You are on page 1of 67

Criando lderes para o futuro

Aula 15 CIMENTAO DE POOS

Cimentao
A operao de cimentao consiste em um trabalho de extrema importncia para as fases de perfurao e completao de poos de petrleo e tem um grande impacto sobre a produtividade do poo. A cimentao basicamente consiste no preenchimento do espao anular entre os tubos e a parede da formao e tem como principal finalidade a unio da tubulao de revestimento com a parede do poo, alm do objetivo de formar um tampo de selo no fundo do poo ou para corrigir desvios do furo durante a perfurao.

Histrico
O primeiro uso de cimento em poo de petrleo ocorreu na Califrnia em 1883, mas s em 1902 se deu incio ao do cimento Portland em processo manual de mistura. Em 1910 Almond A. Perkins patenteou o mtodo de bombeamento onde a pasta deslocada para o poo atravs de vapor, gua ou fluido de perfurao. Em 1922, Erle P. Halliburton patenteou o Jet Mixer, um misturador automtico com jatos, ampliando assim as possibilidades operacionais. Devido a este fato, diversas companhias passaram a adotar a prtica de cimentar os revestimentos.

Histrico
A partir de 1923, fabricantes americanos e europeus de cimento passaram a fabricar cimentos especiais para a indstria de petrleo, onde certas propriedades da pasta de cimento foram trabalhadas ao longo do tempo. At ento, aguardava-se de 7 a 28 dias para o endurecimento do cimento, mas com o advento dos aditivos qumicos, o tempo de pega foi sendo paulatinamente reduzido (72 horas at 1946 e posteriormente de 24 a 36 horas). Hoje, as pastas podem se manter fluidas a alta temperatura e presso por cerca de 4 horas, em geral, permitindo seu deslocamento em poos profundos. A partir deste tempo, a pasta endurece rapidamente e as atividades no poo s podem ser retomadas de 6 a 8 horas aps a cimentao.

Tipos de Cimentao
1- Cimentao Primria
Denomina-se cimentao primria cimentao principal da coluna de revestimento. Seu objetivo bsico colocar a pasta de cimento no contaminada (pasta de cimento sem contato com o fluido de perfurao) em uma posio pr-determinada do espao anular entre o poo e a coluna de revestimento, de modo a se obter fixao e vedao eficiente e permanente deste anular. Estas operaes so previstas no programa de perfurao e executadas em todas as fases do poo.

Tipos de Cimentao
1- Cimentao Primria
Cimentao Primria

Seqncia Operacional de Uma Cimentao Primria


1 Montagem das linhas de cimentao; 2 - Circulao para condicionamento do poo e preparao do colcho de lavagem; 3 Bombeio do colcho de lavagem; 4 Teste de presso das linhas de cimentao, onde so feitos testes at uma presso superior mxima prevista durante a operao; 5 Lanamento do tampo de fundo (opcional); 6 Mistura da pasta mais leve, devendo cobrir o intervalo programado; 7 Mistura da pasta mais densa e mais resistente compresso; 8 Lanamento do tampo de topo; 9 Deslocamento com fluido de perfurao; 10 Pressurizao do revestimento para teste de vedao do tampo de topo.

Tipos de Cimentao
2- Cimentao Secundria
As cimentaes secundrias so classificadas como:

Tampo de cimento: Consiste no bombeamento de determinado volume de pasta para o poo, visando tamponar um trecho deste. aplicado nos casos de perda de circulao, abandono (total ou parcial) do poo, como base para desvios, etc.

Tipos de Cimentao
2- Cimentao Secundria

Tipos de Cimentao
2- Cimentao Secundria
Recimentao: a correo da cimentao primria, quando o cimento no alcana a altura desejada no anular. O revestimento canhoneado em dois pontos com profundidades distintas. A recimentao s feita quando se consegue circulao pelo anular, atravs destes canhoneios (perfurao realizada no revestimento). Para possibilitar a circulao com retorno, a pasta bombeada atravs de coluna de perfurao, dotada de obturador (Packer) que permite a pressurizao necessria para a movimentao de pasta pelo anular.

Tipos de Cimentao
2- Cimentao Secundria

Tipos de Cimentao
2- Cimentao Secundria
Compresso de cimento ou Squeeze: Consiste na injeo forada de cimento sob presso, visando corrigir localmente a cimentao primria, sanar vazamentos no revestimento ou impedir a produo de zonas que passaram a produzir gua.

O Cimento
Os principais componentes do cimento Portland so: xido de clcio, alumina e ferro, que combinados formam os seguintes compostos (Gouva, Paulo C. V. M. 1983):
3CaO.SiO Silicato triclcio ou Alita, representado por C3S. 2CaO.SiO2 Silicato diclcico ou Belita, representado por C2S 3CaO.Al2O3 Aluminato triclcico ou Celita, representado por C3A 4CaO.Al2O3.Fe2O3 Ferro aluminato tetraclcio ou Ferrita, representado por C4AF.

A proporo destes compostos no cimento determina suas propriedades, como resistncia inicial, retardamento, velocidade de hidratao, resistncia aos sulfatos, etc.

Classificao dos Cimentos


A classificao dos cimentos foi estabelecida pelo API (American Petroleum Institute), visto que as condies s quais os cimentos esto expostos nos poos podem variar radicalmente. Os processos de fabricao e composio qumica do cimento foram padronizados em 8 classes, de A a H, cujas quais esto arranjadas de acordo com a profundidade, temperatura e presso aos quais esto expostos na aplicao do cimento.

Classificao dos Cimentos


Classe A utilizada desde a superfcie at 6000 ps (1830 metros), quando propriedades especiais no so requeridas. Disponvel somente no tipo ordinrio. Classe B utilizada desde a superfcie at 6000 ps (1830 metros), quando necessria moderada alta resistncia ao sulfato. Classe C utilizada desde a superfcie at 6000 ps (1830 metros), quando as condies exigem pega rpida e grande resistncia compressiva. Esta classe est disponvel em todos os graus de resistncia ao sulfato. Classe D utilizada de 6000 ps (1830 metros) at 10000 ps (3050 metros), sob condies de moderadas temperaturas e presses. Est disponvel nos tipos de mdia e alta resistncia ao sulfato.

Classificao dos Cimentos


Classe E utilizada de 10000 ps (3050 metros) at 14000 ps (4270 metros), sob condies de altas temperaturas e presses. Est disponvel nos tipos de mdia e alta resistncia ao sulfato. Classe F utilizada de 14000 ps (4270 metros) at

16000 ps (4880 metros), sob condies de extremamente altas temperaturas e presses. Est disponvel nos tipos de mdia e alta resistncia ao sulfato.

Classificao dos Cimentos


Classe G e H So utilizadas sem aditivos qumicos da superfcie at 8000 ps (2440 metros), ou com aceleradores e retardadores para cobrir um grande intervalo de presses e temperaturas. Nenhum outro aditivo que no seja sulfato de clcio ou gua, ou ambos, devem ser misturados durante a manufatura destas classes de cimento. Esto disponveis nos tipos de mdia e alta resistncia ao sulfato. A composio qumica dos cimentos classes G e H so essencialmente as mesmas. A principal diferena est na rea superficial.

Classificao dos Cimentos


As classes D, E e F so conhecidas como cimento retardados, para utilizao em grandes profundidades. A retardao acompanhada por significante reduo da quantidade de fases de hidrataes mais rpidas (C3S e C3A), e pelo aumento do tamanho dos gros de cimento. Desde que estas classes comearam a ser fabricadas, a tecnologia de retardadores qumicos sofreu grande melhoria.

Classificao dos Cimentos


As classes G e H foram desenvolvidas em resposta ao incremento de tecnologia na acelerao e retardo da pasta por meio qumico. Os fabricantes esto proibidos de adicionar qumicas especiais, tais como glicol ou acetatos. Estas qumicas aumentam a eficincia de moagem, mas interferem com vrios aditivos dos cimentos. Estas classes so de longe as mais comuns utilizadas na indstria do petrleo.

Classificao dos Cimentos


A tabela a seguir especifica as propriedades fsicas das diferentes classes de cimento.

Aditivos para Cimentao


Denominam-se aditivos os compostos qumicos adicionados pasta de cimento visando sua adequao s necessidades do poo. Suas concentraes so

determinadas por testes de laboratrios. Os aditivos podem ser fornecidos em p ou lquido. Quando em p, sua dosagem dada em percentagem do peso do cimento, enquanto os lquidos so dosados por volume, usualmente em gales/p de cimento.

Aditivos para Cimentao


A depender de sua aplicao, os aditivos so classificados como:
Aceleradores Visam diminuir o tempo de espessamento

e aumentar a resistncia compressiva inicial da pasta. O mais comum o cloreto de clcio (CaCl2), em proporo de 0,5 a 2%. O sal comum (NaCl) tambm acelerador a baixas concentraes (at 6%).

Aditivos para Cimentao


Retardadores Permitem o retardamento do incio da pega da pasta para permitir o deslocamento da pasta quando a temperatura e a presso so muito altas para o uso do cimento sem aditivos. Os retardadores so fabricados base de lignossulfonatos e seus derivados, cidos orgnicos, derivados de celulose e derivados de glicose. Agem por absoro superficial ou por formaes de precipitados superficiais impermeveis que retardam o processo de hidratao.

Aditivos para Cimentao


Extendedores Permitem obter maior rendimento da pasta, resultando em pastas mais leves, possibilitando maiores alturas de pasta por causarem menor presso hidrosttica. Podem funcionar por absoro de gua (argilas, como a bentonita, ou produtos qumicos, como silicatos) ou pela adio de agregados de baixa densidade (pozolana, perlita, gilsonita). Em casos especiais pode-se usar nitrognio ou microesferas cermicas para criar pastas excepcionalmente leves.

Aditivos para Cimentao


Redutores de frico (ou dispersantes) Permitem o afinamento da pasta, como isto permitindo adoo de maiores vazes com menores perdas de carga, causando melhor remoo do fluido de perfurao e um menor risco de fratura de formaes. So usados secundariamente como um meio de obter pastas mais pesadas, compensando a viscosificao que ocorre com a diminuio do teor de gua da pasta. A disperso obtida quebrando mecanicamente a suspenso ou pela modificao qumica das interaes eletrostticas, produzindo partculas carregadas eletricamente, que se repelem, por terem a mesma carga. Os parmetros reolgicos a serem definidos so: Viscosidade e limites de

escoamento.

Aditivos para Cimentao


Controladores de filtrado Visam evitar a desidratao prematura da pasta frente s zonas permeveis, mantendo a bombeabilidade e impedindo que se cause danos formao produtora. Como um dos fatores que afeta o controle de filtrado da pasta seu grau de disperso, os controladores de filtrado so sempre usados simultaneamente com os dispersantes. Os mecanismos de atuao so a melhoria da distribuio das partculas e a viscosificao da gua intersticial da pasta.

Aditivos para Cimentao


Outros Alm dos aditivos citados, podem ser tambm usados outros aditivos como os antiespumantes, para evitar aerao da pasta, os adensantes, os controladores de perda de circulao, os descontaminantes, os traadores radioativos e corantes para se detectar a presena do cimento e as areias de granulometria controlada (slica flor, slica coarse) para evitar a degradao do cimento a altas temperaturas (mais de 230 F).

Laboratrio de Cimentao
Os ensaios realizados no Laboratrio de Cimentao englobam determinaes de propriedades de pastas de cimento, tais como densidade, tempo de espessamento, tempo de pega, parmetros reolgicos, perda de filtrado, gua livre, estabilidade, resistncia compressiva e de bloqueio ao gs. Tais determinaes tm por principal propsito subsidiar os projetos de pastas de cimento, tanto para cimentaes primrias quanto para

compresso de cimento (squeeze), como exemplos.

Equipamentos do Laboratrio

Equipamentos do Laboratrio

Equipamentos do Laboratrio

Teste Laboratoriais
So realizados com duas finalidades: Verificao das propriedades bsicas e das condies do cimento antes do envio da fbrica para o campo, visando a aprovao das bateladas (cimentos). Como simulao da operao, visando adequao do sistema da pasta pelo ajuste da concentrao dos aditivos em funo da interpretao dos resultados.

Teste Laboratoriais
Os principais testes que podem ser realizados em um laboratrio de cimentao so: Finura Determina a granulometria do cimento, expressa em funo da superfcie especfica dos gros de cimento da amostra. realizado como verificao da fbrica. Pode ser feito por dois mtodos, um deles com base na permeabilidade ao ar (Teste de Blaine) e outro com base na velocidade de sedimentao das partculas em soluo de querosene (Teste de Wagner). S realizado antes da liberao da batelada.

Teste Laboratoriais
gua Livre Visa determinar a quantidade de gua que tender a migrar atravs da pasta. Este valor deve ser limitado principalmente para evitar canalizaes de gs aps a cimentao, em poos direcionais e para evitar diferenciamento do endurecimento da gua acumulada acima da pasta aps deix-la em repouso em proveta graduada de 250 ml. O teor de gua livre limitado pelo API em 3,5 ml, o que equivale a uma porcentagem de 1,4% de gua, em relao ao peso do cimento.

Teste Laboratoriais
Resistncia compresso So testes que medem o esforo necessrio para romper corpos de prova moldados em condies que simulem as do fundo do poo. Os corpos de prova so preparados em moldes padronizados e deixados em cmara de cura. Os testes so realizados com tempos padronizados de 8, 24, 48 e 72 horas. A variao da temperatura e da presso na cmara de cura so controladas segundo schedules ou listagens em funo do tempo. A resistncia compresso mnima, em 8 horas de cura, varia de 300 a 1500 psi para o cimento classe G, a depender da natureza da operao.

Teste Laboratoriais
Perda de fluido Visa determinar o grau de filtrao da gua da pasta, cujas conseqncias principais so a desidratao da pasta com obstruo do anular e o dano formao pelo fluido filtrado. O teste consiste em confinar certo volume de pasta em um cilindro (filtro prensa) em cuja base colocada uma tela metlica. A presso aplicada (100 ou 1000 psi) faz com que o filtrado escoe pela tela metlica. O tempo padro do teste de 30 minutos, aps o que se mede o volume do filtrado e a presso padro a de 100 psi. Para testes a 1000 psi, deve-se multiplicar o resultado obtido por 2. O filtrado deve ser menor que 200 ml / 30 min em geral. Para uso em compresses de cimento deve ser limitado a 50 ml / 30 min.

Teste Laboratoriais
Reologia Consiste na obteno das leituras em viscosmetros rotativos, a partir das quais feito o estudo do regime de fluxo e do modelo reolgico a adotar para o deslocamento. Contrariamente ao que acontece durante a perfurao propriamente dita, onde no se deseja perturbar a parede do poo, criando ali um reboco protetor, durante a cimentao deseja-se obter um efeito cisalhante que permita a remoo deste reboco para melhor aderncia do cimento formao, da ser desejvel o escoamento em fluxo turbulento.

Teste Laboratoriais
Densidade e peso especfico So determinados com uso da balana pressurizada, que consiste em um copo pressurizvel para colocao da pasta, ligado a uma haste horizontal com apoio fixo, um nvel de bolha e um peso mvel. A leitura feita nas escalas impressas na haste, em funo da posio que o peso fique quando se consegue nivelar a haste. A pasta pressurizada por meio de uma seringa, previamente cheia de pasta, para eliminar a influncia de bolhas de ar retidas na amostra.

Teste Laboratoriais
Tempo de espessamento o teste mais importante, por indicar o tempo em que a pasta tem consistncia que permite ser movimentada em condies de fundo de poo. O teste feito em um aparelho denominado consistmetro pressurizado, que permite o aumento gradual da temperatura e presso ao mesmo tempo em que simula o movimento da pasta, pelo giro de um copo cilndrico rotativo, dentro do qual existe um paleta metlica estacionria, apoiada por pino pontiagudo no fundo do copo e ligada a uma mola espiral que evita seu giro. Quanto mais espessa se torna a pasta, maior o torque transmitido mola. A consistncia da pasta associada quantidade de deformao desta mola.

Equipamentos de Cimentao
Para que seja realizada uma cimentao so necessrios diversos equipamentos, para armazenagem, preparao e transporte do cimento. Os principais deles so: Silos de cimento Para as operaes de perfurao em

terra, em geral o cimento estocado na base da companhia de cimentao, em grandes silos, sendo enviados para a sonda por meio de carretas apropriadas. Nas plataformas martimas so disponveis materiais a granel. Estes silos operam a baixa presso (cerca de 30 psi), quando da descarga do cimento.

Equipamentos de Cimentao

Equipamentos de Cimentao
Unidades de cimentao Montadas em caminhes para operaes em terra ou sobre skids em sondas martimas, as unidades de cimentao constam geralmente de dois motores para fornecer energia, dois tanques de 10 bbl cada, para a gua e aditivos, duas bombas triplex, dois conversores para converter movimento rotativos dos motores no movimento alternativo das bombas, bombas, centrfugas auxiliares e um sistema de mistura de pasta, onde a gua de mistura (gua e aditivos) bombeada sob presso por pequenos orifcios, fluindo em jatos sob um funil por onde chega o cimento. A proporo da gua injetada determinar a densidade da pasta e controlada pelo operador. A pasta resultante acumulada em um tanque ou cuba para homogeneizao e medidores de fluxo, sendo feito o registro de uma carta circular onde estes valores so traados, permitindo anlise posterior.

Equipamentos de Cimentao

Equipamentos de Cimentao
Linhas de cimentao A ligao entre a unidade de cimentao e o poo feita por tubulao de alta presso, formada por uma srie de tubos curtos interligados por meio de conexes mveis (chicksam) dotadas de rolamento para possibilitar montagem at qualquer posio que fique o topo do revestimento. Atualmente, existe a tendncia de utilizao de mangueiras especiais de borracha, mais prticas.

Equipamentos de Cimentao
Cabea de cimentao Conectada ao topo da coluna de revestimento, recebe a linha de cimentao, podendo abrigar em seu interior os tampes de borracha que separam a pasta do fluido de perfurao. Um mecanismo de travamento retm estes tampes at o instante prprio de sua liberao. Pode ter entrada para at 3 linhas, rolamento para permitir o giro da coluna de revestimento e sistema e conexo especial para maior rapidez de instalao.

Acessrios de Cimentao
Sapata Colocada na extremidade da coluna, a sapata serve de guia de introduo no poo, podendo receber em seu interior um mecanismo de vedao, para evitar que a pasta, por ser mais pesada que o fluido de perfurao, retorne ao interior do revestimento aps seu deslocamento. O tipo mais comum a sapata flutuante, com vlvula que impede fluxo para o interior da coluna, exigindo que esta seja preenchida com fluido de perfurao e intervalos regulares durante a descida, para evitar o colapso da tubulao. Para evitar este preenchimento pode-se usar a sapata diferencial, que passagem de fluido nos dois sentidos, at que uma esfera lanada da superfcie bloqueando o fluxo do anular para o interior da coluna, passando a funcionar como a sapata flutuante.

Acessrios de Cimentao

Acessrios de Cimentao
Colar Posicionado 2 a 3 tubos acima da sapata, o colar serve para reter os tampes de cimentao, podendo conter mecanismos de vedao (flutuante ou diferencial) como os da sapata. Normalmente usado como colar flutuante. Caso no tenha mecanismo de vedao denominado colar retentor. Tem em suas extremidades roscas do mesmo tipo usadas na coluna, sendo previamente conectado a um tubo de revestimento, para maior rapidez da operao. Deve ser colado ao tubo por meio de adesivo especial para evitar seu desgarramento durante seu corte ao se perfurar adiante o poo.

Acessrios de Cimentao

Fig. 15: Colar

Acessrios de Cimentao
Tampo de fundo um tampo de borracha com uma

membrana de baixa resistncia em sua parte central . Lanado na coluna frente da pasta de cimento, por esta empurrado at que toque no colar retentor (ou flutuante), quando a membrana se rompe permitindo a passagem da pasta. Visa raspar o filme de slidos do fluido de perfurao que se adere parede do revestimento, evitando a contaminao da pasta.

Acessrios de Cimentao

Acessrios de Cimentao
Tampo de topo um tampo rgido de borracha,

lanado aps a pasta, separando-a do fluido de perfurao que a deslocar, para evitar sua

contaminao. retido pelo colar, causando um aumento de presso que indica o trmino do deslocamento, permitindo a realizao do teste de estanqueidade da coluna.

Acessrios de Cimentao

Acessrios de Cimentao
Colar de estgio Posicionado em algum ponto

intermedirio da coluna, o colar de estgio permite que a cimentao seja feita em mais de uma etapa ou estgio, quando o trecho a cimentar muito extenso ou quando existam zonas crticas muito acima da sapata. Possui orifcios em seu corpo, originalmente tamponados por um mandril de ao para a realizao do 1 estgio, referente cimentao do trecho prximo sapata.

Acessrios de Cimentao
Concluda a cimentao do 1 estgio, lanado um tampo de abertura ou torpedo que se apia no topo do mandril, deslocando-o por ao de presso da superfcie, comunicando o interior com o anular, permitindo a cimentao do 2 estgio. Quando esta concluda, outro tampo (de fechamento) lanado, apoiando-se no topo de outro mandril, externo ao anterior, que deslocado de estgio e sua vedao. possvel fazer uma cimentao com 3 estgios, sendo que neste caso as dimenses dos mandris e tampes do 2 estgio devem ser diferenciados do 3 estgio, pois os tampes para abertura e fechamento do colar do 2 estgio dever paras pelo colar do 3 estgio, posicionado mais acima.

Acessrios de Cimentao
Centralizadores So peas compostas de um jogo de lminas curvas de ao, que so afixados externamente coluna de revestimento, visando centraliz-lo e causar um afastamento mnimo da parede do poo, para garantir a distribuio do cimento no anular e evitar a priso da coluna por diferencial de presso. Em poos direcionais pode-se usar centralizadores rgidos (Stand-off bands ou SOB), devido a possibilidade de achatamento total das lminas do centralizador comum. As extremidades das lminas so encaixadas em anis bipartidos para facilitar sua instalao, sendo fechados em volta dos tubos por meio de pinos que unem os anis. A fixao dos centralizadores feita com o emprego de stop rings que so presos ao tubo para evitar o escorregamento dos centralizadores. Quando a conexo possui luvas, procura-se coincidir os centralizadores com as luvas, dispensando os stop rings.

Acessrios de Cimentao

Fig. 18: Centralizadores

Acessrios de Cimentao
Arranhadores Tem a funo de remover mecanicamente o reboco que se forma na parede do poo. Tal remoo feita atravs dos movimentos verticais (reciprocaes) ou de rotao da coluna, empregando-se para cada caso o tipo de arranhador apropriado.

Acessrios de Cimentao
Obturador externo de revestimento (ECP) O obturador externo de revestimento ou ECP um tipo de revestimento para promover a obstruo do espao anular em pontos crticos. Um de seus principais usos para proteger zonas fracas, sensveis ou de interesse, da atuao da presso hidrosttica do cimento, sendo usualmente posicionado logo acima de tais zonas. tambm comum seu uso logo abaixo do colar de estgio, garantindo assim que o cimento do 2 estgio no desa pelo anular, mesmo no caso de haver zonas de perdas expostas.

Acessrios de Cimentao
O ECP composto de um tubo curto de revestimento internamente, com uma cmara inflvel formada por lminas de ao recobertas por borracha, externamente. De atuao hidrulica, inflado aps o trmino da cimentao, pela aplicao de presso na superfcie. O fluido de perfurao expande a cmara to logo o diferencial de presso interior anular supere o limite de resistncia de um pino de cisalhamento protetor. Estes so disponveis para atuao a 750, 1000, 1600, 2000 ou 2600 psi de diferencial de presso. O pino de cisalhamento colocado em um sistema de vlvulas, que protege-o ECP durante a descida da coluna e a cimentao, evitando assentamento prematuro, e mantm a presso confinada na cmara, aps sua atuao.

Acessrios de Cimentao
Colches de Lavagem e Espaadores So bombeados

frente da pasta visando evitar contaminao desta pelo fluido de perfurao e vice-versa e auxiliar na remoo do reboco das paredes do poo possibilitando melhor aderncia de cimento.

Acessrios de Cimentao
Os colches de lavagem ou lavadores so volumes de fluido (10 a 40 bbl) pouco viscosos, compatveis com a pasta e com o fluido de perfurao, atuando por meio de lavagem qumica e ao mecnica na diluio e remoo do reboco. Contm materiais dispersantes (ou afinantes do fluido de perfurao), detergente e, quando necessrio, aditivo para inibir inchamento de argila e redutores de filtrado. Quando usados com lama a base de leo, contm ainda surfactantes para inverter a molhabilidade do revestimento e formao.

Acessrios de Cimentao

Os espaadores so geralmente viscosos e de densidade ajustvel, com ao mecnica de remoo do reboco, sendo de preparao mais trabalhosa e uso tpico em situaes onde se deseje evitar canalizao de gs pela aplicao de presso hidrosttica.

Concluso
Para se obter sucesso numa operao de perfurao de poos de petrleo, de essencial importncia que nenhuma das etapas inerentes ao processo sejam negligenciadas. Entre estas etapas est a operao de cimentao, que tem um impacto direto sobre a produtividade futura do poo, onde um pequeno erro pode ocasionar uma comunicao no desejada dentro do reservatrio ou at algum tipo de dano ao meio ambiente, como a mistura de um aqfero com um reservatrio de petrleo. A integridade das pastas de cimento a serem utilizadas garantida pelos ensaios realizados nos laboratrios de cimentao.

Concluso
Considerando ainda, os altos custos empregados nessas operaes, um pequeno sacrifcio no processo de cimentao (como por exemplo, a tentativa de diminuir o tempo de perfurao e os custos com a lama), pode acarretar na necessidade de trabalhos posteriores muito mais dispendiosos e trabalhosos.

FIM

You might also like