You are on page 1of 24

APARELHO LOCOMOTOR

Prof. Jmeson Ferreira

APARELHO LOCOMOTOR
INTRODUO:
No estudo do esqueleto, a radiografia clssica permanece na 1 linha dos exames imaginolgicos. O 1 ponto a verificar o da localizao do processo patolgico e o n de leses. A leso pode ter sede em vrios ossos ou s em um. necessrio tambm definir a localizao da leso no osso.

APARELHO LOCOMOTOR
Transversalmente, a leso pode ser central, cortical ou peristica. No sentido longitudinal pode situar-se na epfise, na fise, na matfise ou na difise. A localizao em relao ao osso igualmente importante. A dimenso lesional um elemento semiolgico importante. A forma da leso e a definio do contorno tb so importantes.

APARELHO LOCOMOTOR
O tipo estrutural assume grande significado semiolgico e as leses podem ser osteolticas, osteocondensantes ou mistas. Certos processos podem no levar destruio da arquitetura mineral do osso. Deve considerar-se ainda a reao do osso. O desalinhamento articular um dado semiolgico importante, originado pela alterao dos meios de conteno.

APARELHO LOCOMOTOR
As alteraes dos tecidos moles so frequentes na patologia articular, mas s so visveis ao r-x se tiver calcificao ou gs. O estudo radiogrfico permite, ainda, avaliar as alteraes da esttica do esqueleto, atravs de radiografias em carga e tb recolher outras informaes de carter funcional. A radiografia do esqueleto em crescimento permite avaliar a idade ssea.

APARELHO LOCOMOTOR
Para um correto diagnstico radiogrfico do esqueleto so necessrias quase sempre duas radiografias com incidncias diferentes. Certas estruturas so vistas melhor quando alm das incidncias clssicas, se realiza a incidncia axial. A TC apresenta tambm algumas limitaes em relao radiografia clssica. A utilizao de contraste iodado i.v. permite apreciar tambm a vascularizao das leses.

APARELHO LOCOMOTOR
A ecografia depara com grandes limitaes no exame dos ossos, pois seu interesse reside sobretudo no estudo dos tecidos moles. A RM tem uma semiologia mais rica. No estudo do esqueleto, a RM depara com a limitao de o osso no produzir sinal. nos tecidos moles que a RM depara com as condies de estudo mais favorveis.

APARELHO LOCOMOTOR
No esqueleto, a cintigrafia permite a deteco de leses precocemente, antes de se tornarem visveis na radiografia. Sua principal aplicao na patologia ssea reside na pesquisa das metstases esquelticas ocultas. As principais limitaes dessa tcnica consistem na sua escassa definio morfolgica e na inespecificidade dos achados.

OSTEOARTROSE (doena articular degenerativa)


caracterizada pela perda da cartilagem articular e modificaes secundrias no osso subcondral. As alteraes sseas observadas: esclerose subcondral, formao de cistos subcondrais ou geodes e ostefitos. a doena mais comum e ocorre tanto em mulheres como em homens de todas as raas. pouco frequente em pessoas abaixo dos 40 anos e muito comum acima dos 60. Cerca de 75% das mulheres acima dos 60 anos tm alteraes radiolgicas de osteoartrose nas mos.

OSTEOARTROSE (doena articular degenerativa)


Os sintomas muitas vezes no se relacionam diretamente com a gravidade das alteraes radiogrficas. A etiologia no bem conhecida. Muitos fatores contribuem para as alteraes na cartilagem. Pode ser dividida em osteoartrose primria e secundria.

OSTEOARTROSE (doena articular degenerativa)


A radiografia simples, na maioria das vezes, o suficiente para demonstrar as alteraes da osteoartrose. Na art. femorotibial necessrio obter radiografias em ortostatismo e tb radiografias axiais da patela. No tarso, a TC deve ser utilizada sempre que h suspeita de osteoartrose subtalar. A MN demonstra aumento da captao junto art. comprometida.

OSTEOARTROSE (doena articular degenerativa)


A RM utilizada na avaliao da osteoartrose, principalmente no joelho e na patela. A ecografia no tem praticamente nehuma aplicao na avaliao da osteoartrose. A osteoartrose compromete mais frequentemente as articulaes interfalangianas distais das mos, a art. coxofemoral, art, acrmio-clavicular, a art. do joelho e, menos frequentemente, as art. sacroilacas, a art. glenoumeral e, mais raramente, a art. tibiotrsica.

OSTEOARTROSE DAS MOS E PUNHOS


Compromete principalmente mulheres acima dos 60 anos e frequente nas interfalangianas distais e na art. entre o trapzio e 1 metacrpico. As alteraes radiogrficas caractersticas da osteoartrose nas mos so: a reduo do espao articular, a esclerose subcondral e a formao de ostefitos marginais na face palmar e dorsal das articulaes.

OSTEOARTROSE DAS MOS E PUNHOS


Na art. entre o trapzio e 1 metacarpo, a osteoartrose caracterizada pela reduo difusa do espao articular, esclerose subcondral, fragmentao ssea, ostefitos e subluxao. Nas art. interfalangianas distais observa-se, tb, espessamento dos tecidos moles periarticulares- ndulos de Heberdein.

OSTEOARTROSE DAS MOS E PUNHOS


Diferenciao com o processo inflamatrio, especialmente com a artrite reumatide.

OSTEOARTROSE DO QUADRIL
frequente em mulheres acima dos 50 anos. Pode comprometer, tb, jovens a partir dos 25 anos, do sexo masculino. A avaliao feita por meio de incidncias em AP e oblquas. Caracteriza-se pela reduo assimtrica do espao articular com migrao da cabea femoral no sentido superior e lateral, formao de ostefitos marginais, cistos subcondrais.

OSTEOARTROSE DO QUADRIL
A osteoartrose do quadril apresenta trs tipos de migrao da cabea femoral. A osteoartrose do quadril pode ser unilateral, mais frequente, ou bilateral.

OSTEOARTOSE DO JOELHO
Tb chamada de gonartrose. Tb caracterizada pela reduo assimtrica do espao articular, esclerose subcondral e formao de ostefitos marginais e centrais. Nos pacientes com genu varus x genu valgus.

OSTEOARTOSE DO JOELHO
A osteoartrose no joelho compromete um ou no mximo dois compartimentos articulares.

OSTEOARTROSE DA ART. FEMOROPATELAR


Geralmente, est associado com osteoartrose em um dos compartimentos femorotibiais. caracterizada pela reduo do espao articular, principalmente na faceta lateral e na formaes de grandes ostefitos.

OSTEOARTROSE DA ART. FEMOROPATELAR


A diferena entre a condromalcia que esta compromete a face interna da patela em pctes jovens e tm etiologia traumtica. Os mtodos de avaliao radiolgico so: AP e perfil do joelho e axial de patela. A RM possibilita a avaliao da cartilagem patelar de forma sem dor. As radiografias do joelho obtidas em ortostatismo efetuam-se para demonstrar a osteoartrose femorotibial.

OSTEOARTROSE DAS ART. DO P E TORNOZELO


So frequentes as alteraes degenerativas na art. metatarsofalangianas do 1 dedo, com reduo do espao articular, esclerose subcondral e formao de ostefitos. Hallux valgus Hallux rigidus

OUTRAS ART. ENVOLVIDAS PELA OSTEOARTROSE


A osteoartrose do ombro, ou omartrose, no frequente. Nesse caso, ocorre formao de grande ostefito na cabea umeral e reduo do espao articular. No so frequentes cistos subcondrais enem esclerose ssea subcondral.

OUTRAS ART. ENVOLVIDAS PELA OSTEOARTROSE


Outra localizao frequente de osteoartrose a art. acrmio-clavicular. Nesse caso, observa-se importante reduo do espao articular, esclerose subcondral e formao de grande ostefito na margem inferior da art., acompanhada tambm de espessamento do tecidos moles. Nas art. sacroilaca em pacientes idosos tambm podemos observar osteoartrose, que se caracteriza por formao de ostefitos marginais tanto no sacro como no ilaco, formao de pontes osteofticas, reduo do espao articular e esclerose subcondral.

You might also like