You are on page 1of 24

Introduo

No Brasil hoje, a gerao de energia eltrica a

partir de usinas hidreltricas responde por setenta e cinco por cento da capacidade instalada.
As obras hidreltricas, de uma forma geral,

produzem grandes impactos sobre o meio ambiente

A Hidreltrica de Itaip Contexto histrico e geogrfico


No Brasil entre 1960 e 1970, criou-se mecanismos

para o aproveitamento dos recursos naturais, para


suplantar a corrente de desenvolvimento do setor industrial.
A usina Hidreltrica de Itaipu localiza-se na

Messoregio Oeste do Estado do Paran.


Atualmente a Itaipu, a maior usina hidreltrica do

mundo, tanto em produo quanto em potncia instalada, sua potncia hoje de 12.600 MW.

A gesto Ambiental brasileira


O objetivo da avaliao de impacto ambiental

(EIA) o de fornecer uma base sria de informao para que seja possvel gerenciar os conflitos de interesses envolvidos na implantao de qualquer projeto.

Itaipu e seus impactos ambientais


A energia hdrica a segunda maior fonte de

energia do mundo. O Brasil adotou a hidroeletricidade com sua maior fonte de energia, cerca de 95% do total. Detemos 20% dos recursos hdricos do mundo, embora apenas 25% do potencial explorado. O Rio Paran sofreu grandes transformaes, como mostra a figura:

O impacto ambiental uma alterao sofrida pelo

meio natural ou em alguns de seus elementos, sendo resultante de uma ao do prprio meio ou realizados pelas atividades antrpicas. As vrias formas de impactos ambientais podem apresentarse, desde em pequenas propores, at escalas globais, sendo que na maioria das vezes apresentam um carter negativo.

reas de preservao permanente


Para dinamizar o controle, criaram-se reas de

preservao permanente (Reservas Biolgicas e Refgios Biolgicos), tanto do lado brasileiro (na margem esquerda) quanto do lado Paraguaio (na margem direita). Ao todo so nove unidades, criadas com o objetivo de garantir a manuteno da diversidade da flora e fauna.

Refgio Biolgico Bela Vista


Em Foz do Iguau, onde instalou-se a usina

hidreltrica de Itaipu, fez-se necessrio o surgimento de um Refgio Biolgico de proteo permanente denominado (Bela Vista), para servir como base de educao ambiental; captao de gua para o municpio; recuperaes paisagsticas e criao de mudas de rvores; proteo, readaptao e reproduo da fauna.

Operao Mymba Kuera


Projeto de resgate de animais, chamado de Mymba

Kuera (pega-bicho), foi realizado de outubro de 1982 at fevereiro de 1983. Equipes de voluntrios conseguiram capturar mais de 4500 bichos, entre macacos, lagartos, porcosespinhos, roedores, aranhas e diversas espcies. Esses animais foram levados para as regies vizinhas protegidas da gua.

Corredores Ecolgicos
Pores de ecossistemas naturais ou seminaturais,

ligando unidades de conservao, que possibilitam entre elas o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a disperso de espcies e recolonizao de reas degradadas, bem como a manuteno de populaes que demandam para sua sobrevivncia reas com extenso maior do que aquelas das unidades individuais.

Corredor da Biodiversidade Santa Maria


Criado pela iniciativa da Itaipu Binacional e Parque

Nacional do Iguau;
Localiza-se na cidade de Santa Terezinha de Itaipu; Visa interligar a Faixa de Proteo do Lago de Itaipu

com o Parque Nacional do Iguau.

Canal da Piracema
Com 10 km de extenso, o Canal da Piracema

permite aos peixes migradores chegar s reas de reproduo e berrios acima da usina no perodo da piracema, a migrao reprodutiva, e seu retorno no perodo de outono e inverno, quando ocorre a migrao trfica para reas de alimentao. A ligao fundamental para a conservao da biodiversidade.

O Potencial Turstico da Regio de Itaipu


Uma regio que compreende um reservatrio e uma

barragem possibilita a explorao de um potencial turstico, tendo em vista o contato com o meio ambiente. Surge ento o Planejamento Turstico, com a finalidade de prover um equilbrio entre as aes do homem sobre o espao e a preservao do mesmo.

A Regio de Itaipu
O lago artificial de Itaipu o stimo do Brasil em

tamanho, com 29 bilhes de metros cbicos e aproximadamente 170 quilmetros de extenso (de Foz do Iguau Guara), considerando todo o permetro desde as baas, enseadas e reentrncias, a extenso aproximada de 1.350 quilmetros quadrados.

Foz do Iguau guarda a oitava maravilha do mundo,

as majestosas Cataratas do Iguau. Formadas pelo Rio Iguau, o maior do Paran, as Cataratas se constituem de 272 quedas com at 83m de altura. Em cerca de 225 mil hectares de florestas, o Parque Nacional do Iguau encerra uma das reservas ecolgicas mais belas do planeta, sendo reconhecido pela Unesco como Patrimnio Natural da Humanidade. Foz do Iguau ainda oferece outras atraes como Furnas, a Ponte da Amizade e Itaipu.

As Praias Artificiais do Lago de Itaipu


As vrias praias artificiais que foram criadas a beira

do lago de Itaipu, so bem estruturadas pelos municpios, que tem por iniciativa explorar as suas baas, gerando circulao de dinheiro e promoo social. A opo mais recomendada aos turistas so os terminais tursticos, balnerios e praias localizadas em nove cidades da Costa Oeste:

Foz do Iguau;
Santa Terezinha de Itaipu; So Miguel do Iguau;

Itaipulndia;
Missal; Santa Helena; Entre Rios do Oeste; Marechal Cndido Rondon; Guara

Concluso
Os impactos scio-ambientais provocados pela

Itaipu, resultaram em destruio de ambientes naturais singulares e os municpios da regio Costa Oeste tiveram um grande avano no que se refere ao desenvolvimento turstico.
Mesmo quando os estudos de Impacto Ambiental

so realizados de forma correta, aes de mitigao desses impactos no chegam a compensar de fato os efeitos negativos.

You might also like