You are on page 1of 14

COMPOSIO

Clulas queratinizadas mortas QUERATINA = protena formada pelo encadeamento de 18 aminocidos, unidos por ligaes peptdicas (covalentes), fortes e difceis de romper. As cadeias de queratina esto dispostas em hlice, as quais esto presas por ligaes a base de enxofre.

FUNO
Funo primria: proteger o couro cabeludo de agresses, dos raios solares, do frio e do calor; Aumento da sensibilidade ttil; Clios e sobrancelhas protegem os olhos de partculas estranhas; Nas narinas filtram o ar; Nos ouvidos impedem a entrada de corpos estranhos; Proteo nas regies genitais.

ESTRUTURA CAPILAR
O cabelo dividido em 2 partes: 1- Talo ou haste do cabelo (parte visvel) Clulas totalmente queratinizadas Poro que se projeta para o exterior da pele.

2- Bulbo ou raiz Invaginao da epiderme Nutre o plo Projetada para o interior da pele Se extende desde a epiderme at a derme, mas no couro cabeludo pode chegar hipoderme. A forma da raiz determina o ondulao do cabelo. Na parte inferior da raiz encontra-se a papila, pequena depresso que recebe os vasos sanguneos.

Estruturas anexas do cabelo


Glndula sebcea (folculo pilosebceo); Msculo eretor (msculo liso) inserido na base do folculo piloso responsvel pelo fenmeno de eriagem (arrepio) quando ocorre a contrao do msculo; E em algumas regies do corpo: glndula sudorpara apcrina

FOLCULO PILOSO
Toda a rea externa do corpo humano contm folculos pilosos, exceto palmas das mos, planta dos ps e pores laterais dos dedos.

Os FOLCULOS dividem-se em:


Folculos de plos terminais: cabelos e barbas; possuem glndulas sebceas maiores e ativas. Plo mais espesso e pigmentado. Folculos de vellus: presentes em todo o resto do organismo (braos, pernas, trax, abdmen, etc); so plos lisos, finos, claros e pequenos, com poucas e pequenas glndulas sebceas Folculos sebceos: plos muito pequenos que no chegam superfcie.

Cada plo se origina de uma invaginao da epiderme, o folculo piloso, que no plo se apresenta com uma dilatao terminal, o bulbo capilar ou bulbo piloso (clulas mitoticamente ativas), em cujo centro se observa uma papila drmica As clulas que recobrem a papila drmica do plo formam a raiz do plo, de onde emerge o eixo do plo.

CORTE TRANSVERSAL
O fio do cabelo em corte transversal pode ser dividido em 3 partes, dispostas uma no interior da outra e compostas de clulas queratinizadas. So elas: - Cutcula - Crtex - Medula

CUTCULA
a poro externa do fio; Composta de clulas altamente queratinizadas no pigmentadas, em disposio tipo escama de peixe (6-10 camadas); Mantm a estrutura do fio (proteo); Proporciona os efeitos sensoriais como brilho, suavidade e maciez; Conforme so agredidos pelo ambiente, ressecam-se e desprendem-se, tornando - o desprotegido.

CRTEX
a poro intermediria, contm vrias camadas de clulas mortas; a essncia do fio de cabelo e grande responsvel pelas propriedades mecnicas da fibra. Contm pigmentos (cabelos escuros) ou bolhas de ar (cabelos loiros); Corresponde a 90% do cabelo; Determina propriedades como tipo e cor.

MEDULA
a poro mais interna (3-4 camadas); Clulas mortas; Contm pigmentos e espaos cheios de ar; Nem sempre est presente no fio de cabelo, por isto no tem nenhuma funo considervel.

You might also like