You are on page 1of 8

CONDIES ADVERSAS DO MOTORISTA

preciso considerar o estado em que o motorista se encontra, isto , se ele est fsica e mentalmente em condies de dirigir um veculo.

Condies Fsicas: Fadiga Sono Estresse Viso deficiente Audio deficiente Perturbao fsica Estado alcolico

FADIGA:

A fadiga provocada pelo excesso de atividade fsica e estresse. Diminui o tempo de reao; Aparecem lapsos de ateno.

Ao notar sintomas de cansao: O ideal uma ligeira interrupo da viagem, feita em lugar seguro, onde o motorista possa relaxar a musculatura, esticar as pernas, movimentar os braos e andar um pouco.

SONO:

Um motorista com sono representa uma ameaa igual ou maior segurana das pessoas do que um condutor que dirige embriagado. Pesquisas comprovam que a sonolncia prejudica os reflexos e a atividade psicomotora bem mais que o lcool, fato que explica o alto ndice de acidentes envolvendo motoristas sonolentos. Estima-se que mais de 15% dos desastres nas rodovias brasileiras tm como causa o velho cochilo.

ESTRESSE:

O estresse uma reao do organismo diante de qualquer coisa que possa representar perigo. O estresse se revela, por exemplo, pela acelerao do corao, aumento da tenso muscular, aumento do alerta do crebro e alteraes do organismo. Submetido a uma situao de perigo ao dirigir ou pressionado por outros fatores - pessoais e profissionais - o motorista pode se manter quase permanentemente em estado de estresse, levando ao surgimento de sintomas como: fadiga, sono irregular, nervosismo, impacincia, agressividade e at mesmo o aparecimento de doenas orgnicas.

BEBIDA ALCOLICA:

O lcool etlico considerado uma substncia psicoativa (droga) e, como tal, a de maior consumo no Brasil. A bebida alcolica responsvel por 75% dos acidentes automobilsticos com vtimas fatais. Quando chega ao estmago, o lcool rapidamente absorvido e transportado para a corrente sangnea. A dosagem alcolica distribui-se por todos os rgos e lquidos orgnicos, mas concentra-se elevadamente no crebro. O processo de absoro do lcool no organismo rpido (90% em 1 hora), porm a eliminao total lenta, processo que demanda de 6 a 8 horas e no pode ser acelerado por exerccios fsicos, caf forte, banho frio ou remdios.

A atuao do lcool afeta completamente nossa capacidade de conduo de veculos, pois deprime os centros de controle do crebro, levando s seguintes conseqncias: Diminuio da Capacidade de Reao: causa depresso e pode levar o motorista a um estado de relaxamento com retardamento dos seus reflexos; Reduo de Inibio: os efeitos do lcool tendem, em princpio, eliminar nossa inibio. Assim, a habilidade de controlar as ms condies de trnsito torna-se quase inexistente;

Debilitao do Controle Neuromuscular: o motorista no pode dividir sua ateno satisfatoriamente depois de uma pequena dose de bebida. A habilidade de mudar a ateno de um acontecimento para outro, ou de fazer duas coisas de uma s vez (que exigida para uma direo segura) torna-se, em grande parte, reduzida; Dificuldade de Viso: o motorista no pode julgar corretamente a velocidade de seu veculo ou dos outros, nem a que distncia se encontra em relao a outros veculos.

OUTRAS SUBSTNCIAS TXICAS OU REMDIOS:

O consumo de algumas substncias afeta negativamente o nosso estado fsico e mental e nosso modo de dirigir. Alguns remdios usados, mesmo por recomendao mdica, alteram nosso estado geral prejudicando nosso desempenho ao volante. Evite tom-los, ou evite dirigir aps o seu uso. Ex.: Remdios para emagrecer, calmantes ou antialrgicos, remdios para se manter acordado (rebite). Todos os tipos de drogas so proibidos ao volante, inclusive o lcool, pois afetam o nosso raciocnio lgico e o desempenho normal de nossas funes fsicas e mentais.

You might also like