You are on page 1of 48

PALESTRA

Professora Dra.Gilda Lck


Fone: (041)3224.7181 Fax: (041) 3336.4242 E-mail egopedagogia@ig.com.br

PLANEJAMENTO DA ORGANIZACO DO TRABALHO PEDAGGICO

O ATO DE PLANEJAR E O ATO DE EDUCAR

PLANEJAMENTO
O planejamento revela o referencial terico: de educao Concepo: de aprendizagem e ensino

PLANEJAMENTO
Concepo de educao: O currculo e suas bases. Filosfica, Cientfica, Tecnologia, Instrumental

Concepo de aprendizagem e ensino: Objetivos, Metodologia, Estratgia e Avaliao

PLANEJAMENTO

Planejar um ato decisrio

PLANEJAMENTO

Planejamento do trabalho pedaggico um recurso importante do fazer docente, representando o norte da prtica do ato de educar.

O Planejamento do trabalho pedaggico um processo participativo de construo do conhecimento envolvendo os profissionais de educao, a famlia e aluno.
Planejamento de Ensino: Projeto Poltico Pedaggico -Disciplina Plano de Ensino -Planejamento de Aula

Planejamento Ensino P.P.P. Elementos Essenciais


Conhecimento da Realidade Dados de Identificao Currculo Finalidade- Resumo Objetivos Para qu? Contedos O qu? Factuais- Conceituais
Procedimentais e Atitudinais

Metodologia -Como?- Atividades Discentes Cronograma - Recursos Quais? Avaliao Para verificar se os objetivos esto sendo alcanados Bibliografia

CONTEDOS CONCEITUAIS
Neste momento apresentado o resumo das finalidades da disciplina, evidenciando a relao desta com as propostas pedaggicas estabelecidas pelo projeto poltico pedaggico.

OBJETIVOS

Os objetivos devem ser elaborados conforme a proposta da disciplina, tendo como base a utilizao dos critrios finais dos quais resultam progressivamente as respostas de aprendizagem esperada. Para se traar objetivos significativos necessrio considerar todo e qualquer objeto de aprendizagem. Os contedos devem ir alm do contedo especfico da disciplina; sendo assim incluem-se os contedos: Conceituais (saber: CONHECER; fatos, conceitos, princpios); Procedimentais (saber FAZER); Atitudinais (saber: SER, SENTIR; valores, normas e atitudes).

OBJETIVOS
Os objetivos so redigidos iniciando-se com o verbo no infinitivo, que explicita a operao de pensamento que se pretende desenvolver (exemplo: analisar criticamente, aplicar, compreender, criar. etc. ...) e o contedo especfico da disciplina.

OBJETIVOS
So metas estabelecidas ou resultados previamente determinados. Indicam aquilo que o aluno dever ser capaz de fazer como conseqncia de seu desempenho em determinadas atividades . O estabelecimento de objetivos orienta o professor para selecionar o contedo, escolher as estratgias de ensino e elaborar o processo de avaliao. E orienta tambm o aluno.

OBJETIVOS GERAIS
So aqueles mais amplos e complexos, que podero ser alcanados, por exemplo ao final do curso, ou disciplina, ou semestre, incluindo o crescimento esperado nas diversas reas de aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECFICOS
Referem-se a aspectos mais simples, mais concretos, alcanveis em menor tempo, como, por exemplo, aqueles que surgem ao final de uma aula ou de um perodo de trabalho e, em geral, explicam desempenhos observveis

OBJETIVOS ESPECFICOS
Caractersticas: a) Realismo b) Viabilidade c) Especificidade d) Perspectiva futuro com relao ao

CONTEDOS CONCEITUAIS
Trata-se de um conjunto de temas ou assuntos que so estudados durante o curso em cada disciplina. Tais assuntos so selecionados e organizados a partir da definio dos objetivos.

CONTEDO CONCEITUAIS
Neste item, ser listado todos os contedos de aprendizagem importantes e fundamentais para atingir as finalidades e os objetivos da disciplina. importante que a escolha destes privilegie alguns aspectos como continuidade, desafios e que sejam desenvolvidos de forma contextualizada.

METODOLOGIA
A metodologia deve ser apresentada com muita clareza evidenciando a forma como o conhecimento vai ser trabalhado. Deve indicar os movimentos didtico-pedaggicos que estaro presentes no desenvolvimento das atividades.

METODOLOGIA
Esse componente do plano exige a especificao de como o professor ir valorizar o conhecimento prvio dos alunos, articulando o novo conhecimento com a realidade e analisando-o em relao ao conhecimento anterior do aluno.

METODOLOGIA
Estratgias: so os meios utilizados para organizar a aprendizagem. importante selecionar as estratgias adequadas para os objetivo propostos.

Quadro de Estratgias
OBJETIVOS
Conhecimento do grupo -Desbloqueio; -Manifestao de expectativas.

ESTRATGIAS
Apresentao simples; apresentao cruzada em duplas; complementao de frases; desenhos em grupo; deslocamentos fsicos pela sala ou fora dela; tempestade cerebral

Quadro de Estratgias
OBJETIVOS ESTRATGIAS
Aquisio de Leitura de textos. Conhecimentos Leitura com roteiro de questes. Atividade de campo. Pesquisa Coleta de dados. Aulas expositivas com recursos udio visuais. Aulas expositivas dialogadas. Visitas orientadas. Estudo de caso.

Quadro de Estratgias
OBJETIVOS
de habilidades

ESTRATGIAS
(representao esttica ou dinmica). Atividades em grupos. Painel Integrado. Pequenos grupos para formular questes. Grupos de oposio. Aulas prticas Dinmica de grupo.

Desenvolvimento Desempenho de papis

Quadro de Estratgias
OBJETIVOS Desenvolvimento de Atitudes ESTRATGIAS Debates em pequenos grupos com posies diferentes. Estudo de caso. Relatrios com opinies fundamentadas. Estgios.

Quadro de Estratgias
OBJETIVOS Confronto com a Realidade ESTRATGIAS Atividades comunitrias Atividade de campo. Pesquisa de opinio. Estudo de caso. Estudo do meio.

Quadro de Estratgias
OBJETIVOS Desenvolvi mento da capacidade de trabalho em equipe ESTRATGIAS Pequenos grupos com uma s tarefa. Pequenos grupos com tarefas diferentes. Painel integrado. Dilogos sucessivos.

Quadro de Estratgias
OBJETIVOS Iniciativa na busca de informaes ESTRATGIAS Projetos de pesquisa. Estudo do meio. Estudo de caso.

S aprende aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido, com o que pode, por isso mesmo, reinvent-lo; aquele que capaz de aplicar o aprendidoapreendido a situaes existenciais concretas.
Paulo Freire

AVALIAO
Nada mais vlido do que a reflexo sobre a prpria prtica

AVALIAO
Alm das formas e instrumento de avaliao, necessrio especificar os critrios que sero utilizados, os quais devem estar totalmente relacionados com a finalidade da atividade, com os objetivos e com os critrios estabelecidos previamente sobre a construo do conhecimento.

AVALIAO
A avaliao parte integrante do ato de aprender e do ato de educar. O processo de avaliao se coloca como elemento integrador e motivador. A avaliao abrange o desempenho do aluno, do professor e a adequao ao projeto poltico pedaggico.

AVALIAO
PRINCPIOS NORTEADORES A aprendizagem um processo interior ao aluno, ao qual temos acesso por meio de indicadores externos. Os indicadores so interpretados pelo professor e nem sempre a interpretao corresponde fielmente ao que o aluno pensa.

AVALIAO
PRINCPIOS NORTEADORES O conhecimento um conjunto de relaes estabelecidas entre os componentes de um universo simblico. O conhecimento construdo significativamente estvel e estruturado.

AVALIAO
PRINCPIOS NORTEADORES O conhecimento adquirido mecanicamente instvel e isolado. A avaliao da aprendizagem um momento privilegiado de estudo e no um acerto de contas.

AVALIAO
Competncia a capacidade do sujeito mobilizar recursos (cognitivos) visando abordar uma situao complexa. A avaliao da aprendizagem uma situao complexa.

AVALIAO
RESSIGNIFICANDO A TAXIONOMIA DE BLOOM Nveis de complexidade: (Re)conhecimento Compreenso Aplicao Anlise Sntese Julgamento (avaliao)

AVALIAO
(RE)CONHECIMENTO Neste nvel a habilidade mental bsica exigida a identificao das propriedades fundamentais dos objetos de conhecimento. Palavras-chave para este nvel Identifique, nomeie, assinale, cite, complete a lacuna, relacione as colunas etc.

AVALIAO
COMPREENSO Neste nvel de operao mental, alm da identificao proposta no reconhecimento, h uma indicao de elementos que do significado ao objeto de conhecimento: sua composio, finalidade, propriedades caractersticas, etc. Palavras-chave para este nvel Explique, descreva, apresente caractersticas, d o significado, etc.

AVALIAO
APLICAO Este nvel de construo do conhecimento se caracteriza pela transposio da compreenso de um objeto de conhecimento, em caso especfico, fato determinado, situao-problema peculiar etc. Assim compreendida uma frmula, um conceito, uma estrutura etc. , eles so aplicados em situaes e em problemas bem definidos. Palavras-chave para este nvel Resolva, determine, calcule, aplique, com base no texto, etc.

AVALIAO
ANLISE
Analisar uma operao mental que parte de um todo para a compreenso de suas partes.

Palavras-chave para este nvel


Analise, faa uma anlise, examine os fatos, decomponha a sentena.

AVALIAO
SNTESE A sntese a operao mental inversa da anlise, isto , ao fazer uma sntese relacionam-se as diversas partes para estabelecer as caractersticas de um todo. Palavras-chave para este nvel
Faa uma sntese, generalize, apresente uma frase-sntese.

AVALIAO
JULGAMENTO (AVALIAO) Este nvel o de maior complexidade dentro da taxionomia em foco. Nele h normalmente, a emisso de juzo de valor aps anlises e/ou snteses efetuadas. Palavras-chave para este nvel - Julgue, justifique sua resposta, apresente argumentos a favor (ou contra).

O desafio esta posto: superar um modelo centrado na fala do professor em que se toma o dizer do contedo como ato predominantemente de ensino e a repetio do aluno como ato de aprendizagem em direo a uma nova construo da sala de aula, em que coabitam tanto o dizer da cincia por meio ou no do dizer do professor quanto da leitura da realidade (e a ao sobre ela) da qual o aluno como futuro cidado, ter de dar conta.

O importante fazer boas escolhas.

VIVER ESCOLHER.

ALGUNS RESULTADOS
Os estudantes melhoram a autonomia, a responsabilidade e autodireo; desenvolvem habilidades de cooperao; integram trs ou mais inteligncias nas apresentaes aumentando a habilidade; habilidades de liderana emergem em quase todos os estudantes; o aluno gosta mais da escola, mais feliz nela, e consequentemente melhora o comportamento em casa; alunos ausentes tornam-se raros; um dia de trabalho com msica movimento, melhora a capacidade de reter informaes importantes e bsicas do currculo.

Diante do colar - belo como um sonho - admirei, sobretudo, o fio que unia as pedras e se imolava annimo para que todos fossem um...
D. Helder Cmara

You might also like