You are on page 1of 19

Tecido Nervoso

Por: prof Rejane Cardoso


Disponvel em: http://professorarejanebiologia.blogspot.com

TECIDO NERVOSO

O que um tecido? Tecidos so conjuntos de clulas similares e das substncias que a envolvem. As clulas especializadas e a matriz extracelular envolvente formam todos os diferentes tipos de tecidos encontrados a nvel de organizao tecidual. A classificao dos tecidos baseia-se na estrutura das clulas; na composio das substancias no celulares que as envolvem, a matriz extracelular e nas funes das clulas.

Classificao dos tecidos


Um tecido classificado tendo em conta diversos fatores tais como: . Estrutura das clulas . Composio das substancias no celulares que as envolvem . Matriz celular . Funes das clulas

Tecido nervoso O tecido nervoso cobre todo o sistema nervoso, o qual se divide em: . Sistema nervoso central, constitudo pelo encfalo e medula espinal . Sistema nervoso perifrico, constitudo pelos nervos e gnglios nervosos Caractersticas: Encontra-se no crebro, medula espinal, e nervos que percorrem o corpo. Em particular est em contacto com os msculos, regulando o seu movimento, e com os tecidos glandulares regulando a sua atividade secretora.

Composio: O tecido nervoso formado por clulas excitveis especializadas em transmitir estmulos ou impulsos nervosos graas a uma srie muito complexa de atividades fsico-qumicas da sua membrana. As clulas que formam o tecido nervoso podem ter diversas formas, caractersticas, comprimentos e funes muito diversas, segundo o papel desempenhado por cada uma.

Fig.1-Tecido nervoso

CLULAS DO SISTEMA NERVOSO


As clulas do sistema nervoso dividem-se em: . Neurnios os quais so responsveis pelas funes receptivas. . Clulas da Glia ou Neurglia as quais so responsveis pela sustentao e pela proteo dos neurnios. Neurnios Os neurnios so considerados a unidade bsica do sistema nervoso. Estas so as verdadeiras clulas condutoras do tecido nervoso as responsveis pela recepo e pela transmisso dos impulsos nervosos sob a forma de sinais eltricos. Estas clulas no tm a capacidade de se regenerar. Os neurnios so compostos pelo corpo celular ou Pericrio , Dendrites e Axnios. Pericrio ou corpo celular: nesta estrutura que se d a sntese protica, sendo tambm nesta aqui que ocorre a convergncia das correntes eltricas geradas na rvore dendrtica. Cada corpo celular neuronal contm apenas um ncleo que se encontra no centro da clula. tambm nesta estrutura que esto alojadas todas as funes celulares em geral.

Dendrites: So extenses citoplasmticas ou prolongamentos especializados em receber e transportar os estmulos das clulas sensoriais, dos axnios, e de outros neurnios. Possuem mltiplas ramificaes e extremidades arborizadas, o que lhes d a capacidade de receber mltiplos estmulos de vrios neurnios em simultneo. Axnios: so prolongamentos nico (exceto nas clulas amcrinas da retina), de calibre constante ao longo da ramificao, variando somente entre os neurnios. Normalmente existe apenas um nico axnio em cada neurnio. Os axnio tm como funo a conduo dos impulsos eltricos que partem do corpo celular para outros neurnios, msculos, ou glndulas.

Estrutura de um neurnio

Quanto funo: Motores (eferentes): controlam rgos efetores, como glndulas e fibras musculares. Sensoriais (aferentes): recebem estmulos do organismo ou do ambiente. Interneurnios: estabelecem conexes entre outros neurnios, formando circuitos complexos. A enorme variedade de neurnios deve-se a 2 fatores, sendo estes a existncia de uma grande variedade do ponto de vista da morfologia neuronal, e a existncia de uma grande diversidade de neurotransmissores.

Fig3 a)interneurnios b) neurnio eferente; c) neurnio aferente

Clulas da Glia ou Nevroglia Estas clulas so consideradas o suporte do crebro, da medula espinal e dos nervos perifricos.No recebem nem propagam impulsos nervosos, sendo a sua principal funoa alimentao e proteo e a sua atuao como clulas isoladoras dos neurnios. As clulas gliais dividem-se em diferentes tipos, sendo alguns deles: Astrcitos Existem dois tipos destas clulas: . Protoplasmticos: com vrias ramificaes curtas, essencialmente na matria cinzenta; . Fibroso: com prolongamentos longos com poucas ramificaes, essencialmente na substancia branca.

Fig-4 astrcito protoplasmtico

Fig-5 astrcito fibroso

Funes: -captam os neurotransmissores - funes metablicas - constituintes do esqueleto do tecido nervoso - sntese de fatores Neurotrficos. - tm prolongamentos inseridos nos vasos sanguneos

Oligodendrcitos possuem um corpo celular arredondado e de pequenas dimenses, com poucos prolongamentos, curtos, finos e pouco ramificados Funes: - exercem papeis importantes na manuteno dos neurnios - sntese das bainhas de mielina dos axnios do SNC

Fig-6 - oligodentrocito

Clulas Microgliais Caractersticas: - Clulas com origem na Medula ssea

Funes: - defesa imunolgica do SNC (tm capacidades fagocticas e antignicas) -ingerem e destroem bactrias e clulas; ao morrerem, segregam protenas que atraem macrfagos do sistema imunitrio para o local infectado.

Oligodendrcitos possuem um corpo celular arredondado e de pequenas dimenses, com poucos prolongamentos, curtos, finos e pouco ramificados Funes: - exercem papeis importantes na manuteno dos neurnios - sntese das bainhas de mielina dos axnios do SNC

Fig-7 clulas microgliais coradas de azul

You might also like