You are on page 1of 34

Estudo Dirigido I

TICA E TICA PROFISSIONAL

Agosto, 2011.

1- O que voc entende por tica?


Reflexo crtica sobre o comportamento humano interpreta, discute e problematiza, investiga os valores, princpios e o comportamento moral procura do bom , da boa vida , do bem-estar da vida em sociedade uma cincia que busca os modelos de conduta convenientes dos seres humanos, que devem ser empregados para que a referida conduta se reverta sempre em favor do homem. o conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relao aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo o bem-estar social. Procura o estabelecimento das razes que justificam o que deve ser feito e o que no pode ser feito .

2 O que so cdigos de tica profissional? Com quais objetivos o cdigo de tica profissional formulado? Quais so as questes, referentes ao exerccio profissional, abordadas nele?
 Instrumento regulador da conduta profissional.  Contrato de classe em que os rgos de fiscalizao do exerccio da profisso passam a controlar a execuo de tal.  Tem como base as virtudes que devem ser exigveis no exerccio da profisso, os deveres e os direitos do profissional. Elaborado com o objetivo de proteger os profissionais, a categoria como um todo e as pessoas que dependem daquele profissional.

2 O que so cdigos de tica profissional? Com quais objetivos o cdigo de tica profissional formulado? Quais so as questes, referentes ao exerccio profissional, abordadas nele?
As questes referentes ao exerccio e conduta profissional, dizem respeito :      Deveres Direitos Relao com outros profisssionais Relao com empregadores Responsabilidade Profissional

3 Todo profissional deve ter uma conduta tica, apresentando, portanto, um comportamento que condiz com os preceitos e normas estabelecidos nos cdigos de tica da sua respectiva categoria profissional. Entretanto, existem algumas virtudes que um profissional deve apresentar e que no esto, necessariamente, explicitadas nos cdigos de tica profissional. Mencione e explique no mnimo CINCO dessas virtudes.

Virtudes:
 Honestidade  Sigilo  Coragem  Responsabilidade  Lealdade  Competncia tcnica  Respeito s pessoas  Tolerncia  Solidariedade  Humildade  Perseverana  Prudncia  Iniciativa  Proatividade  Envolvimento  Correo de conduta  Boas maneiras  Imparcialidade  Compreenso

4 No livro Principles of biomedical ethics (Beauchamp & Childress, 1994), foram estabelecidos quatro princpios ticos que devem direcionar a conduta de um profissional de sade. Quais so esses princpios? Explique-os.
1. Beneficncia 2. No maleficncia 3. Justia 4. Respeito autonomia

5 O sigilo profissional um principio, que no foi mencionado na obra Principles of biomedical ethics (Beauchamp & Childress, 1994), mas que, sem dvida nenhuma, faz parte de um comportamento tico de um profissional de sade. Comente o fundamento e a importncia desse princpio. De que maneira o sigilo profissional se relaciona com o principio de direito a autonomia?
 Omitir informaes tirar autonomia  Respeitar o paciente no que se refere ao fornecimento de informaes conceder autonomia.

6- O princpio de direito autonomia determina que o profissional de sade deve estabelecer um dilogo claro e sincero com o paciente, a fim de transmitir ele todas as informaes necessrias para permitir a tomada de escolhas e aes conscientes. Quais so as caractersticas das informaes a serem transmitidas ao paciente?
     Respeitar as limitaes culturais Considerar nvel de escolaridade No utilizar linguagem execessivamente tcnica Ser claro, paciente, transparente No conceder informaes dbias

7- Existem algumas situaes que legtimo que o princpio de sigilo profissional seja quebrado pelo profissional de sade. D exemplos de algumas dessas situaes.
Quando o paciente apresenta incapacidade de:  Expressar ou comunicar preferncias e escolhas pessoais  Compreender a situao pessoal e suas conseqncias Argumentar  Calcular riscos e benefcios  Tomar decises razoveis em tempo hbil (atendimento de emergncia)

7- Existem algumas situaes que legtimo que o princpio de sigilo profissional seja quebrado pelo profissional de sade. D exemplos de algumas dessas situaes.
Dever moral Denunciar profissional de sade com conduta anti-tica Maus tratos de crianas Abuso sexual Notificao de doenas de notificao compulsria

8 no fazer o bem, no implica necessariamente em no fazer o mal, ou seja, no causar dano, como por exemplo incapacitar ou lesar, claramente distinto de ajudar os outros . A quais princpios ticos do profissional de sade essa frase se refere? No que esses princpios se baseiam?
 No maleficncia  Beneficncia

Estudo Dirigido II

CDIGO DE TICA DO NUTRICIONISTA

Agosto, 2011

1 - O Cdigo de tica prev que na relao com as entidades da categoria NO dever do nutricionista:
a) aceitar estagirios b) comunicar ao Conselho quando se afastar ou for demitido, tendo sofrido punio por executar ou cobrar aes que respeitem os princpios ticos previstos no Cdigo de tica do Nutricionista c) estar regular junto ao Conselho Regional de Nutricionistas d) atender com civilidade os representantes do conselho e)cumprir normas emanadas dos Conselhos Federais e Regionais

2- Sobre as responsabilidades fundamentais do nutricionista, previstas no Cdigo de tica Profissional desta categoria, podemos dizer que:
a) O Nutricionista deve ter como princpio bsico o bem-estar do indivduo e da coletividade b) O Nutricionista deve estar, continuamente, atualizando e ampliando seus conhecimentos tcnicos e cientficos, visando ao bem pblico e efetiva prestao de servios coletividade c) O Nutricionista deve agir de modo criterioso e transformador, de acordo com os padres scio-culturais do meio em que estiver atuando

2- Sobre as responsabilidades fundamnetais do nutricionista, previstas no Cdigo de tica Profissional desta categoria, podemos dizer que:
d) O Nutricionista deve pautar a sua atuao profissional na anlise crtica da realidade poltica, social e econmica do pas e) Todas esto corretas

3- Entre os deveres fundamentais do Nutricionista, NO se inclui:


a) Utilizar sempre, no exerccio da profisso seu nmero de registro do CRN b) Prestar servios profissionais, sem finalidade lucrativa, em situaes de calamidade ou de emergncia pblica c) Prestar servios profissionais, gratuitamente, a instituies de comprovada benemerencia social. d) Dar cincia, ao CRN de sua jurisdio, de atos atentatrios a qualquer dispositivo do cdigo de tica Profissional do Nutricionistas e) Assumir responsabilidades somente por atividades para as quais esteja devidamente habilitado

4- Essa afirmao falsa ou verdadeira?


Com base no Cdigo de tica do Nutricionista, permitido a esse profissional prestar atendimento individual, utilizando qualquer meio de comunicao de massa, sob forma de consultas, diagnsticos ou dietas. FALSA!!
Art. 7. No contexto das responsabilidades profissionais do nutricionista solhe vedadas as seguintes condutas: XVII - realizar consultas e diagnsticos nutricionais, bem como prescrio diettica, atravs da Internet ou qualquer outro meio de comunicao que configure atendimento no presencial. Art. 22. Relativamente publicidade, vedado ao nutricionista: V - utilizar os recursos de divulgao ou os veculos de comunicao para divulgar conhecimentos de alimentao e nutrio que possam caracterizar a realizao de consultas ou atendimentos, a formulao de diagnsticos ou a concesso de dietas individualizadas.

5- Dentre as consideraes abaixo, a que NO est de acordo com o Cdigo de tica quanto atuao do nutricionista no acompanhamento do estagirio :
a) vedado delegar atividades que no contribuam com sua formao profissional b) dever, quando na funo de docente, orientador ou supervisor de estgios esclarecer, informar, orientar e exigir dos estudantes a observncia dos princpios e normas contidas no Cdigo de tica do Nutricionista c) quando na funo de diretor de escolas de Nutrio, coordenador de cursos ou orientador de estgios aceitar, como campo de estgio, instituies e empresas que no disponham de nutricionista como responsvel tcnico no seu quadro de pessoal d) S permitir estgio em reas privativas do nutricionista com superviso direta deste profissional

6. De acordo com Cdigo de tica do Nutricionista, aprovado pelo Conselho Federal de Nutricionistas, proibido a este Profissional:
a) Dar, atravs da mdia falada ou escrita, atendimento individual sob a forma de consulta, diagnstico ou dieta. b) Participar no planejamento e execuo de atividades que visem formao continuada de recursos humanos em sade. c) Participar na elaborao e gerenciamento de polticas de alimentao e nutrio. d) Fazer desagravo pblico por ofensa que atinja sua honra profissional.
,

e) Prestar servios profissionais, gratuitamente, a instituies beneficentes

7- De acordo com o cdigo de tica, so direitos dos nutricionistas, exceto:


A) Denunciar s autoridades competentes inclusive ao Conselho Regional de Nutricionistas, atos de que tenha conhecimento e que sejam prejudiciais sade e vida. B) Requerer desagravo pblico ao Conselho Regional de Nutricionistas, quando atingido no exerccio da profisso. C) Ter acesso a informaes, referentes a indivduos e coletividades sob sua responsabilidade profissional, que sejam essenciais para subsidiar sua conduta tcnica. D) Participar de movimentos reivindicatrios de interesse da categoria. E) O pronunciamento em matria de sua habilitao, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse dos indivduos e da coletividade

8 - Sobre os direitos dos Nutricionistas de acordo com o Cdigo de tica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O pronunciamento em matria de sua habilitao, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse dos indivduos e da coletividade. ( V ) Prestar servios profissionais, gratuitamente, s instituies de comprovada benemerncia social, ou quando tal se justifique em razo dos fins sociais e humanos.

8 - Sobre os direitos dos Nutricionistas de acordo com o Cdigo de tica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Recusar-se a exercer sua profisso em instituio pblica ou privada, onde as condies de trabalho no sejam dignas ou possam prejudicar os indivduos ou a coletividade, devendo comunicar imediatamente sua deciso aos responsveis pela instituio e ao Conselho Regional de Nutricionistas da regio onde se d a prestao dos servios. ( V ) Emitir atestado de comparecimento consulta nutricional

9 - De acordo com o Cdigo de tica, permitido ao Nutricionista, relativamente remunerao e sua forma de percepo, marque V (verdadeiro) e F (falso):
( F ) Exercer a profisso com interao ou dependncia, para obteno de vantagem de empresas que fabricam, manipulam ou comercializam produtos de qualquer natureza e que venham ou possam vir a ser objeto de prescrio diettica. ( V ) Receber comisso, remunerao ou vantagens que correspondam a servios efetivamente prestados. ( F ) Receber ou pagar remunerao ou comisso, por intercmbio de indivduos ou coletividades a serem assistidas, ou pelo encaminhamento de servios.

9 - De acordo com o Cdigo de tica, permitido ao Nutricionista, relativamente remunerao e sua forma de percepo, marque V (verdadeiro) e F (falso):
( F ) Cobrar honorrios de indivduos e de coletividades assistidos em instituies que se destinam prestao de servios pblicos, seja como remunerao, seja como complemento de salrios ou de honorrios. ( F ) Aceitar remunerao abaixo do valor mnimo definido pela entidade sindical ou outra entidade de classe que defina parmetros mnimos de remunerao

10) De acordo com o Cdigo de tica do Nutricionista, marque V (verdadeiro) e F (falso), sobre o tema publicidade:
( V ) dever do Nutricionista, por ocasio de entrevistas, comunicaes, publicaes de artigos e informaes ao pblico sobre alimentao, nutrio e sade, preservar sempre o decoro profissional, assumindo inteira responsabilidade pelas informaes prestadas. ( V ) vedado ao Nutricionista utilizar a publicidade com objetivos de sensacionalismo e de autopromoo. ( F ) permitido ao Nutricionista valer-se da profisso para manifestar preferncia ou para divulgar ou permitir a divulgao, em qualquer tipo de mdia, de marcas de produtos ou nomes de empresas ligadas s atividades de alimentao e nutrio.

10) De acordo com o Cdigo de tica, marque V (verdadeiro) e F (falso), sobre o tema publicidade do Nutricionista:
( V ) vedado ao Nutricionista, quando no exerccio da profisso manifestar preferncia, divulgar ou permitir que sejam divulgados produtos alimentcios ou farmacuticos por meio de objetos ou de peas de vesturio, salvo se a atividade profissional esteja relacionada ao marketing, ou se os objetos e peas de vesturio componham uniforme, cujo uso seja exigido de forma comum a todos os funcionrios ou agentes da empresa ou instituio. ( V ) vedado ao Nutricionista utilizar os recursos de divulgao ou os veculos de comunicao para divulgar conhecimentos de alimentao e nutrio que possam caracterizar a realizao de consultas ou atendimentos, a formulao de diagnsticos ou a concesso de dietas individualizadas

11- Sobre o exerccio da profisso de Nutricionista de acordo com o Cdigo de tica do Nutricionista, marque V (verdadeiro) e F (falso):
( V) um dever: alterar prescrio ou orientao de tratamento determinada por outro Nutricionista quando tal conduta deva ser adotada em benefcio do indivduo, devendo comunicar o fato ao responsvel pela conduta alterada ou ao responsvel pela unidade de atendimento nutricional. ( F ) permitido: solicitar, permitir, delegar ou tolerar a interferncia de outros profissionais no Nutricionistas em suas atividades e decises profissionais. ( F ) vedado: fornecer atestado de qualidade de alimentos, materiais, equipamentos e servios.

12. Em relao aos direitos do nutricionista marque V (verdadeiro) e F (falso):


( V ) direito do nutricionista a garantia e defesa de suas atribuies e prerrogativas, conforme estabelecido na legislao de regulamentao da profisso e nos princpios firmados no Cdigo de tica do Nutricionista ( V ) permitido ao nutricionista prestar servios profissionais, gratuitamente, s instituies de comprovada benemerncia social, ou quando tal se justifique em razo dos fins sociais e humanos

12. Em relao aos direitos do nutricionista marque V (verdadeiro) e F (falso):


( F ) direito do nutricionista no recusar-se a exercer sua profisso em instituio pblica, onde as condies de trabalho no sejam dignas ou no possam prejudicar os indivduos ou a coletividade, devendo comunicar imediatamente sua deciso aos responsveis pela instituio e ao Conselho Regional de Nutricionistas da Regio onde se d a prestao dos servios.

13. Segundo o Cdigo de tica do nutricionista, dever:


A) manifestar preferncia, divulgar ou permitir divulgao de produtos alimentcios por meio de peas de vesturio, quando no estiver contratado para marketing de uma empresa B) na funo de dirigente em entidades, aceitar patrocnio ou parcerias que contrariem o cdigo da cincia da Nutrio; C) manter o sigilo no exerccio da profisso sempre que tal seja do interesse dos indivduos ou da coletividade assistida D) emitir atestado de comparecimento consulta nutricional

14 - Em relao ao sigilo profissional dever do nutricionista, EXCETO:


a) manter o sigilo no exerccio da profisso sempre que tal seja do interesse dos indivduos ou da coletividade assistida. b) assinalar o carter confidencial de documentos sigilosos remetidos a outros profissionais c) impedir o manuseio de quaisquer documentos sujeitos ao sigilo profissional, por pessoas no obrigadas ao mesmo compromisso d) no manter sigilo profissional referente aos indivduos ou coletividade assistida de menor idade, salvo em caso estritamente essencial para promover medidas em seu benefcio.

15 - Em relao responsabilidades profissionais do nutricionista, marque V (verdadeiro) e F (falso):


( F ) permitido ao nutricionista utilizar-se da profisso para promover convices polticas, filosficas, morais ou religiosas ( V ) vedado ao nutricionista divulgar, ensinar, dar, emprestar ou transmitir a leigos, gratuitamente ou no, instrumentos e tcnicas que permitam ou facilitem o exerccio ilegal da profisso ( F ) Aproveitar-se de situaes decorrentes da relao entre nutricionista e cliente para obter qualquer tipo de vantagem

15 - Em relao responsabilidades profissionais do nutricionista, marque V (verdadeiro) e F (falso):


( F ) permitido ao nutricionista divulgar, fornecer, anunciar ou indicar produtos, marcas de produtos e/ou subprodutos, alimentares ou no que atendam legislao de alimentos e sanitria vigentes, de empresas ou instituies, atribuindo aos mesmos benefcios para a sade, sem os devidos fundamentos cientficos e de eficcia no comprovada

You might also like