You are on page 1of 30

A palavra Motivao, deriva do latim movere (mover), indica um estado psicolgico caracterizado por um elevado grau de disposio, ou vontade

de realizar uma tarefa ou perseguir uma meta.

estudo da motivao est diretamente relacionado anlise dos determinantes do comportamento:


Biolgicos; Psicolgicos; Ambientais.

Processo

que depende da :

Energia: ativao ou estimulao de ctos. Direo: onde focar o comportamento. Persistncia: significa o quanto tempo a pessoa consegue manter seu esforo. Fora: influncia de fatores internos e

externos, na intensidade dos motivos.

Motivao reguladora: A perspectiva biolgica sobre a motivao explica parcial/e o que energiza e dirige nosso cto.
Beber quando se est

Motivao intencional: Todavia h motivos que parecem no satisfazer qualquer necessidade fsica.
bilionrios motivados

com sede. dormir quando se tem sono, etc.

a ganhar mais dinheiro, artistas em busca de mais sucesso, polticos ansiosos por mais poder, etc.

O termo foi criado em 1932 por Walter Bradford Cannin a partir do latim:

Homeo (latim) = igual Stasis (latim) = estado

Tendncia das funes corporais para manter o equilbrio

"Os processos fisiolgicos coordenados que mantm a maioria dos estados estveis no organismo so to complexos e to peculiares aos seres vivos - envolvendo o crebro e os nervos, o corao, os pulmes, os rins e o fgado, todos trabalhando cooperativamente que eu sugeri uma designao especial para esses estados, homestase. A palavra no implica em algo estabelecido e imvel, uma estagnao. Significa uma condio uma condio que pode variar, mas que relativamente constante .

As necessidades e carncias provocam tenso e desconforto na pessoa e desencadeiam um processo que busca reduzir ou eliminar essa tenso. A pessoa escolhe um curso de ao para satisfazer determinada necessidade, e surge o comportamento focado na meta(impulso). Se por algum obstculo ou impedimento a satisfao no alcanada, ocorre a frustrao, conflito ou estresse.

NECESSIDADE:
so criadas quando surge um

desbalanceamento fisiolgico ou psicolgico. So variveis, situadas dentro de cada indivduo, e dependem de variveis culturais.
Estados de carncia
x Fisiolgicos: falta de ar, de alimento x Sociais: necessidade de poder, realizao, afiliao

NECESSIDADE:
Proposta de Maslow: x Os humanos so impulsionados por muitas necessidades, organizadas hierarquicamente x O estado de auto-realizao ocorre quando os sonhos e as aspiraes so realizados. A pessoa auto-realizada vive de acordo com o seu potencial e, .: verdadeiramente feliz x O que um homem pode ser, ele precisa ser (Maslow, 1968, p.46)

Auto-realizao: A tendncia fundamental do organismo de se realizar, manter, aperfeioar e de cumprir com o seu potencial.

Pirmide das necessidades de Maslow

IMPULSO:
Meios que aliviam as necessidades. Gera um comportamento de busca e

pesquisa para localizar objetos ou incentivos que, se atingidos, satisfaro a necessidade e produziro reduo da tenso. Quanto maior a tenso, maior o nvel de esforo.

IMPULSO:
Teoria do impulso mais influente: Clark Hull

(dcada de 40)
x Estados pulsionais tm razes em necessidades biolgicas e o cto pode ser predito por fatores ambientais

Necessidade Nutrientes

Impulso Fome

Comportamento Comer

INCENTIVOS/RECOMPENSA:

Considerado como algo que pode aliviar

uma necessidade ou reduzir um impulso. Esto situados fora do indivduo e variam enormemente conforme a situao.

INCENTIVOS/RECOMPENSA:
Hedonismo: princpio motivacional que se

refere s experincias de prazer e desprazer x Freud: impulsos so satisfeitos de acordo com o princpio do prazer, que informa ao organismo para buscar o prazer e evitar a dor x Auto-estimulao, experimento com ratos sobre o efeito da estimulao eltrica em regies corticais (centros do prazer) auto-administrada (Olds e Milner, 1954).

Comportamentos associados ao prazer


Promovem a sobrevivncia e a reproduo do animal Exemplo: preferncia por sabores doces

Comportamentos associados dor


Interferem na sobrevivncia e na reproduo Exemplo: evitao de sabores amargos (maior parte dos venenos e toxinas)

Intrnseca o desejo de ser eficiente e de desempenhar um cto por si mesmo.

Extrnseca a busca de recompensas externas e evitamento das punies

Brincar, curiosidade: so exemplos tpicos de comportamentos intrinsecamente motivados Qual o valor adaptativo? Aprender sobre os objetos do ambiente

Teoria das Pulses (Freud)


Ser humano possui duas pulses bsicas: x Eros (pulso de vida, sexual). x Tnatos (pulso de morte, agressiva). So fontes de energia psquica, geram

tenso exigindo descarrego. O aparelho psquico (id, ego e superego) regula esse descarrego.

Teoria sobre os Instintos (McDougall)

Instintos consistem em componentes cognitivos, afetivos e esforos de aproximao/afastamento de um dado objeto Conduzem a (1) um determinado direcionamento da percepo, (2) a uma determinada reao emocional e (3) a uma tendncia a reagir ao objeto percebido de uma determinada maneira.

Auto-regulao (Murray, 1930)


Capacidades do sujeito para gerir ele

prprio seus projetos, seus progressos, suas estratgias diante das tarefas e obstculos.

Murray (1955) distingue diferentes grupos de necessidades.


Necessidades primrias ou viscerognicas: de natureza biolgica (fome, sede, sono). Necessidades secundrias ou psicognicas: derivam de uma necessidade primria ou so inerentes estrutura psquica humana

Desenvolveu uma longa lista de necessidades que ele supunha serem comuns a todas as pessoas:
Necessidades ligadas ambio. Necessidades relacionadas a objetos inanimados. Necessidades ligadas defesa do prprio status. Necessidades ligadas ao poder humano. Necessidades ligadas afeio entre pessoas. Necessidades ligadas troca de informaes.

Auto-eficcia (Bandura, 1976) Julgamento das prprias capacidades de executar cursos de ao exigidos para se atingir certo grau de performance.

Sobre o determinismo recproco: O que as pessoas pensam, acreditam, e sentem afeta a forma como se comportam. Os efeitos naturais e extrnsecos de suas aes, por sua vez, determinam parcialmente seus padres de pensamento e reaes afetivas. (Bandura, 1978)

E sobre a auto-eficcia: A auto-eficcia percebida tambm modela o pensamento causal. Na tentativa de solucionar problemas difceis, aqueles que se percebem como altamente eficientes so inclinados a atribuir suas falhas insuficincia de esforo, ao passo que aqueles com habilidades comparveis mas com menor autoeficcia percebida atribuem suas falhas falta de habilidade.
(Bandura, http://www.emory.edu/EDUCATION/mfp/banquotes.html)

Motivo de realizao(McClelland, 1987)


Desejo de se sair relativamente bem a padres de excelncia. Presumia-se que o desejo de realizar ajudava as pessoas a ter sucesso

Existem 3 necessidades dinmica do CH:

bsicas

na

Necessidade de realizao: de xito competitivo, de busca pela excelncia, de se realizar em relao a determinados padres e lutar pelo sucesso. Necessidade de poder: a necessidade de controlar ou influenciar outras pessoas, de fazer com que as pessoas se comportem de uma maneira que no o fariam naturalmente. Necessidade de afiliao: a necessidade do relacionamento humano, de manter relaes interpessoais prximas e amigveis.

Interao complexa entre a biologia e a cultura Influncia dos condicionamentos Hipotlamo centro saciedade e da fome Influncia gentica

Mesmo

diante dos prejuzos, dependntes apresentam dificuldades em se manter em tratamento. Conflito motivacional em relao modificao de seu comportamento problema.

Julia, 24 anos, cresceu em uma famlia com hbito de beber e que diversas vezes lhe deixava tomar a espuma da cerveja. Pai de Julia um homem bem sucedido, mas tambm um bebedor dirio. Alm disso, a famlia tem o hbito de se reunir nos finais de semana para festejar com muita bebida. Julia estudante de Administrao e falta constantemente as aulas para sair e beber com os amigos, prejudicando-se na faculdade. Atualmente est namorando com Ricardo, que no bebe e no fuma. Ela promete que deixar de beber, mas no tem conseguido cumprir suas promessas.

Miller e Rollinick (1992):


Entrevista Motivacional. Ambivalncia para mudana de

comportamento aditivo. Desenvolvimento de tcnicas motivacionais.

You might also like