You are on page 1of 35

Transformadores

Definio

Mquina eltrica esttica destinada a transformar os fatores da potncia eltrica: tenso e corrente, nos circuitos de corrente alternada,nos quais instalado. H uma variedade de transformadores com diferentes tipos de circuito, mas todos operam sobre o mesmo princpio de induo eletromagntica.

Componentes

Na sua forma mais simples: 2 enrolamentos de fio(o primrio e o secundrio) Geralmente envolvem os braos de um quadro metlico (o ncleo)

O material do ncleo pode ser ferromagnti co ou a ar.

Funcionamento

O princpio bsico de funcionamento de um transformador o fenmeno conhecido como induo eletromagntica. Uma bobina, quando percorrida por uma corrente eltrica alternada, dar origem a campo magntico varivel, em funo da variao da corrente.

Relao de transformao

Transformador monofsico

Possui duas colunas que levam os enrolamentos: primrio(que recebe a energia eltrica a transformar) e o secundrio(que fornece a mesma energia, com algumas perdas)

Transformador trifsico

Possui trs colunas verticais ligadas entre si por travessas horizontais,chamadas cavaletes Em cada coluna so enrolados tanto o primrio como o secundrio de cada fase

O fio grosso o primrio e o fio fino secundrio

Fechamento de transformadores trifsicos


1)

2)
3)

Em estrela Em tringulo Em ziguezague

1)

2)

3)

Tipos de transformadores

Transformador de alimentao Transformador de udio Transformador de distribuio Transformador de potencial Transformador de corrente Transformador de rdio frequncia Transformadores de pulso Autotransformadores

Transformador de distribuio

Encontrado nos postes e entradas de fora em alta tenso (industriais), so de alta potncia e projetados para ter alta eficincia , de modo a minimizar o desperdcio de energia e o calor gerado. Seu ncleo tambm com chapas de ao-silcio, e pode ser monofsico ou trifsico (trs pares de enrolamentos).

Transformador de potencial

So construdos de maneira a ter a relao de transformao muito precisa, ou seja, num TP de 138.000/115 volts, quando a tenso primria for 138.000 volts, a tenso secundria ser exatamente 115 volts. Se a tenso primria diminuir para, por exemplo, 130.000, a tenso secundria ser 108,33 volts 130000/(138000/115).

So usados basicamente para controle, proteo e medio.

Transformador de corrente

Um transformador de corrente ou simplesmente TC um dispositivo que reproduz no seu circuito secundrio, uma amostra da corrente que circula no enrolamento primrio, esta corrente tem propores definidas e conhecidas. As relaes mais utilizadas no mercado so de xx/5A e xx/1A, ou seja, a corrente do primrio amostrada e tem como sada no secundrio 5A ou 1A.

Autotransformador

O autotransformador constitui um tipo especial de transformador de potncia. Ele formado por um s enrolamento. Fazendo-se derivaes ou colocando-se terminais em pontos ao longo do comprimento do enrolamento, podem ser obtidas diferentes tenses. A simplicidade do autotransformador o torna mais econmico e de dimenses mais compactas. Tambm podem ser usados autotransformadores para motores trifsicos

A u Autotransformadores t o

Perdas no transformador

Graas s tcnicas com que so fabricados, os transformadores modernos apresentam grande eficincia, permitindo transferir ao secundrio cerca de 98% da energia aplicada no primrio. As perdas - transformao de energia eltrica em calor - so devidas principalmente histerese, s correntes parasitas e perdas no cobre.

1. Perdas no cobre: Resultam da resistncia dos fios de cobre nas espiras primrias e secundrias. As perdas pela resistncia do cobre so perdas sob a forma de calor e no podem ser evitadas. 2. Perdas por histerese: Energia transformada em calor na reverso da polaridade magntica do ncleo transformador. 3. Perdas por correntes parasitas: Quando uma massa de metal condutor se desloca num campo magntico, ou sujeita a um fluxo magntico mvel, circulam nela correntes induzidas. Essas correntes produzem calor devido s perdas na resistncia do ferro. Perdas no ncleo ferromagntico X Perdas no ncleo de ar

Manuteno

Os transformadores, por serem mquinas estticas, no esto expostos a desgastes mecnicos e , portanto, o grau de ateno requerido em comparao com os equipamentos rotativos muito menor. Ele est exposto a: vibraes eletromagnticas, umidade externa, mau contato no comutador, altas temperaturas devido as altas correntes, deficincia de vedao ou da silicagel.

Manuteno
Programa de manuteno
o

A manuteno preditiva dever ser orientado no sentido de detectar alteraes nas caractersticas originais do transformador. A frequncia dos testes de manuteno preventiva e preditiva ser determinada, em parte, pelas caractersticas fsicas e operacionais do transformador.

Tipos de defeitos
1)

2)
3) 4)

5)

Deslocamento dos bobinados Desgaste de isolao Folga no bobinado Corroso da superfcie dos contatos Descargas internas

Exemplo de manuteno

Para facilitar o entendimento da turma, vamos usar um Tc, que foi enviado para manuteno, pois o cliente detectou pontos quentes atravs da termografia.

Consideraes
o

1)

2)
3) 4)

Antes de prosseguir com a explicao, alguns pontos devem ser abordados: Sistema dieltrico interno Anlise cromatogrfica leo isolante Papel

Sistema dieltrico interno

O leo juntamente com a celulose(papel), desempenham essa funo primordial.

Anlise cromatogrfica

Determina a concentrao dos gases dissolvidos no leo mineral isolante. O envelhecimento natural do equipamento pode ser remediado com a eliminao desses gases imersos no leo.

leo isolante

Tem a finalidade de ser o agente de transferncia de calor dissipado pelos enrolamentos Para atender sua dupla funo de dieltrico e dissipador de calor preciso ter duas caractersticas bsicas: rigidez dieltrica para suportar as altas tenses e boa resistncia a oxidao

Papel

A principal funo do papel suportar mecanicamente os esforos provenientes dos enrolamentos do transformador, em regime de funcionamento normal ou ao de curto-circuito

Estudando o defeito

Apesar do papel e do leo trabalharem em conjunto os defeitos que os atingem so diferentes.

Procedimentos
1) Uma vez ensaiados o Tc apresentou valores altos de descargas parciais.Assim realizamos testes termogrficos e localizados pontos quentes no mesmo lugar relatado pelo cliente, uma amostra do leo foi retirada para anlise cromatogrfica.

Procedimentos
2) Optamos por abrir o TC para verificao do defeito.Uma vez aberto, foram constatados pontos de carbonizao do papel

Procedimentos
3) Com a retirada do papel, percebemos que em alguns pontos o isolamento estava cortado, ocasionando assim uma altssima diferena de potencial que estava gerando um arco eltrico no papel e resultando na carbonizao da celulose.

Procedimentos
4) Com o resultado da anlise cromatogrfica do leo isolante, foi possvel confirmar o que foi visto a olho nu. Foi detectado altos ndices de hidrognio, acetileno(o que indica arco eltrico) e monxido, dixido de carbono(indica envolvimento do papel). Sendo que o CO2 em maior quantidade, acusando a alta severidade de aquecimento do papel.

Concluso

importante um bom funcionamento e superviso do sistema dieltrico interno, pois uma falha neste, pode variar de meramente indesejvel a totalmente catastrfica com perda do equipamento, como foi o caso apresentado.

You might also like