You are on page 1of 35

PROTEO CORROSO FORMAS DE CORROSO

a corroso um processo resultante da ao do meio sobre um determinado material, causando sua deteriorao. A primeira associao que se faz com a ferrugem, a camada de cor marromavermelhada que se forma em superfcies metlicas. Apesar da estreita relao com os metais, esse fenmeno ocorre em outros materiais, como concreto e polmeros orgnicos, entre outros. Sem que se perceba, processos corrosivos esto presentes direta ou indiretamente no nosso cotidiano, pois podem ocorrer em grades, automveis, eletrodomsticos e instalaes industriais.

PROTEO CORROSO FORMAS DE CORROSO


Cientificamente, o termo corroso tem sido empregado para designar o processo de destruio total, parcial, superficial ou estrutural dos materiais por um ataque eletroqumico, qumico ou eletroltico. Com base nesta definio, pode-se classificar a corroso em:

eletroqumica, qumica e eletroltica

PROTEO CORROSO FORMAS DE CORROSO


Corroso eletroqumica A corroso eletroqumica um processo espontneo, passvel de ocorrer quando o metal est em contato com um eletrlito, onde acontecem, simultaneamente, reaes andicas e catdicas. mais freqente na natureza e se caracteriza por realizar-se necessariamente na presena de gua, na maioria das vezes a temperatura ambiente e com a formao de uma pilha de corroso. Como exemplo, tem-se a formao da ferrugem

PROTEO CORROSO CORROSO ELTROQUMICA


Reao andica (oxidao): Fe Fe2+ + 2e (1) Reao catdica (reduo): 2H2O + 2e H2 + 2OH (2) Neste processo, os ons Fe2+ migram em direo regio catdica, enquanto os ons OH direcionam-se para a andica. Assim, em uma regio intermediria, ocorre a formao do hidrxido ferroso: Fe2+ + 2OH Fe(OH)2 (3) Em meio com baixo teor de oxignio, o hidrxido ferroso sofre a seguinte transformao: 3Fe(OH)2 Fe3O4 + 2H2O + H2 (4) (colorao preta) Por sua vez, caso o teor de oxignio seja elevado, tem-se: 2Fe(OH)2 + H2O + 1/2O2 2Fe(OH)3 (5) 2Fe(OH)3 Fe2O3.H2O + 2H2O (6) (colorao alaranjada ou castanho-avermelhada)

PROTEO CORROSO FORMAS DE CORROSO

PROTEO CORROSO CORROSO ELETROQUMICA

PROTEO CORROSO CORROSO ELETROQUMICA

PROTEO CORROSO CORROSO ELETROQUMICA

PROTEO CORROSO CORROSO QUMICA


A corroso qumica decorre do ataque de um agente qumico diretamente sobre o material, sem transferncia de eltrons de uma rea para outra Um exemplo desse processo a corroso de zinco metlico em presena de cido sulfrico: Zn + H2SO4 ZnSO4 + H2

Corroso Qumica de Plsticos (PET)

Corroso Qumica de Concreto


3CaO.2SiO2.3H2O + 6HCl 3CaCl2 + 2SiO2 + 6H2O

Corroso eltroltica
A corroso eletroltica se caracteriza por ser um processo eletroqumico, que se d com a aplicao de corrente eltrica externa, ou seja, trata-se de uma corroso noespontnea. Esse fenmeno provocado por correntes de fuga, tambm chamadas de parasitas ou estranhas, e ocorre com freqncia em tubulaes de petrleo e de gua potvel, em cabos telefnicos enterrados, em tanques de postos de gasolina etc. Geralmente, essas correntes so devidas a deficincias de isolamento ou de aterramento, fora de especificaes tcnicas. Normalmente, acontecem furos isolados nas instalaes, onde a corrente escapa para o solo.

Como minimizar os efeitos da corroso?

Os processos mais empregados para a preveno da corroso so a proteo catdica e andica, os revestimentos e os inibidores de corroso.

PRINCIPAIS MEIOS DE PROTEO CONTRA A CORROSO


PINTURAS OU VERNIZES RECOBRIMENTO DO METAL COM OUTRO METAL MAIS RESISTENTE CORROSO GALVANIZAO: Recobrimento com um metal mais eletropositivo (menos resistente corroso) PROTEO ELETROLTICA OU PROTEO CATDICA
14

PINTURAS OU VERNIZES
Separa o metal do meio Exemplo: Primer em ao

15

MATERIAIS CERMICOS
So relativamente inertes temperatura ambiente Alguns s so atacados altas temperaturas por metais lquidos O processo de corroso por dissoluo mais comum nas cermicas do que a corroso eletroqumica

16

MATERIAIS POLIMRICOS
Quando expostos certos lquidos os polmeros podem ser atacados ou dissolvidos A exposio dos polmeros radiao e ao calor pode promover a quebra de ligaes e com isso a deteriorao de suas propriedades fsicas.

17

RECOBRIMENTO DO METAL COM OUTRO METAL MAIS RESISTENTE CORROSO


Separa o metal do meio.

Exemplo: Cromagem, Niquelagem, Alclads, folhas de flandres, revestimento de arames com Cobre, etc. Dependendo do revestimento e do material revestido, pode haver formao de uma pilha de corroso quando houver rompimento do revestimento em algum ponto, acelerando assim o processo de corroso.
18

PROTEO NO-GALVNICA

Folhas de flandres: So folhas finas de ao revestidas com estanho que so usadas na fabricao de latas para a indstria alimentcia. O estanho atua como nodo somente at haver rompimento da camada protetora em algum ponto. Aps, atua como ctodo, fazendo ento que o ao atue como nodo, corroendose.
19

PROTEO GALVNICA
Recobrimento com um metal mais eletropositivo (menos resistente corroso)

separa o metal do meio.

Exemplo: Recobrimento do ao com Zinco. O Zinco mais eletropositivo que o Ferro, ento enquanto houver Zinco o ao ou ferro esta protegido. Veja os potenciais de oxidao do Fe e Zn: oxi do Zinco= + 0,763 Volts oxi do Ferro= + 0,440 Volts
20

A proteo catdica a tcnica que transforma a estrutura metlica que se deseja proteger em uma pilha artificial, evitando, assim, que a estrutura se deteriore (Dutra e Nunes, 1987). graas proteo catdica que tubulaes enterradas para o transporte de gua, petrleo e gs, e grandes estruturas porturias e plataformas martimas operam com segurana. A proteo catdica de estruturasmetlicas baseada na injeo de corrente eltrica por meio de duastcnicas: a proteo por anodos galvnicos (espontnea) e a proteo por corrente impressa (no-espontnea). A Figura a seguir mostra um exemplo de proteo catdica por anodos de zinco, em navios, onde h a formao de uma pilha na qual, em funo de seu maior potencial de oxidao, o zinco atua como anodo e protege oferro do casco do navio.

Como minimizar os efeitos da corroso? Proteo Catdica

Como minimizar os efeitos da corroso? Proteo Catdica

Como minimizar os efeitos da corroso? Proteo Catdica

PROTEO ELETROLTICA OU PROTEO CATDICA


Utiliza-se o processo de formao de pares metlicos (UM DE SACRIFCIO), que consiste em unir-se intimamente o metal a ser protegido com o metal protetor, o qual deve ser mais eletropositivo (MAIOR POTNCIAL DE OXIDAO NO MEIO) que o primeiro, ou seja, deve apresentar um maior tendncia de sofrer corroso.
24

FORMAO DE PARES METLICOS


muito comum usar nodos de sacrifcios em tubulaes de ferro ou ao em subsolo e em navios e tanques.

25

NODOS DE SACRIFCIO MAIS COMUNS PARA FERRO E AO


Zn Al Mg

26

Figura - Desenho esquemtico de um campo produtor offshore.

Figura rvore de natal de lmina rasa retirada aps 20 anos submersa.

Figura-Equipamento subsea com alguns nodos de sacrifcio de alumnio em destaque.

Como minimizar os efeitos da corroso? Revestimentos Protetores


Os revestimentos protetores geralmente so aplicados sobre superfcies metlicas formando uma barreira entre o metal e o meio corrosivo e, conseqentemente, impedindo ou minimizando o processo de corroso. As tintas, como as epoxdicas e o zarco, so revestimentos muito utilizados na proteo de tubulaes industriais, grades e portes. A galvanizao um mtodo que consiste na superposio de um metal menos nobre sobre o metal que ser protegido. uma tcnica muita empregada, como no caso de parafusos de ferro galvanizados com zinco

Como minimizar os efeitos da corroso? Inibidores de Corroso


Os inibidores de corroso so substncias inorgnicas ou orgnicas que, adicionadas ao meio corrosivo, objetivam evitar, prevenir ou impedir o desenvolvimento das reaes de corroso, sejam elas na fase gasosa, aquosa ou oleosa.

3.2.9- Corroso por Ataque Seletivo


Os processos corrosivos denominados de corroso seletiva so aqueles em que se tenha a formao de um par galvnico devido a grande diferena de nobreza entre dois elementos de uma liga metlica.

EX: Os dois principais tipos de corroso seletiva so a graftica e a


dezincificao.

You might also like