You are on page 1of 36

OLAP

F1

Partindo.....
do incio da informatizao, quando um sistema que gerava relatrios era a principal fonte de dados residentes na empresa, toda vez que uma anlise necessitasse ser feita, eram necessrios produzirem novos relatrios. E, normalmente, precisavam de muito tempo para ficarem prontos.
(DWBrasil OLAP, 2005 apud ARAUJO et al, 2007).

Slide 2 F1 Dar um exemplo: Nesta epoca a principal atividade dos sistemas eram gerar relatorios, como: relatorio de produtos em estoque, relatorio de vendas, relatorio dos produtos comprados. Auxiliando o SPT
Fernanda, 12/7/2011

F2

OLAP (On-Line Transaction Processing)


O termo OLAP foi citado pela primeira vez por E.F.Codd (Edgar Frank Codd), quando ele definiu doze regras que as aplicaes deveriam atender. Uma das regras citadas, foi a viso conceitual multidimensional dos negcios, a qual, se tornou a caracterstica fundamental no desenvolvimento destas aplicaes.

Slide 3 F2 Ento surgiu o OLAP Edgar foi quem Desenvolveu o modelo de banco de dados relacional, quando era pesquisador no laboratrio da IBM em San Jos.
Fernanda, 12/9/2011

O que OLAP?
O OLAP refere-se a um conjunto de ferramentas voltadas para acesso e anlise de dados, com o objetivo final de transformar os dados em informaes capazes de dar suporte as decises gerenciais de forma amigvel e flexvel ao usurio e em tempo hbil.

(THOMSEN, 2002 apud ARAUJO et al, 2007).

F3

E elas surgiram juntamente com os Sistemas de Apoio Deciso(SAD) para fazerem a consulta e anlise dos dados contidos nos Data Warehouses e Data Marts.

Slide 5 F3 Um data mart um pequeno data warehouse que fornece suporte deciso de um pequeno grupo de pessoas. DAta warehouse o armazenamento de informaes de um banco de dados referente a uma ou mais atividades de uma empresa de forma consolidada, voltada tomada de decises.
Fernanda, 12/9/2011

Para conhecermos melhor OLAP preciso conhecer seus termos:

Cubo

Dimenso

Hierarquia

Membro

Medidas

uma estrutura que armazena os dados de negcio em formato multidimensional, tornando-os mais fcil de analisar.

Para conhecermos melhor OLAP preciso conhecer seus termos:

Cubo

Dimenso

Hierarquia

Membro

Medidas

Dimenses

uma unidade de anlise que agrupa dados do negcio relacionado.

Para conhecermos melhor OLAP preciso conhecer seus termos:

Cubo
Hierarquia: 1. Geografia 2. Pas 3. Estado 4. Cidade 5. Etc...

Dimenso

Hierarquia

Membro

Medidas

composta por todos os nveis de uma dimenso.

Para conhecermos melhor OLAP preciso conhecer seus termos:

Cubo

Dimenso

Hierarquia

Membro

Medidas

um subconjunto de uma dimenso. Cada nvel hierrquico tem membros apropriados aquele nvel.

Membros

Para conhecermos melhor OLAP preciso conhecer seus termos:

Cubo

Dimenso

Hierarquia

Membro

Medidas

uma dimenso especial utilizada para realizar comparaes. Ela incluem membros tais como: custos, lucros ou taxas.

Atravs dos termos... o OLAP tem a capacidade de visualizar as informaes, a partir de muitas perspectivas diferentes, enquanto mantm uma estrutura de dados adequada e eficiente. Construindo relatrios capazes de responder as questes gerenciais.

Exemplos:
Considerando as aplicaes bancrias: O Gerente de Contas pode querer uma anlise sobre o desempenho de contas correntes que tenham cheque especial e tenham utilizado o valor mximo dos mesmos em um determinado perodo de tempo em algumas regies.

Outros exemplos:


A mdia salarial dos funcionrios de informtica com menos de 5 anos de experincia maior do que a mesma para funcionrios de telecomunicao? Qual foi o total de vendas do ms passado por regio de vinhos tintos importados da Europa? Por quais semanas, quais produtos e quais cidades, a variao de venda de produtos em promoo em comparao da semana anterior sem promoo foi u 15%. Obter as respostas a estas consultas mais complexas fazendo uso de ferramentas relacionais padro, no fornece soluo requerida.

F4

Para formular a topologia e o projeto de uma soluo OLAP multidimensional as seguintes perguntas devem ser feitas: Quando ?, O qu ?, Onde ? e Quem ?. Essas perguntas formam a base de todos os campos multidimensionais. A obteno dos dados originrios das respostas so destinados aos DW.

Slide 14 F4 Topologia do grego "topos" (lugar) + "logos" (estudo) disposio lgica de elementos.
Fernanda, 12/9/2011

Arquiteturas
Apesar de obedecer a uma estrutura cliente/servidor multiusurio, as ferramentas OLAP podem ser implementadas de diversas formas, classificadas em :

(INMON, 1997 apud ARAUJO et al,2007):

F5

MOLAP (Multidimensional On Line Analytical processing);




O acesso aos dados ocorre diretamente no banco de dados do servidor multidimensional, o utilizador trabalha, constri e manipula os dados do cubo, diretamente no servidor. (SGBD multidimensional)

Dados so armazenados em um banco de dados multidimensional em uma estrutura do tipo Array para prover um melhor desempenho das consultas.

Slide 16 F5 tipo array


Fernanda, 12/9/2011

ROLAP (Relational On Line Processing)

Os dados so armazenados no modelo relacional como tambm suas consultas so processadas pelo gerenciador do banco relacional.
.

HOLAP (Hybrid On-Line Analytical Processing)


 

Uma combinao entre ROLAP e MOLAP. A vantagem que com a mistura de tecnologias pode-se extrair o que h de melhor de cada uma, ou seja, a alta performance do MOLAP com a escalabilidade melhor do ROLAP. Suponha uma base de 50.000 clientes distribudos em 500 cidades, 23 estados, 5 regies e um total geral. At o nvel de cidades o armazenamento multidimensional resolveria as consultas para levantar totais de vendas. Porm, se fosse necessrio consultar o total de vendas de um determinado cliente, o banco de dados relacional responderia com muito mais rapidez solicitao. Essa situao tpica para a indicao da arquitetura HOLAP

DOLAP( Desktop On-Line Analytical


Processing)
uma arquitetura desktop do OLAP, ou seja, o usurio ao acessar este repositrio, dispara uma instruo SQL e acessa os cubos j existentes no banco de dados multidimensional residente no servidor OLAP e obtm de volta um para ser analisado em sua estao de trabalho.

WOLAP (Web On Line Analytical Processing)


a utilizao de uma ferramenta OLAP apartir de um browser. Essa arquitetura tem duas tecnologias que esto em constante evoluo, a primeira a Web e a segunda so as ferramentas OLAP. A diferena desta ferramenta para as outras que ela utiliza a Web, facilitando assim, a distribuio da ferramenta, o acesso remoto dos dados a serem analisados e a utilizao da aplicao independente de plataforma.

JOLAP (Java Online Analytical Processing)


um esforo da Java Community Process(JCP) de projetar uma API JAVA para servidores e aplicaes OLAP, aderentes ao ambiente Java 2Plataform Enterprise edition (J2EE). Sendo baseada em uma forte generalizao e orientada a objetos.

SOLAP (Spatial Olap)




a unio de aplicao de OLAP com aplicao Sistema de informaes Geogrficas , para possibilitar anlises.

Algumas operaes das ferramentas OLAP


Drill up
Ele ocorre quando o usurio aumenta o grau de granularidade, diminuindo o nvel de detalhamento da informao.

Drill Down

O Drill Down ocorre quando o usurio aumenta o nvel de detalhe da informao, diminuindo o grau de granularidade.

Slice e Dice
Slice: Corta o cubo, mas mantm a mesma perspectiva de visualizao dos dados. Dice: a mudana de perspectiva de viso. Facilita a compreenso dos usurios e gira o cubo sempre que houver necessidade.

Exemplos de ferramentas de mercado:


Cognos Business Intelligence Platform
Servidor DOLAP e ROLAP Ferramenta Web e no Web Windows 95/98/NT/2000/ME/XP; HP/UX; IBM AIX; Solaris/Sun OS. Bases de Dados: Microsoft Access; Oracle RDB; NCR Teradata;Sybase; Oracle; Red Brick; Microsoft SQL Server; Informix; IBM DB2;

http://www.cognos.com/products/businessintelligence/

MicroStrategy 7i Platform
Servidor ROLAP e recentemente MOLAP Ferramenta Web e no Web Windows 95/98/NT/2000/ME/XP; HP/UX; IBM AIX; Solaris/Sun OS Bases de Dados JDBC; OLE-DB; ODP.NET; Oracle.

http://www.microstrategy.com/

Oracle
Servidor ROLAP, MOLAP e HOLAP Ferramenta Web e no Web Windows 95/98/NT/2000/ME/XP; HP/UX (PA-RISC e Itanium); IBM AIX; Solaris( SPARC). Bases de Dados Oracle.

http://otn.oracle.com/products/reports/index.html

Mais ferramentas...
             

Panorama NovaView BI Platform http://www.panoramasoftware.com Crystal Analysis and Reports - http://www.businessobjects.com MIS onVision - http://www.misag.com Arcplan inSight and dynaSight http://www.arcplan.com SoftPro Manager - http://www.softpro.hr SPSS Olap Hub Information Intelligence Platform http://www.spss.com/olap_hub Targit Analysis - http://www.targit.com Databeacon - http://www.databeacon.com/ Q4bis - http://www.q4bis.com/ Hummingbird http://www.hummingbird.com/products/bi/index.html Vista - http://www.beyond2020.com/products/Vista.html DeltaMaster - http://www.bissantz.de/index_e.html Strategy Analyzer - http://www.strategycompanion.com USoft - http://www.u-soft.com.cn

BIBLIOGRAFIA
ARAUJO, Erika Maria Teixeira; BATISTA, Monica de Lourdes; Magalhes, Teresinha Moreira. Olap, caracteristicas, arquitetura e ferramentas. Instituto Vianna Jnior, 2007.Disponvel em: <http://pt.scribd.com/doc/ 57161855/ Estudo-Das-Ferramentas-OLAP> Acesso em: 03 de dez de 2011.

OBRIGADO
 Antonio  Charles  Brasilina  Fernanda

Csar

You might also like