You are on page 1of 22

Ergonomia em Medicina Dentria

Introduo
A prtica da Medicina Dentria expe os profissionais a riscos ocupacionais constantes, entre os quais encontram-se : as disfunes msculo-esquelticas que podem ser causadas pela inadequao da postura e posio de trabalho. No atendimento a pacientes com necessidades especiais, verifica-se uma grande dificuldade para realizao de um tratamento ergonmico devido s peculiaridades inerentes a cada paciente.

No entanto, muito desta complexidade reside no facto dos profissionais no receberem treino adequado para o atendimento deste grupo de pacientes, durante a sua formao acadmica. Assim, entende-se que a escassa preparao do profissional, tanto tcnico-cientfico quanto emocional, tm gerado grande ansiedade e inadequao aquando do seu atendimento. A dificuldade de adequao da postura e da posio de trabalho, durante o atendimento de pacientes com disfunes musculares e/ou neurolgicas, tem alertado os profissionais para a necessidade de adaptaes no posicionamento do acidente e/ou profissional para o atendimento dentrio.

A repetio de movimentos na rotina de trabalho, uma varivel que associada frequncia e intensidade podem determinar a ocorrncia de consequncias danosas sade.

A Medicina Dentria, assim como outras profisses, possui caractersticas de trabalho que podem gerar transtornos cumulativos devido postura e posio de trabalho inadequados.

Protocolo de atendimento

DESIGN DO EQUIPAMENTO

O consultrio dentrio deve ter espao suficiente para acomodar macas ou cadeiras de rodas prximas s peas de mo e aspiradores, pois muitas vezes existe a impossibilidade do atendimento na cadeira dentria. Devem adaptar-se mangueiras maiores s unidades auxiliares mveis. Os aparelhos como o fotopolimerizador devem estar posicionados ao alcance mnimo possvel do mdico-dentista para limitar ao mximo os seus movimentos.

ACESSRIOS

Muitas vezes existe a necessidade de conteno fsica de pacientes com disfunes neuromusculares ou com deficincia mental. Para posicionamento da cabea tambm existem dispositivos que permitem uma fixao da mesma junto cabeceira da cadeira dentria, aumentando a sua estabilidade.
Deve salientar-se que a utilizao destes acessrios proporciona maior conforto tanto para o profissional como para o paciente.

POSICIONAMENTO

O operador e a auxiliar devem estar posicionados obedecendo aos princpios ergonmicos estabelecidos para qualquer paciente (costas direitas, apoio lombar, apoio dos glteos em toda rea do banco, ngulo de 9o entre a perna e a coxa, cotovelos junto ao corpo e ps bem apoiados no cho). Controlo da cabea do paciente. Iluminao do campo operatrio. Trabalho com auxiliar.

 POSIO FRONTAL DIREITA (7H):

Facilita a explorao e tratamento: Dentes anteriores e inferiores Posteriores inferiores (especialmente lado direito) Anteriores superiores.

 POSIO DIREITA (9H):

Mdico directamente direita do paciente. Adequado: superfcies vestibulares, posteriores 1 e 4 Q; superfcies oclusais, posteriores do 4Q.

 POSIO TRASEIRA DIREITA (11H):

Eleita para a maioria das intervenes Permite aceder a quase todas as zonas da boca, com vises directa ou indirecta. O Mdico coloca-se por trs e ligeiramente para a direita do paciente e rodeira a sua cabea com os braos.

 POSIO TRASEIRA (12H):

Utilidade limitada Fundamentalmente para: Trabalhar nas superfcies linguais dos dentes anteriores e inferiores. Directamente atrs do paciente e observa por cima da cabea do paciente.

Como prevenir
Boa postura

respeitar as trs curvas naturais da espinha na sua posio normal e equilibrada

Evitar que os msculos transfiram o seu trabalho para os ligamentos ao longo da espinha

Um apoio lombar e uma almofada especial podem ajudar a manter a coluna direita

reduo na dor nas costas e a fadiga.

Como prevenir
Boa postura alguns mtodos para ajudar a manter a coluna direita

Mudana de posio
Mudar vrias vezes a posio na cadeira, evitar problemas nas costas, visto que a tenso e a rigidez dos msculos as tornam mais vulnerveis s leses.

Exerccios para as costas Alguns exerccios simples podem aliviar a tenso muscular exigida quando se senta

PERODO DE RESTABELECIMENTO

Todo procedimento deve ser previamente planeado e preparado para posterior execuo. O mdico-dentista deve estar preparado para o atendimento dos pacientes reconhecendo o tempo de trabalho que deve ser dispendido em cada caso especfico, por sesso de atendimento.

LOCAL DE TRABALHO

Deve facilitar-se o acesso deste aos pacientes (rampas, corredores, portas largas e ambientes espaosos). Os equipamentos devem ser adaptados para possibilitar o mnimo de desgaste fsico do profissional. Sempre que possvel o consultrio deve ser planeado e construdo com o auxlio de uma equipe de arquitectos e/ou engenheiros que tenham conhecimentos de ergonomia aplicada Medicina Dentria.

Os princpios de ergonomia devem ser aplicados a todos os tratamentos mdico-dentrios com a finalidade de manter a sade do profissional e, consequentemente, de melhorar a qualidade do tratamento oferecido.

Para o atendimento de pacientes com necessidades especiais devem realizar-se adaptaes, sugeridas no protocolo de atendimento, com o intuito de minimizar a tenso fsica do profissional.

Como prevenir Exerccio s


FALAR COM UM PROFISSIONAL DE SADE ANTES DE RECOMEAR

Como prevenir
Exerccios

Para a curva cervical

Retraco do pescoo Para corrigir a curva cervical, encostar o queixo ao pescoo, sem mexer a cabea nem as orelhas (exerccio correcto se sentir uma impresso de duplo queixo)

Como prevenir
Exerccios

Rotao dos ombros Para aliviar a tenso muscular no pescoo, ombros e cervical, encolher os ombros para trs num movimento amplo. Repetir vrias vezes, depois relaxar.

Como prevenir
Exerccios

Para a curva torcica

Alongamento de peitorais Para corrigir a curva torcica, dobrar os cotovelos, puxar um brao para cima e outro para trs (como se quisesse encostar o cotovelo orelha). Manter a posio o mximo de tempo possvel, aguardar uns segundos, depois relaxar e mudar de brao.

Concluso
Os princpios de ergonomia devem ser aplicados a todos os tratamentos mdico-dentrios com a finalidade de manter a sade do profissional e, consequentemente, de melhorar a qualidade do tratamento oferecido. Respeitar as normas de posio ideal no trabalho. No estar muito tempo seguido sempre na mesma posio.

                   

1. Lewis RJ et al. Musculoskeletal disorder worker compensation costs and injuries before and after an office ergonomics program. Industrial Ergonomics 2002;29:95-99. 2. Elias C, Elias R. Ateno odontolgica aos pacientes especiais. RGO 1995;43:67-70. 3. Rosenblith S, Murphy DC. Ergonomic considerations for the care of special patients. NY State Dent J 2001;67:30-34. 4. Ferguson FS, Berentsen B, Richardson PS. Dentists willingness to provide care for patients with developmental disabilities. Spec Care Dent 1991;11:234-237. 5. Elias R. Pacientes especiais e seu atendimento na odontologia. J Bras Odontol Clin 1997;1:61-64. 6. Waldman HB, Perlman SP. What if dentists did not treat people with disabilities? J Dent Child 1998;65:96-101. 7. Waldman HB, Perlman SP. Community-based dental services for patients with special needs. NY State Dent 2001;67:3942. 8. Pereira RWL. Riscos ocupacionais dos odontlogos. Odontol Mod 1993;20:17-19. 9. Gilad I. A methodology for functional ergonomics in repetitive work. Industrial ergonomics 1995; 15: 91-101. 10. Seth V, Weston RL, Freivalds A. Development of a cumulative trauma disorder risk assessment model for the upper extremities. Industrial Ergonomics 1999;23:281-291. 11. Figlioli MD. Postura de trabalho em odontologia. RGO 1993;41:155-160. 12. Finsen F, Christensen H, Bakke M. Musculoskeletal disorders among dentists and variation in dental work. Applied Ergonomics 1998;29:119-125. 13. YlipaaV, Bengt B, Preber H. Predictors of good general health, well-being, and musculuskeletal disorders in swedish dental higienists. Acta Odontol Scand 1999;59:277-282. 14. Shenkin JD, Davis MJ, Corbin SB. The oral health of special needs children: dentistry s challenge to provide care. J Dent Child 2001;68:201-205.

Trabalho realizado por:

Antnio Amorim Diogo Brito Diogo Vasques Francisco Miranda Joo Godinho Joo Torres Norberto Pereira Nuno Matos Ricardo Malheiro Thierry Silva Tiago Monteiro

You might also like