You are on page 1of 22

Escola Superior de enfermagem S.

Joo de Deus anatomo-fisiologia I

anatomia funcional do ombro


Faa clique para editar o estilo Docente: Prof.Maria Jos Bule
3/18/12

Discentes: Catarina Santos n28634 Vtor Marques n28496

Articulao do ombro

3/18/12

uma articulao complexa esferide entre o membro superior e a cintura escapular e possui movimentos do trs planos (sagital, transverso e frontal); o ombro formado por quatro articulaes separadas por um complexo de msculos: o articulao esternoclavicular a que conecta o membro superior ao esqueleto axial, especificamente a extremidade esternal com o manbrio do esterno o A articulao acromioclavicular uma articulao artrodial, envolvendo a extremidade acromial da clavcula e o acrmio o A articulao glenoumeral formada pela cabea do mero e a cavidade glenide o Articulao escapulotorcica, a escpula faz contacto

Objectivos A artrologia do ombro. Os movimentos que a articulao executa. Os musculos envolvidos em cada movimento. Exemplos de demonstrao dos diversos movimentos

3/18/12

3/18/12

A articulao do movimentos de:


Antepulso Retropulso

ombro 3/18/12 executa


Aduo Abduo

Rotao lateral Rotao medial

Circundao

Antepulso e Retropulso
o o

3/18/12

Realizam-se em torno do eixo transversal que passa pela cabea do mero A antepulso tem amplitude de 160, tem como msculos antepulsores o deltide (fascculos anteriores o mdios) e o msculo bicpete peitoral maior . Acessoriamente o msculo bicpete braquial, o msculo craco-branquial e o msculo subescapular.

3/18/12

Antepulso e Retropulso
o

3/18/12

A retropulso tem um amplitude de 40, tem como msculos retropulsores o deltide (fascculos posteriores e mdios), o msculo latssimo do dorso e o msculo redondo maior. Acessoriamente so o musculo infra-espinhal, o msculo tricpete braquial e o msculo redondo menor.

3/18/12

Abduo e Aduo
o

3/18/12

Realizam-se segundo um eixo, que passa pela cabea do mero, ntero-posterior. A abduo tem amplitude de 160, tem como msculos abdutores o deltide e o msculo supra-espinhal. Acessoriamente so o msculo infra-espinhal e o msculo subescapular.

Abduo e Aduo
o

3/18/12

A aduo tem uma amplitude de 30, tem como msculos adutores o msculo latssimo do dorso e o msculo peitoral maior. Acessoriamente o msculo redondo maior e menor, o msculo bicpete braquial, o msculo craco-braquial e por fim o msculo tricpete braquial.

3/18/12

Rotao lateral e rotao medial


o

3/18/12

Realizam-se em torno de um eixo que passa pela cabea do mero e pelo processo estilide da ulna. A rotao lateral tem uma amplitude de 40, tem como msculos de rotao o msculo infra-espinhal o msculo redondo menor e o deltide (fascculos posteriores). Acessoriamente so os msculos tricpete braquial e o msculo supra-espinhal.

3/18/12

Rotao lateral e rotao medial


o

3/18/12

A rotao medial tem uma amplitude de 95, tem como msculos de rotao o subescapular, o latssimo do dorso, o msculo peitoral maior, o msculo deltide (fascculos anteriores) e o msculo redondo maior. Acessoriamente so o msculo bicpete braquial (poro longa), o msculo craco-braquial e o msculo supra-espinhal.

3/18/12

3/18/12

Deltid e Peitoral maior Cracobraquial Bicpete Branquial

3/18/12

Peitoral menor

Cracobraquial Subescapu lar

Bicpete braquial

3/18/12

Redondo menor

Supraespinhal Infraespinhal Redondo maior

Tricpete braquial

Musculos agonistas e antagonistas


o

3/18/12

Os msculos agonistas : so os agentes principais na execuo de um movimento Os msculos antagonistas: um msculo que "permite" a aco contrria ao movimento provocado por um outro msculo (msculo agonista).

Videos de exemplo

3/18/12

Abduo e Aduo do ombro: http://www.youtube.com/watch?v=HJuCRcIBgGE&feature=related Movimento de abduo do ombro: http://www.youtube.com/watch?v=nNqAZO1dqaM&feature=related Rotao Medial do Ombro: http://www.youtube.com/watch?v=a2tgDnb3SPU&feature=related Circundao, articulao, musculos: http://www.youtube.com/watch?v=UVNullyWQv8&feature=related Vista dos musculos no GoogleBody View http://goo.gl/QvquB

3/18/12

Referencias bibliogrficas

Pina, J.A. Esperana. (1998). Anatomia da locomoo. 4 Edio. Editora Lidel http://www.youtube.com/watch?v=nNqAZO1dqaM&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=a2tgDnb3SPU&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=UVNullyWQv8&feature=related http://goo.gl/QvquB

You might also like