You are on page 1of 18

MODELO DE APRESENTAO DE DEFESA DE MONOGRAFIA CURSO DE ECONOMIA UNEMAT-SINOP

Aspectos que devem ser considerados na apresentao da Monografia: 1) Deve-se seguir rigorosamente a seqncia de assuntos elencados neste modelo (a partir da prxima pgina), quanto ao seu formato e cor sugere-se que qualquer alterao no modelo privilegie a praticidade e o entendimento; 2) Qualquer item/assunto alm dos previstos neste modelo dever ser acrescentado com o aval do prof. orientador; 3) Os slides/transparncias no devem ser alm de 30 (sugere-se que fiquem em torno de 20), pois caso contrrio no se ter tempo hbil para a apresentao, a qual no poder exceder aos 20 (15 em projetos) minutos; 4) Nos textos sugere-se o uso de tpicos, que devem ser escritos em letra tamanho mnimo 24, e no mximo 32; 5) Apresentar no significa ler, e sim expor de forma didtica e sinttica o que est na apresentao, ou seja, usa-se os tpicos da apresentao como referncia e argumenta-se sobre os mesmos, para tal necessrio treinar a apresentao at se estar dominandoa; 6) Deve-se atentar para a hierarquia (grau de importncia) dos itens da apre-sentao, assim deve-se deter mais nos itens mais importantes

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO INSTITUTO DE ADMINISTRAO, CINCIAS CONTBEIS E ECONOMICAS CAMPUS UNIVERSITRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE CINCIAS ECONMICAS DEFESA DE MONOGRAFIA DE GRADUAO

ANLISE ECONMICA ENTRE PROJETOS DE OTIMIZAO DE UM SISTEMA DE AERAO EM UMA ESTAO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES (TTULO) Acadmico: Cleber Gomes Corra. Prof. Orientador: Ademir Machado de Oliveira, Msc.
Sinop, 02 de Julho de 2011.a

Estrutura da Apresentao
Introduo Contextualizao da Pesquisa Reviso Bibliogrfica Metodologia da Pesquisa Apresentao e Anlise dos Resultados Consideraes Finais da Pesquisa

Introduo
Neste item devem ser expostos: - o assunto/tema da pesquisa, - sntese didtica das idias e do contedo tratado no estudo, e sua relao com outros estudos realizados sobre o mesmo assunto.

(Este item no deve ser superior a 2 PGINAS, mas sugere-se fortemente em 1 PGINA, e preferencialmente feito sob a forma de texto com grifo (negrito) nos itens a serem destacados)

Contextualizao da Pesquisa
Problematizao do Tema
Neste item devem ser expostos: - os elementos tericos e prticos que levaram a ver a necessidade de que tal assunto/tema da pesquisa fosse aprofundado medida que se viu a necessidade de maiores esclarecimentos, ou melhores explicaes sobre determinadas aplicaes. (Este item no deve ser superior a 2 PGINAS, mas sugere-se fortemente em 1 PGINA, preferencialmente feito sob a forma de tpicos)

Contextualizao da Pesquisa
Questo Central da Pesquisa O presente estudo se prope a identificar: (apresentar a questo norteadora da pesquisa o problema de pesquisa).

(Este item no deve ser superior a 1 PGINA, e todo o texto deve ser com grifo (negrito)) (Sugere-se apresentar abaixo ao PROBLEMA a HIPTESE BSICA/

Contextualizao da Pesquisa
Hipteses da Pesquisa

Deve-se apresentar as hipteses da pesquisa caso existam. (Deve-se procurar apresentar todas as hipteses em 1 pgina apenas, para que seja mais fcil se ver a relao entre elas, caso sejam muitas usar no mximo mais 1 pgina, e todo o texto deve ser com grifo (negrito)) e enumerado quando mais do que 1 item: 1);2)... ou a); b)...

Contextualizao da Pesquisa
Objetivo Geral da Pesquisa

Deve-se apresentar o objetivo geral da pesquisa. (Este item no deve ser superior a 1 PGINA, e todo o texto deve ser com grifo (negrito)) Sugere-se apresentar tambm na mesma pgina os objetivos especficos.

Contextualizao da Pesquisa
Objetivos Especficos da Pesquisa

Deve-se apresentar os objetivos especficos da pesquisa. (Deve-se procurar apresentar todos os objetivos especficos em 1 pgina apenas, para que seja mais fcil se ver a relao entre eles, caso sejam muitos extensos usar no mximo mais 1 pgina, e todo o texto deve ser com grifo (negrito)) e enumerado: 1);2)... ou a); b)...

Contextualizao da Pesquisa
Justificativa da Pesquisa
Neste item devem ser expostos sucintamente:
-as razes de ordem terica e dos motivos de ordem prtica que tornam importante/relevante a realizao da pesquisa, e enfatizando: - as contribuies tericas que a pesquisa pode trazer; - a importncia do tema do ponto de vista geral, e para os casos particulares em questo: social, cientfico, acadmico e pessoal; - a possibilidade de sugerir modificaes no mbito da realidade pelo estudo proposto; - a descoberta de solues para casos gerais e/ou particulares, etc.

(Este item no deve ser superior a 2 PGINAS, preferencialmente feito sob a forma de tpicos).

Contextualizao da Pesquisa
Limitaes da Pesquisa

Deve-se apresentar as limitaes da pesquisa caso existam limitaoes relevantes a serem destacadas. (Este item no deve ser superior a 1 PGINA, preferencialmente feito sob a forma de tpicos).

Reviso Bibliogrfica
Neste item devem ser apresentados de forma didtica e sinttica:
1) os temas/conceitos e os respectivos autores defensores, a fim de fundamentar terica e conceitualmente a pesquisa. Sugere-se usar o modelo da tabela a seguir para este tpico. 2) os pontos fundamentais defendidos sobre os temas centrais tratados na pesquisa, para que se possa atravs da reunio destes pontos se analisar e discutir as bases nas quais a pesquisa se sustenta. (no deve ser usado mais do 1 PGINA por tema, sugere-se fortemente se fazer mais de um topico por pgina, e preferencialmente feito sob a forma de tpicos).

Reviso Bibliogrfica
Temas Centrais da Pesquisa
Processo de anlise de investimentos.

Modelos Revisados: Autores/Defensores


Bernstein e Damodaran (2000); Damodaran (2001); Dornbusch e Fischer (1994); Helfert (2000).

Modelos e mtodos de Copeland et al.( 2000a, 2000b,2002); avaliao econmica de Bernstein e Damodaran (2000); empresas de Internet e de alta Damodaran (2001, 2002); Martins tecnologia. (2001). Dinmica empresarial da Castel (1999); Negroponte (2000); economia digital e a Venkatraman (1994, 1996); caracterizao das empresas de Venkatraman e Henderson (1998); Internet e de alta tecnologia. Tapscott (1997). Dinmica empresarial da Aldrich (2000); Bouton, et al. (2001); economia digital e o processo Drucker (2000); Kroeger e de criao de valor corporativo. Rockenbahauser (2001). Dimenses e fundamentos de Doorley III e Donovan (2000); Hamel negcios relacionados as (2002); Kotler (2000); Norton (2001). empresas de Internet e de alta

Metodologia da Pesquisa Neste item devem ser apresentados de forma didtica e sinttica:
1) o mtodo de abordagem. 2) os mtodos de procedimentos. 3) as tcnicas, procedimentos e instrumentos de coleta e sistematizao dos dados (os itens 1 e 2 podem ficar juntos na mesma pgina sob a forma de tpicos, para o item 3 sugere-se usar o modelo da tabela a seguir para este tpico.

Metodologia da Pesquisa
ETAPAS DA PESQUISA TCNICAS DE PESQUISA PROCEDIMENTOS E INSTRUMENTOS DE COLETA E SISTEMATIZAO DOS DADOS

Fase I Anlise Leituras (de livros, revistas cientificas, jornais e Pesquisa Documental newsletters), pesquisa na Internet, fichamentos, sistematizaes, anotaes/relatrios (em simpsios, & Bibliogrfica Documenta seminrios, anais, palestras e aulas) e discusses o Indireta (grupo de estudo IGTI e aulas). Material este que foi selecionado, fichado e depois consolidado segundo critrios do autor. Fase II Anlise Leituras (de livros, revistas cientificas, jornais e Pesquisa Documental newsletters), pesquisa na Internet, fichamentos, sistematizaes, anotaes/relatrios (em simpsios, & Exploratria Documenta seminrios, anais, palestras e aulas) e discusses o Indireta (grupo de estudo IGTI e aulas). Material este que foi selecionado, fichado e depois consolidado segundo critrios do autor. Fase III Anlise Leituras (de livros, revistas cientificas, jornais e Pesquisa Documental newsletters), pesquisa na Internet, fichamentos, sistematizaes, anotaes/relatrios (em simpsios, & Descritiva Quantitativa Documenta seminrios, anais, palestras e aulas) e discusses o Indireta (grupo de estudo IGTI e aulas). Material este que foi selecionado, fichado e depois consolidado segundo

Apresentao e Anlise dos Resultados


Neste item devem ser apresentados de forma didtica e sinttica: - os dados e resultados alcanados na pesquisa; - relacionar, comparar e confrontar os dados e resultados alcanados com pesquisa a fim de estabelecer se os objetivos foram alcanados (e confirmar ou rejeitar a(s) hiptese(s) caso existam) a fim de fornecer a resposta ao problema proposto na investigao. (Este item no deve ser superior a 7 PGINAS, preferencialmente feito sob a forma de tpicos).

Consideraes Finais da Pesquisa


Neste item devem ser apresentados de forma didtica e sinttica: as interpretaes retiradas dos resultados, dando um fechamento ao trabalho, em que deve-se: - relacionar/sintetizar os principais resultados da pesquisa; - expor se os resultados em termos gerais respondem ao problema; - evidenciar as conquistas alcanadas com o estudo: se os objetivos foram alcanados e as hipteses validadas; - apontar a relao entre os fatos verificados e a teoria; - indicar/expor as limitaes da pesquisa, e como estas podem ter interferido nos resultados da pesquisa; - indicar/sugerir novas pesquisas a partir do estudo; (Este item no deve ser superior a 3 PGINAS, preferencialmente feito sob a forma de tpicos).

GRATO PELA ATENO


Esta etapa/item o fechamento da apresentao, onde: - deve-se agradecer (no necessrio se escrever, pode-se usar uma imagem ou foto harmoniosa e falar livremente) de forma sucinta e respeitosa a ateno dos membros da banca e do pblico; -pode-se deixar uma mensagem, e/ou pensamento, que tenha relao com o que o estudo proposto, ou com o lema que pretende buscar seguir na sua nova profisso. (Este item deve preferencialmente ficar em 1 PGINA, e no deve ser superior a 2 PGINAS).

You might also like