You are on page 1of 14

Faa clique para editar o estilo Centro de Competncia das Cincias Sociais

Departamento das Cincias de Educao Curso de Educao Bsica-1 Ciclo

Desenvolvimento 3 Ano; 2 Semestre de expresso oral e escrita


Unidade Curricular: Didctica Especifica de Portugus Docente: Graa Corte Discentes: Catarina Alves n. 1172994 3/25/12 Cristina Freitas n. 2056808

Aps

as frias da Pscoa, o Pedro, regressou muito empolgado, com um lbum de fotografias repleto de imagens de animais, que havia tirado na quinta da tia Alberta. que de imediato surgiram alguns comentrios e curiosidades de entre todos os restantes alunos.

Contexto de actividade

Sendo

3/25/12

Eu tambm tenho um co e dois gatos.

A minha vizinha tem um papagaio que nunca se cala.

Sabem eu no posso ter animas, porque os meus pais no 3/25/12 deixam.

O meu av tem galinhas, porcos e cavalos.

rea de Contedo

Intencionalidade pedaggica Objectivos gerais Objectivos


especficos

Expres Fomentar a Expressar-se so e comunicao oral oralmente comuni cao Aperfeioar a linguagem Comenta o que observa Compreender a linguagem escrita como Verbaliza as suas forma de comunicao opinies e extenso da linguagem oral Explica o que observa
3/25/12

Expresso oral
o

Sendo que as crianas ficaram de imediato motivadas com a situao, a educadora optou por desenvolver a comunicao nessa mesma rea. Assim seguiu-se um momento em grande grupo no qual as crianas, puderam falar acerca de quais os animais que tinham ou que gostariam de ter.

Surgindo assim a oportunidade de passar 3/25/12 a ter alguns animais na sala,(at porque
o

Expresso oral
o

Pelo que cada criana ter de ter a responsabilidade de, num determinado dia, dar de comer aos animais, bem como de mudar a gua sempre que necessrio. Salientando a importncia de comunicar entre si, e como tal tero de comunicar com os colegas quais os procedimentos tomados e quais os se devero tomar posteriormente. Poderemos recorrer a um quadro de actividades, que dever ter um horrio a ser comprido por cada criana, ou at em grupo.

3/25/12

Expresso escrita
Sendo que as crianas demonstraram interesse no tema, salientando a diversidade de conhecimentos, detidos pelas mesmas. A educadora props a turma a elaborao de um trabalho de projecto acerca dos animais. Seguindo-se uma breve reflexo em conjunto, acerca de quais os pontos a serem abordados nesse mesmo trabalho.

3/25/12

Etapas do Projecto
os animais que tm em casa? Quais os animais que gostariam de ter? Porqu? Porque motivos no podemos ter animais em determinados espaos? Que cuidados devemos ter para com os animais? Reconhecer a diferenciao entre animais domsticos, selvagens e exticos. Existem animais perigosos? E Porqu? Reconhecer que existem diferentes 3/25/12 habitats.
Quais

Revistas,

jornais, fotografias Tesoura, cola, cores, lpis e folhas de registo Cartolinas Maquina fotogrfica Livros Internet e computador

Materiais de pesquisa

3/25/12

Exposio do projecto

3/25/12

3/25/12

3/25/12

3/25/12

3/25/12

You might also like