You are on page 1of 147

MF-101

Introduo Tecnologia de redes

Captulo 1
O que uma Rede de Computadores?

O que uma rede de Computadores? Captulo 1


Uma Rede prov o compartilhamento de informaes e recursos. Trabalhar em um ambiente de rede permite que pessoas ou grupos compartilhem estas informaes e recursos. Vantagens: 1. Distribuio geogrfica de computadores e dispositivos; 2. Reduo de Custos (quando comparamos com solues anteriores); 3. Flexibilidade de Configurao 4. Simplicidade (usurios de computadores pessoais tm facilidades de migrao para um ambiente de rede);

Modelos de computao

Computao centralizada; Computao distribuda (recursos distribudos) Rede colaborativa (processamento distribudo).

Rede corporativa Tpica


As redes de computadores foram criadas para interligar computadores de uso pessoal, e acabaram substituindo os mesmos, devido s vantagens vistas anteriormente. At ento, os computadores pessoais eram vistos com reservas pelos profissionais da rea. Atualmente uma rede corporativa pode ser composta por vrias MATRIZ - Curitiba redes interligadas. FILIAL - SP
Roteador de borda Frame relay Roteador de borda

VPN IPSec

Internet
Roteador VPN Modem ADSL

Roteador Modem VPN ADSL

VPN Virtual Private Network IPSec Internet Protocol Security ADSL Asynchronous Digital Subscriber Line

A comunicao entre os dispositivos de diferentes especificaes e caractersticas em uma nica rede s possvel por conta dos padres de rede que garantem a interoperabilidade. Estes padres baseiam-se em modelos de referncia em camadas, sendo que o mais conhecido o modelo (Open Systems Interconnection), que possui camadas.
Servidor de E-mail Servidor de Banco de Dados Router Switch

WAN

Switch 100/1000 Mbps

Print Server impressora

10/100 Mbps

Switch

Cabo UTP Cat 5e/Cat 6 ou Fibra ptica

100/1000 Mbps

Computao Centralizada
Basicamente, os mainframes tambm eram usados para armazenar, organizar e processar dados. No entanto, trata-se de um nico processador, que na poca era compartilhado por diversos usurios, atravs do acesso via terminais locais ou remotos. O mainframe divide sua capacidade de processamento entre as aplicaes executadas pelos diversos terminais (time sharing).
Mainframes

Estaes de Trabalho Impressora

Computao Distribuda
Mainframe

Em vez de centralizar todo o processamento em um nico mainframe, a computao distribuda utiliza vrios computadores menores para obter os mesmos resultados.

Token Ring Estao de Trabalho Servidor Hub Ethernet

Roteador

Servidor

Rede Colaborativa
O modelo de Rede Colaborativa considera o processamento distribudo entre os computadores de toda a rede. Ou seja, ocorre o compartilhamento da capacidade de processamento. Poucos ambientes hoje podem ser citados como exemplos de ambientes de Rede Colaborativa.
Roteador Switch

Mainframes

Estaes de Trabalho Servidores

O avano das Redes

Atualmente, as redes de computadores incluem diversos tipos de dispositivos e computadores, executando diversos sistemas operacionais associados s mais diversas aplicaes, que no se limitam mais ao mero armazenamento, organizao e processamento de dados. Uma rede tpica pode incluir dispositivos como telefones IP, cmeras de vdeo, sistemas de vdeo-conferncia, sensores e dispositivos industriais etc.

O avano das Redes

y y y

Rede Local (LAN). Rede Metropolitana (MAN). Rede de longo alcance (WAN).

LAN (Local Area Network)


Uma rede local (LAN) refere-se a um ambiente que normalmente encontra-se distribudo nos limites de uma organizao. Os limites de abrangncia geogrfica so muito variveis, a depender dos meios fsicos e equipamentos utilizados. Tipicamente, utiliza meios de propriedade da organizao, e, tambm graas a isto, oferece elevada performance para suas aplicaes.

LAN (Local Area Network)


As principais caractersticas de uma LAN so: Permetro normalmente associado aos limites da organizao atendida; Performance elevada; Taxas de erros extremamente baixas; Compartilhamento de recursos de hardware e software; Meios fsicos de propriedade da organizao atendida;

LAN (Local Area Network)


Servidor de E-mail Servidor de Banco de Dados Router Switch

WAN

Switch 100/1000 Mbps

Print Server impressora

10/100 Mbps

Switch

Cabo UTP Cat 5e/Cat 6 ou Fibra ptica

100/1000 Mbps

Equipamentos Utilizados em Redes


Os principais equipamentos de comunicao utilizados em uma rede local so: Hubs Bridges Switches Roteadores

Redes MAN (Metropolitan Area Network)


As redes MAN, por definio, esto distribudas dentro de uma rea metropolitana (cidade), com distncias que podem chegar a dezenas de quilmetros; Normalmente envolvem a utilizao de servios oferecidos por empresas pblicas de telecomunicaes, porm oferecem performance compatvel com as redes locais; Os meios de transmisso normalmente utilizados so a fibra ptica e, em alguns casos, padres wireless, como o Wi-Max (IEEE802.16).

Redes WAN (Wide Area Network)

Por definio:
Uma WAN uma rede que conecta redes de diferentes localidades, tipicamente utilizando meios fsicos de operadoras de telecomunicaes. Uma WAN pode envolver enormes distncias, provendo conectividade at internacional, ou podem ser implementadas devido a limitaes geogrficas/fsicas ou operacionais, que impedem o uso de meios fsicos proprietrios.

Redes WAN (Wide Area Network)


As principais caractersticas de uma WAN so: No h limite de permetro; Performance normalmente limitada devido ao custo; Utilizam meios fsicos de propriedade de operadoras de telecomunicaes; Tipicamente baseadas em canais de alta performance, porm esta dividida entre os diversos usurios; Tipicamente utilizam protocolos especficos para WAN.

Redes WAN (Wide Area Network) Network)


Os principais equipamentos de comunicao utilizados em uma rede WAN so:
Modems; Roteadores; Servidores de comunicao.

Redes WAN (Wide Area Network) Network)


Institutos Normativos:
ITU-T - lnternational Telecommunication Union-Telecommunication
Standardization Sector;

ISO - International Organization for Standardization; IETF - lnternet Engineering Task Force; EIA - Electronic lndustries Association; TIA - Telecommunications lndustries Association;

Protocolos para WAN


Simple Data Link Control Protocol (SDLC); High-Level Data Link Control (HDLC); Serial Line Interface Protocol (SLIP); Point-to-Point Protocol (PPP); Frame Relay; Link Access Procedure Balanced (LAPB); Link Access Procedure D-channel (LAPD); Link Access Procedure Frame (LAPF).

Tecnologias WAN
Servios Comutados por Circuito: POTS (Plain Old Telephone Service):
1. um modelo de rede de comunicaes de longa distncia incrivelmente confivel e fcil de usar; 2. O meio tpico de transmisso o fio de cobre de par tranado; 3. Utilizado nas conexes discadas.

Tecnologias WAN
Servios Comutados por Circuito: Narrowband ISDN (Integrated Services Digital Network)
1. Tecnologia historicamente importante, verstil e difundida; 2. Foi o primeiro servio dial-up totalmente digital; 3. Custo moderado (tipicamente baseado em modelo similar telefonia) 4. Largura de banda tpica de 128 kbps para BRI (Basic Rate Interface) e de aproximadamente 3 Mbps para PRI (Primary Rate lnterface);

Tecnologias WAN
Servios comutados por pacotes: X25; Frame Relay. Servios comutados por clulas: ATM (Asynchronous Transfer Mode); SMDS (Switched Multimegabit Data Service)

Redes WAN (Wide Area Network)

Outros canais WAN tpicos: T1,T3 e E1,E3 xDSL (Digital Subscriber Line e famlia) SONET (Synchronous Optical Network)
Modems dial-up (analgico comutado); Cable Modems (analgico compartilhado); Wireless (terrestre e satlites)

Captulo 2
O Modelo OSI (Open System Interconnection)

Modelo OSI (Open System Interconnection) Interconnection)


Uma rede tipicamente envolve 3 partes:
Dois ou mais dispositivos que se comunicam; Um canal de comunicao entre os dispositivos
Cabo eltrico (metlico), tica (fibra tica) ou wireless;

Protocolos de comunicao

O modelo OSI surgiu para padronizar os protocolos

Modelo OSI (Open System Interconnection) Interconnection)


Os protocolos existem para atender a aplicaes, oferecendo servios; Estes servios normalmente envolvem hardware e software que exercem uma funo especfica.

Modelo OSI (Open System Interconnection)


Tipicamente feita uma distino entre os seguintes tipos de solicitantes e fornecedores de servio:

Servidores (Servers) Clientes (Clients) Pontos (Peers)

Servidor

Cliente

Ponto - a - Ponto

Modelo OSI (Open System Interconnection)


Estas entidades so diferenciadas pelo que podem fazer em uma rede: Os servidores tipicamente apenas fornecem servios; O clientes tipicamente solicitam servios dos servidores; Os pontos (peers) fazem as duas coisas simultaneamente.

Modelo OSI (Open System Interconnection)


Os servidores oferecem seus dados armazenados, sua capacidade de processamento e seus recursos de entrada/sada para os clientes. Freqentemente, a maioria das aplicaes que fornecem servios de rede se combinam em um nico Network Operating System (NOS) Os principais servios oferecidos pelos sistemas operacionais de redes so: Servios de arquivo Servios de banco de dados Servios de impresso Servios de mensagem Servios de aplicao

Modelo OSI (Open System Interconnection)


As camadas do modelo OSI
7 6 5 4 3 2 1

APLICAO APRESENTAO SESSO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FSICA

Camada 1 Fsica

Esta camada tem por objetivo realizar a transmisso de bits atravs de um canal de comunicao que conecta dois ou mais equipamentos, atravs da troca de sinais usando uma interface fsica, seja ela eletromecnica, optoeletrnica ou de outra natureza.

Camada 1 Fsica
Nessa camada, so especificadas as caractersticas mecnicas, eltricas, fsicas e procedurais das interfaces entre os equipamentos e o meio fsico de transmisso.

Mecnicas: formato do conector, nmero de pinos etc Eltricas: tenso eltrica, corrente etc Fsicas: comprimento de onda, freqncia etc Procedurais: modo de transmisso (half-duplex, full-duplex etc),
entre outras coisas.

Camada 2 Link de Dados (Enlace)


Esta camada tem por objetivo realizar a transferncia de dados sobre uma conexo fsica de maneira confivel. Ela deve prover funes e procedimentos que permitam ativar, manter e desativar um enlace fsico, possuindo mecanismos de deteco e, se aplicvel, de correo de erros da camada fsica.

Camada 2 Link de Dados (Enlace)


As pricipais funes da camada so:

Montagem e delimitao de quadros

Controle de erro
Controle de fluxo

Camada 3 Rede

Esta camada tem por objetivo possibilitar a transferncia de informaes, ou mover dados para localizaes especficas entre sistemas finais. Esta funo semelhante quela que a camada de Enlace ou Link de Dados, realiza atravs do endereamento do dispositivo fsico.

Camada 3 Rede
As principais funes da camada de rede so: Roteamento: a funo de roteamento permite determinar rotas
apropriadas entre endereos de rede.

Multiplexao da conexo de rede: vrias conexes de rede


podem ser multiplexadas sobre uma nica conexo de enlace, a fim de otimizar a utilizao desta ltima;

Camada 4 Transporte
A camada de Transporte destina-se a ocultar a complexidade da estrutura da rede de computadores para o processo da camada superior sem se preocupar com quaisquer aspectos relativos ao roteamento de tais unidades de dados atravs das sub-redes utilizadas, uma vez que tais funes so exercidas pela camada de rede. Ela organiza mensagens de nvel mais alto em segmentos e entrega-os, de modo confivel, Sesso ou processos mais altos da camada.

Camada 4 Transporte
As trs principais transporte so: Endereamento Desenvolvimento de segmentos Servios de conexo funes da camada de

Camada 4 Transporte
Endereamento: usa dois mtodos de identificao: Identificador de conexes, usando este identificador, um fornecedor
de servios , como um servidor de impresso, pode se comunicar ao mesmo tempo com mais de um cliente.

Identificador de transaes, semelhante aos identificadores de


conexes, mas eles se referem a uma unidade que menor do que conversao. Uma transao composta de um pedido e uma resposta.

Camada 4 Transporte
Desenvolvimento de segmentos:
algumas das mensagens geradas pelas entidades da rede so muito grandes para que a camada de Rede e as camadas inferiores as manipulem, esta funo da camada realiza a diviso dessas mensagens.

Camada 4 Transporte
A camada de Transporte pode combinar vrias mensagens pequenas, direcionadas para o mesmo destino, em um segmento de combinao para reduzir o overhead da rede. (Cada uma das mensagens menores identificada por seu prprio header, que contm um identificador de conexes.)
Endereo de rede (Lgico) Endereo de Dispositivo (Fsico)

Endereo de Servio

Identificador de Conexes

Identificador de Conexes

ABC.

100

SA1

CID 1

DADOS

CID 2

DADOS

Camada 4 Transporte
Servio de Conexo: os servios de conexo da camada de Transporte podem ser necessrios para obter conexes ponto-a-ponto confiveis, mesmo que servios de conexo de outras camadas sejam fornecidos ou no.

Servios sem conexes no confirmados Servios orientados por conexo Servios sem conexes confirmados

Camada 5 Sesso

A camada de Sesso facilita a comunicao entre fornecedores e solicitantes de servios. As sesses de comunicao so controladas atravs de mecanismos que estabelecem, mantm, sincronizam e gerenciam o dilogo entre entidades de comunicao, esta camada tambm ajuda as camadas superiores a identificar e se conectar aos servios disponveis na rede.

Camada 5 Sesso
O principal objetivo da camada de administrao da sesso por atender os fornecedores e os solicitantes de servio estabelecendo e mantendo a comunicao entre os equipamentos interligados. Na prtica, esta funo pode ser dividida em trs tarefas:

Estabelecimento da Conexo Transferncia de Dados Liberao da Conexo

Camada 5 Sesso
Estabelecimento da Conexo: O estabelecimento da conexo inclui todas as subtarefas que devem ser realizadas para que as entidades reconheam uma s outras e concordem em se comunicar. Verificar as senhas e os nomes de login do usurio. Estabelecer os nmeros da identificao da conexo. Concordar sobre quais servios so necessrios e sua durao. Determinar em qual entidade comea a conversao. Coordenar os reconhecimentos dos procedimentos de retransmisso e de numerao.

Camada 5 Sesso
Transferncia de Dados:
As tarefas da transferncia de dados mantm a conexo e a comunicao e passam as mensagens entre duas entidades. As subtarefas abaixo so sempre realizadas:

Transferncia de dados atual. Reconhecimento do recebimento de dados (incluindo o noreconhecimento quando os dados no so recebidos).

Restabelecer comunicaes interrompidas.

Camada 5 Sesso
Liberao da Conexo:
A liberao da conexo a tarefa de finalizar uma sesso de comunicao. Pode ser feita atravs de um acordo entre duas entidades, como duas pessoas que dizem "tchau" ao final de uma conversa ao telefone; ou atravs de uma perda de conexo bvia, como algum que, acidentalmente, desliga o telefone.

Camada 6 Apresentao
A camada de Apresentao converte os dados para um formato comum (sintaxe de transferncia), que possa ser entendido por cada aplicativo da rede e pelos computadores no qual eles so executados. A camada de Apresentao pode tambm comprimir ou expandir, criptografar ou decodificar dados.

Camada 6 Apresentao
Converso:
Quando dois computadores que usam conjuntos de regras diferentes tentam se comunicar, eles devem realizar algum tipo de converso. Os padres de converso esto descritos a seguir:

Converso de Ordem de bits Converso de Ordem de Bytes Converso de Cdigos de Caracteres Converso de Sintaxe de Arquivos

Camada 6 Apresentao
Criptografia:
Criptografia um termo geral que descreve os mtodos de misturar dados.

Transposio Substituio Algbrico


Mtodos mais usados:

Cdigos particulares Cdigos pblicos

Camada 7 Aplicao

Os servios que os protocolos da camada de Aplicao suportam incluem os servios de banco de dados, arquivos, impresso, mensagens e aplicaes. A camada de Aplicao no inclui pacotes de software do usurio como o Word ou Excel e etc., mas as tecnologias que permitem que o software do usurio tire proveito dos servios da rede.

Camada 7 Aplicao
Divulgao de Servios:
Os servidores divulgam os servios de rede fornecidos aos clientes da rede. Os servidores usam os diferentes mtodos de divulgao do servio mostrados abaixo:

Divulgao do servio ativo Divulgao do servio passivo

Camada 7 Aplicao
Divulgao do Servio Ativo: Ao realizar a divulgao do servio ativo, cada servidor envia
mensagens peridicas (incluindo endereos de servios) para anuncia sua disponibilidade.

Os clientes tambm podem fazer o poli dos dispositivos na rede


procurando por um tipo de servio. Os clientes da rede coletam divulgaes e constroem tabelas dos servios atualmente disponveis.

Camada 7 Aplicao
Divulgao do Servio Passivo:
Os servidores realizam a divulgao do servio passivo registrando o servio e o endereo em um diretrio. Quando os clientes querem identificar os servios disponveis, eles simplesmente pedem ao diretrio para localizar o servio e fornecer o endereo do servio.

Camada 7 Aplicao
Mtodos de Uso do Servio:
Para que um servio de rede possa ser usado, ele deve estar disponvel para o sistema operacional local do computador. H uma variedade de mtodos para que isso seja feito, mas cada mtodo pode ser definido pelo local ou nvel onde o sistema operacional local reconhece o sistema operacional da rede.

Captulo 3
As Tecnologias Fibre Channel, ATM, ISDN, xDSL, Cable Modem, Frame Relay, VoIP e Centrex

O Padro Fibre Channel - FC


Meio fsico - cabos pticos com taxas de at 2 Gbps; Ideal para: - armazenamento de alta performance (servers); - grandes bases de dados; - sistemas de back-up e recuperao; - implementao de clusters entre servers; - armazenamento em rede e workgroups de alta velocidade; - campus backbone e Redes com udio e vdeo digitais.

O Padro Fibre Channel - FC

- Backbones em FC usando Switches e Hubs ; - Aplicao em Sistemas em Rede de vrios nveis de criticidade ;

O Padro Fibre Channel - FC


Por oferecer: segurana, escalabilidade fluxo de dados sem congestionamento, largura de banda Gigabit, compatibilidade com vrias topologias e protocolos, controle de fluxo, auto gerenciamento, hot swap velocidade, excelente custo/benefcio, Torna-se ideal para transferncia de grandes quantidades de dados, sua a aplicao mais popular em SANs (Storage Area Networks).

O Padro Fibre Channel - FC


Divide-se em 05 nveis:

FC-0: refere-se ao nvel Fsico; FC-1: nesta camada ocorre a codificao/decodificao e a


transmisso; FC-2: o nvel dos sinais lgicos; FC-3: nvel dos servios comuns (listagem, busca de grupos e multicast), relacionado aos servios entre NS; FC-4: responsvel pelo interfaceamento entre os protocolosde mais alto nvel.

ATM (Asynchronous Transfer Mode)


A tecnologia ATM uma das classes de tecnologias de packetswitching que proporcionam o trfego de informaes por um endereo contido dentro do pacote. As tecnologias de packetswitching no so novas; o X-25 e a Arpanet foram introduzidas no mercado em meados dos anos 70. Os principais packet-switching desenvolvidos usavam pacotes com comprimentos variveis. Por isso, uma latncia considervel era introduzida na rede, pois o hardware do processador usava temporizadores especiais e delimitadores para assegurar que o todos os dados estivessem presentes no pacote a ser transmitido.

ATM (Asynchronous Transfer Mode)


O ATM pode alcanar velocidades de 2.5 Gbps, 10 Gbps para uso limitado e 40 Gbps, tornando-se uma excelente opo para a integrao de redes espalhadas geograficamente, com as aplicaes atuais. As informaes (dados, voz e imagem) so divididas em pacotes (clulas) de 53 bytes (tamanho fixo), 5 com funo de header e 48 para as informaes. As clulas podem estar carregando informaes de voz, dados ou imagem, digitalizados. Quando as clulas atingem seu destino, a estao receptora decodifica-os no formato original.

ATM (Asynchronous Transfer Mode)


A movimentao das informaes contidas nas clulas realizada por meio de Switches ATM (equipamentos que fazem o roteamento dos dados, encapsulados em clulas, dentro da rede ATM). As informaes so enviadas conforme a maior necessidade dos transmissores. O ATM opera dando prioridade a determinadas clulas (imagem por exemplo) que no devem sofrer atrasos, por serem transmisses em tempo real (real time). Esse recurso promove uma alocao dinmica de banda, dando maior throughput para as clulas.

ATM (Asynchronous Transfer Mode)


importante ressaltar que o ATM, a despeito do que diz o seu nome, NO transfere clulas de forma assncrona. Este assincronismo apresenta-se na solicitao de transmisso efetuada. Quer dizer, as clulas de uma informao so transmitidas de forma sncrona, contnua ininterrupta. A caracterstica assncrona origina-se do tempo aleatrio, ou indeterminado, quando iniciar a prxima unidade de informao lgica da conexo estabelecida.

ATM (Asynchronous Transfer Mode)

Podemos afirmar que se trata de uma opo, at mesmo para sistemas em rede local, porm o custo do hardware envolvido altssimo, se comparado s tecnologias j existentes, como o padro FDDI, FastEthernet, etc. O ATM considerado um tipo especfico de Cell Relay, definido como ISDN de Banda Larga (B-ISDN).

ATM (Asynchronous Transfer Mode)


Como referncia temos: Largura de banda comutada e topologia estrela; Cabo UTP Cat.5e em 2 pares 155 Mbps at 100 m; Cabeamento em fibra ptica multimodo 155 Mbps = 1.000 m / 2.000 m; Cabeamento em fibra ptica monomodo 155 Mbps = 15.000 m; Cabeamento em fibra ptica multimodo 622 Mbps = 300 m / 500 m; Cabeamento em fibra ptica monomodo 622 Mbps = 15.000 m;

ATM (Asynchronous Transfer Mode)


Algumas aplicaes do ATM:
conexo entre mainframes; circuitos de videoconferncia; conexo entre equipamentos de PABX; conexo entre LANs; servios multimdia com dispositivos de alta velocidade; conexo a estaes de trabalho;

ATM (Asynchronous Transfer Mode)

ATM (Asynchronous Transfer Mode)


Caractersticas de interfaceamento definidas pelo Forum ATM: Cabo UTP cat.5e em 2 pares (12-78) para at 155 Mbps = 100m; Cabeamento ptico MMF - 155Mbps = 1000m/2000m; Cabeamento ptico SMF - 155 Mbps = 15000m; Cabeamento ptico MMF- 622 Mbps = 300/500m; Cabeamento ptico SMF - 622 Mbps = 15000m.

A tecnologia ISDN (Integrated Services Digital Network)


O conceito da ISDN ou RDSI (Rede Digital de Servios Integrados) foi originalmente introduzido nos Estados Unidos no incio dos anos 80. Trata-se, basicamente, de uma evoluo das aplicaes de telefonia, oferecendo conectividade digital desde a central telefnica at o equipamento do assinante. Isto permite que o ambiente opere em uma ampla gama de servios, incluindo dados, voz e vdeo, por meio de um conjunto de interfaces de usurios com necessidades e objetivos diversos.

A tecnologia ISDN
Eis algumas aplicaes da ISDN: Vdeo-conferncia; Servios de banda larga residencial; Transmisso de FAX de alta resoluo; Servios de trunking e comunicao celular; Conexo de sistemas PABX.

A tecnologia ISDN
A arquitetura ISDN inclui processadores de aplicaes para transporte e gerenciamento de comunicaes, alm de alguns servios de controle do usurio, como por exemplo: - Mensagens de voz; - Centros de distribuio de recados de voz; - Mensagens de texto; - Trfego de dados.

A tecnologia ISDN
Segundo norma do CCITT (atual ITU), so usadas duas interfaces ISDN para conexo ao equipamento do usurio. Os canais B e D do ISDN so combinados na interface BRI (Basic Rate Interface), com o uso de dois canais B + 1 canal D, e na interface PRI (Primary Rate Interface), com o uso de 23 canais B + 1 canal D ou 30B+D , esta ltima uma verso internacional da ISDN PRI.

A tecnologia ISDN
Algumas operadoras, como a AT&T, compartilham um canal D simples para mltiplos PRIs. O canal D em uma configurao 23B+D pode ser utilizado para controlar o nmero de conexes PRI 24B.

A tecnologia ISDN
O n de rede ISDN oferece, tambm, interligaes para quatro tipos de redes: - redes de canais; - redes de circuitos; - redes de pacotes; - redes de sinalizao de canal comum. Os trs primeiros tipos referem-se tecnologia de switching.

A tecnologia ISDN
Os elementos que compem o ISDN so basicamente: 1. NT (Network Terminal); 2. TE (Terminal Equipment); 3. TA (Terminal Adapter); 4. Barramento; 5. Rede Interna; 6. Roteador.

A tecnologia xDSL
O xDSL baseia-se na diviso do sinal telefnico em canais diferenciados faixas de freqncia. Esta diviso efetuada por meio de tcnicas conhecidas como FDM (Frequency Division Multiplexing) ou pelo cancelamento de ecos e outros rudos eletronicamente.

Splitter

A tecnologia xDSL
Desde o incio de 1997, foi desenvolvida uma grande variedade de tcnicas xDSL. As mais conhecidas se enquadram em uma das cinco categorias relacionadas na tabela abaixo.
Categoria ADSL (Asymmetrical Digital Subscriber Line) HDSL (High bit rate Digital Subscriber Line) RDSL (Rate Adaptive Digital Subscribr Line) SDSL (Symmetric Digital Subscriber Line) VDSL (Very high bit rate Digital Subscriber Line Taxa de dados tpica Upstream 1 Mbps 784 Kbps 2 Mbps 1,5 Mbps Downstream 8 Mbps 4 Mbps 2 Mbps 52 Mbps

1,544/2,048 1,544/2,048 Mbps

A tecnologia xDSL

ADSL, HDSL, RDSL, SDSL, VDSL,


A padronizao ADSL ou (Assinante de Linha Digital Assimtrica), vem sendo oferecida pelas operadoras de telefonia para suporte a aplicaes de banda larga sobre o mesmo canal que o usurio pode continuar usando para ligaes telefnicas convencionais.

A tecnologia xDSL
Entre as principais aplicaes para a tecnologia ADSL esto os canais de banda larga residenciais e para o mercado SOHO. Diversas aplicaes so possveis. No desenho abaixo, um exemplo de vdeo sob demanda para treinamento.
Vdeo em Demanda Fibra tica atCentral Unidade ADSL de Rede
1- Canal de Upstreem 2,048 Mbit/s 1 - Canal Downstreem de 16 kbit/s 1 - Canal de Voz telefnico analgico de 4 kHz Conversor MPEG 2

Linha de Assinante

Unidade ADSL de Assinante


Telefone

Rede

Usurio

A tecnologia CABLE MODEM


Basicamente, qualquer infra-estrutura transmisso de sinais que chegue residncia empresa poderia ser utilizada para transmisso dados. A tecnologia Cable Modem utiliza os canais de por assinatura para esta funo. de ou de TV

A tecnologia CABLE MODEM


Tendo em vista que a TV a cabo atualmente uma tecnologia analgica, so necessrios modems para transmitir dados sobre a infra-estrutura de TV a cabo. A maioria dos sistemas de TV a cabo so unidirecionais. Por isso, alguns modems a cabo desenvolvidos durante os ltimos anos da dcada de 1990 incluam um modem V.34 embutido para transmisso upstream atravs da linha telefnica.

A tecnologia CABLE MODEM


A figura representa o esquema de conexo via CABLEMODEM bidirecional e unidirecional.
Televisor Splitter Headend Headend Splitter Televisor

Download e Upload
Computador Cable modem

Linha Telefnica

Download Upload

Computador Cable modem

A tecnologia CABLE MODEM

VOIP (voice over IP) - Voz sobre IP


Ao contrrio da utilizao de canais de voz para transportar dados, desde o ISDN se busca uma soluo para transmitir voz sobre canais de dados j existentes. A tecnologia VoIP, que evoluiu para a Telefonia IP, e hoje para as NGNs (Next Generation Networks), integrou os dois mundos. Com o uso da Internet, a larga disponibilidade de canais de dados acabou criando uma infra-estrutura que trouxe tambm a reduo de custos como uma das grandes vantagens desta integrao.

VOIP (voice over IP) - Voz sobre IP


Topologia de implementao de uma soluo VOIP
Gateway VoIP Ramais PABX
Operadora de Telefonia Operadora de Telefonia Rede DADOS IP Rede de Dados IP

Gateway VoIP

Centrex (Central Office eXchange Service)


Trata-se de um servio de ltima gerao das companhias telefnicas locais. O Servio CENTREX, tende a substituir gradativamente os sistemas PBX. Dentro deste pacote de servios, existe ainda o DID (Direct Inward Dialing), que prov para cada cliente nmeros individuais sem a necessidade da presena de uma linha fsica dentro do PBX para cada possvel conexo.

Centrex (Central Office eXchange Service)


Este servio vem sendo disponibilizado em algumas regies do pas, e como principais caractersticas, podemos destacar:
No h necessidade de aquisio de um PABX; Dispensa infra-estrutura local; Manuteno e atualizaes tcnicas realizadas pela operadora; Facilidade de ampliao ou redues de ramais; Acesso a correio de voz; Discagem direta a ramal DDR; Distribuidor automtico de chamadas; Tarifao por ramal ou nica por assinant ; Bloqueio de chamadas DDI.

Frame Relay
O Frame Relay um protocolo WAN de alta performance que opera nas camadas Fsica e Enlace do modelo OSI. Esta tecnologia utiliza a comutao por pacotes para promover a interface com outras redes atravs de dispositivos de borda (roteadores), compartilhando dinamicamente os meios de transmisso e a largura de banda disponvel de forma mais eficiente e flexvel.

Frame Relay
Esta tecnologia chamado de tecnologia multiacesso e pode conectar vrios dispositivos de rede em uma WAN multiponto. Para operar, cada roteador necessita apenas de uma conexo (interface fsica) para promover a comunicao entre o usurio e a operadora fornecedora da soluo. Sua flexibilidade permite tambm a utilizao do Frame Relay na implementao de redes privadas. O servio oferecido pelas operadoras atravs de um PVC (Permanent Virtual Circuit), que um enlace de dados no confivel (por no fornecer a confirmao da entrega dos dados) entre o cliente e a operadora. Por este motivo uma alternativa econmica para os projetos de WAN ponto-a-ponto.

VPN (Virtual Private Network)


Tambm um soluo desenvolvida para se utilizar a Rede Pblica como meio de transporte para redes corporativas. As VPNs (Virtual Private Networks) ou Redes Privadas Virtuais so conexes privadas e seguras, que estendem as redes corporativas de uma empresa para seus escritrios remotos, usurios remotos e parceiros de negcios utilizando os recursos da Internet. Reduz custos com as comunicaes corporativas por dispensarem os links dedicados ou discados, substituindo-os pela Internet.

VPN (Virtual Private Network)

A segurana garantida pela criao de tneis (criptografados) entre os pontos autorizados para tal. O VPN IPSec Router o dispositivo (hardware) responsvel pela criptografia e gerenciamento das conexes seguras aos demais equipamentos de VPN e clientes remotos.

VPN (Virtual Private Network)


Caractersticas mnimas importantes para a implementao de uma VPN: Usurios: Recurso de Autenticao de forma a restringir o acesso somente a pessoas autorizadas. Endereos: Gerenciamento de modo a no se permitir que estranhos tenham acesso a rede corporativa. Dados: Estabelece a comunicao com recurso de Criptografia (garante a segurana para o trafego). Chaves de Criptografia: So as chaves de criptografia que garantem que somente VPN Routers autorizados compartilhem informaes. Portanto deve-se manter controle constante sobre as mesmas, bem como promover a troca sistemtica destas chaves de forma a proteger as VPNs.

VPN (Virtual Private Network)

FILIAL - SP
Roteador de borda Frame relay Roteador de borda

VPN IPSec

Internet
Roteador VPN Modem ADSL

Modem ADSL

Roteador VPN

Captulo 4
Solues Wireless (WLANs)

Solues Wireless (WLANs)


Redes sem fio => operam como as redes locais convencionais viabilizam o acesso aos servidores e demais recursos da rede sem o uso de cabos: Infravermelho LASER RF - Rdio freqncia Apresentam baixa taxa de transmisso (Mbps)

Solues Wireless (WLANs)


IEEE 802.11 => aprovou um protocolo WLAN - Wireless LAN que define a camada fsica e o MAC para LANs sem fio (WLANs) Preocupao com o MAC: CSMA/CA - Carrier Sense Multiple Access with Collision Avoidance

Solues Wireless (WLANs)


O CSMA/CA garante que os dados sero enviados apenas com canal livre, o usurio que deseja transmitir envia um RTS (Request to send); S transmite ao receber o CTS (Clear to send) no recebendo o CTS => canal ocupado, tentar mais tarde;

Solues Wireless (WLANs)


Por que o CSMA/CA? Comunicao one-way em cada etapa menor complexidade de hardware menor custo final. O IEEE 802.11 define duas freqncias de RF => tecnologia spread spectrum A transmisso de sinais espalhada por uma ampla escala de freqncia do espectro de rdio

Solues Wireless (WLANs)


Spread spectrum => maior segurana duas tcnicas de spread spectrum: DSSS Direct Sequence Spread Spectrum FHSS Frequency Hopping Spread Spectrum operam em freqncias de 2,4 GHz a 2,4835GHz DSSS => velocidades de 1 ou 2 Mbps FHSS => velocidades de 1 ou 2 Mbps Nos meados do ano de 2000 foi aprovado um novo protocolo para Wireless, denominado IEEE 802.11b na velocidade de 11Mbps.

Solues Wireless (WLANs)


Direct Sequence Spread Spectrum
espalhamento de um sinal por uma ampla faixa em 2,4 GHz => B = 900 MHz

Frequency Hopping Spread Spectrum


mtodo adotado pela maioria dos fabricantes de produtos WLAN em vez de espalhar o sinal em uma banda de freqncia, o FHSS utiliza hoppings => hop sequence => vrios canais

Solues Wireless (WLANs)

Solues Wireless (WLANs)

Solues Wireless (WLANs) Links a laser


Os enlaces a laser, como opo para o wireless, permite a transmisso de sinais entre 2 pontos a distncias da ordem de 1500m, sem a necessidade da instalao de cabos ou reserva de espectro de freqncia. As velocidades so compatveis com o padro ethernet (10Mbps), e o link inclui conversores eletro-ptico e optoeltrico, telescpio transmissor e receptor de alta resoluo.

Solues Wireless (WLANs)


Como caractersticas de um enlace a laser, temos:
-Dispensa a instalao de cabos e fibras pticas e no sofre interferncias eletromagnticas. Flexibilidade para relocao do enlace ptico; -Comunicao inviolvel, velocidades compatveis de transmisso LAN; -Ideal para ambientes ruidosos, como centrais eltricas e fbricas automatizadas ou implementaes de conexes em campus; -Em centros urbanos onde exista saturao no espectro de freqncia;

Solues Wireless (WLANs)

Solues Wireless (WLANs)


Uma variante da tecnologia WIRELESS est sendo bastante empregada em sistemas de telefonia FIXA e em acessos a INTERNET via rdio. Pode receber o nome de LAST MILE (ltima milha) ou como mais conhecida WLL ou Wireless Local Loop.

Tecnologia WLL
Outra aplicao consiste na implementao de um sistema de distribuio de dados do tipo ponto-a-multiponto, ou seja a partir de um ponto central, que possui acesso a INTERNET, oferecida, por meio de uma antena OMNI-DIRECIONAL, banda de acesso para ser compartilhada por vrias LANs numa MAN. Esta soluo normalmente oferecida por um provedor para escolas ou empresas.

Tecnologia WLL

Central de Telefonia Wireless

Tecnologia WLL
Estao de Rdio Base

Estao de Rdio Base

Outras empresas de telefonia


Conexo via microondas ou fibra ptica

Terminal Fixo

Acesso sem fio - Wireless -

Terminal Fixo

Captulo 5
Tcnicas de Comunicao

Tcnicas de comunicao
Informao - analgica ou digital (udio, vdeo ou dados); Transmissor - condiciona o sinal de sada para o meio fsico (canal);

Canal - caminho entre a entrada e sada com atrasos e atenuao;


Receptor - condiciona o sinal de entrada do meio fsico (canal);

Tcnicas de comunicao

Sinal Digital

Sinal Analgico

Modulao de pulso (LANs)


Para a transmisso de informaes atravs de um sinal digital, necessrio codificar o sinal digital atravs da modulao do mesmo. Um dos tipos mais conhecidos de modulao de pulso o PCM (Pulse Code Modulation). Eis algumas variaes possveis: PAM (Pulse Amplitude Modulation); PWM (Pulse Width Modulation); PPM (Pulse Position Modulation). DM (modulao por atraso de pulso Delay Modulation)

PCM codificao Manchester (LANs)


Nas redes ethernet a 10Mbps, tipicamente utilizado o PCM Manchester, conforme especificao Ethernet (IEEE 802.3), desenvolvida pela XEROX Corporation.

Confiabilidade (LANs)
Existem diversos mtodos para deteco e correo de erro utilizados nas redes ethernet. As confiabilidades tpicas de cada um dos mtodos so: 65% para o VRC 85% para o LRC 99,99995% para o CRC.

Tecnologias de Redes (LANs)


A alguns anos atrs, diversas tecnologias de LAN disputavam o mercado. As trs tecnologias de LANs mais aceitas e utilizadas naquela poca possuiam caractersticas bastante distintas, cada uma com sua prpria topologia fsica e lgica e respectivos meios fsicos (cabos e conectores). Atualmente, apenas as redes ethernet dominam o mercado das LANs. y Ethernet y Token-Ring y FDDI

NORMAS IEEE (Aplicveis a LANs)


O IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) uma organizao norte americana responsvel por desenvolver padres na rea de engenharia eltrica e eletrnica. Fundado em 1884, responsvel tambm pelos principais protocolos de redes de computadores, inclusive o Ethernet, definido pelo protocolo IEEE802.3, e com diversas variaes, representadas por sufixos como IEEE802.3z (Gigabit Ethernet), IEEE802.3ad (Ethernet Trunking) etc.

NORMAS IEEE (Aplicveis a LANs)


A Srie IEEE/ISO 802.X/ 8802.X
Em 1985, o comit do Computer Society's Project 802 do Institute of Electrical Electronic Engineers (IEEE) publicou uma srie de padres das camadas Fsica e de Link de Dados que foram adotados pelo ANSI (American National Standard Industrie). Esses padres foram tambm revisados e publicados novamente pela ISO, onde so chamados de protocolos ISO 8802.

NORMAS IEEE (Aplicveis a LANs)


Resumo de Protocolos IEEE 802.X:

IEEE IEEE

802.2 Implementao de protocolos

802.3 Especificaes de Ethernet IEEE 802.4 Redes Industriais (Token-Bus) IEEE 802.5 Especificaes Token-Ring IEEE 802.6 Implementaes de MAN IEEE 802.9 Transmisso de dados baixa velocidade. IEEE 802.11 Implementaes em Wireless (Wi-Fi) IEEE 802.12 Implementaes 100VG-AnyLAN

Ethernet (10 Mbps)


Desenvolvido pela Xerox, DEC e Intel em 1972, com uma largura de banda de 1 Mbps, mais tarde padronizado a 10 Mbps pelo IEEE, sob a norma IEEE 802.3, e inicialmente introduzido na topologia em barramento.

cabocoaxial cheapernet

terminadores de 50 ohms

transceiver

utp
conectores NC B e TcadaN
terminadores de 50 ohms

aui

Cabo coaxial yellow cable

Ethernet (10 Mbps)


y Coaxial 10Base2 - conector BNC, para um mximo de 30 ns e 185 metros por segmento; y Coaxial 10Base5- conector AUI, para um mximo de 100 ns e 500 metros por segmento; y Par tranado 10 Base T - conector RJ45, para um mximo de 100 metros por segmento; y Fibra ptica 10 BASE FL - conector ST, mximo de 2.000 metros por segmento;

Controle de acesso midia


y MAC (Media Access Control) y CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection)

O quadro Ethernet
O quadro Ethernet 802.3, conhecido como frame Ethernet tipo II, possui os campos abaixo: (incluindo o cabealho do protocolo de camada 3)

Fast Ethernet (100Base-T) (100Base-

A tecnologia Fast Ethernet (100BaseT), uma verso de 100 Mbps da popular Ethernet 10BaseT, foi oficialmente adotada pelo IEEE como nova especificao em maio de 1995. Essa tecnologia foi oficialmente denominada de padro IEEE 802.3u e um padro suplementar ao j existente, o IEEE 802.3.

Fast Ethernet (100Base-T) (100Base-

Fast Ethernet (100Base-T) (100BaseUm pacote Fast Ethernet tem o mesmo formato de frame que o 10BaseT, com a diferena de transmitir com taxa de transferncia dez vezes superior.
Parmetro Slot Time Interframe gap Limite de tentativa Limite de backoff Tamanho do JAM Tamanho mx. frame Tamanho mn. frame Tamanho do endereo Ethernet (802.3) 10BaseT 512 bit times 9,6 ns (mnimo) 16 expoente 10 32 bits 12,144 bits 512 bits 48 bits Fast Ethernet (802.3u) 100BaseT 512 bit times 0,96 ns (mnimo) 16 expoente 10 32 bits 12,144 bits 512 bits 48 bits

1 bit time = 1 bit / 10 MHz = 0,0000001 s ou 100 ns 1 bit time = 1 bit /100 MHz = 10 ns

Fast Ethernet (100Base-T) (100Basey 100 BASE TX : 2 pares UTP (cat. 5) ou STP limitao mxima do link - 100 m - FULL DUPLEX y 100 BASE T4 : 4 pares UTP (cat. 3, 4 ou 5) limitao mxima do link 100m y 100 BASE FX com 2 fibras pticas. (full-duplex) limitao mxima do link FX 412m FX full duplex 2 Km FX full duplex SM 20 Km Auto-sensing 10/100

AutoAuto-sensing 10/100/1000 Mbps


Prevista pela padronizao, permite que a porta do adaptador de rede, hub ou switch transmita em 10Base-T, 100Base-T ou 1000Base-T de acordo com o padro na outras extremidade do cabo, simplificando o processo de migrao de uma rede para tecnologias mais avanadas. A NIC (Network Interface Card) comunica sua capacidade de transmisso 10/100/1000 Mbps por meio de um trem de pulsos chamados de FLP (Fast Link Pulse), que tambm so responsveis pelo acendimento do indicador de link dos dispositivos.

Gigabit Ethernet (1000Base-T) (1000BaseCom aplicaes mais sofisticadas, como transferncia de udio, vdeo etc, o desempenho das redes baseadas na taxa de 10 Mbps comeou a no ser mais suficiente. Para solucionar este problema, o IEEE anunciou, em novembro de 1993, a formao do grupo de trabalho 802.3z para desenvolver as especificaes do novo padro.

Gigabit Ethernet (1000Base-T) (1000BaseCinco meses aps as especificaes Fast-Ethernet terem sido formalmente anunciadas pelo IEEE, formou-se um novo grupo de estudos, denominado Higher Speed Study Group, com propsito de pesquisar o prximo nvel de velocidade de redes Ethernet. Esse comit, denominado IEEE 802.3z, foi aprovado em julho de 1996, com o objetivo de definir os novos padres para Ethernet a 1.000 Mbps, a ento chamada Gigabit Ethernet. As especificaes iniciais da Gigabit Ethernet consideravam um nico meio fsico para esse padro: a fibra ptica (multimodo ou monomodo). Entretanto, assim como para a Fast-Ethernet, a Gigabit Ethernet hoje tambm pode transmitir tanto em cabos pticos quanto em cabos metlicos.

Gigabit Ethernet (1000Base-T) (1000Basey O fato de a Gigabit Ethernet suportar operao fullduplex a torna uma candidata ideal para o backbone de redes.

Gigabit Ethernet (1000Base-T) (1000BaseDefinido no padro IEEE 802.3z, para uso em cabos de fibra ptica monomodo e multimodo com as seguintes especificaes: 1000 Base-SX - em fibra multimodo, com comprimento de onda de 850 nm, 1000 Base-LX - em fibra multimodo ou monomodo, com comprimento de onda de 1310 nm, para backbones de prdio e de campus.

Gigabit Ethernet (1000Base-T) (1000BaseNo padro IEEE 802.3ab utilizam-se cabos de par tranado com duas especificaes: 1000 Base-T - por origem definido como uma implementao Bidirecional do Ethernet a 1000 Mbps sobre cabo UTP em 4 pares Categoria 5, para cabeamento horizontal e backbones; 1000 Base-TX - especificao Ethernet em full duplex para 1000 Mbps definido para operar sobre um canal de 100m, em cabos UTP Cat 6. OBS: A especificao 1000 Base-TX, possui uma eletrnica menos complexa (menos filtros) nos equipamentos eletrnicos, o que deve se reflete no preo dos mesmos.

Gigabit Ethernet (1000Base-T) (1000BaseBanda Modal (MHz.km) Fibra Multimodo 62,5 Qm 1000 Base SX Fibra Multimodo 50 m Fibra Multimodo 62,5 m 1000 Base LX Fibra Multimodo 50 m Fibra Monomodo 160 200 400 500 500 550 500 Distncia Mxima (m) 220 275 500 550 500 550 500

Meio Fsico

Gigabit Ethernet (1000Base-T) (1000BaseAmbiente Soluo 1000 Base T 1000 Base TX 1000 Base SX 1000 Base LX Fibra Multimodo 1000 Base LX Fibra Monomodo de Instalao interno interno interno externo externo Cabo Multi-Lan Cat.5 Enhanced e Fast Lan 6 - Cat.6 Fast Lan 6 - Cat.6 Fiber-Lan Indoor/Outdoor Fiber-Lan Indoor/Outdoor, Fis-Optic-AS, Optic-Lan, Fis-Optic-DG, Fis-Optic-AR

Gigabit Ethernet (1000Base-T) (1000BaseO padro IEEE 1.000BaseT


Exemplo de aplicao de Gigabit Ethernet:

Gigabit Ethernet (1000Base-T) (1000BaseComo principais caractersticas temos:


y Largura de banda de 1.000 Mbps; y Reconhecido pelo IEEE 802.3z; y Frames compatveis com o Ethernet , mtodo de acesso CSMA-CD; y Estaes multimdia e CAD/CAM; y Conexes entre servidores, switches e implementao de backbones; y Largura de banda compartilhada e comutada; y Topologia estrela; y Fibra MM (62,5/125 m) 1.000BaseLX = 550 m/1.000BaseSX = 220-275m y Fibra SM (9/125 m ) 1.000BaseLX = 5.000m y Cabo UTP(cat.5) a 4 pares = 1.000BaseTX = 100m

A padronizao 10 Gigabit Ethernet

Um grupo intitulado HSSG (Higher Speed Study Group), foi criado para estudar velocidades superiores a 1 Gbps.

Estudos levaram a viabilidade do 10 Gbps Ethernet conhecido


como 10 GE, como suporte a aplicaes em MAN, WAN e LAN sobre fibras pticas.

A padronizao 10 Gigabit Ethernet


Os principais objetivos do grupo (HSSG) foram os seguintes:
Preservar o formato do frame 802.3; Preservar o tamanho mnimo e mximo do frame; Suportar somente operaes em full-duplex; Suportar topologias em estrela (star); Prover suporte a distncias como: - 02 Km sobre fibras SM; - 10 Km sobre fibras SM; - 40 Km sobre fibras SM; - 100m sobre fibras MM; - 300m sobre fibras MM (50/125 Qm);

A padronizao 10 Gigabit Ethernet


Aplicaes: Redes LAN
- Interligao de Servidores; - Agregao de segmentos 1 Gb; - Estaes de Trabalho para aplicaes crticas;

- Redes MAN
- Utilizao de Padro Ethernet para reduo de custos e da complexidade da rede; - Aumento da capacidade de 2,5 Gb para 10 Gb;

- Redes WAN
- Conexo para acesso a equipamentos; - No necessrio converso de protocolo;

10 Gigabit Ethernet em Cabos Metlicos


Status das Normas
Draft 1.2 do TSB-155:
additional guidelines for 4-pair 100ohms category 6 cabling for 10GBASE-T applications
- Re-definio de parmetros como Insertion Loss, NEXT/PSNEXT, ELFEXT/PSELFEXT e PSANEXT em frequncias at 500 MHz; - Parmetros de testes referenciados at 55m; - Testadores de campo (scanners) level IIIe;

Draft 1.3 da TIA-568-B.2-10:


transmission performance specifications For 4-pair 100ohms augmented category 6 cabling
- Re-definio de parmetros como Isertion Loss, NEXT/PSNEXT, ELFEXT/PSELFEXT e PSANEXT em frequncias at 500 MHz e componentes do canal; - Parmetros de testes referenciados at 100m; - Novos requerimentos para equipamentos de campo;

10 Gigabit Ethernet em Cabos Metlicos


Caractersticas tcnicas:

Operao somente em modo full-duplex; Utilizao de cabos CAT 6. - atualmente at 250 MHz; - At de 500 MHz;

Canais de 100 metros. Suportar um BER de 10-12 para todas as distncias.

10 Gigabit Ethernet em Cabos Metlicos


Qual a Diferena no padro 10 Gb Ethernet?
Tcnicas de processamento digital de sinais atingiram nveis de sofistificao que permitem que o crosstalk e echos sejam cancelados. Parmetros dos cabos: NEXT 40 dB FEXT 25 dB RL 55 dB

Final do Mdulo MF - 101

You might also like