You are on page 1of 46

TGD

Transtorno Global do Desenvolvimento

Elaborao: Cristiane Mendes Fernandes

TGD
Grupo de transtornos caracterizados por alteraes qualitativas das interaes sociais recprocas e modalidades de comunicao e por um repertrio de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Estas anomalias qualitativas constituem uma caracterstica global do funcionamento do sujeito, em todas as ocasies.

CARACTERSTICAS DO AUTISMO:
Dificuldade de relacionamento com outras crianas ; Riso inapropriado ; Pouco ou nenhum contato visual; Aparente insensibilidade dor; Preferncia pela solido e modos arredios; Rotao de objetos; Inapropriada fixao em objetos; Perceptvel hiperatividade ou extrema inatividade ; Ausncia de resposta aos mtodos normais de ensino;

OUTRAS
CARACTERSTICAS:
Insistncia em repetio, resistncia mudana de rotina; No tem real medo do perigo (conscincia de situaes que envolvam perigo); Procedimento com poses bizarras (fixar objeto ficando de ccoras; colocar-se de p numa perna s; impedir a passagem por uma porta, somente liberando-a aps tocar de uma determina maneira os alisares); Ecolalia ;

OUTRAS
CARACTERSTICAS:
Recusa colo ou afagos; Age como se estivesse surdo; Dificuldade em expressar necessidades - usa gesticular e apontar no lugar de palavras; Acessos de raiva - demonstra extrema aflio sem razo aparente; Irregular habilidade motora - pode no querer chutar uma bola, mas pode arrumar blocos .

ATENDIMENTO EDUCACIONAL
MODALIDADES DE ATENDIMENTO Centro de Ensino Especial Classe Especial- Jardim de Infncia ( 2 Per.) Integrao Inversa Jardim de Infncia/E.Classe Incluso -

INTERVENES:

importante observar as habilidades dos alunos, alguns podem apresentar habilidades especiais. O que ele gosta? O que ele no gosta? Conhecer o histrico da criana e pesquisar, buscar apoio.

REALIZAO
DE UMA SONDAGEM:
Como

ele se comunica? Que nvel de independncia possui? Do que mais gosta? O que provocaria uma crise? Em que situaes poderia ficar agressivo? Tem noo do perigo? Discrimina alimento do que no ? Pode fugir do ambiente onde est? Relacionamento com pessoas (busca contato, aceita como reage); Relacionamento com objetos: Uso funcional, preferncias, fascnio;

Comportamento (verbal, rituais, estereotipias,...) Funcionamento adaptativo: comunicao, auto-cuidado, vida familiar, vida social, autonomia, funcionalidade acadmica, lazer, trabalho, sade/segurana; Observao em situaes livres e dirigidas: ** Na E. Classe o orientador pode auxiliar com coleta de dados: Canais de comunicao Jogos e brincadeiras prediletas Desenvolvimento Formas de explorao Relacionamento com o meio (pessoas e objetos)

Quem o meu aluno? Avaliao inicial

Plano Pedaggico Individual (dentro das possibilidades Apoio da prof. Sala de recursos; Roteiro de observao- Escala de desenvolvimento: Portage.

PORTAGE:
Objetivo

da Avaliao; Avaliao Idade de desenvolvimento; reas avaliadas; Cognitiva, cuidados prprios (AVD- atividades de vida diria), linguagem(emisso e compreenso), habilidade psicomotora e socializao.

REAS DO DESENVOLVIMENTO (RESULTADO EM MESES) DATA DE AVALIAO Linguagem Sociabilizao Compreenso 1. 2. Emisso Cuidados Prprios Cognitivo Motora Total

3.
4. 5. 6. 7. 8.

I REA SOCIABILIZAO IDADE 1 ANO 001. Observa uma pessoa que se mova diretamente na linha de viso. 002. Ri. 003. Sorri (comea a reconhecer o ambiente que a cerca)

DATA

004. Sorri em resposta ateno dada pelo adulto (sorri para as pessoas)

005. Mantm contato visual durante 3 minutos, quando est sendo trocada.

IDADE 3 ANOS 044. Coopera com pedidos dos tcnicos algumas vezes. 045. Pode trazer ou levar objetos dentro da sala, quando devidamente estimulada. 046. Presta ateno a msica por 10 minutos. 047. Tenta ajudar o tcnico em parte da tarefa (ex. segura a p do lixo). 048. Entrega um livro ao adulto para que o leia ou compartilhe com ela. 049. Brinca de fantasiar-se.

II - REA LINGUAGEM A. COMPREENSO IDADE 1 ANO 001. Responde a voz de outro atravs de movimentos corporais ou parando de chorar.

DATA

002. Chora de modo diferente em relao a desconfortos diferentes.

VAMOS RECEBER O ALUNO?

PREPARAO:
ORGANIZAO

FSICA Ambiente estruturado (cuidado com os estmulos - poluio visual, excesso de informaes e cores) Mobilirio:
Carteiras ( cantinhos, proximidade com a professora), mesa com duas cadeiras,mesa auxiliar do lado da criana (a rotina/caixinha de atividades) Armrio (encostado na parede, que feche) Colchonete/ tapetes de borracha ( se for necessrio)

ROTINA DIRIA ESTRUTURADA


Por

qu?

Aluno: Previsibilidade Diminui a ansiedade Situa no tempo Transmite segurana Diminui a angstia Diminui os distrbios de comportamento Professor: Organizao Cumprimento do planejamento

ROTINA DIRIA ESTRUTURADA


TRABALHO Atividades dirigidas, habilidades novas (emergentes) Dividir tarefas em etapas Ajudas fsicas Dicas verbais Uso do reforo

INTER-RELAO PROFESSOR-ALUNO E POSTURA DO PROFESSOR


Olhar nos olhos. Articular devagar, utilizar gestos e mmicas ou ainda dicas fsicas. Colocar limites de forma clara, com frases curtas e simples. Cumprir as promessas, no fazer ameaas impossveis.

INTER-RELAO PROFESSOR-ALUNO E POSTURA DO PROFESSOR


Evitar mudanas bruscas de rotina e quando acontecerem, comunicar ao aluno; Propiciar, quando necessrio, um momento para descanso, para a liberdade ( fixar na rotina); Manter um ambiente organizado, limpo, com poucos estmulos visuais; Evitar comentrios inadequados perto da criana, no menosprezando sua capacidade de compreenso e discernimento.

INTER-RELAO PROFESSOR-ALUNO E POSTURA DO PROFESSOR


Pegar

pela mo, sem arrastar. Falar no nvel da criana: tanto de compreenso quanto no nvel fsico, para manuteno do contato com os olhos da criana. Concluir as atividades propostas (devem ser vivenciadas de modo agradvel, respeitando a fase do desenvolvimento na escolha das mesmas). Diminuir a quantidade e aumentar a qualidade dos estmulos dados.

INTER-RELAO PROFESSOR-ALUNO E POSTURA DO PROFESSOR

Descrever o comportamento desejado com preciso e clareza. Ter cuidados com objetos e brinquedos de grande interesse expostos. Envolver a famlia.

INTERVENES:

Aspectos a serem considerados: Dificuldades de comunicao

Emisso e recepo

INTERVENES:
Intolerncia frustrao

Gera crises de descontrole emocional Exemplo- ao do professor : acalmar o aluno e lev-lo para a sala de Recursos

INTERVENES:
O

aluno pode se distrair e no voltar para a sala.


Alternativas: um colega ir cham-lo, Lembr-lo sempre que ele deve voltar.

DICAS:

Registro

da avaliao de comportamento inadequado diariamente; PAIS: Responder s questes do material entregue (sondagem); Se possvel envi-las para o e-mail: cristianemendesf@gmail.com

ROTEIRO
ESPECIAL DE APOIO:
Uma agenda escrita num quadro branco, agenda digitada, fotos e/ou imagens das atividades, gravuras da rotina. Por qu isto? Porque a criana pode apresentar dificuldades de organizao e de memorizao de suas responsabilidades.

TECNOLOGIA ASSISTIVA: Programa Boardmaker

ABA
Anlise

Comportamental Aplicada. Comprometimento de que comportamento possui uma (causa);

todo funo

FICHAS PECS

Roteiro usando PECs: EX: Usar para os comportamentos como fugir (especialmente em lugares pblicos), bater a cabea (saber diferenciar quando ele bate por birra ou problemas sensoriais e alimentao), cuspir, bater nos outros. Exemplo utilizado com uma criana de 3 anos ( limites e consequncias).

PECS / LIMITES E CONSEQUNCIAS REFORO -COMPORTAMENTO INADEQUADO (EX. DE CINDY KELLY)

TIME IN ( DE CINDY KELLY) OFERECER O TEMPO


Ao

acabar o comportamento inapropriado introduza o Time In (aproxime-se, toque a criana na cabea, demonstre aprovao): Voc no acrescenta Time Out castigo, Voc tira Time In o seu tempo .

VI UMA MELHORA IMEDIATA COM O MEU FILHO ( CINDY KELLY)


Primeiro introduza 100 toques ao dia para assegurar o Time In. Ao ver o seu filho se comportando bem o elogie por isso; Fale castigo e a palavra que representa o problema assim que acontecer; Ignore assim que acontecer o comportamento; Assim que acabar o comportamento introduza o Time In (aproxime-se, toque a criana na cabea, demonstre aprovao).

EXEMPLIFICANDO TIME IN
Outro

exemplo: se a criana est falando coisas feias voc aponta para um brinquedo e diga: Castigo palavras feias e remove o brinquedo e ignore por alguns segundos. O Doutor Christophersens insistiu Voc no acrescenta Time Out castigo, Voc tira Time In o seu tempo A idia no dar um castigo, mas introduzir o Time In o seu tempo de uma maneira diferente de um castigo, sem precisar levar a criana a um lugar.

TIMER (DE CINDY KELLY) MARCAR A HORA


Usar um relgio para estabelecer o tempo que passar fazendo uma atividade. Pode-se usar o despertador.

FOTOS COM IM

Um roteiro com fotos pode ajudar a criana que no l e a que l tambm. Eu colei ims atrs de fotos (PECS) plastificadas e coloquei num quadro Um exemplo: Eles ganham duas fotos por dia por terem feito as atividades propostas, guardado os brinquedos. Tambm ajuda a acabar o argumento sobre computador e etc.

QUADRO NEGRO ( DE CINDY KELLY)

Um exemplo: Eu me vejo negociando o tempo no computador muitas vezes. Como os meus filhos esto crescendo (conseguem ler) eu quero mudar do sistema de fotos com im. Comecei a escrever um roteiro da semana e os minutos apropriados para usar o computador em cada dia. fcil apagar e mudar os horrios se necessrio. Se um das minhas crianas no cumprir o horrio fcil subtrair as horas do outro dia. Tambm estou usando para listar as tarefas do dia que as crianas devem cumprir.

ASSOCIAES:
AMA-DF

Associao de Amigos do Autista do Distrito Federal; Asteca Associao Teraputica e Educacional para Crianas Autistas; ANDE CENTRO DE EQUOTERAPIA Granja do Torto.

MOAB
Desabafo Autista e Asperger que ocorre mensalmente nas mais diversas localidades de Braslia e Entorno; Prmio Orgulho Autista Brasil Por tratamento aos 500 (quinhentos) excedentes (lista de espera) do COMPP, nico lugar que atende autistas com idade infantil.

SISTEMA DE FICHAS

(ELOS)

Pode ser uma corrente de plstico para representar as fichas ( jogo de encaixe). Coloque em cima de um objeto alto ou mesa . Quando alcanar o cho recebe a recompensa. Evito remover pedaos da corrente por maus comportamentos. Os melhores resultados so vistos ganhando o elo e ao completar recebendo a recompensa. Com isso sempre identifique o bom comportamento e imediatamente d o elo. ATENAO!!! Eles no podem pedir elos ou perdem elo desta maneira. Lembre-se: voc o encarregado das regras e pode mud-las, adaptlas ao seu estilo.

Discuta

qual ser a recompensa e o tamanho da corrente (quantas fichas deve ter para receber a recompensa). Isso pode ser mostrado por quantidade ou tamanho). Pode-se usar o elo para ir ao parquinho, usar o computador. Exemplo: cinco elos podem ser trocados por 30 minutos de parquinho ou PC. Pode-se colocar uma tabela com quantos elos podem ser trocados por tempo no computador.

Se um aluno for recompensado por um bom comportamento isso pode ajudar o outro. Um exemplo: Se uma das crianas reclama que no quer lavar a mo antes do lanche, ignore e calmamente d a recompensa criana que no reclamou e lavou as mos diga Voc recebeu um elo por ter lavado as mos quando eu pedi. Nunca diga a outra criana que ela no se comporta e que deveria ser igual ao irmo. Isso causa ressentimentos entre colegas de sala. S se concentre no comportamento positivo e no em uma criana imitar a outra.

No

primeiro dia recompense o comportamento que pretende atingir o mximo possvel.

DIREITOS LEGAIS

REFERNCIAS:

Associao Psiquitrica Americana (2004). Manual diagnstico e estatstico de transtornos mentais DSM IV-Tr. Porto Alegre: Artmed. Sites: http://www.ama.org.br http://www.saci.org.br/ Organizao Mundial de Sade de Genebra, (1993). Classificao de Transtornos Mentais e do Comportamento da CID-10 Descries clnicas e diretrizes diagnsticas. Porto Alegre: Artmed. Gauderer, E.C. (1997). Autismo e outros atrasos do desenvolvimento Guia para pais e professores. Rio de Janeiro: REVINTER Imagens retiradas da Internet. No so de minha autoria(Cristiane Mendes). www.polyxo.com www.enzymestory.com Autism Aspergers Digest Magazine. May-June 2004). pp 6 a 9 FOCUSE, Beth & WHEELER, Maria. A tresure chest of behavioral strategies for Individual with autism. Arlington TX, FutureHorizons, 1997

Obrigado !
Postar

comentrios da apresentao no blog que criei, nosso Ba de idias da incluso: http://inclusaoembrasilia.blogspot.com/

You might also like