncias da Previdncia Social, no domiclio do segurado a ser examinado ou no hospital.

AuxlioAuxlio-Doena
Carncia
Mnima de 12 contribuies mensais > dispensada para incapacidades decorrentes de acidente ou de doenas previstas em Lei
(Portaria Interministerial n 2.998, de 23.8.2001)

Valor 91% do salrio-de-benefcio

DOENAS QUE ISENTAM CARNCIA

O perodo de benefcio contado como tempo de contribuio para aposentadoria, quando entre perodos de atividade.

Doenas que isentam de CARNCIA


Tuberculose ativa Hansenase (lepra) Alienao mental (loucura) Neoplasia maligna (cncer) Cegueira Paralisia irreversvel e incapacitante Cardiopatia grave (doena grave do corao) Doena de Parkinson Espondiloartrose anquilosante (artrose aguda nas vrtebras) Nefropatia grave (mau funcionamento ou insuficincia dos rins) Estado avanado de doena de Paget (inflamao deformante dos ossos) Sndrome da deficincia imunolgica adquirida AIDS Contaminao por radiao, (com base em concluso da medicina especializada) Hepatopatia grave

Aps a realizao do exame mdico pericial o segurado poder pedir reviso da deciso por meio do Pedido de Prorrogao (PP) e do Pedido de Reconsiderao (PR) O Pedido de Prorrogao (PP) um direito do beneficirio quando no se sentir em condies de retornar ao trabalho. (receber alta da percia mdica do INSS); Prazo para requerer: a partir de 15 dias antes, at a Data da Cessao do Benefcio.

O Pedido de Reconsiderao (PR) um direito do beneficirio quando: - o resultado da ltima Avaliao mdica realizada pelo INSS tiver sido contrria, e o beneficirio no concordar com o indeferimento; - tiver perdido o prazo para o PP. Prazos para requerer: de imediato para o benefcio negado ou at 30 dias contados da data da cincia da avaliao mdica contrria existncia de incapacidade; - at 30 dias aps a data da cessao do benefcio anteriormente concedido.

AUXLIOAUXLIO-ACIDENTE
Benefcio de carter indenizatrio, a que tm direito o segurado empregado, trabalhador avulso e segurado especial, quando sofrem um acidente do qual resultam leses ou seqelas que reduzem permanentemente sua capacidade de trabalho. Pode ser acumulado com outros benefcios, exceto Aposentadoria.
Carncia

No exige perodo de carncia


Valor Os valores pagos so computados como salriode-contribuio

50% do salrio-de-benefcio

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ


o benefcio devido ao segurado que, aps cumprida a carncia de 12 meses, estando ou no em gozo de auxliodoena, ficar incapaz para o trabalho, de forma total e permanente. O segurado far juz ao benefcio enquanto estiver na condio de incapaz para o trabalho. A incapacidade atestada pela Percia Mdica do INSS.

O segurado aposentado por invalidez est obrigado, a qualquer tempo, a submeter-se a exame mdico a cargo da previdncia social, processo de reabilitao profissional por ela prescrito e custeado e tratamento dispensado gratuitamente, exceto o cirrgico e a transfuso de sangue, que so facultativos. O aposentado por invalidez fica obrigado, sob pena de suspenso do pagamento do benefcio a submeter-se a benefcio, exames mdico-periciais, a cada dois anos. O aposentado por invalidez que se julgar apto a retornar atividade dever solicitar a realizao de nova avaliao mdico-pericial.
Art. 46 e 47 do Regulamento da Previdncia Social - RPS

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ


Carncia
12 contribuies mensais => dispensada nos casos de acidente de qualquer natureza e doenas previstas em Lei (Portaria Interministerial n 2.998, de 23.8.2001)

Valor
100% do salrio-de-benefcio + 25% para segurados que necessitem de assistncia permanente de outra pessoa

A Previdncia Social vive um novo tempo Uma mudana na lei, em vigor desde o incio de 2009, permite ao INSS conceder benefcios em at 30 minutos minutos. A base do CNIS - Cadastro Informaes Sociais foi ampliada. Nacional de

Com isso, todos os dados dos trabalhadores brasileiros, armazenados desde 1976, podem ser utilizados sem a necessidade de comprovao documental.

A Previdncia Social vive um novo tempo

Aposentadoria em 30 minutos
Um dos primeiros benefcios concedidos com a nova sistemtica foi a Aposentadoria por Idade do trabalhador urbano. O sistema est sendo estendido, gradativamente, a todos os benefcios previdencirios.

A Previdncia Social vive um novo tempo ATENO: ATENO: Os documentos que comprovam os vnculos e contribuies devem ser preservados, pois h situaes nas quais a lei exige que o INSS solicite documentos para complementar as informaes do CNIS. Nesse caso, poder ser necessrio mais tempo para anlise e concesso do benefcio.

APOSENTADORIA POR IDADE o benefcio a que tem direito o segurado e a segurada da Previdncia Social, quando alcana a idade determinada em lei. Tem direito ao benefcio:
Urbano Homem Mulher 65 60 Rural 60 55

APOSENTADORIA POR IDADE


Carncia 180 contribuies mensais => 15 anos 25/07/1991 inscritos a partir de carncia de

Para segurados inscritos antes de 25/07/1991 acordo com a tabela progressiva

Valor 70% do salrio-de-benefcio + 1% a cada grupo de 12 contribuies (at 100%). O valor do benefcio deve ser calculado com e sem o fator previdencirio, concedendo-se o que for mais vantajoso para o segurado.

APOSENTADORIA POR IDADE


Carncia para segurados inscritos antes de 25/07/1991

Ano em que alcanou condies para aposentadoria 2009 2010 2011

Meses de contribuio 168 174 180

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIO

Aposentadoria por tempo de contribuio integral o benefcio a que tem direito o segurado e a segurada da Previdncia Social, independentemente de idade, quando completar:
Tempo de Contribuio
Homem Mulher 35 anos 30 anos

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIO

Para professores de educao infantil, ensino mdio ou fundamental esse tempo reduzido em 5 anos Observao: Observao: Quanto maiores o tempo de contribuio e a idade, idade, maior o valor da aposentadoria. aposentadoria.

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIO Pode optar pela aposentadoria proporcional, desde que conte 30 anos de contribuio e 53 anos de Segurado filiado idade, se homem, e 25 anos de homem at 16/Dez/98 contribuio e 48 anos de idade, se mulher. mulher.
Dever, ainda completar mais 40% do tempo que, em 16/12/1998, faltava para atingir 30 ou 25 anos de contribuio.
Valor 70% do salrio-de-benefcio + 5% a cada grupo de 12 contribuies que ultrapassar 0s 40%

Comprovao de Tempo de Contribuio

So considerados entre outros: I - o perodo de exerccio de atividade remunerada abrangida pela Previdncia Social urbana e rural; II - o de atividade anterior filiao obrigatria, desde que devidamente comprovada e indenizada Previdncia Social; III - os quinze primeiros dias de afastamento do trabalho devidos pelo empregador, prazo de espera, antes do incio do benefcio concedido pelo INSS;

Comprovao de Tempo de Contribuio IV - o perodo de benefcio por incapacidade (auxliodoena ou aposentadoria por invalidez) recebido entre perodos de atividade, ou seja, entre o afastamento e a volta ao trabalho, no mesmo ou em outro emprego ou atividade; V - o perodo em que o segurado esteve recebendo benefcio por incapacidade por acidente do trabalho, intercalado ou no; VI - o perodo em que a segurada esteve recebendo salrio-maternidade;

Comprovao de Tempo de Contribuio


VII - o perodo de licena remunerada, desde que tenha havido desconto de contribuies; VIII - o perodo em que o segurado tenha sido colocado pela empresa em disponibilidade remunerada, desde que tenha havido desconto de contribuies; IX - o tempo de servio militar obrigatrio, o voluntrio e o alternativo;

Comprovao de Tempo de Contribuio

X - o perodo de contribuio efetuada como segurado contribuinte em dobro e facultativo: a) pelo detentor de mandato eletivo estadual, distrital ou municipal at janeiro de 1988; b) pelo detentor de mandato eletivo federal at janeiro de 1999; XI - o tempo de servio do segurado trabalhador rural anterior competncia novembro/1991, na forma do disposto no art. 123 do RPS, desde que devidamente comprovado e mediante indenizao quando tratar-se de CTC.

Na comprovao do tempo de servio em atividade rural, para fins de concesso de benefcios aos segurados em exerccio de atividade urbana, inclusive benefcio rural com valor superior ao salrio mnimo, e expedio de CTC, ser feita mediante apresentao de incio de prova material contempornea ao fato alegado, conforme o art. 106 da Lei n 8.213, de 1991.

Para os empregados, inclusive os denominados safrista, volante, eventual, temporrio ou bia-fria quando caracterizados como empregados, servem para a prova os documentos: a) Carteira Profissional ou Carteira de Trabalho e Previdncia Social - CTPS; b) Declarao fornecida pela empresa, devidamente assinada e identificada por seu responsvel, acompanhada do original ou cpia autenticada da Ficha de Registro de Empregados ou do Livro de Registro de Empregados, onde conste o referido registro do trabalhador; c) Termo de resciso contratual ou comprovante de recebimento do FGTS se for o caso; d) Contracheque ou recibo de pagamento contemporneos aos fatos que se pretende comprovar; e) Cpia autenticada do carto, livro ou folha de ponto ou ainda outros documentos que podero comprovar o exerccio de atividade junto empresa;

COMPROVAO DE ATIVIDADE RURAL Para o trabalhador avulso rural sindicalizado ou no, o perodo de atividade rural ser reconhecido mediante certificado de sindicato ou rgos gestores de mo-de-obra que agrupam trabalhadores avulsos, desde que acompanhados de documentos contemporneos em que constem a durao do trabalho e a condio em que foi prestado, referente ao perodo certificado. Para o contribuinte individual, antigo autnomo, a comprovao ser feita por meio do comprovante de inscrio e seus respectivos recolhimentos.

COMPROVAO DE ATIVIDADE RURAL Para o segurado especial a comprovao do exerccio de atividade rural, bem como de seu respectivo grupo familiar (cnjuge, companheiro(a) e filhos), ser mediante a apresentao dos seguintes documentos: - Contrato de arrendamento, parceria ou comodato; - Comprovante de cadastro do Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria - INCRA; - Bloco de notas de produtor rural e/ou nota fiscal de venda realizada por produtor rural; - Declarao fundamentada de sindicato que represente os trabalhadores rurais, sindicatos de pescadores, homologada pelo INSS;

COMPROVAO DE ATIVIDADE RURAL - Comprovante de pagamento de Imposto Territorial Rural ITR; - Caderneta de inscrio pessoal visada pela Capitania dos Portos do Ministrio da Defesa, pela Superintendncia do Desenvolvimento da Pesca - SUDEPE ou pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS; - Certido fornecida pela Fundao Nacional do ndio - FUNAI (para ndios); - Outros documentos de incio de prova material.

COMPROVAO DE ATIVIDADE RURAL A declarao fornecida por sindicato que represente os trabalhadores rurais, sindicatos ou colnia de pescadores e pela FUNAI, no constitui prova plena de exerccio de atividade rural e dever ser acompanhada de documentos. Podero ser aceitos (entre outros), os documentos a seguir relacionados, desde que neles conste a profisso e sejam contemporneos ou anteriores ao fato alegado, nos quais evidencie o exerccio da atividade rural:

certido de casamento civil ou religioso; certido de nascimento ou batismo de filhos; certido de tutela ou curatela; procurao; ttulo de eleitor ou ficha de cadastro eleitoral; certificado de alistamento ou quitao com o servio militar; comprovante de matrcula ou ficha escolar; ficha de associado em cooperativa; comprovante de participao como beneficirio em programas governamentais para a rea rural;

ficha de credirio em estabelecimentos comerciais; escritura pblica de imvel; recibo de pagamento de contribuio confederativa; registro em processos administrativos ou judiciais; ficha ou registro em livros de casas de sade, hospitais, postos de sade; carteira de vacinao; ttulo de propriedade de imvel rural; recibo de compra de implementos agrcolas; comprovante de emprstimos bancrios; publicao em imprensa ou informativos de circulao pblica;

registro em livros de entidades religiosas (batismo, crisma, casamento ou outros sacramentos); registro em documentos de associao de produtores; ttulo de aforamento; ficha de inscrio ou registro sindical ou associativo em sindicato de trabalhadores rurais; certido emitida por rgo ou repartio pblica onde conste registro da profisso declarada pelo segurado especial.

Onde no houver Sindicato que represente os trabalhadores rurais, sindicatos ou colnia de pescadores, a declarao poder ser substituda por duas declaraes firmadas por autoridades administrativas ou judicirias locais, desde que conheam o segurado especial h mais de cinco anos e estejam, comprovadamente, no efetivo exerccio de suas funes h mais de cinco anos.

JUSTIFICAO ADMINISTRATIVA

A insuficincia de documentos para fins de contagem de tempo de contribuio pode ser suprida por um processo de Justificao Administrativa desde que Administrativa, seja apresentado um razovel incio de prova material e aps ouvida as testemunhas indicadas pelo interessado.

APOSENTADORIA ESPECIAL Devida ao segurado empregado, trabalhador avulso e contribuinte individual (quando cooperado) que tenha trabalhado em atividades com efetiva exposio a agentes nocivos que prejudiquem a sade ou a integridade fsica durante 15, 20 ou 25 anos, conforme o caso, de forma permanente.

Carncia
Mnima: 180 contribuies mensais => 15 anos.

Valor
100% do salrio-de-benefcio

APOSENTADORIA ESPECIAL A aposentadoria especial aplica-se, quando constatada a nocividade e permanncia: 15 anos: trabalhos em minerao subterrnea, em anos frentes de produo, com exposio associao de agentes fsicos, qumicos ou biolgicos; 20 anos: trabalhos com exposio ao agente qumico anos: asbestos (amianto); trabalhos em minerao subterrnea, afastados das frentes de produo, com exposio associao de agentes fsicos, qumicos ou biolgicos.

APOSENTADORIA ESPECIAL

A aposentadoria especial ser cessada se o segurado permanecer no exerccio de atividade que o sujeite a agentes nocivos, ou a ela retornar, na mesma ou em outra empresa, a partir da data do retorno atividade. A aposentadoria ser cessada independentemente da forma de prestao de servio ou da categoria do segurado.

APOSENTADORIA ESPECIAL

As principais Carvo Mineral

atividades: extrao, Petrleo fabricao, manipulao, betuminoso Chumbo Xisto manuteno, Cromo transporte e operaes que (amianto) Asbestos envolvam Cloro Dissulfeto estes agentes. de carbono
Rudo (acima de 90db) Slica Nquel Mercrio Iodo Fsforo Temperaturas anormais Microorganismos e parasitas infecciosos vivos e suas toxinas Radiaes ionizantes

Legislao Decretos: 53.831/1964 e 83.080/1979 Medida Provisria 1.523/1996 Lei 9.528/1997 Decreto 2.172/1997 Medida Provisria 1.729/1998 Lei 9.732/1998 Decreto 3.048/1999 Decreto 4.882/2003 Decreto 4.032/2001

Perodo at 28/04/1995 de 29/04/1995 a 05/03/1997 aps 14/10/1996 06/03/1997 a 05/05/1999 aps 2/12/1998 aps 06/05/1999 aps 19/11/2003 aps 01/01/2004

Enquadramento por categoria profissional / agente nocivo por agente nocivo exigncia de laudo para todos os agentes nocivos agente nocivo - anexo IV exigncia de referncia do EPI nos laudos agente nocivo - anexo IV considera os limites de tolerncia da legislao trabalhista exigncia da emisso do PPP

APOSENTADORIA ESPECIAL

A comprovao da efetiva exposio do segurado aos agentes nocivos ser feita mediante formulrio denominado:

Perfil Profissiogrfico Previdencirio

LTCAT
Laudo Tcnico de Condies Ambientais do Trabalho

Programa de Preveno de Riscos Ambientais (NR-09) Programa de Gerenciamento de Riscos

PPRA PGR

Alterao de Funo/ Ambientais

Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (NR-07)

PCMSO

PPP

Resciso Contratual Programa de Reabilitao Profissional Requerimento de Beneficio Acidentrio Aposentadoria Especial

Programa de Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Industria de Construo(NR-18)

PCMAT

IA
Informaes Administrativas

Perfil Profissiogrfico Previdencirio




O P.P.P. um documento histrico-laboral emitido pela empresa, com base em Laudo Tcnico de Condies Ambientais do Trabalho (LTCAT), expedido por mdico ou (LTCAT) engenheiro de segurana do trabalho nos termos da trabalho, legislao trabalhista. Documento exigido pelo INSS desde 01/01/2004. Todas as empresas so obrigadas a fornecer o P.P.P. ao empregado, na resciso do contrato ou na poca do requerimento da aposentadoria.

Perfil Profissiogrfico Previdencirio




Cooperativas de produo devero elaborar o Perfil Profissiogrfico Previdencirio dos associados que trabalham em condies especiais Cooperativas de trabalho tero que elaborar o PPP com base em informaes da empresa contratante.

Converso de Tempo de Atividade exercida sob Condies Especiais


Tempo de atividade a ser convertido

Para 15 Para 20 Para 25 Para 30 Para 35 1,00 0,75 0,60 1,33 1,00 0,80 1,67 1,25 1,00 2,00 1,50 1,20 2,33 1,75 1,40

De 15 anos De 20 anos De 25 anos

Atividades em condies especiais previstas nos Anexos I e II do Decreto n 83.080/79, no Anexo III do Decreto n 53.831/64 ou no Anexo IV do Decreto n 3.048/99

SalrioSalrio-Maternidade
o benefcio que toda segurada da Previdncia Social tem direito a receber por um perodo de at 120 dias, com incio at 28 dias antes e trmino 91 dias depois do parto. Categoria
Empregada, domsticas e trabalhadora avulsa Contribuinte individual e facultativa Segurada especial

Carncia
Benefcio independe de carncia

10 contribuies mensais 10 meses anteriores ao incio do benefcio, de efetivo exerccio de atividade rural, mesmo de forma descontnua.

SalrioSalrio-Maternidade
Lei n 10.421 de 15.04.2002 - Adotantes e detentoras de guarda judicial para fins de adoo.

Idade da criana at 1 ano mais de 1 at 4 anos mais de 4 at 8 anos

durao do benefcio 120 dias 60 dias 30 dias

Se houver adoo de mais de uma criana, ser devido apenas um salrio-maternidade, relativo criana de salriomenor idade.

SalrioSalrio-Maternidade
Valor
Categoria
Empregada e Trabalhadora avulsa Domstica Contribuinte Individual e facultativa

Salrio-de-Benefcio
ltima remunerao ltimo salrio-de-contribuio Mdia dos ltimos 12 salriosde-contribuio, apurados num perodo de 15 meses.

Limite
Limitado a R$ 24.500,00 Limitado ao teto Limitado ao teto

SalrioSalrio-Maternidade
 O salrio-maternidade para a segurada empregada pago pela empresa (com deduo no seu recolhimento).  Para as demais seguradas, inclusive a que adotar ou obtiver guarda judicial pago pelo INSS. O salrio-maternidade ser devido me adotante salriomesmo que a me biolgica tenha recebido o mesmo benefcio.

SalrioSalrio-Maternidade
partir de 14/06/2007 a segurada desempregada far jus ao recebimento do benefcio, nos casos de demisso antes da gravidez, ou durante a gestao, na hiptese de dispensa por justa causa ou a pedido, se o nascimento ou adoo do filho ocorrer no perodo de manuteno da qualidade de segurada (Decreto N 6.122/2007)

Comprovao: Comprovao: Certido de Nascimento do filho, exceto nos casos de aborto espontneo e de adoo ou guarda para fins de adoo. adoo.

SALRIOSALRIO-FAMLIA
o benefcio que o segurado empregado e o trabalhador avulso recebem mensalmente, na proporo do respectivo nmero de filhos ou equiparados, nas seguintes condies.

Condies
 ter filho ou equiparado de at 14 anos de idade ou invlido de qualquer idade, no emancipado  remunerao mensal do segurado tem que ser igual ou inferior a R$ 798,30

Carncia
Independe de carncia. carncia.

SALRIOSALRIO-FAMLIA

Obrigatrio: Obrigatrio:  atestado de vacinao, no ms de novembro, para crianas menores de 7 anos de idade;  freqncia escolar nos meses de maio e novembro, para crianas a partir dos 7 anos de idade.

SALRIOSALRIO-FAMLIA
Pagamento  segurado empregado pago pela empresa empregadora;  trabalhador avulso pago contratante de mo-de-obra; pelo sindicato ou rgo

 segurado em auxlio-doena, aposentado por invalidez, aposentado por idade (urbano e rural) e aos demais aposentados a partir de 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens) pago pela Previdncia Social.

SALRIOSALRIO-FAMLIA

Valor Para o segurado com renda mensal at R$ 531,12 = R$ 27,24

Para segurado com renda mensal de R$ 531,13 a R$ 798,30 = R$ 19,19

PENSO POR MORTE


o benefcio a que tm direito os dependentes do segurado da Previdncia Social que falecer. Carncia No exigido nmero mnimo de contribuio para que os dependentes tenham direito ao benefcio, mas necessrio a comprovao da qualidade de segurado.

DEPENDENTES
I - Cnjuge, companheiro(a), filhos menores de 21 anos, no emancipados ou invlidos.

Dependncia Econmica Presumida

Mediante Comprovao de Dependncia Econmica

II

Pais

III Irmos menores de 21 anos ou invlidos

PENSO POR MORTE


Valor

Corresponde a 100% do valor da aposentadoria 100% que o segurado recebia no dia da morte ou que teria direito se estivesse aposentado por invalidez. invalidez.

Caso haja mais de um dependente o valor repartido em partes iguais entre eles.

AUXLIOAUXLIO-RECLUSO o benefcio a que tm direito os dependentes do segurado que for preso, durante todo o perodo da deteno ou recluso, desde que este no receba remunerao da empresa, auxlio-doena ou aposentadoria, e que seu ltimo salrio de contribuio mensal seja de at R$ 798,30. Carncia No exige carncia, basta que se comprove a qualidade de segurado.

AUXLIOAUXLIO-RECLUSO Valor 100% da aposentadoria por invalidez a que teria direito. Se tiver mais de um dependente, o valor repartido em partes iguais entre eles.

O auxlio-recluso ser pago ainda que o recluso exera atividade remunerada contribuinte individual.

segurado e seja

AUXLIOAUXLIO-RECLUSO
O segurado recluso contribuinte individual, cujos dependentes recebem auxlio-recluso, no ter direito a auxlio-doena ou aposentadoria, permitida a opo, desde que manifestada tambm pelos dependentes, pelo benefcio mais vantajoso.

AUXLIOAUXLIO-RECLUSO e PENSO POR MORTE Quando houver a extino de cota de um ou mais dependentes, o sistema proceder novo desmembramento do valor do benefcio entre os dependentes vlidos.

SERVIO SOCIAL
um servio prestado aos segurados da Previdncia com a finalidade de esclarecer seus direitos sociais e os meios de exerc-los. Tem como prioridade, alm de facilitar o acesso aos benefcios e servios previdencirios, estabelecer o processo de soluo dos problemas sociais relacionados com a Previdncia Social. Ser dada prioridade de atendimento a segurados em benefcio por incapacidade temporria e ateno especial a aposentados e pensionistas.

REABILITAO PROFISSIONAL o servio da Previdncia Social que tem o objetivo de oferecer aos segurados incapacitados para o trabalho por motivo de doena ou acidente os meios de reeducao ou readaptao profissional para que eles possam voltar a participar do mercado de trabalho e do contexto em que vivem.

BENEFCIO DE PRESTAO CONTINUADA (BPC) DA ASSISTNCIA SOCIAL De responsabilidade do Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome MDS, custeados com recursos do MDS, Tesouro Nacional e ADMINISTRADOS pela Previdncia Social

BENEFCIO DE PRESTAO CONTINUADA - BPC Lei n 8.742/1993 => a garantia de um salrio mnimo mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso, com 65 anos ou mais, que comprovem no possuir meios de prover a prpria manuteno e nem de t-la provida por sua famlia. O benefcio assistencial concedido pelo INSS s pessoas que no tem condies financeira de contribuir para a Previdncia Social.

BENEFCIO DE PRESTAO CONTINUADA - BPC

Quem tem direito? - Idoso acima de 65 anos (homem/mulher); - Pessoa portadora de deficincia, incapaz para deficincia o trabalho e para a vida independente, comprovada pela percia mdica do INSS; - Renda familiar per capita inferior a 25% do 25% salrio mnimo (R$ 116,25) 116,25)

BENEFCIO DE PRESTAO CONTINUADA - BPC

Renda Familiar por Pessoa - a soma total da renda de toda a famlia , dividida pelo nmero de pessoas que fazem parte do ncleo familiar, vivendo na mesma casa. Participam da renda: Esposa/esposo Companheiro/companheira Filhos menores de 21 anos ou invlidos Irmos menores de 21 anos ou invlidos Pai/Me

BENEFCIO DE PRESTAO CONTINUADA - BPC Se o requerente idoso e j existe um idoso que recebe o BPC na famlia, este valor NO entra no clculo da renda Familiar. Se o requerente pessoa com deficincia e j existe algum na famlia, idoso ou deficiente, que j receba o BPC, este valor ENTRA no clculo da renda familiar.

BENEFCIO DE PRESTAO CONTINUADA - BPC

 O BPC intransfervel => no gera penso  No pode ser acumulado com qualquer outro benefcio da Previdncia Social.  No d direito ao 13, como ocorre nos 13 benefcios previdencirios.  Pode ser cancelado, se a pessoa deixar de ser cancelado carente ou deficiente (reviso a cada 2 anos . reviso anos).

OUTROS BENEFCIOS ASSISTENCIAIS


 Penso Especial dos Deficientes Fsicos Portadores da Sndrome da Talidomida;  Penso Mensal Vitalcia do Seringueiro da Amaznia e seus Dependentes;  Penso Mensal Vitalcia para os dependentes das Vtimas da Hemodilise de Caruar;  Penso Especial Vitalcia as pessoas atingidas pela Hansenase.

ACORDO INTERNACIONAL Os Acordos Internacionais inserem-se no contexto da poltica externa brasileira, conduzida pelo Ministrio das Relaes Exteriores e resultam esforos do Ministrio da Previdncia Social e de entendimentos diplomticos entre governos.

ACORDO INTERNACIONAL  O Acordo Internacional permite ao segurado e seus dependentes garantir os direitos de Previdncia Social previstos na legislao dos pases assinantes do acordo.  Os benefcios so concedidos de acordo com a legislao de cada pas e pagos em regime de cotizao, mediante mecanismos operacionais previamente estabelecidos.

ACORDO INTERNACIONAL O Acordo Internacional leva em conta:  elevado volume de comrcio exterior;  investimentos externos significativos;  intenso fluxo migratrio;  aspectos culturais e histricos;  relaes especiais de amizade.

ACORDO INTERNACIONAL
O Brasil possui acordo bilateral com os seguintes pases:
Cabo Verde; Chile; Espanha; Grcia; Luxemburgo; Itlia; Portugal.

ACORDO INTERNACIONAL MERCOSUL Acordo multilateral de previdncia*, envolve:  Argentina;  Brasil;  Paraguai; e  Uruguai.
* (Decreto Legislativo n 451/2001 em vigor desde 01/05/2005)

ACORDO INTERNACIONAL

O aumento da proteo social aos 4 milhes de brasileiros que vivem no exterior e a 1 milho de estrangeiros que moram no Brasil o principal foco do trabalho desenvolvido pela Previdncia Social no campo dos acordos internacionais.

ACORDO INTERNACIONAL em Negociao

Blgica Reino Unido Frana Ucrnia Estados Unidos Japo Alemanha

Sria Canad Coria Colmbia Moambique So Tom Prncipe

RECIPROCIDADE DO TEMPO DE CONTRIBUIO O Brasil possui hoje mais de um regime de Previdncia Social. Cada regime funciona nas trs esferas de tempo de contribuio entre o Regime Geral de Previdncia Social e a administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional, desde que haja compensao financeira entre os regimes.

RECIPROCIDADE DO TEMPO DE CONTRIBUIO Para fins de concesso de benefcios admitida a contagem recproca de tempo de contribuio entre o Regime Geral de Previdncia Social e a administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional, desde que haja compensao financeira entre os regimes.

CONTAGEM RECPROCA DE TEMPO DE CONTRIBUIO

A contagem entre o RGPS e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios depende de lei especfica editada no mbito da respectiva esfera de governo.

CONTAGEM RECPROCA DE TEMPO DE CONTRIBUIO

O tempo anterior obrigatoriedade de filiao e o tempo rural somente sero computados mediante indenizao.

RECURSOS ADMINISTRATIVOS As decises do INSS em processos de interesse dos beneficirios podem ser objeto de recurso administrativo, dirigido ao Conselho de Recursos da Previdncia Social CRPS. O prazo para interposio de recursos e oferecimento de contra-razes de 30 dias, contados da cincia da deciso e da interposio do recurso, respectivamente.

RECURSOS ADMINISTRATIVOS

JUNTAS DE RECURSO DA PREVIDNCIA SOCIAL

Julgam, em primeira instncia, recursos de interesse dos beneficirios.


CMARAS DE RECURSO DA PREVIDNCIA SOCIAL

Julgam, em segunda instncia, os recursos contra decises das JRPS.

Os benefcios so pagos diretamente ao benefcirio, salvo no caso de:  ausncia;  molstia contagiosa;  impossibilidade de locomoo. Nesses casos, o beneficirio poder constituir procurador para recebimento do benefcio.

Tutela (Art. 1728 do Cdigo Civil - Lei 10.406 de 10/01/2002) Os filhos menores so postos em tutela: - com o falecimento dos pais, ou sendo estes julgados ausentes; - em caso de os pais decarem do poder familiar. Aps protocolo do requerimento de interdio junto Justia, o requerente dever trazer ao INSS o devido protocolo. O requerente ser cadastrado como Administrador Provisrio, durante um perodo de 6 meses,prorrogvel por iguais perodos, desde que comprovado o andamento regular do Processo legal.

CURATELA (Art 1767 do Cdigo Civil Lei 10.406 de 10/01/2002) Esto sujeitos a curatela: - aqueles que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o necessrio discernimento para os atos da vida civil; - aqueles que, por outra causa duradoura, no puderem exprimir a sua vontade; - os deficientes mentais, os brios habituais e os viciados em txicos; - os excepcionais sem completo desenvolvimento mental; - os prdigos.

REVISO DE BENEFCIOS Lei 10.999/2004 O Governo Federal props acordo para reviso dos benefcios previdencirios concedidos com data de incio posterior a fevereiro de 1994. A reviso consiste em recalcular o salrio de benefcio original sobre os salrios de contribuio anteriores a maro de 1994, mediante aplicao do percentual de 39,67%, referente ao ndice de Reajuste do Salrio Mnimo (IRSM) do ms de fevereiro de 1994.

REVISO DE BENEFCIOS O Governo Federal props, por meio da Lei n 10.999/2004, acordo para reviso dos beneficios previdencirios concedidos com data de incio posterior a fevereiro de 1994. A reviso consiste em recalcular o salrio de benefcio original sobre os salrios de contribuio anteriores a maro de 1994, mediante aplicao do percentual de 39,67%, referente ao ndice de Reajuste do Salrio Mnimo (IRSM) do ms de fevereiro de 1994.

Os

benefcios podem ser pagos mediante depsito em conta corrente, desde que a conta esteja em nome do beneficirio.

No podem ser acumulados, dentre outros: aposentadoria com auxlio-doena; mais de uma aposentadoria; salrio-maternidade com auxlio-doena; mais de um auxlio-acidente; mais de uma penso deixada por cnjuge;

No podem ser acumulados, dentre outros: mais de uma penso deixada por companheiro ou companheira; mais de uma penso deixada por cnjuge e companheiro ou companheira; auxlio-acidente com qualquer aposentadoria.

No permitido receber ao mesmo tempo seguro-desemprego com qualquer benefcio da Previdncia Social, exceto: abono de permanncia em servio; penso por morte; auxlio-recluso; auxlio-acidente; auxlio-suplementar.

AS APOSENTADORIAS POR IDADE, TEMPO DE CONTRIBUIO E ESPECIAL CONCEDIDAS PELA PREVIDNCIA SOCIAL SO IRREVERSVEIS E IRRENUNCIVEIS. IRRENUNCIVEIS

You might also like