You are on page 1of 27

DEONTOLOGIA JURDICA

AULA INICIAL DO CURSO 2008.2

Direito e Lei so vocbulos sinnimos?


A crise que nos envolve e as perspectivas contemporneas nos levam a indagar, neste incio do curso de Deontologia Jurdica, em que iremos estudar tica e Direito, como sair do caos em que nos encontramos? O desembargador Jos Renato Nalini, do Tribunal de Justia de So. Paulo, pergunta: Ainda h lugar para a tica? . O jurista norte-americano Roscoe Pound afirma O Direito o instrumento que torna a lei instrumento vivo da Justia. . Ns o que achamos? . Como estamos nos preparando para sair do caos dentro da lei e do Direito em um Estado que se define como Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: a soberania, a cidadania, a dignidade humana, os valores sociais do trabalho e da livre indstria e o pluralismo poltico (Art. 1 da Constituio Federal de 1988.

2. Perspectivas contemporneas
As cenas de violncia a que assistimos, ou que nos so apresentadas pela imprensa falada e escrita, dizem que preciso abrir novas possibilidades para uma vida mais digna desse nome, em que haja mais tica, tolerncia, delicadeza e solidariedade.Enfim, em que os problemas no sejam resolvidos pela violncia, mas pelo dilogo. . A Nao vem constatando que o exerccio do poder requer, cada vez mais, programas refinados e conceitos ideolgicos, ou seja, preparo adequado para o exerccio do poder. . No se governa apenas com carisma .

3. A crise contempornea
A jornalista Dora Kramer diz que a Nao se estarrece muito mais com os crimes que assiste, e sofre, no quotidiano presente do que com as violncias sofridas no passado por um Estado que avocou a si o direito de posse sobre o pensamento de seus cidados (O Estado de So Paulo OESP - 03.08.08). O jurista e professor Dalmo Dallari fala em corrupo chic, que atinge pessoas da elite e passa a ser desenvolvida em outros paises (Jornal do Brasil 16.7.05).

4. Como proceder?
O socilogo Edgar Morin, um dos pensadores mais importantes do sculo xx, fiel ao seu lema de que o caminho se faz ao andar, prope nova poltica de civilizao que reconhea os valores da sociedade ocidental (liberdade e direitos do homem e da mulher), mas tambm as virtudes de outras sociedades, entre as quais o mundo muulmano. Portanto investimentos ticos.

5. A ESSNCIA DA TICA
No estudo sobre o mtodo, o mesmo Edgar Morin afirma que a essncia da tica o amor e que este nos ensina a resistir crueldade do mundo, nos permite viver na incerteza e na inquietude, mas remdio para a angstia e resposta para a morte. O professor Antnio Marchionni, da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-S. Paulo), em livro recente nos diz que tica a arte do bom.Torna bom o operrio e o operante. A espcie humana encontra-se, hoje como nunca, num ponto sem retorno: ou abraa o bom ou morre. (tica a arte do bom. Ed. Vozes. Petrpolis, 2008).

Decomposio do esprito cvico


Para Edgar Morin, a decomposio do esprito cvico a causa principal da progresso da violncia urbana. Est em qualquer lugar, Londres, Paris, S. Paulo ou Rio de Janeiro. Tambm no Recife. No bairro do Ibura, bombeiros foram assaltados quando apagavam um princpio de incndio em um matagal s margens da rodovia (Jornal do Comrcio 20.01.2005). Cronistas sociais, como Flvia de Gusmo, dizem que o mar e os sales sociais andam cheios de tubares (Jornal do Comrcio 1.08.2005).

Ainda a decomposio do esprito cvico


O jornalista Demtrio Magnoli, escrevendo em sua coluna semanal na Folha de S. Paulo (09.02.2006) diz que a liberdade absoluta o estado da natureza hobbesiana. A liberdade de incitar o desprezo e o dio ao Isl serve agenda poltica da Guerra de civilizaes. Paradoxalmente, entre os beneficirios dessa agenda encontram-se os regimes autoritrios do mundo rabe e mulumano, a rede jihadista do terror global.

O que fazer?
Conhecermo-nos melhor rompendo as barreiras geogrficas, como as do Oriente e Ocidente, cristos e no cristos. Fecundar a poltica com novas idias para que os polticos no sejam dominados por tecnocratas ou tcnicos que privilegiam enfoques multidisciplinares fechados, que so quantificados e no olham para a qualidade de vida. Aumentar a colaborao de todos para a reconstruo do continente que nos pertence para chegarmos a uma federao, como vem sendo tentado na Europa.

Lembrar a estria de Alice no Pas das Maravilhas


Conta o escritor ingls Lewis Caroll, que Alice entrou em uma toca a procura de um coelho falante e se encontrou com um gato. Perguntou, ento: como posso sair daqui? O gato respondeu: isso depende muito de para onde voc quer ir. Alice explicou: No quero ir para lugar nenhum. Apenas sair daqui. O gato retrucou: Se voc no vai para lugar nenhum, qualquer direo serve. Alice se impacientou: No quero ir para lugar nenhum, mas quero chegar a um lugar. Ento o gato disse: siga por um caminho e andando bastante voc certamente chegar a algum lugar.

O que dizer dos nepotismos?


O presidente do Conselho Executivo da Associao dos Juizes para a Democracia, Marcelo Semer, diz que, para acabar com eles, preciso reduzir o nmero dos servidores livremente contratados e aumentar o espao para os cargos destinados aos funcionrios aprovados em concurso (OESP 08.02.2006). Ser a lgica de tratar da coisa pblica como particular para as contrataes? A revista poca constata que O doping gentico ainda incipiente, mas os aprendizes de feiticeiro j esto tentando us-lo para os jogos de Pequim (O DNA da Fraude no nmero especial sobre as Olimpadas de Pequim 2008, pginas 35/43).

Por que essas crises?


A poltica est avariada e essas avarias repercutem nos outros motores. Consequentemente geram sucessivas crises. Ser necessrio reparar as avarias dos motores que impulsionam o planeta terra: Cincia,Tcnica, Economia e Poltica.

A tica como meio para chegar a um fim


Ela vai nos ensinar a usar a nossa liberdade para realizar as nossas potencialidades como seres humanos. Somos uma flecha lanada ao espao. Cairemos onde o nosso esforo e a nossa gentica permitirem. A tica passa a ser parte do instrumental necessrio.

DEONTOLOGIA JURDICA

PROGRAMA 2008.2

1 Da tica: aproximao conceitual


1.1 A tica e os conceitos vagos 1.2 Fundamentos da tica 1.3 A tica: cincia ou filosofia 1.4 Divises da tica 1.5 Objeto da tica

2. A tica na sociedade moderna


2.1 - A crise das referncias ticas. A deteriorao da tica 2.2 - tica individualista e tica de consenso 2.3 - tica e Direito 2.4 - tica e Cultura 2.5 - tica e Poltica 2.6 - tica e Economia

Moral e Direito

3.1 Moral, Justia e Direito 3.2 O dever moral 3.4 A conscincia moral

4. tica e profisso

4.1 Profisso e cdigo de tica 4.2 Utilidade dos cdigos de tica. 4.3 Os deveres tico-profissionais

5 tica e profisso jurdica

5.1 - O controle da conduta dos profissionais do Direito 5.2 - A conscincia tica dos juristas 5.3 Vocao tica das cincias jurdicas

6 O advogado
6.1 O advogado na histria 6.2 O advogado na lei brasileira 6.3 A Ordem e o Instituto dos Advogados do Brasil (OAB e IAB) 6.4 O Cdigo de tica Profissional do Advogado 6.5 Declogos do advogado e do cliente

7- O juiz ou magistrado
7.1 O juiz ou magistrado na histria 7.2 O juiz como rgo do Poder Judicirio na lei brasileira 7.3 A magistratura federal e a estadual 7.4 O declogo do juiz

8 O Ministrio Pblico

8.1 O Ministrio Pblico na histria e na lei brasileira. 8.2 Declogo do Ministrio Pblico

9 O notrio pblico

9.1 O notrio pblico na lei brasileira 9. 2 - Categorias de notrios pblicos

10 - O Tribunal de Contas
10.1 Sistema de controle das contas pblicas 10.2 O Tribunal de Contas da Unio 10.3 O Tribunal de Contas de Pernambuco 10.4 Natureza das decises do Tribunal de Contas 10.5 A Justia de Contas

11 A polcia Judiciria no Brasil


11.1 A garantia de pessoas e bens 11.2 O poder de polcia 11.3 Sistemas de polcia 11.4 Sistema constitucional de segurana pblica

Bibliografia para estudantes


Nalini, Jos Renato tica Geral e Profissional. 6 edio revista, atualizada e ampliada. Ed. Revista dos Tribunais. S Paulo. 2008. Bittar, Eduardo C. B. Curso de tica Jurdica tica Geral e Profissional. 4 ed revista. Saraiva. S. Paulo. 2007. . Elcias Ferreira da Costa. tica das profisses jurdicas. 2 ed. Forense. Rio de Janeiro. 2008. Carlin, Volnei Ivo. Deontologia Jurdica. tica e Justia. 4 ed. Conceito. Campinas. Coelho, Gilvandro. Programa de Deontologia Jurdica. Nosa Livraria. Recife. 1999.

Bibliografia complementar
Acquaviva, Marcus Cludio. Notas Introdutrias tica Jurdica. LTr. S. Paulo. 2007. Marchionni, Antonio. tica - A arte do bom. Ed. Vozes. Petrpolis. 2008. Lopes de S, Antnio. tica e Valores Humanos. Juru Editora. Curitiba. 2007. Furrow, Dwight. tica - Conceitos-Chave em Filosofia. Artmed. S. Paulo. 2005

You might also like