You are on page 1of 103

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO

NERVOS ESPINAIS II
Prof. Dr. Eulmpio Jos da Silva Neto

Nervos Torcicos


Os nervos torcicos inervam a parede torcica e tambm a parede abdominal (nervos toracoabdominais). Os onze toracoabdominais). primeiros so denominados de nervos intercostais e o ltimo (12) chamado de 12 subcostal. subcostal.


O primeiro nervo torcico participa do plexo braquial e o segundo envia um ramo para o brao (nervo intercostobraquial). intercostobraquial).

DIVISO DOS NERVOS TORCICOS




Os nervos torcicos, assim como todo nervo espinal, divide-se em um ramos divideposterior, menor, e um ramos anterior maior.

INERVAO DOS RAMOS POSTERIORES DOS NERVOS TORCICOS




Os ramos posteriores do nervos espinais torcicos inerva: inerva:




A pele do dorso, pele da regio gltea superior e a pele acima da crista ilaca; ilaca; Os msculos do dorso: semi-espinal do trax, dorso: semimultfidos, longussimo do trax, iliocostal do pescoo, levantador das costelas,

INERVAO DOS RAMOS ANTERIORES DOS NERVOS ESPINAIS TORCICOS




Os ramos anteriores dos nervos espinais torcicos trafegam pelo sulco costal das costelas superiores e entre os Mm. intercostais internos e Mm. ntimos. ntimos. A poro torcica dos nervos espinais torcicos inervam: inervam:


Inervam a pele lateral e anterior do trax atravs dos ramos cutneos laterais e anteriores dos nervos espinais ( na mulher tambm as glndulas mamrias). mamrias). Inervam os msculos: intercostais ntimo, interno e msculos: externo, subcostal e transverso do trax. trax.

Inervao da glndula mamria

INERVAO DOS RAMOS ANTERIORES DOS NERVOS ESPINAIS TORACOABDOMINAIS




Os ramos anteriores dos ltimos seis nervos nervos espinais so denominados de toracoabdominais por inervar alm do trax, tambm o abdome, eles trafegam no abdome entre os Mm. Transverso e Mm. oblquo interno do abdome. Esta poro dos nervos abdome. nervos espinais torcicos inervam: inervam:


Inervam a pele lateral e anterior do abdome atravs dos ramos cutneos laterais e anteriores dos nervos espinais


Os nervos 7 a 9 suprem a pele acima do umbigo, o 10 inerva 10 a pele em torno do umbigo e os nervos 11 e 12 a pele abaixo do umbigo. umbigo.

Inervam os msculos: oblquos interno e externo do msculos: abdome, transverso do abdome, reto do abdome e piramidal (quando ocorre), propriocepo do diafragma. diafragma.

DERMTOMOS


Os nervos torcicos inervam os dermtomos da parede torcica e suas pores toracoabdominais a parede abdominal (parte da parede abdominal inervada pelos nervos lombares L1 e L2).

NERVOS LOMBARES E SACRAIS




Os nervos lombares e sacrais, assim como todos os nervos vistos at agora, se dividem em um ramo dorsal e outro ramo ventral. ventral.

RAMOS DORSAIS DOS NERVOS LOMBARES E SACRAIS




Os ramos dorsais dos nervos lombares e sacrais, como foi visto para todos os nervos espinais: espinais:


Os ramos lombares inervam pele posterior da parte lombar do dorso, a pele da regio gltea superior (nervos clnios superiores L1-L3) e a pele acima do trocanter maior. Os ramos sacrais inervam a pele maior. medial da regio gltea (nervos clnios mediais S1S3). Os Mm. Inervados por estes nervos so: multfidos, Mm. so: intertransversrios, rotadores, eretor da espinha. espinha.

PLEXO LOMBOSSACRAL


O plexo lombossacral est formado pelas razes anteriores dos nervos espinais L1 a S4. Este plexo tem como principal territrio de inervao o membro inferior, embora inerve tambm a parede e msculos abdominais e a genitlia. genitlia.


Este plexo est dividido em plexo lombar, L1 a L4 e em plexo sacral L5 a S4.

PLEXO LOMBAR


O plexo lombar d origem aos nervos:


     

Nervo ilio-hipogrstirico, T12 e L1. ilioNervo ilioinguinal, (T12) L1 (L2). Nervo genitofemoral, L1 e L2. Nervo cutneo femoral lateral, L2 e L3 Nervo obturatrio, L2-L4. L2Nervo femoral, L2-L4. L2-

NERVO LIO-HIPOGRTRICO LIO

Perfura o m. psoas maior, passa entre os Mm. Mm. transverso e oblquo interno abdome, perfurandoperfurando-o medial espinha ilaca nteronterosuperior. superior.


Inervao cutnea: pele sobre o quadril e ple cutnea: acima do anel inguinal superficial e monte do pbis. pbis. Inervao muscular: Mm. reto do abdome, muscular: Mm. oblquo externo do abdome, oblquo interno do abdome, transverso do abdome e piramidal e cremaster. cremaster.

NERVO LIOINGUINAL


Passa posterior ao m. psoas maior, corre entre os Mm. transverso e oblquo interno do abdome Mm. e depois penetra no canal inguinal. inguinal.


Inervao cutnea: pele da regio inguinal, raiz cutnea: do pnis e escroto (nervos escrotais anteriores) ou lbios maiores (nervos labiais anteriores). anteriores). Inervao muscular: Mm. reto do abdome, muscular: Mm. oblquo externo do abdome, oblquo interno do abdome, transverso do abdome e piramidal e cremaster. cremaster.

NERVO GENITOFEMORAL


Atravessa o m. psoas maior e corre sua frente. frente. Est dividido em um ramo genital e outro femoral: femoral:


Ramo genital do nervo femoral: passa pelo canal femoral: inguinal e inerva o m. cremaster, os envoltrios do testculo, face lateral do escroto ou lbios maiores e pele adjacente da coxa. coxa. Ramo femoral do nervo femoral: passa pela femoral: lacuna femoral e hiato safeno para inervar a pele sobre esta regio. regio.

NERVO CUTNEO FEMORAL LATERAL




Emerge lateral ao m. psoas maior e desce lateralmente e passa inferior ao ligamento inguinal, ntero-medial crista ilaca nterontero-superior. ntero-superior.


Inerva a pele do lado anterior e lateral da coxa, indo at o joelho. joelho.

NERVO OBTURATRIO


Passa posterior ao m. psoas maior e surge medial ao mesmo, penetra no canal obturatrio e emerge na coxa. coxa.


Ramos cutneos: inervam a pele do lado cutneos: medial da coxa acima do joelho. joelho. Ramos musculares: Mm. adutor longo, adutor musculares: Mm. curto, adutor magno, adutor mnimo, grcil, obturador externo e as vezes o pectneo. pectneo.

NERVO FEMORAL


Maior nervo doe plexo lombar, surge lateral ao m. psoas maior e passa atravs da lacuna muscular. muscular.


Ramos cutneos: inervam a pele do lado medial e cutneos: lateral da coxa at o joelho, pele medial e anterior do joelho e pele do lado medial da perna e do p (nervo safeno). safeno). Ramos musculares: Mm. iliopsoas, pectneo, sartrio musculares: Mm. e quadrceps femoral (reto femoral, vasto lateral, vasto intermdio e vasto medial). medial).

PLEXO SACRAL


O plexo sacral d origem aos nervos: nervos:


Nervo para o m. obturador interno, L5-S2.  Nervo para o m. piriforme, S1 e S2.  Nervo para o m. quadrado femoral, L4 e S1 (S2 (S2).  Nervo glteo superior, L4 e S1.  Nervo glteo inferior, L5-S2.  Nervo cutneo femoral posterior, S1-S3.  Nervo isquitico L4-S3.


NERVO PARA O M. OBTURADOR INTERNO




Passa pelo forame isquitico maior e chega a fossa isquioanal. isquioanal.




Inerva os Mm. obturador interno e gmeo Mm. superior. superior.

NERVO PARA O M. PIRIFORME




Inerva o M. piriforme.

NERVO PARA O M. QUADRADO FEMORAL




Passa pelo forame isquitico maior. maior.




Inerva os Mm. quadrado femoral e gmeo Mm. inferior. inferior.

NERVO GLTEO SUPERIOR




Passa pelo forame isquitico maior, acima do m. piriforme (forame suprapiriforme), penetra entre os Mm. Glteos mdio e Mm. mnimo. mnimo.


Inerva os Mm. glteos mdio e mnimo e o Mm. tensor da fscia lata. lata.

NERVO GLTEO INFERIOR




Passa pelo forame isquitico maior, abaixo do m. piriforme (forame infrapiriforme). infrapiriforme).


Inerva o M. glteo mximo. mximo.

NERVO CUTNEO FEMORAL POSTERIOR




Passa pelo forame isquitico maior, abaixo do m. piriforme (forame infrapiriforme). infrapiriforme).


Inerva a pele do lado dorsal (posterior) da coxa e da perna, a pele inferior das ndegas (nervos clnios inferiores), perneo e a pele posterior do escroto ou lbios maiores. maiores.

NERVO ISQUITICO


o maior nervo do corpo, tanto em comprimento quanto em volume. Passa pelo volume. forame isquitico maior, abaixo do m. piriforme (forame infrapiriforme), passa para baixo lateral ao tber isquitico; inerva a maior parte dos isquitico; Mm. Mm. dos membros inferiores. inferiores. DivideDivide-se em dois nervos: Nervo tibial e nervo nervos: fibular comum. A diviso destes dois nervos comum. ocorre em nveis variados

NERVO FIBULAR COMUM




O nervo fibular comum (L4-S2) o primeiro (L4 ramo do nervo isquitico, corre junto ao tendo do m. bceps femoral, desce at o nvel do joelho e cruza lateralmente o colo da fbula no sentido anterior, dividindo-se em nervo fibular dividindosuperficial e nervo fibular profundo. profundo. Ainda na coxa inerva a cabaa curta do m. bceps femoral e emite o nervo cutneo sural lateral, para a pele posterior da perna. perna.

NERVO FIBULAR SUPERFICIAL




Ramo terminal do nervo fibular comum. comum. Passa entre os Mm. fibulares longo e Mm. curto e o extensor longo dos dedos. dedos. Ramos cutneos: pele da anterior da cutneos: perna, dorsal do p, dos dedos 1 a 5 Ramos muscular: Mm. fibulares longo e muscular: Mm. curto. curto.

NERVO FIBULAR PROFUNDO




Ramo terminal do nervo fibular comum. Passa comum. abaixo do M. fibular longo e prossegue entre o M. extensor longo dos dedos. dedos. Ramos cutneos: pele do 1 espao interdigital cutneos: (entre o 1 e 2 dedos). dedos). Ramos muscular: Mm. tibial anterior, extensor muscular: Mm. longo do hlux, extensor longo dos dedos, extensor curto dos dedos e extensor curto do hlux. hlux.

NERVO TIBIAL


O nervo tibial (L4-S3) o segundo ramo (L4 terminal do nervo isquitico. Passa pela fossa isquitico. popltea e corre profundamente ao M. sleo contorna o malolo medial para ir planta do p. p. No p dividi-se em nervo plantar medial e dividinervo planta lateral. lateral.


Ramo cutneo: nervo sural, inerva a pele cutneo: posterior da perna, calcanhar e lateral do p. p. Ramo muscular: inerva os Mm. semi-tendneo, muscular: Mm. semisemisemi-membranceo, cabea longa do bceps femoral, gastrocnmio, sleo, plantar, poplteo, flexor longo do hlux, tibial posterior, flexor longo dos dedos. dedos.

NERVO PLANTAR MEDIAL




Ramo maior do nervo tibial passa abaixo do retinculo flexor e do M. abdutor do hlux at a planta do p. p.
Ramo cutneo: pele da planta medial do cutneo: p (a maior parte da pele da planta do p), supre as falanges distais em seu territrio. territrio.  Ramo muscular: inerva os Mm. abdutor do muscular: Mm. hlux, flexor curto dos dedos, flexor curto do hlux (cabea medial) e lumbricais I e II. II.


NERVO PLANTAR LATERAL




Ramo menor do nervo tibial passa abaixo do retinculo flexor e do M. abdutor do hlux, continuacontinua-se lateralmente acima do M. flexor curto dos dedos. dedos.


Ramo cutneo: pele da planta lateral do p (a cutneo: menor parte da pele da planta do p), supre as falanges distais em seu territrio. territrio. Ramo muscular: inerva os Mm. abdutor do dedo muscular: Mm. mnimo, quadrado plantar, flexor curto do dedo mnimo, oponente do dedo mnimo, intersseos plantares e dorsais, lumbricais II e IV, adutor do hlux, cabea lateral do flexor curto do hlux. hlux.

NERVO PUDENDO


OriginaOrigina-se das razes S2-S4, sai da pelve pelo forame isquitico maior e retorna para o perneo pelo forame isquitico menor. Inerva a pele da menor. genitlia e a genitlia externa e Mm. do perneo. Mm. perneo.


Ramos cutneos: pele da regio anal e do cutneos: perneo. perneo. Ramos musculares: Mm. Transversos profundo e musculares: Mm. superficial do perneo, bulboesponjoso, isquicavernoso, esfincter externo do nus, isquicoccgeo, levantador do nus e esfincter da uretra. uretra.

PLEXO COCCGEO


Formado pelos nervos S4 a Co1( nervo Co1 anococcgeo). anococcgeo).




Ramos cutneos: pele sobre o cccix e o cutneos: nus. nus. Ramos musculares: Mm. isqiococcgeo e musculares: Mm. levantador do nus. nus.

DERMTOMOS DO MEMBRO INFERIOR




Os dermtomos do membro inferior esto inervados por nervos derivados dos segmentos L1 a S2.
         

Nn. Nn. Clnios superior, medial e inferior N. ilioinguinal. ilioinguinal. N. genitofemoral N. cutneo femoral lateral N. femoral e safeno N. obturatrio Nn. Nn. cutneos surais lateral e medial e sural N. cutneo femoral posterior Nn. Nn. fibulares superficial e profundo Nn. Nn. plantares medial e lateral

RecusoRecuso-me a curvar-me curvarante pessoas medocres e pobres de esprito.


Eulmpio

You might also like