You are on page 1of 148

A Histria da Lngua Portuguesa

Dos romanos a Cames

Organograma da Lngua
Indo - europeu

Grupo Itlico

Latim

Latim Arcaico

Latim Vulgar

Romance

Romance Ocidental

Portugus

Portugus Brasileiro

2000 a.C O surgimento do Latim Arcaico ( sc. VII a.C. at o fim do sc. II a.C.)
Deslocamento dos povos indo europeus para a regio do Lcio; LCIO: (do Latim Latium), onde se encontrava o povo romano.

2000 a.C O surgimento do Latim Arcaico ( sc. VII a.C. at o fim do sc. II a.C.)
ROMANOS: Agricultores e criadores de animais; Habitavam regio vizinha ao norte dos etruscos e ao sul dos gregos;

2000 a.C O surgimento do Latim Arcaico ( sc. VII a.C. at o fim do sc. II a.C.)
ROMANOS:

Entre 700 a.C e 500 a.C.: construo da cidade Roma; Os latinos falavam latim arcaico; Formaram um dos mais formidveis imprios do mundo.

500 a.C O Latim domina a Pennsula Itlica


500 a.C.: incio da expanso latina; 270 a.C.: domnio cultural e lingstico da Pennsula Itlica; Perodo da criao da escrita padronizada;

500 a.C O Latim domina a Pennsula Itlica


Registros de documentos; Textos literrios, como os de Ccero que se tornaram imortais;

400 a.C A lngua da expanso o latim vulgar


Em Roma, falava se: O latim culto: utilizado na poltica, nos documentos do imprio, no texto de cincias e artes; E o latim vulgar, falado nas ruas pela maior parte da populao, em geral analfabeta.

O latim vulgar
Latim vulgar (em latim, sermo vulgaris); um termo empregado para designar os dialetos vernculos do latim falado principalmente nas provncias ocidentais do Imprio Romano. Considera-se que tenha perdurado at o sculo IX aproximadamente, ou seja, at a diferenciao das lnguas romnicas.

O LATIM VULGAR

curiosidades

Comparao
Anfiteato em Pompia Arena em Cartago 300 a.C

Latim Vulgar - A Importncia dos Grafitos de Pompia


Comunicao pictogrfica formal : sistema primitivo de escrita em que se exprimiam as idias por meio de cenas figuradas ou simblicas; Comunicao para o pblico: escrita em qualquer suporte (muro, pedra, madeira, etc.); Os grafitos de Pompia no so as primeiras manifestaes de escrita alternativa.

Latim Vulgar - A Importncia dos Grafitos de Pompia


Os graffiti (grafitos em italiano) tm grande importncia para a histria da sociedade romana do sculo I, mas para a Filologia estas inscries foram importantes porque contriburam para o conhecimento do latim vulgar.

Latim Vulgar - A Importncia dos Grafitos de Pompia

As paredes da parte nobre da cidade (Frum) funcionavam como jornais murais para informar a comunidade. Estavam cobertas de grafitos com temas diversos.

Latim Vulgar - A Importncia dos Grafitos de Pompia

Foram encontrados cerca de 10.000 dessas manifestaes populares. Algumas de carter pornogrfico, outras de provocao a desafetos, muitas como propaganda poltica e tantas e tantas declaraes de amor.

Vejamos alguns grafitos:


Propaganda Poltica Peo seu voto para eleger Gaius Julius Polybius dunviro vereador. Ele tem bom po. Os ladrezinhos apiam Vatia para vereador. Os adoradores de sis unanimemente querem a eleio de Guacus Helvius Sabinus vereador.

Esportes Vinte pares de gladiadores de Decimus Lucretius Satrius Valens, sacerdote vitalcio de Nero filho de Csar Augusto, e dez pares de gladiadores de Decimus Lucretius Valens, seu filho lutaro em Pompia nos dias 8,9,10,11 e 12 de abril. Haver um programa completo de lutas com feras e toldos (para os espectadores) Aemilius Celer (pintou) sozinho ao luar.

Declaraes de Amor Marcus ama Spendusa. Marcus ama Spendusa. Cornelia Hele amatur ab Rufus. Cornelia Hele amada por Rufus. Quisquis amat valeat. Boa sorte a quem quer que ame!

Outros Lucrum gaudium. O lucro felicidade. Pituita me tenet. Peguei um resfriado. Virgula Tertio suo: indecen es. Virgula ao seu Tertius: Voc um inconveniente. Suspirum puellarum Cedalus thraex. Cedalus, o trcio, faz as garotas suspirar. Oppi, emboliari, fur, furuncule. Oppius, palhao, ladro, ladrozinho.

200 a.C Latim, lngua 0ficial do Imprio Romano


Domnio das regies em volta do Mar Mediterrneo. Em seguida, quase toda a Europa. O latim difundiu a escrita entre os povos que no a conheciam e, por sculos, lhe impuseram o domnio.

200 a.C Latim, lngua 0ficial do Imprio Romano

400 a.C A Pennsula Ibrica


A Ibria era habitada por povos: Celtas ao Norte;

400 a.C A Pennsula Ibrica


A Ibria era habitada por povos:

Celtberos na regio central;

400 a.C A Pennsula Ibrica


A Ibria era habitada por povos:

beros no sul;

400 a.C A Pennsula Ibrica


A Ibria era habitada por povos:

Na costa mediterrnea os Gregos e os Fencios.

Guerras Pnicas
Na primeira guerra: Roma toma a Siclia;

Guerras Pnicas
Obtm a hegemonia no mediterrneo central;

Guerras Pnicas
Os cartagineses passam a olhar a Pennsula Ibrica;

Buscam minerais e soldados;

Guerras Pnicas
Fundam Cartago Nova;

A Invaso da Pennsula Ibrica


PERODO: sculo III a.C MOTIVO: a Hispania era uma regio abundante em riquezas minerais. Os romanos passaram a se interessar pela regio. A invaso romana da Pennsula Ibrica iniciouse no contexto da Segunda Guerra Pnica (218-201 a.C.). Cartago X Roma.

Mapa da Localizao de Cartago

A Segunda Guerra Pnica


Incio: 218 a.C: os romanos e os cartagineses travam duras batalhas para dominar o comrcio da regio da Pennsula Ibrica; Sobre os cartagineses:mais experincia naval; Cartago j havia dominado as regies que hoje so a Espanha e Portugal; Sobre os romanos: melhores tropas de infantaria.

A Segunda Guerra Pnica


Guerra: cartagineses invadem Sagunto; Os romanos tomam isso como desculpa para atacar; Tropas cartaginesas: General Anbal; 50 mil soldados; 37 elefantes. Parte da tropa no resistiu, mas Anbal entrou na Pennsula Itlica em 217 a.C. Percurso: caminharam 190 quilmetros cruzando os Alpes no inverno.

A Segunda Guerra Pnica


Roma: atraca sessenta e nova embarcaes no porto de Amprias, atual Tarragona e estabelecem seu centro de operaes. O s habitantes da Pennsula dividem-se entre Cartago e Roma; Roma no esperava por esse ataque; Os romanos perderam a batalha; Anbal no conseguiu invadir Roma; A cidade teve condies de se reerguer e contra-atacar.

Mapa da 2 Guerra Pinica

A Segunda Guerra Pnica


Em 212 a.C, o cnsul Marcelo toma Siracusa e expulsa os cartagineses das terras de Cpua e Campnia; O General Pblio Cipio, o Africano, passa a comandar novas legies em nova incurso; Em menos de dez anos derrota completamente os cartagineses; Uma coisa era vencer a Cartago e outra bem distinta era conquistar a Pennsula, o que somente ocorreu aps quase dois sculos.

A Segunda Guerra Pnica

Cartago no estava completamente exterminada e recuperava-se aos poucos; Tornava-se novamente um incmodo para Roma.

A terceira Guerra Pnica


Ano de 149 a.C inicia-se a III Guerra Pnica; Em cerca de trs anos, os habitantes do norte - africano foram massacrados pelas legies comandadas por Cipio Emiliano, filho adotivo do lendrio Cipio, o Africano; Com essa derrota Cartago passa a ser apenas mais uma provncia da Pennsula Ibrica; Os romanos provam que no admitem derrota e so implacveis contra seus inimigos.

Guerras internas na Pennsula


Houve outras guerras internas, por exemplo, a resistncia Lusitnia (atuais Espanha e Portugal); Roma inicia uma guerra sangrenta para expandir seus domnios na Pennsula Ibrica; Queria consolidar seus territrios; A Lusitnia parecia ser um local estratgico para evitar Invases africanas Europa; Os lusitanos contavam com o General Viriato, homem decidido a barrar as legies romanas;

Guerras internas na Pennsula


Viriato liderou os exrcitos locais no perodo entre 147 a 139 a.C; Venceu muitas batalhas sobre Roma; Os nativos tinham um modo prprio de lutar; Preferia as guerrilhas e emboscadas s batalhas em campo;

Guerras internas na Pennsula


Era um grande obstculo para os generais romanos; Tornou-se uma lenda para seu povo; Os romanos derrotaram a Viriato, contratando um assassino e traidor lusitano.

Guerras internas na Pennsula


Em 58 a.C a tentativa de ocupao do territrio de Glia (atual Frana); Os hlvicos comandados por Vercingetrix principal (lder das tribos celtas), e os romanos por o general Jlio Csar (100 a.C a 44 a.C). Uma das mais sangrentas guerras; Derrotas clticas; Os romanos cercam e invadem a cidade de Avericum;

Guerras internas na Pennsula


Morreram mulheres, crianas e idosos; De um povo de 40.000,00 restaram apenas 800.

O General Vercingetrix, agrupou inmeros rebeldes celtas e fez para si um exrcito que tinha por objetivo destruir Roma. Grandes combates seqenciaram-se; O alimento da esquadra de Vercingentrix acabara; Ele entregara as armas e se rendera;

Guerras internas na Pennsula


Ele foi levado para Roma como trofu de guerra. Isso ocorreu no perodo de 58 51 a.C. No ano de 56 a.C, as provncias estavam divididas administrativamente assim: HISPNIA CITERIOR E HISPANIA ULTERIOR OBSERVAO: AINDA ERA POCA DA REPBLICA ROMANA

Hispania
Hispania: nome dado pelos antigos romanos a toda a Pennsula Ibrica e s duas provcias criadas posteriormente durante a Repblica Romana: Hispnia Citerior;e Hispnia Ulterior.
Hispania Primeira diviso provincial

HISPANIA ULTERIOR: compreendia a atual Andaluzia, Portugal, a Extremadura, a provncia de Leo, grande parte da antiga Castilla la Vieja, a Galiza, Astrias, Catbria e o Pas Basco.

HISPANIA CITERIOR: compreendia a parte oriental da antiga Castilla la Vieja e as atuais Arago, Valncia, Catalunha e a maior parte da antiga Castilla la Nueva.

Ano de 27 a.C: General Marcus Vipsanius: reorganizou a Pennsula em trs partes: Hispania Citerior Hispania Ulterior Tarraconense Essa reorganizao foi consagrada pelo Imperador Cesar Augusto.

Hispania Ulterior
Hispania Ulterior Baetica; capital : Crdoba. O rio Anas, ou Annas (atual Guadiana, de Wadi-Anas) separavam a Hispnia Btica da Lusitnia; Hispania Ulterior Lusitania: Capital:Emerita Augusta (atual Mrida); Excludas a Galcia e as Astrias;

Hispania Citerior
Hispania Citerior:  Capital: Tarraco (atual Tarragona). Com o tempo, a provncia ganharia importncia e seria conhecida apenas porTarraconensis (Tarraconense);  Compreendia a Galcia (atual Galisa);  Compreendia norte de Portugal e Astrias.

Segunda Diviso - Diviso provincial de Augusto


Provncias imperiais: governador nomeado pelo Imperador;  Provncias Tarraconense e Lusitnia; Provncia senatorial: governador nomeado pelo Senado;  Btica: regio menos conflituosa.

Terceira diviso - Diviso provincial de Diocleciano


A parte ocidental da Tarraconense foi desanexada:  Primeiro como Hispnia Nova;

Depois recebeu o nome de Gallaecia (ou Galcia, hoje Galiza),durante a tetrarquia.

O processo de romanizao
Na pennsula Ibrica, a Romanizao iniciou-se no sculo III a.C. e ocorreu concomitantemente com a conquista. Essa romanizao d-se mais fortemente em locais acerca de Tarragonia do que no norte da Pennsula. No se deu de igual forma em todas as regies. Para esse processo de aculturao foram determinantes a fundao de inmeras cidades e a expanso do latim.

Romanizao - lngua
PROCESSOS: O povo conquistado obrigado a aceitar a lngua de seus conquistadores como oficial; Assim, o Latim expandiu junto com as conquistas das legies romanas; Mistura da lngua local com o Latim; Aps certo tempo o Latim do Lcio j no era igual ao do Sul da Pennsula Ibrica.

Fatores de diferenciao
Verificaes de alguns fatores: 1. a cronologia da romanizao: incio no sculo III a.C; 2. o tipo de romanizador: soldados, mercadores, empregados do Estado como membros e escravos capturados em guerras; Essas classes eram menos instrudas e por essa razo foi o latim vulgar e no o literrio a ser expandido.

Fatores de diferenciao
Verificaes de alguns fatores: 3. As lnguas pr-romnicas: em cada regio conquistada havia uma lngua anterior: Celtas: falavam-se o idioma cltico; o povo celta deixou uma grande contribuio vocabular;  ainda hoje usamos palavras de substrato cltico como: cabana (cappana ), cerveja (cervisia), etc.

Fatores de diferenciao
 Comentrios: Francisco da Silveira Bueno, A Formao Histrica da Lngua Portuguesa, diz que: Em documentos antiqssimos encontra Leite de Vasconcelos os antroponmios Cominius, Gallus, Lobesa, (...)Lovesa, Cantius, Tonquios, Reburrus, Adminius, Viriatus, Medamus, Rectygenus, embora paream latinos pela terminao, encerram todos em elementos celtas de formao.(p.5)

Fatores de diferenciao
Fencios e cartagineses: quase h contribuies fencias ou cartaginesas, j que ambas centravam-se na regio da costa do Atlntico de Espanha e no certamente no mantinham comrcio com Algarves. Poucas, pois, so as palavras dessas origens que contribuem para a comunicao cotidiana dos falantes de portugus.

Fatores de diferenciao
Gregos: o latim incorporou inmeras palavras recebidas da Magna Grcia.  Esses emprstimos ocorreram em trs fases: Primeira: os latinos transcreviam algumas consoantes gregas aspiradas como surdas simples;  Segunda: o latim adequou s aspiradas gregas segundo a roupagem da Grcia;  Terceira: o triunfo do cristianismo; o grego atinge as lnguas romnicas por meio do latim. Caracteriza-se: o valor do i atribudo ai ditongo ei, oi s vogais , y.

A HISTRIA DE PORTUGAL

Formao de Portugal
Portugal est situado na faixa ocidental da Pennsula Ibrica; Formao:  conseqncia da Reconquista (processo de retomada pelos cristos das terras que foram conquistadas pelos mouros na Pennsula Ibrica no sculo VIII); Mouros: nome genrico dado aos povos: srios, rabes, mouros (da Mauritnia) e turcos; todos convertidos F Islmica;

Formao de Portugal
Os povos que antes habitaram a Pennsula Ibrica deixaram suas marcas:  Na cultura;  No idioma;  Na religio. Por exemplo os romanos, como o idioma latino. Latim como base do galaico-portugus, falado nas regies ao norte e ao sul do Rio Minho.

Formao de Portugal
Inicia-se um perodo de inmeras batalhas da guerra Reinos: Leo; Castela; Navarra;  Arago. de reconquista e assim inmeros reinos foram-se:

Formao de Portugal
Reino de Leo: pertencia o Condado

Portucalense, territrio que se estendia do Rio Lima, ao norte, at a regio de Coimbra, ao sul, tendo ao centro as terras banhadas pelo Rio Douro.

Histria de Portugal

A origem de Portugal est ligada histria de dois casamentos e ao condado Portucalense. Final do sculo XI: o norte da Pennsula era governado pelo rei Afonso VI;

Histria de Portugal
As aes do Rei: Luta pela expulso dos muulmanos;  Cavaleiros para lutar contra os mouros:  Dois nobres do ducado de Borgonha: Raimundo e seu primo Henrique. D. Afonso VI tinha duas filhas: Urraca, filha legtima e nica herdeira, e Teresa, filha bastarda.

Mapa da formao de Portugal

Histria de Portugal
Casamentos:  Raimundo com Urraca: dote o governo da Galiza (que inclua o Condado Portucalense)  Teresa com Henrique: dote o governo do Condado Portucalense. (aps muitos fracassos militares de D. Raimundo contra os mouros, Afonso VI decidiu dar em 1096 ao primo deste, o Conde D. Henrique, o governo das terras mais a sul do Condado da Galiza, fundando assim o Condado Portucalense).

Histria de Portugal

D. Henrique de Borgonha:  Lutou contra os mouros;  E anexou novos territrios a seu condado.  Morreu em 1112;  A regncia passa para D. Teresa, durante a menor idade de seu filho D. Afonso Henriques.

Histria de Portugal
Independncia do Condado Portucalense: em 1128, Incio de um longo perodo de lutas com as foras do Em 1143, pelo convnio de Zamora, Afonso VII, filho Afonso Henriques; reino de Leo; de D. Raimundo e Urraca, rei da Espanha, concedeu a Afonso Henriques o ttulo de rei de Portugal.

O primeiro rei de Portugal

D. Afonso Henriques VII ( 1109- 1185): Filiao: D. Teresa e Conde D. Henrique; Nasceu em 1109; 1132 e 1135: invaso da terra galega; Mandou na Galiza to castelo de Celmes,

Afonso Henriques: defendeu o sul da Leiria, cercada pelos Mouro.

O primeiro rei de Portugal


Acordos de paz sob pesadas condies, pactuada com o rei de Castela; Foi aclamado imperador em Leo. Morreu em 1185, aos 75 anos e foi sepultado em Santa Cruz de Coimbra; No sculo XII, os muulmanos dominavam somente o sul de Portugal; Assume o trono, D. Sancho I, o seu segundo filho.

D. Sancho I
D. Sancho I

Histria de Portugal
Mapa das consquistas de Afonso Henriques e sucessores:

Histria de Portugal

O Reino de Portugal estabelece-se ao sul; 1255: instalao do centro cultural em Lisboa e Coimbra; 1290: Fundao da Universidade de Lisboa; 1308: Transferncia da Universidade para Coimbra.

Histria de Portugal
D. Afonso VI e seus cinco sucessores anexaram terras que juntas perfazem cerca de 3 vezes o territrio inicial. Em 1249-1250, o domnio de Algarve; Conquista da rea costeira que se estende at o rio Minho: obteno das terras de Ribacoa e dos castelos da margem esquerda da Guadiana; D.Dinis alcanou esse territrio em 12 de setembro de 1297 com a assinatura do Tratado de Alcanices.

O SURGIMENTO E ETAPAS DA LNGUA PORTUGUESA Conforme a formao e contexto histrico de Portugal.

O ROMANO

O perodo do Romance (600 1000)


O romance loqui, expresso utilizada pelos romanos para designar o latim vulgar; Romance: lngua intermediria entre o Latim Vulgar e as futuras lnguas romnicas; No h conhecimentos detalhados sobre esse perodo, sabe-se apenas que:  Variava conforme a regio;  No podia ser considerado Latim, j que era diferente daquela lngua falada em Roma;

O perodo do Romance (600 1000)


 Variava quanto ao tempo:  Na Frana ficou at cerca de 800, data do surgimento do primeiro documento francs;  Na Ibria, permaneceu at 1100, por razo no sabida;  Romance da Alta Idade Mdia: divide-se em dois grupos:  Romnia Oriental;  Romnia Ocidental;

O perodo do Romance (600 1000)


Romance Oriental: desenvolvido na regio da Itlia, Romeno e Sardo; Romance Ocidental: falado na regio da Frana, (...) e Portugal; Este est subdivido em:  Galo-Romnia: de onde provm, por exemplo, o Francs;  bero-Romnia: a que deu origem ao Portugus; Castelhano e Galego;

O perodo do Romance (600 1000)


Segundo Ataliba Teixeira de Castilho (lingsta e professor da Universidade de So Paulo:

O PERODO DO ROMANCE (600 1000)


O sculo V marca o incio do Romano- perodo que se estende at o comeo do sculo IX, em que ocorre a grande diferenciao do latim em uma multidisciplinaridade de falares. Trata-se de uma fase de transio, que resulta no aparecimento de textos escritos nas diversas lnguas romnicas. Dentre esses falares intermedirios, o romano Lusitnico, bastante inovador, o que nos interessa principalmente. (Mattoso Cmara)

O perodo do Romance (600 1000)

Final do Romance: movimento da Reconquista. Objetivo: expulso dos mouros, o que s ocorreu no sculo XV.

O GALEGO-PORTUGUS

1000 d.C - O surgimento do galego - portugus

Segundo a autora Mattos e Silva o Portugus Arcaico passa por duas fases:  Primeira fase: o Galego Portugus 1110 a 1350; Segunda fase: Portugus Arcaico 1350 a 1540.

1000 d.C - O surgimento do galego - portugus


No Reino Portucalense falava se o galego portugus, que deu origem lngua portuguesa. O galego-portugus apareceu durante o sculo XII e XV; Em documentos oficiais da regio de Galiza como em obras poticas; Os primeiros documentos em galego datam do sculo VIII, o testamento de Afonso II, em cerca de 1214.

Documentos do galego - portugus


As primeiras obras literrias tambm datam do incio do sculo VIII, so cantigas e esto dividias em quatro partes: Cantigas de amor: eu-lrico masculino; Cantiga de amigo: eu-lrico femino; Cantiga de escrnio: stirica e grosseira; Cantiga de mal dizer: maledicente e grosseira.

D. Dinis
Foi o sexto rei de Portugal; Filiao: D. Afonso III e da infanta Beatriz de Castela; Em 1279: aclamao em Lisboa; Foi chamado: O Lavrador ou O Rei-Agricultor; O Rei-Poeta ou O Rei-Trovador;  Comps Cantigas de Amigo e de Amor ;  Desenvolveu a poesia trovadoresca.

D. Dinis

Distribuio de suas cantigas em: 73 cantigas de amor; 51 cantigas de Amigo; 10 cantigas de escrnio e maldizer; Msicas.

Cantiga de amigo D. Dinis


Ai flores, ai flores do verde pinho se sabedes novas do meu amigo, ai deus, e u ? Ai flores, ai flores do verde ramo, se sabedes novas do meu amado, ai deus, e u ? Se sabedes novas do meu amigo, aquele que mentiu do que ps comigo, ai deus, e u ? Se sabedes novas do meu amado, aquele que mentiu do que me h juradoai deus, e u ? (...)

Msica de D. Dinis
Praz-m' a mi, senhor, de moirer e praz-m' ende por vosso mal, ca sei que sentiredes qual mngua vos pois hei-de fazer; ca nom perde pouco senhor quando perde tal servidor qual perdedes em me perder. E com mia mort' hei eu prazer porque sei que vos farei tal mngua qual fez homem leal o mais que podia seer a quem ama, pois morto for; e fostes vs mui sabedor d'eu por vs a tal mort'haver. E, pero que hei-de sofrer a morte mui descomunal, com mia mort'oimais nom m'em cha, por quanto vos quero dizer: ca meu servi'e meu amor ser-vos d'escusar peior que a mim d'escusar viver. E certo podedes saber que, pero s o meu tempo sal per morte, nom h j i al que me nom quer end'eu doer porque a vs farei maior mngua que fez Nostro Senhor de vassal'a senhor prender

D. Afonso Sanches
Trovador do final do sculo XIII e incio do sculo XIV; Filho bastardo do rei D. Dinis com sua amante favorita, D. Aldona Rodrigues da Telha; Como trovador, deixou-nos 15 cantigas, em galegoportugus; No sculo XV, dar origem a duas lnguas distintas: o galego e o portugus.

Documentos do galego - portugus


1214 Junho 27 Testamento de D. Afonso II. Linha 1 En'o nome de Deus. Eu rei don Afonso pela gracia de Deus rei de Portugal, seendo sano e saluo, temte o dia de mia morte, a saude de mia alma e a proe de mia molier raina dona Orraca e de me(us) filios e de me(us) uassalos e de todo meu reino fiz mia mda p(er) q(ue) de

Documentos do galego - portugus


Linha 2 pos mia morte mia molier e me(us) filios e meu reino e me(us) uassalos e todas aq(ue)las cousas q(ue) De(us) mi deu en poder sten en paz e en folgcia. P(ri)meiram(en)te mdo q(ue) meu filio infante don Sancho q(ue) ei da raina dona Orraca agia meu reino enteg(ra)m(en)te e en paz. E ssi este for

Documentos do galego - portugus


Linha 3 morto sen semmel, o maior filio q(ue) ouuer da raina dona Orraca agia o reino entegram(en)te e en paz. E ssi filio bar n ouuermos, a maior filia q(ue) ouuuermos agia'o ...

Documentos do galego - portugus

Documentos do galego - portugus

Cantiga de Amor em galego A dona que eu am e tenho por senhor amostrade-mh-a, Deus, se vos em prazer for, se non dade-mh-a morte. A que tenh eu por lume d estes olhos meus e por que choran sempr , amostrade-mh-a, Deus, se non dade-mh-a morte. Essa que vs fezestes melhor parecer de quantas sey, ay Deus!, fazede-mh-a veer, se non dade-mh-a morte. Ai, Deus! qui mh-a fezestes mays ca mim amar, mostrade-mh-a u possa com ela falar, se nom dade-mi-a morte.

O cancioneiro da Ajuda

Foto tirada no museu da Lngua Portuguesa

Traduo

O declnio do galego-portugus
A partir do sculo VXI, com o domnio de Castela, introduz-se o castelhano como lngua oficial; O galego tem sua importncia relegada ao plano secundrio.

PORTUGUS MEDIEVAL

Origem da Lngua Portuguesa o Portugus arcaico


O portugus nasceu no noroeste da Pennsula Ibrica; No sculo VIX separa-se do galego; Inicia-se com a independncia de Portugal (1185) e consolidar-se- com a expulso dos mouros em 1249 e com a derrota em 1385 dos castelhanos que tentaram anexar o pas.

Origem da Lngua Portuguesa o Portugus arcaico

A Demanda do Santo Graal

Um dos textos mais antigos conhecidos do portugus medieval ou arcaico.

D. Duarte de Portugal
Filiao: Joo I de Portugal e Filipa de Lencastre.; Sucedeu a seu pai em 1433; Foi chamado O Eloquente ou O Rei-Filsofo; Interessava-se por cultura e conhecimento; Escreveu vrios livros de poemas e sobre caa e tambm o tratado poltico O Leal Conselheiro.; Seu reinado durou apenas 5 anos; Convidou Ferno Lopes para se guarda mor da Torre do Tombo.

D. Duarte de Portugal
Fez dele cronista maior do Reino; Estava preparando uma reviso do cdigo civil portugus quando a doena o vitimou.

As crnicas de Ferno Lopes


Em 1418, Ferno Lopes foi designado pelo Rei D. Duarte para o cargo de guarda-mor da Torre do Tombo; Escreveria crnicas sobre os reis a primeira dinastia; Executou esse trabalho com afinco:  Interrogou testemunhas;  Levantou documentos, etc.

As crnicas de Ferno Lopes


Tinha estilo espontneo, quase coloquial; Apresenta-se como um historiador seguro; Da vasta obra que redigiu, restaram apenas trs:
 Crnica dEl Rei D. Pedro;  Crnica dEl Rei D. Fernando;  Crnica dEl Rei D. Joo I.

As crnicas de Ferno Lopes


Abaixo trecho da Crnica de D. Joo I; Em outro dia pela manh partiu o mestre daquela aldeia u dormira, e comeou de andar seu caminho, sem trigana alguma desacostumada; e no caminho dizem que descobriu o Mestre esta cousa a alguns seus, convm a saber: o Comendador de Jerumenha, e a Fernando lvares (...) p.49 PINHEIRO, Everaldo Jos de Campos Literatura Portuguesa, das origens ao Arcadismo.

Gil Vicente
Nesse perodo surgem autores como Gil Vicente; Nasceu entre os anos de 1470 e 1475, em local desconehcido; Trabalhou na Casa da Moeda, como mestre de balana;

Gil Vicente
No ano de 1503, nasce o D. Joo III:  Monlogo do Vaqueiro ou Auto da Visitao;  visitao: idia Teocentrica (a visita de Deus na Terra trazendo o Rei);  Primeira vez que o Teatro sai da Igreja;  Auto Pastoril Castelhano: Apresentao em castelhano em homenagem a Rainha;  Os reis passaram a ser seus mecenas;

Gil Vicente
Faz o balano de duas pocas:  Sociedade regida por normas inflexveis;  Sociedade subversora da antiga norma;  Faz crticas sociais por meio de sua obra.

Gil Vicente
Sua obra divide-se em trs fases:  A primeira, 1502 a 1509: predominantemente religiosa e com tendncia para o lirsmo;  A segunda: apresenta o teatro, crtica social, mas ainda um pouco ligado religiosidade;  A terceira: maturidade e grandes definies de qualidades artsticas do poeta, sendo que suas obras mais representativas so:

Trecho da Farsa de Ins Pereira

Trecho do Auto da Barca do Inferno

Gil Vicente
 Principal autor anterior a Cames; Incorpora em sua escrita elementos populares; Tinha prestgio na corte, que manteve o teatro vicentino durante 34 anos.

Gil Vicente como normalmente representado

Gil Vicente
Deve-se levar em considerao que nessa poca:  A poesia torna-se popular graas imporensa;  A poesia perde a msica, mas no a musicalidade;  Acaba-se o distanciamento: NO se escreve mais para a nobreza;  O sentimento no tem seletividade social, ou seja, as classes no interferem;  A primeira vez que o Teatro sai da Igreja.

Fim do portugus arcaico


No sculo XIV surge a prosa literria em portugus, com a Crnica Geral de Espanha (1344) e o Livro de Linhagens, de dom Pedro, conde de Barcelos.

Crnica Geral de Espanha (1344)

PORTUGUS MODERNO
As grandes navegaes

1400 As grandes Navegaes

1400 As grandes Navegaes


Portugal ascende com as grandes navegaes; Expande a Lngua Portuguesa.

1400 As grandes Navegaes


Portugal investe nas navegaes; O mar j no o separa de canto algum.

1400 As grandes Navegaes


Carta de poder concedida a Cabral como capitomor da armada de 1500.

1400 As grandes Navegaes


Descobrindo novas terras, palavras foram incorporadas ao lxico;

O Portugus Moderno
Sculo XVI: aparecimento das primeiras gramticas:  Definem a morfologia e a sintaxe; A lngua entra na sua fase moderna: Os Lusadas, de Luis de Cames (1572):  O portugus j muito prximo do atual;  Aps isso, as mudanas sero menores.

O Portugus Moderno
1580-1640: Portugal foi governado pelo trono espanhol; O portugus incorpora palavras castelhanas, como

bobo e granizo; Sobre essa passagem do portugus arcaico para o portugus moderno, assim escreve Clarinda de Azevedo Maia:

O Portugus Moderno
"... costume tomar alguns acontecimentos de carter extralingstico para assinalar o fim do perodo arcaico da lngua portuguesa: o aparecimento do livro impresso, em finais do sculo XV, que teve profundas conseqncias culturais e lingsticas, ainda no suficientemente avaliadas; a expanso ultramarina, que converte o portugus em lngua de outros territrios, depois de superadas as situaes de conflitos de lnguas que se criaram paralelamente a situaes de conflitos culturais; o incio da reflexo lingstica sobre o portugus, empreendida por gramticos, a partir de Ferno de Oliveira que, em 1536, publica a Grammatica da lingoagem portuguesa".

Primeiras Gramticas Ferno de Oliveira


Por ordem cronolgica, foi Ferno de Oliveira, o

primeiro a publicar, em 1536, a Grammtica da lngoagem portugueza; Forrava-se com citaes de Varro, Ccero, Observador da pronncia, notando j vrias Quintiliano;

diferenas dentro do pas.

Primeiras Gramticas
Foi publicada em 1536 por Ferno de Oliveira; A obra apresentava 50 captulos:  A histria da linguagem; Noes de sintaxe;  Destaque para os aspectos sonoros. O seu conceito de gramtica era clssico: "a arte de falar e escrever corretamente".

Primeiras Gramticas Ferno de Oliveira

Primeiras Gramticas
H plgio; Ferno de Oliveira cita o prprio Joo de Barros em

sua gramtica: vem o fidalgo, reproduz a doutrina do antecessor ampliando-a, certamente, mas nem sequer faz aluso ao trabalho dele. Ao contrrio, diz que o primeiro a publicar uma gramtica. Assim faro depois os que se forem servindo do trabalho de seus antecessores, mas calando-lhes os nomes.

Primeiras Gramticas Joo de Barros

Joo de Barros publica a sua Grammatica da lngua Portugueza em 1540; Trata da ortografia; Captulo especial dedicado declinao dos nomes, como em latim; Est ligado ao passado.

Lus Vaz de Cames


Nasceu entre 1524 e 1525 (no se sabe ao certo) , na cidade de Lisboa (outros afirmam que pode ter nascido em Alenquer, Coimbra ou Santarm); Filho de um nobre decado; Hipoteticamente, um nobre; Freqentador da corte de D. Joo III; Isso contribuiu para sua formao intelectual; Leu Petrarca; Aprendeu a fazer um tipo de composio potica

com Ariolso;

Lus Vaz de Cames


Engajou-se no exrcito por nutrir um amor proibido pela princesa D. Caterina; Em 1547 partiu como soldado raso para Ceuta; Alguns dizem que ele perdeu um olho:  Em combate; Em duelo defendendo a honra de uma dama; Olhando uma dama pelo buraco da fechadura e ela percebendo cutucou o olho dele com um palito de cabelo.

Lus Vaz de Cames


Fez o percurso de Vasco da Gama, chegando a Macau (China); Conheceu Dinamene e por ela se apaixonou; Foi enviado para a ndia (Dinamene foi junto);  Em Goah, cuidava dos atestados de bito;  Comeou a escrever os Lusadas; No queria voltar para Portugal;

Lus Vaz de Cames O retorno para Portugal


O navio naufragou; Morre Dinamene, sobre esse caso existem algumas verses:  Primeira (mais conhecida): Cames preferira salvar Os Lusadas a Dinamene;  Segunda: Cames colocara a obra dentro de uma bolsa de couro impermevel, pois a maresia poderia estragar o livro. O navio naufragou e a bolsa com a obra boiou. O autor agarrara-se bolsa e assim pudera se salvar.

Lus Vaz de Cames


Ele escrevera um soneto para a amada: Alma minha gentil que te partiste; Desertou Marinha; Completou Os Lusadas em Portugal; Dedicou a obra ao Rei D. Sebastio; Recebe mesada do Rei, a qual mal lhe sustentava. Foi o primeiro sonetista; Maior poeta pico da Lngua Portuguesa;

Lus Vaz de Cames A lngua sob modificaes


Na poca em que Os Lusadas foi escrito a lngua portuguesa passava por grandes modificaes. Tentava-se aproximar o portugus do latim literrio; Mexeu-se me todos os vocbulos latinos que se pode, dando assim ao portugus literrio um cunho inteiramente artificial e desusado, ao ponto de no se mais reconhecido como lngua materna pelo povo que o no compreendia. (Francisco da Silveira Bueno).

Lus Vaz de Cames A lngua sob modificaes


Nem

era s vocabulrio, mas toda a sintaxe, o estilo

com figuras, com seus recursos muito bem regulados pelos tratados de retrica j ento conhecidssimos, tudo fazia do portugus literrio de quinhentos, uma lngua muito diversa daquela, por exemplo, em que Gil Vicente havia composto todo seu teatro popular. (Francisco da Silveira Bueno). (...) lingoa, na qual quando imagina, com pouca corrupo cr que he a Latina. (Lus. I 33)

Lus Vaz de Cames A lngua sob modificaes


Obedincia ao princpio latino da luta contra a rusticidade do povo; Aparecimento de dois tipos de portugus: o popular e o literrio.

O portugus antes e depois de Lus de Cames


O estudo camoniano de suma importncia para a compreenso da lngua portuguesa; Cames: um dos primeiros a escrever no que classificado como portugus moderno;Ele o divisor entre a poca arcaica e moderna; Em Os Lusadas, estrofe 33 do Canto I, destaca-se a ntima relao entre o portugus que se estruturava e o latim; Comparao Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirs.

O portugus antes e depois de Lus de Cames


Os Lusadas Cantiga da Ribeirinha

Escrito em 1572; Portugus moderno; Vocabulrio muito parecido com o contemporneo;

Escrito em 1189 - 1198

Galego-portugus; Lxico completamente diferente;

O portugus antes e depois de Lus de Cames


Os Lusadas, estrofe 33 do Canto I
Vnus bela, Afeioada gente Lusitana, Por quantas qualidades via nela Da antiga to amada sua Romana, (...) E na lngua, na qual quando imagina, Com pouca corrupo cr que latina.

Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirs


"No mundo nom me sei parelha, mentre me for' como me vai, ca ja moiro por vos - e ai mia senhor branca e vermelha, queredes que vos retraia quando vos eu vi em saia! Mao dia que me levantei, que vos enton nom vi fea! " "E, mia senhor, des aquel di' , ai! me foi a mim muin mal, e vs, filha de don Paai Moniz, e ben vos semelha d'aver eu por vs guarvaia, pois eu, mia senhor, d'alfaia nunca de vs ouve nem ei valia d'ua correa".

Nomes
Berenice Medeiros; Carolina Dzimidas Alvarenga; Ilana Neves Gonalves; Janierk; Priscila Piccirillo Leite; Vanessa Lucatto da Silva; Viviane Baroni Luttke.

You might also like