You are on page 1of 22

1

Espcies e importncia da aprendizagem


 

Reaes inatas: Reflexos e Instintos Desenvolvimento de comportamentos que possibilitam viver Necessidade de aprendizagem e perodo de infncia

Ana Maria Klein

Aprendizagem Humana
Aprendizagem e experincias acumuladas historicamente Mecanismos de aprendizagem: possibilitam compreenso do desenvolvimento humano Importncia da aprendizagem no desenvolvimento humano: organizao de meios educacionais e escolas
Ana Maria Klein 3

 

Importncia da Psicologia da Aprendizagem:


   

reflexo sobre teoria e prtica educativa, escolha do mtodo didtico, organizao dos programas e currculos, formulao de objetivos da educao

Ana Maria Klein

Teorias provm de hipteses e no de opinies pessoais ou subjetivas. Teorias so submetidas crtica de novos fatos e de novas relaes verificadas.

Ana Maria Klein

   

 

Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) Pressupostos behaviorismo (expressividade anos 50). Behaviorismo (behavior, comportamento - em ingls) estudo do comportamento tomado como um conjunto de reaes dos organismos aos estmulos externos. Possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano. Comportamento determinado pelo ambiente
Ana Maria Klein 6

SKINNER: teoria
Teoria  - Construda a partir do que cientificamente observvel.  - No considera conceitos centrais para outras teorias como: conscincia, vontade, inteligncia, emoo e memria os estados mentais ou subjetivos.

Ana Maria Klein

SKINNER: aprendizagem
   

  

Processo de aprendizado mudana do comportamento atravs do condicionamento operante Conceito-chave - condicionamento operante: processo de aprendizagem atravs do qual uma resposta se torna mais provvel ou mais freqente. Modelagem de um novo comportamento Pelo reforo: conseqncia de uma ao quando percebida por quem a pratica. Reforo positivo recompensa - Reforo Negativo - ao que evita uma conseqncia indesejada.

Ana Maria Klein

SKINNER: Teoria associacionista


      

Desenvolvimento como produto da aprendizagem Realidade absoluta Leis naturais e fixas, Imutvel, Aprendizagem vem do ambiente: exgena Sujeito passivo, heternomo Ambiente fsico e psicolgico: idnticos
Ana Maria Klein 9

JEAN PIAGET (1896- 1967)  Princpios que fundamentam sua teoria teoria:  Construtivismo conhecimento resulta da ao do sujeito sobre objetos do conhecimento.  Interacionismo conhecimento resulta de trocas realizadas pelo sujeito com o meio ou com os objetos de conhecimento (idias, sentimentos, valores, crenas)


Ana Maria Klein

10

 

Princpios que fundamentam sua teoria (cont): Estruturalismo construo vai alm dos contedos da interao, constri-se a capacidade de pensar, de orgnizar, de conhecer. Ou seja, as prprias estruturas mentais, vo, durante o processo de construo de conhecimentos, tornando-se cada vez mais complexas. Gentico associado idia de gnese, de evoluo. Entre uma estrutura (ponto de partida) e uma estrutura mais complexa (ponto de chegada) temos um processo de construo. A construo de uma nova estrutura se d, necessariamente, pela conservao e superao da estrutura anterior.

Ana Maria Klein

11

Piaget: etapas do desenvolvimento


      

Desenvolvimento humano segue etapas sucessivas e universais. Sensrio-motor: nascimento at 18/24 meses. Presena da inteligncia, mas no do pensamento. Inteligncia soluo de um problema novo (coordenao de um meio para atingir um fim), Pensamento inteligncia interiorizada, apoiada sobre o simbolismo. Pr-Operatrio: 2 anos at 7/8 anos. Funo Simblica representar uma coisa por meio de outra Realiza no plano da representao o que foi construdo anteriormente.
Ana Maria Klein 12

Piaget: etapas do desenvolvimento


 

 

Operaes Concretas: 7/8 anos at 12/15 anos Lgica dirigida a objetos manipulveis. Capacidade de conservar um objeto no decurso das transformaes que so reversveis.. Operaes Formais: 12 anos Lgica do discurso. Raciocnio sobre enunciados verbais, raciocinar sob o ponto de vista do outro. Raciocnio hipotticodedutivo. A construo do conhecimento ocorre quando acontecem aes fsicas ou mentais sobre objetos que provocam o desequilbrio.

Ana Maria Klein

13

Piaget: desenvolvimento
      

Desenvolvimento relaciona-se a formas, s estruturas. Aprendizagem refere-se a contedos. Processo endgeno. Contedo Forma Contedo Desenvolvimento Humano: adaptativo ao meio, atravs da interao entre sujeito e mundo. Adaptao: assimilao e acomodao Desequilbrio interao com o meio ou objetos de conhecimento. Ao movida pelo interesse em recuperar o equilbrio.
Ana Maria Klein 14

Piaget: aprendizagem e desenvolvimento


        

Realidade Psicolgica que vem do sujeito nossa percepo da realidade relaciona-se com aspectos internos Aprendizagem e desenvolvimento - processos de desenvolvimento so condio prvia para a realizao de um aprendizado; assim, - a aprendizagem deriva do desenvolvimento - Processos de ensino: subordinados aos processos de desenvolvimento.

Ana Maria Klein

15

LEV S. VYGOTSKY (1896-1934) Desenvolvimento do indivduo  resultado de um processo scio-histrico;  linguagem central neste processo  aprendizagem enfatizada  Cerne da teoria - aquisio de conhecimentos pela interao do sujeito com o meio.  Anlise gentica na compreenso do desenvolvimento dos processos mentais.

Ana Maria Klein 16

Origem e desenvolvimento psicolgico


Filogentico: desenvolvimento da espcie humana.  Ontogentico: desenvolvimento do indivduo dentro da sua espcie.  Sociogentico: histria dos grupos sociais.  Microgentico: histria de processos psicolgicos especficos da histria singular de cada sujeito.

Ana Maria Klein 17

Vygotsky
Capacidades Mentais: desenvolvem-se a partir da comunicao e interao com o meio, atravs da aquisio de experincias dos outros.  Ser Social: o ser humano essencialmente um ser social.  Desenvolvimento - pressupe a insero do homem em um ambiente histrico-cultural  Linguagem: instrumento central no desenvolvimento humano. Atravs dela transmite-se o legado cultural das geraes anteriores.

Ana Maria Klein 18

Vygotsky
Aprendizagem e desenvolvimento  aprendizagem essencial ao ser social  desenvolvimento: maturao biolgica (depende do sistema nervoso); e aprendizagem (necessria para o desenvolvimento das funes psicolgicas superiores conscincia, inteno, planejamento, aes voluntrias).  aprendizagem produz desenvolvimento de um esquema intelectual.

Ana Maria Klein 19

Ana Maria Klein

20

Ana Maria Klein

21

Ana Maria Klein

22

You might also like