You are on page 1of 37

NR 23: PROTEO CONTRA INCNDIOS

INTRODUO
Comparao entre a Norma Regulamentadora nmero 23 NR 23 com as demais literaturas que abordem o tema Proteo Contra Incndios .

2.1 Disposies Gerais De acordo com a NR 23, todas as empresas devero apresentar os seguintes itens: a) proteo contra incndio; b) sadas suficientes para rpida retirada do pessoal em servio, em caso de incndio; c) equipamento suficiente para combater o fogo em seu incio; d) pessoas adestradas no uso desses equipamentos.

A NSCI corrobora com o texto da NR 23 e vai ainda mais alm ao contemplar diversos tipos de ambientes (comerciais, habitacionais, hospitalares, etc.) com especificaes apropriadas aos tipos de riscos de cada local.

2.2 Sadas NSCI/1994/DECRETO LEI 4.909 CAP VIII Sadas de Emergncia So consideradas sadas de emergncia: a) portinholas nas portas; b) local para resgate areo; c) elevadores de emergncia e segurana; d) passarelas

Segundo o inciso VII do art. 204 da NSCI, a largura das escadas no pode ser inferior a 1,20m nas edificaes em geral, e nem a 2,40m em hospitais e assemelhados. A NR 23 destacou apenas uma largura mnima geral em seu item 23.2.1 de 1,20m, sem observar as diferenas que o tipo de edificao poderia ter sobre esta medida.

NSCI, em seu inciso VI do artigo 204, apresenta a seguinte frmula: N= (P/Ca). Onde: a) N: nmero de unidades de passagem; b) P: nmeros de pessoas do pavimento de maior lotao; c) Ca: capacidade de acesso (observada atravs da Tabela do Anexo F da Norma).

ITEM 23.2.6 NR 23 As sadas devem ser dispostas de tal forma que, entre elas e qualquer local de trabalho no se tenha que percorrer distncia maior que 15m nas de risco grande e 30m nas de risco mdio ou pequeno.

2.3 Portas
Com relao s portas quando utilizadas como sada de emergncia, estas devem atender aos seguintes requisitos: a) ser proporcional ao nmero de pessoas que por ela transitarem; b) permanecer desobstruda em todos os pavimentos; c) ter a largura calculada pela frmula prevista no Art. 204, sendo que a medida deve ser feita na menor parte livre;

d) devero abrir sempre no sentido do fluxo; f) ser acrescida de no mnimo uma unidade de passagem para cada conjunto de pessoas, conforme o anexo F; g) as portas de emergncia no podero ficar fechadas, mesmo fora do horrio de expediente.

Prof Alexandre da Silva CAP BM Esp

2.4 Escadas Classificao: Escada Comum (E); Escada Protegida (EP); Escada Enclausurada (EE); Escada Enclausurada a prova de fumaa (EEF).

Devero ter: - o piso dos degraus e patamares revestidos por materiais incombustveis e antiderrapante; corrimos contnuos em ambos os lados; sinalizao nas paredes: em local bem visvel, o nmero do pavimento correspondente e, no pavimento de descarga, dever ter a sinalizao indicando a sada; guarda corpo com altura mnima de 1,10 m.

As escadas enclausuradas e enclausuradas prova de fumaa, iniciaro no pavimento til mais elevado e terminaro, obrigatoriamente, no piso de descarga, no podendo ser usadas como acesso casa de mquinas, barriletes, subsolo ou outros ambientes.

A largura das escadas dever: ser proporcional ao nmero de pessoas que por ela transitar em cada pavimento; ser dimensionada em funo do pavimento com maior populao que determinar as larguras mnimas par os demais pavimentos, considerando-se o sentido de sada; - ser dimensionada em funo da categoria e/ou natureza de ocupao das edificaes.

ser dimensionada pela frmula: N =P/ Ce Pargrafo nico As medidas devem ser feitas no ponto mais estreito, com excluso dos corrimos, que podem projetar-se at 10 cm, de cada lado, sem obrigatoriedade de aumento na largura das escadas.

Prof Alexandre da Silva CAP BM Esp

2.5 Porta Corta-Fogo


considerado porta corta-fogo o conjunto de porta propriamente dito, batente (caixo ou marco) e acessrios, impedindo ou retardando a propagao do fogo, calor e gases de um ambiente para outro, que atenta s seguintes caractersticas: I Resistncia mecnica ao fogo; II Isolao trmica; III Estanqueidade; IV Vedao s chamas; V Vedao aos gases; VI Resistncia ao fogo.

A classificao das portas quanto resistncia ao fogo a seguinte: I II III IV P P P P 30 resistncia 30 minutos; 60 resistncia 60 minutos; 90 resistncia 90 minutos; 120 resistncia 120 minutos.

2.6 Combate ao Fogo


NR 23 PROTEO CONTRA INCNDIOS Determina que a seqncia de aes que devem ser tomadas imediatamente ao ocorrer um sinistro : a)Acionamento do sistema de alarme; b) Contato com o Corpo de Bombeiros; c) Desligamento dos aparelhos eltricos* (desde que a operao no resulte em riscos adicionais); d) Proceder o ataque ao fogo, o mais rpido possvel e atravs dos meios adequados.

NSCI/1994/DECRETO LEI 4.909 CAP XIV SISTEMA DE ALARME E DETECO Art. 411 - Os alarmes podero ser do tipo sirene Eletrnica ou Campainha, com indicadores visuais para edificaes de risco mdio e elevado. Art. 412 - Cada pavimento ou rea setorizada dever dispor de, no mnimo, uma sirene ou campainha. Art. 413 - Os alarmes devero emitir sons distintos de outros, em timbre e altura, de modo a serem perceptveis em todo o pavimento ou rea. Pargrafo nico - Dever ser observado nos alarmes uma uniformidade de presso sonora mnima de 15 dB acima do nvel de rudo local.

Deve ter sonoridade com intensidade mnima de 90 dB e mxima de 115 dB e freqncia de 400 a 500 Hertz com mais ou menos 10% de tolerncia. Art. 417 - Os acionadores do sistema sero do tipo Quebra-vidro "Push Button", em cor vermelha e tero inscrio instruindo o seu uso. Art. 418 - Os acionadores sero instalados em locais visveis e entre cotas de 1,20 e 1,50 m tendo como referncia o piso acabado. Pargrafo nico Sero instalados preferencialmente: a) Nas reas comuns de acesso e/ou circulao; b) Prximo aos pontos de fuga; c) Prximo aos equipamentos de combate a incndio.

NSCI/1994/DECRETO LEI 4.909 CAP XIX INSTALAES INDUSTRIAIS DE LQUIDOS INFLAMVEIS Art. 498 - Os tanques que acondicionam lquidos inflamveis, sero circundados por diques ou por outro meio de conteno, para evitar que, na eventualidade de vazamento de lquido, este venha a alcanar outros tanques, instalaes adjacentes, cursos d'gua, mares ou lagos.

2.7 Exerccios de Alerta


NR 23 PROTEO CONTRA INCNDIOS Determina que as simulaes devero ser efetuados de maneira peridica a fim de promover uma resposta mais condicionadas dos integrantes do local, evacuando o local sem pnico, de maneira eficiente, e que j estejam familiarizados com o toque do alarme e todos os outros procedimentos, bem como testar o procedimento e apontar os pontos por melhorar; As simulaes devem ocorrer sob orientao de pessoal capacitado, e com denominao de um chefe e de ajudantes em nmero suficiente; Devem ser planejados como se fossem um caso real de sinistro.

2.8 Classes de Fogo


NR 23 PROTEO CONTRA INCNDIOS A NR 23 no seu item 23.9 define as classes de fogo, aplicando a seguinte disposio: CLASSE A Materiais de fcil combusto, queima em superfcie e profundidade e no deixam resduos; CLASSE B Inflamveis, com queima em superfcie apenas, sem deixarem resduos; CLASSE C Equipamentos eltricos energizados; CLASSE D Elementos pirofricos como magnsio, zircnio e titnio.

OLIVEIRA, 2005 MANUAL DE ESTRATGIAS, TTICAS E TCNICAS DE COMBATE A INCNDIO ESTRUTURAL (p. 38-40) CLASSE A O autor diz, alm do que diz a norma, que os materiais desta classe so os slidos comuns, e que a brasa o resduo caracterstico pela queima em volume; CLASSE B Lquidos inflamveis, e queima apenas na superfcie exposta; CLASSE C O autor alerta o perigo associado extino deste tipo de material para o combatente, quando do perigo de conduo da energia eltrica pelo agente extintor;

CLASSE D OLIVEIRA, 2006 afirma que estes materiais pirofricos apresentam uma caracterstica bastante peculiar, que a queima em altas temperaturas e tambm que reagem com agentes extintores que tenham gua na sua composio. CLASSE K O autor acrescenta mais uma classe de incndios relativa ao material de queima, porm, advertindo que no se trata propriamente de uma nova classe, apenas, para enfatizar o perigo associado a leos, gorduras de cozinha e piche derretido (CLASSE B), e que no devem ser combatidos com gua em jato direto.

2.9 Extino por Meio de gua


NR 23 Os pontos de captao de gua devero ser facilmente acessveis, e situados ou protegidos de maneira a no poderem ser danificados; NSCI O abastecimento do Sistema Hidrulico Preventivo poder ser feito: I - Por Reservatrio Superior; II - Por Reservatrio Inferior; III - Por Castelo D'gua.

NSCI Os hidrantes no podero ser instalados em rampas, em escadas e nem seus patamares; NSCI Em edificaes onde a razo vertical predominante, haver em cada pavimento pelo menos um hidrante; NSCI As mangueiras devero estar acondicionadas nos abrigos, de modo a facilitarem o seu emprego imediato;

NSCI A reserva tcnica de incndio ser dimensionada de tal forma que fornea ao sistema uma autonomia mnima de 30 minutos; NSCI Em edificaes de risco leve, a RTI mnima deve ser de 5000 l; NSCI Quanto ao Sistema de Chuveiros Automticos (Sprinklers), o padro de temperatura definido deve ser o mais prximo possvel, mas no menos que 30C, acima dos valores mais altos da temperatura do ambiente.

2.10 Extintores e Extintores Portteis


NSCI Os extintores empregados no Sistema Preventivo podero ser do tipo manual ou sobrerodas; NSCI Os extintores so classificados de acordo com a sua "CAPACIDADE EXTINTORA (C-E): I - Espuma: Capacidade extintora igual a 10 litros; II - Gs Carbnico: Capacidade extintora igual a 4 kg; III - P Qumico: Capacidade extintora igual a 4 kg ( base de Bicarbonato de Sdio); IV - gua: Capacidade extintora igual a 10 litros.

NSCI Carreta aquele extintor sobre-rodas, provido de mangueira com 5 m de comprimento, no mnimo, e equipada com difusor ou esguicho: a) Espuma: um extintor de 50 litros; b) Gs Carbnico: um extintor de 30 kg; c) P Qumico: um extintor de 20 kg ( base de Bicarbonato de Sdio); d) gua: um extintor de 50 litros. NSCI Em edificaes com mais de um pavimento, exigido o mnimo de duas C-E para cada pavimento, mesmo que em rea inferior ao exigido para uma C-E ;

2.11 Tipos de Extintores Portteis


TIPO DE EXTINTOR Espuma Dixido de Carbono CLASSE DE FOGO AeB B e C (A, em seu incio) Unidades de 60 a 150Kg devero ser montadas sobre rodas) B e C (D, com p qumico especial para cada material) A Capacidade de 10 a 18L OBS.

P Qumico Seco

gua Pressurizada ou gua-Gs

Mtodo de abafamento: areia em B e D; limalhas de ferro fundido em D.

2.12 Inspeo dos Extintores


Inspeo Tcnica: exame peridico, que se realiza no extintor de incndio, sem a desmontagem do equipamento, com a finalidade de verificar se este permanece em condies de operao no tocante aos seus aspectos externos; (NBR INMETRO CONTRAN) Para fins de fiscalizao, as Sees de Atividades Tcnicas das Organizaes de Bombeiro Militar limitar-se-o na realizao da Inspeo Tcnica, devendo ser consignado s alteraes em relatrio de vistoria especfico.

Extintor:
Ficha de controle de inspeo; Inspeo visual (a cada ms): aspecto externo, lacres e manmetros; Etiqueta de identificao (presa ao seu bojo): data de carga, recarga e nmero de identificao; Cilindros dos extintores de presso injetada devero ser pesados semestralmente. (Perda de peso > 10%: recarga); O extintor tipo "Espuma" dever ser recarregado anualmente; As operaes de recarga dos extintores devero ser feitas de acordo com normas tcnicas oficiais.

2.13 Quantidade de Extintores


REA RISCO DE COBERTA P/ FOGO UNIDADE DE EXTINTORES CLASSE DE OCUPAO
DISTNCIA MXIMA A SER PERCORRIDA

500 m 250 m 150 m

Pequeno Mdio Grande

A B C

20 metros 10 metros 10 metros

Nmero Mnimo de Extintores:


I - Do risco do Incndio; II - Da adequao do agente-extintor classe de incndio do local a proteger; III - Da capacidade extintora do agente-extintor; IV - Da rea e do respectivo caminhamento necessrio a distribuio dos extintores. V - Da ocupao.

Outras recomendaes:
Diversificao de Riscos:os extintores devem ser colocados de modo adequado natureza do fogo a extinguir, dentro de sua rea de proteo. Riscos Especiais (Casas de Caldeiras, Casas de Fora Eltrica, Queimadores, Casas de Mquinas, Galerias de Transmisso, Casas de Mquinas, Cabines Rebaixadoras e Casas de Bombas: Devem as mesmas ser protegidas por Capacidades Extintoras, adequadas natureza do fogo a extinguir e cobrir o risco, independente da proteo geral da edificao. Edificaes com mais de um pavimento, exigido o mnimo de duas Capacidades Extintoras para cada pavimento .

CONCLUSO

A NR 23 trata o assunto Proteo contra Incndios de maneira superficial (abrangendo apenas o mbito das empresas), havendo a necessidade de complementao por parte de outras normas (NCSI do CBMSC).

You might also like