You are on page 1of 15

`

O que a Concentrao e Desconcentrao na Administrao Pblica ?

Tanto o sistema da concentrao como o da desconcentrao dizem respeito organizao administrativa de uma determinada pessoa colectiva. No tem a ver com as relaes entre o Estado e as demais pessoas colectivas pblicas. Assim, a concentrao de competncias ou administrao concentrada, o sistema em que o superior hierrquico mais elevado o nico rgo competente para tomar decises. A desconcentrao de competncias ou administrao desconcentrada, o sistema em que o poder decisrio se reparte entre o superior e um ou vrios rgos subalternos. A Delegao de Poderes uma das formas atravs da qual se procede Desconcentrao Administrativa.

Delegao de poderes: relao inter-orgnica. O acto pelo qual um rgo de uma pessoa colectiva pblica permite que outro rgo da mesma pessoa colectiva exera uma competncia que continua a ser do primeiro rgo. Com a delegao cria-se, no delegado, uma qualificao para o exerccio, em nome prprio, de uma competncia alheia.

Natureza Jurdica Tese da transferncia ou alienao da competncia; Tese da autorizao (antes da delegao o delegado j competente, pelo que a delegao apenas permite o exerccio de uma competncia que j inicialmente do delegado) Tese da transferncia do exerccio

Requisitos para a delegao de competncias


Habilitao legal expressa (art. 35, n 1): sem habilitao legal, a delegao corresponder a uma renncia de competncias, sendo por isso, nos termos do artigo 29, n 2 do CPA, nula. Nestes casos, o acto que venha a ser praticado ao abrigo da delegao sofrer de um vcio de incompetncia. Nos casos dos ns 2 e 3 do art. 35, o CPA dispensa uma habilitao legal especfica, funcionando este artigo como uma habilitao legal genrica.

A delegao carece, para se tornar operativa, de um acto de delegao de poderes (art. 35, n 1) - (distino das delegaes tcitas)

Possibilidade de subdelegao: Requisitos


Que a lei no a proba (desnecessidade de autorizao expressa da lei)
`

Que o delegante autorize o delegado a subdelegar (cfr. art. 36, n 1).


`

Outros requisitos para a delegao e subdelegao


O delegante ou subdelegante deve especificar os poderes que so delegados (art. 37, n 1), pretendendo a lei impedir delegaes genricas. A especificao dos poderes delegados deve ser feita positivamente, isto , por enumerao explcita dos poderes delegados ou dos actos que o delegado pode praticar, e no negativamente, atravs de uma reserva genrica de competncia a favor do delegante.

Que a lei o no impea

Que o delegante ou o subdelegante no se tenham reservado essa possibilidade.


`

Ou seja, no necessrio aqui, como na primeira subdelegao, uma autorizao do delegante, o que necessrio que ele ou o subdelegante no tenham estabelecido que tal competncia no pode ser subdelegada.

O delegante ou subdelegante deve especificar os poderes que so delegados (art. 37, n 1), pretendendo a lei impedir delegaes genricas. A especificao dos poderes delegados deve ser feita positivamente, isto , por enumerao explcita dos poderes delegados ou dos actos que o delegado pode praticar, e no negativamente, atravs de uma reserva genrica de competncia a favor do delegante.

Os actos de delegao e de subdelegao esto sujeitos a publicao, sob pena de ineficcia (artigo 37, n 2).

Os actos praticados ao abrigo de delegao ou subdelegao de poderes no publicadas legalmente ou antes da publicao, so actos invlidos por incompetncia do respectivo autor, visto o acto que transmite o exerccio da competncia no ter produzido efeitos.
`

Necessidade de o (sub)delegado faa meno da sua qualidade, no uso da (sub)delegao (art. 38)
`

Tipo de relao entre (sub)delegante e (sub)delegado


`

` `

O acto de delegao cria entre o delegante e o delegado uma relao jurdica nova, que no uma relao hierrquica (se tal relao existia, ela neutralizada no mbito da delegao). Poder-dever de exercer a competncia delegada. O delegante pode emitir directivas vinculativas sobre o modo como o delegado deve exercer os poderes delegados (art. 39, n 1), (o que no significa determinar o contedo a dar ao acto a praticar, que escolhido pelo rgo delegado) O delegante tem, ainda, o poder de revogar os actos do delegado (arts. 39, n 2 e 142, n 2) e o poder de revogar a delegao [art. 40, aln. a)]. O delegante tem o poder de avocar a competncia delegada.

`
`

Avocao

Avocao, ao contrrio da revogao da delegao perde a competncia do rgo delegado, mas apenas em relao ao caso abrangido, subsistindo ela quanto aos outros. ` A avocao no tem de ser publicada, sendo, no entanto, necessrio que os interessados no procedimento tomem conhecimento dela: tal conhecimento ser-lhes- assegurado mediante notificao, se antes no tiverem tomado conhecimento oficial, por qualquer via, da existncia da avocao. ` Consequncias do exerccio pelo delegante da sua competncia sem que tenha avocado: incompetncia ou falta de legitimao?

Extino da delegao ` Por revogao ` Por caducidade ` Quando os efeitos da delegao se esgotam, ` Quando os titulares dos rgos (sub)delegante e (sub)delegado mudam (delegao como um acto intuitus personae, fundado numa relao de confiana pessoal entre o delegante e o delegado).

Outras formas de organizao inter-administrativa ` Co-administrao: partilha de tarefas administrativas por mais de um ente administrativo (v.g urbanismo, ordenamento do territrio, patrimnio cultural) ` Fenmenos de Administrao compsita: organismos constitudos por entidades representativas de vrias pessoas colectivas pblicas (v.g. a comisso mista de coordenao) ` Acordos de cooperao inter-administrativos

You might also like